Está a tornar-se notório que este governo tem dois ministros que vale a pena seguir com atenção – Victor Gaspar e Nuno Crato – porque mesmo discordando das orientações nota-se que sabem minimamente o que querem fazer, embora não saibam bem como lá chegar (algo mais evidente no caso de Crato, que espero que aprenda depressa que o ME é um campo minado cujo objectivo é fazer ministros ficarem sem pernas para andar). Têm o mérito de requererem inteligência e alguma profundidade nas críticas e avaliações. Há outros dois que pelo que se percebe são tão fraquinhos, mas tão fraquinhos, que a simples galhofa serve. O caso mais evidente é Assunção Cristas, que revelou a sua total e completa impreparação para cargos desta responsabilidade não pelo inconsequente episódio das gravatas, mas por ter achado necessário publicar o mesmo em DR, onde ficará para gozo eterno. E Paulo Portas, que evidentemente se acha merecedor de umas prolongadas férias à volta do mundo, já que conseguiu ser aliviado de toda e qualquer responsabilidade que interesse.
E depois há o Álvaro, o génio de Vancouver.
Aqui a galhofa já entra na fase de humor negro, daquele que utilizamos quando o motor do avião começa a arder. Já é outra coisa, bem mais séria. Porque os seus conhecimentos académicos sobre economia são evidentes, ninguém põe isso em causa. E tem uns livros escritos. O que é espantoso é que use essa suposta munição intelectual para tantos tiros de pólvora seca, tanta banalidade, tão medíocre que roça o insulto. Aliás, é mesmo insultuoso. Aqui temos alguém que alegadamente seguia de perto a economia portuguesa, que tem extensos conhecimentos em “desenvolvimento económico”, e que chamado ao seu país para aplicar esses conhecimentos, o que tem a propor é a “Florida da Europa”, num programa que ameaça designar de “Reforma ao sol”.
Florida da Europa? Reforma ao sol? A sério? Atrair estrangeiros nos anos dourados? Mas porque é que nunca ninguém se lembrou dessa? Ninguém repito, absolutamente ninguém. Essa é a grande ideia de desenvolvimento para o futuro? Porque até agora não ouvi outra, tirando a revelação que temos que apostar na exportação, outra das coisas que ninguém fazia ideia. Mas falando em exportação, alguém lhe ouviu, até agora, alguma coisa relacionada com ciência e tecnologia? Eu também não. Investigação e desenvolvimento? Não. Energias alternativas? Nada. Carro eléctrico? Zero. Cluster de aviação, aproveitando a vinda da Embraer, conseguida pelo anterior governo? Silêncio. Até tenho medo que alguém pergunte ao ministro o que é que devemos exportar, porque ainda se sai com a industria conserveira, ou sapatos baratos, ou outra do mesmo calibre e actualidade. Resultou nos anos 50, não foi?
Ou seja, para resumir, as ideias do ministro académico para o “desenvolvimento económico” são: marketing inútil (“marca Portugal”, agora é que ninguém nos pára) a juntar ao mercado imobiliário e restauração (“Reforma ao sol”). A estratégia dos três Tês – Tangas, Trolhas e Turismo – para servir os cidadãos estrangeiros que colhem os frutos das suas economias avançadas . E é isto, pelos vistos, que o académico do Canadá acha que é o nosso futuro. Para usar as suas palavras, tão inteligente e inovador que nem parece feito em Portugal.
Mas olha que as ideias em bikini recolhem sempre imenso apoio popular por parte da população com pila…
Reformadas inglesas com bikini? Deixa lá isso…
Valupi,
Só esses dois é que são “especiais”?
E o que se especializou no Parlamento a chamar mentiroso ao PM e abanava a cabeça enquanto ria alarvemente? Esse tal de Macedo que mal fora nomeado ministro já o novel pm o desautorizava e tratava como “paquete”? E a ministra loura da justiça a ex-nitista que mantinha na oposição o seu estilo de ex-nitista de derrubar o ex-governo revolucionariamente?
E podemos começar pelo actual pm e acabar no paspalhão do secretário da cultura, que tinham montes de soluções para cada ideia ou decisão do outro governo e agora ninguém os ouve propor o que quer que seja? Ou melhor só os ouvimos propor aumentos para cobrir despesas que era tudo o que os faziam gritar e saltar as tripas para pedirem ao povo que corresse com os malfeitores que não cortavam nas despesas e queriam acabar com a classe média?
Mentirosos? Não, eles foram, são a mentira em estado latente de língua e mão de sombras sem contornos.
adolfo contreiras, só falei dos quatro que mais se destacaram até agora. Para os outros, a seu tempo.
…os “totós” do grupo pouco interessam…quem deve ser seguido atentamente é o “gasparzinho” pelo elevado grau de fanatismo neoliberal de que se encontra imbuído…o tipo tem uma nítida cara de raiva mal contida uma espécie de obstipação crónica contra a coisa pública…esse “gasparzinho cara de fantasma” é simplesmente perigoso…do grupo é o pior pois tem-se na conta de mui cerebral…cerebral o tanas não passa de mestre escola…debita catecismo com ar sonolento e no fim espeta negas aos alunos todos anestesiados para se dar ares e elevar a importância do seu blabla manhoso e gasto…conheci muitos destes génios da treta.
Proponho a criação URGENTE da Secretaria de Estado do Reformado Estrangeiro, integrado no super ministério do Álvaro. Ou da Agência Portuguesa do Reformado Estrangeiro( a APRE!), coordenada conjuntamente pelo Álvaro e pelo Portas (que já tem experiência com os reformados).
Eu não me importo de ocupar esse cargo de Sec do Reformado Estrangeiro ou do Apre que é como quem diz, apre que já chega de tanta cretinice!Mas , só gostaria do cargo se me arranjassem um salário equivalente ao da Super Sec das Financas(sem cedilha).
olha, talvez seja uma ideia inovadora se apostarem num cluster de camarinhas em cooperação horizontal. :-D
Venderam-nos a ideia que era uma honra terem um português à frente da UE.
Agora que é notório que metemos lá uma batata e não um cherne, e que o tempero de azeite e vinagre não resolve, resta o quê?
Uma batata que esteve a dormir até que os ratings mordessem os pés do seu rico PSD e que agora escreve cartinhas lindas de preocupação aos seus amigos da UE?
Mas será que não é possível, apesar do apoio do PR, efectuar uma circuncisão a isto?
Mas esse gajo não tem já trabalho feito mais do que suficiente para que a UE lhe conceda a merecida reforma?
Estou a ver… Cumpre-se a regra. O cidadão europeu é que é muito estúpido e não percebe nada do mundo. Nada.
E em Portugal os governantes vão continuar felizes a bater com a cabeça nas paredes.
Faz-lhes muito bem! Porque está provado com estes ataques à dívida italiana e espanhola que o problema não era do Sócrates.
Os renitentes ainda vão ver os restantes países da UE aflitos. A Itália e a Espanha já nem têm grande importância porque os palhaços é que continuam importantes na construção do país.
Vega, só tenho uma palavra: GENIAL!
Grande Vega9000inho
:)))
Palavras para quê! O Álvaro é o maior comediante português faça-se-lhe justiça se é que a justiça ainda existe. Eu iria mais longe e daqui dou uns bitaites ao Álvaro. Oh Álvaro pá, ouve lá com atenção (tenho aqui perto de mim alguém a dizer que se trata dum ministro e portanto é assim que deve ser tratado. Ouve lá oh mulher. Foi o gajo que disse que não queria ser tratado de ministro, porra!) continuando: também sugiro praias de nudismo que é uma coisa que dá dinheiro como merda (Oh mulher o facto de andarem nus e não comprarem fatos de banho não interessa. Se o tipo anda nu tem que ir ao cabeleireiro aparar a pintelheira, tratar dos pelos do cu, etc., etc.). E mais: por exemplo as Câmaras podem construir canis que também é um ganda negócio. Eles podem trazer os lulus e deixá-los nesses hotéis. Assim ganhamos 2 vezes. Hotel pró reformado e hotel pró lulu. (Oh Álvaro, ganda compincha, ainda não te tinhas lembrado desta. Conta cá ao mangas
Passou agora na 2, o documentário Brava Dança , sobre os Hróis do Mar e a sociedade portuguesa da altura … daqui até ao Àlvaro ao Sol, parece que passaram quatro ou mais séculos..
http://www.youtube.com/watch?v=amGnxcxu1dQ
Concordo com o blablazada . o Gasparzinho é perigoso porque é o único fanático neste governo.
Está perfeitamente convencido de estar numa missão divina e nada parará a sua fúria neoliberal, qual cruzada moderna.
Tudo o resto está lá para se encher , encher os amigos ou passar uma borracha sobre processos que decorrem na justiça contra si e contra os amigos . Ponto.
Vem de Vancouver ou de Toronto? O homem tem pinta de tonto!
Destaco a referência à Canada Dry… Ah, ah! :-)
Podia juntar aí também uma multinacional imobiliária inglesa bastante antiga que entretanto decidiu encerrar com a crise na qual trabalhei. Só em 2007 somando todas as vendas na qual foi agente, daria o maior investimento estrangeiro em Portugal. E quais eram os “alvos”? Um deles era mesmo esse.
Neste momento não está de feição este mercado, só quando isto passar. É um mercado muito ligado à crise até porque ao contrário do senso comum, o estrangeiro por norma procura vender um propriedade na sua terra natal para ir passar a reforma em Portugal e é coisa que neste momento não consegue. Não é a classe alta que compra propriedades para reforma mas sim a média.
Flórida da Europa é o papel destinado a Portugal na construção Europeia á muito traçada.
É mau? É!
Mas pior é que nem isso Portugal conseguiu concretizar com engenho e qualidade.
Por exemplo nos anos de ouro dos Ingleses no Algarve, em pleno verão, o Algarve todo em obras, as construções aberrantes e desordenadas, a falta de preservação do edificado cultural sem relacionamento com o novo, etc,etc.
Nuno José, é exactamente a minha percepção. Basta passear na zona de Óbidos, por exemplo, para dar com centenas de vivendas em condomínios e resorts cujo mercado é esse. Alguns em exclusivo. E na costa Vicentina, e no Algarve, etc. Aliás, esse mercado de turismo de qualidade é também uma das marcas do anterior governo.
___
Horizonte XXI, tens ido ao Algarve ultimamente? Vai lá ver o efeito dos programas Pólis. Aconselho especialmente Vila Real de Sto. António, a Ria Formosa, e Lagos.
Ainda bem que o Horizonte XXI tem memória,quem é que que não se lembra desse tempo do Algarve, tudo em obras o mais desordenado possivel e cambalachos que chegavam.E quem estava no governo? O iluminado homem de Boliqueime, pois então!!!
Quanto ao Álvaro, é muita maldade do Vega 9000,então não sabes que ele está com um plano de exportar sol da futura Califórnia europeia?
Tenhamos paciência.
Parece que não sou o único a ter dificuldade na percepção das ideias do (super) Ministro. Por isso lhe sugeri no meu Blogue que lavrasse um despacho a ordenar um copy & paste das melhores (a partir dos seus livros) para o sítio do MEE.
Caro Vega 9000
Fiz link.
Obrigado.
Abraço.
Esta ideia não é original. Quando Cavaco Silva recebeu os quadriliões de contos da CEE para desmantelar a Agricultura, pescas e algumas Industrias, a troco de lhes dar muitos milhões, mandou fazer uma formação profissional para trazer pessoas do Campo para as Industrias de mão de obra barata e intensiva, recebeu o elogio do BOM ALUNO DA EUROPA, pois PORTUGAL DESTINAVA-SE A SERVIÇOS E TURISMO PARA OS REFORMADOS RICOS DA EUROPA. Estes resolveram ir para outras paragens, a formação profissional foi um roubo para muitos meterem dinheiro ao Bolso, as maquinarias que deveriam ser compradas para apetrechamento das fábricas de tecidos, confecções e calçado ficaram na gaveta e o dinheiro foi para CASAS, VIAGENS, CARROS, IATES, etc. e hoje, se analisarem as listas dos desempregados cerca de 600.000 são de faixa etária dos 50 anos, sem instrução vitimas da tal formação profissional. A JUNTAR A ISTO A GLOBALIZAÇÃO, e o roubo de muitos Oliveira e Costa, este na altura nomeado Secretário do Tesouro para dividir o bolo como entende-se. Agora vem o ÁLVARO DESCOBRIR A POLVORA DOS REFORMADOS DO NORTE DA EUROPA, que já há muito se viraram para outros locais onde não existe o EURO e a vida é muito mais barata.