Se é assim no futebol

Se reina a mais desvairada confusão jurídica no futebol nacional, não temos de nos admirar com outros casos, bem menos importantes, onde a Justiça parece inexistente ou – o que é incomensuravelmente pior – privada.

Seja como for, é uma lástima o Hulk não ser do Sporting e reconheça-se que o Benfica não merecia esta mancha na sua bela festa.

20 thoughts on “Se é assim no futebol”

  1. Muito honestamente, não me parece que haja nenhuma confusão na “justiça desportiva”, bem pelo contrário, as coisas parecem-me bem cristalinas. O Porto percebendo desde o início que esta CD da Liga não era pró-Porto desencadeou uma estratégia massiva de descredibilização dessa CD, tentando colar o seu Presidente ao Benfica. Em simultâneo tratou de infiltrar o outro orgão de “justiça” (Conselho de Justiça da Federeação) que poderia contrariar as decisões da CD da Liga. Os resultados estão à vista…

  2. Confusão na justiça, não. As coisas são absolutamente cristalinas. Ao fim de alguns jogos deste campeonato imediatamente se percebeu que os adversários reais do benfica eram o porto e o braga. Logo: os dois melhores jogadores do braga suspensos por 6 meses e o melhor jogador do porto por quatro. É evidente que a 1º instância da justiça desportiva sabia que o tribunal superior invalidaria as suas decisões, mas entretanto cumpriu o papel que tinha a desempenhar: à cautela, decidir este campeonato a favor do benfica.
    Na justiça penal não foi muito diferente: a primeira instância da justiça penal (Aveiro) inventou uma mirabolante suspeita de crime contra o Estado de Direito que, obviamente, como qualquer jurista sabe, cairia sem apelo nem agravo num tribunal. Mas, a ideia não era obter uma qualquer penalização; bastava que um inquérito penal entretanto aberto com base nessa suspeita mirabolante decidisse as eleições de outubro. O que lhes correu mal foi que a instância superior, por uma vez, frustrou o plano à nascença.

  3. Caro FV,

    Você é um pandego…

    Hulk foi só o melhor jogador do campeonato nacional no ano passado e o Sapunaru é só o defesa de gabarito internacional que tanta falta se viu fazer ao longo da época.
    Posto isto você acha que com o Hulk e o Sapunaru em campo tinha sido 3-0 também? Claro que sim…
    E se o Braga não tivesse um dos melhores jogador do seu plantel, Vandinho suspenso por idênticos e obscuros motivos, a quantos pontos estariam vocês do Domingos?

    E se o Benfica estivesse sem DiMaria e sem David Luiz desde o Natal? Também tinha sido um passeio no parque o campeonato?

    Custa ouvir, eu entendo, mas é verdade o que diz o Anibal: COLO!
    Só assim ganham campeonatos!

    Pôem fortunas porcas á frente do clube dá nisto. Vitórias emporcalhadas. Mesmo á lampião!

  4. A diferença de avaliação na decisão dos conselhos de justiça,por omissão nos regulamentos reside em que um considerou que os stwearts como fazendo parte da organização do jogo(por imposição da liga) como assistentes de recinto desportivo e o outro considerou-os como público. Agora cada um decida quem andou mais perto do melhor enquadramento para estes agentes.
    Se isto por qualquer motivo cair na justiça da uefa, TAS, o Porto e os seus jogadores poderão passar por situações bem mais desagradáveis, é só verificar os casos semelhantes anteriores a este, como o do Cantona.

  5. Caro JV,


    Os stewards serem público é uma anedota, só pode.


    Na UEFA não há stewards a insultar e provocar jogadores nos túneis.


    Comparar isto com o caso do Cantona é no minímo ser pouco honesto.

  6. 4º Na UEFA, se um jogador chutar deliberadamente a bola para o banco onde se encontra a equipa técnica adversária numa clara atitude de tentativa de agressão, é expulso e suspenso da competição.

    Por cá, o DiMaria fez isso frente ao Braga, o que depois provocou aquilo que se viu.
    Onde está a sua coerência?

  7. jv,
    Então é tudo uma questão de interpretação jurídica? Hum, que distanciamento tão comovedor.
    Não sei porquê fez-me lembrar aquele candidato a dirigente do psd travestido de professor, o albuquerque: se os magistrados de Aveiro têm uma interpretação e o PGR e o STJ outra, então dever-se-ia ter aberto um inquérito. Que cândidos, que ingénuos!
    Com um inquérito aberto as eleições ficavam decididas; com a suspensão do vandinho e do Hulk, o campeonato.
    Só uma nota: quando o Costa do CD da liga decidiu já sabia que a decisão do Conselho de Justiça ia ser contrária, o CJ já tinha dito o que entendia por agentes desportivos na decisão sobre o director de imprensa do porto. Ele sabia que a sua decisão era juridicamente inválida, que ia ser revogada, mas entretanto decidia o campeonato.
    É tudo uma questão de avaliação, jv? O que tu queres sei eu.

  8. Caro Artur, O Cantona foi julgado(pelo clube e pela Uefa) por ter agredido alguém do público, se o steward foi considerado(bem ou mal) como sendo «público» se a Uefa assim também o entender, não poderá o caso do Cantona fazer jurisprudência?
    Se os setewards serem público é uma anedota, então como classificar a decisão a do CJ da Federação?
    Se na Uefa há setwards que provocam ou não jogadores não sei, agora o que sei é que um bom profissional não deveria provocar ou responder a provocações, muito menos agredir seja quem for.

  9. Caro Kjung,
    «Só uma nota: quando o Costa do CD da liga decidiu já sabia que a decisão do Conselho de Justiça ia ser contrária, o CJ já tinha dito o que entendia por agentes desportivos na decisão sobre o director de imprensa do porto. Ele sabia que a sua decisão era juridicamente inválida, que ia ser revogada, mas entretanto decidia o campeonato.»

    Com esta nota fico eu a saber o que realmente queres e vejo a facilidade com que percebes com que os outros querem.
    Aqui interessam factos e não suposições daquilo que eu ou você possa querer.
    Houve um facto inequívoco que foi julgado em dois enquadramentos possíveis, o que eu digo é para cada um apreciar em qual deles se melhor revêm, mais nada.

  10. “agora o que sei é que um bom profissional não deveria provocar ou responder a provocações, muito menos agredir seja quem for.”

    Claro. Deve ser uma máquina que faz só aquilo que está no contrato.
    O Zidane é o quê para si? Um mau profissional?

  11. Caro JV não preciso de advogados para me dizerem aquilo que o senso comum e dois dedos de testa conseguem descortinar.

    O steward não é nem uma coisa nem outra.
    É uma força de segurança, tal como a PSP, mas de cariz privado!
    Ou seja fazem o que o clube lhes disserem para fazer.
    O que está um elemento de uma força de segurança que se prevê dedicada exclusivamente ao público e sem competências para mais, a fazer numa zona que se quer privada aos intervenientes do jogo, a insultar, a provocar e a incitar á violência?
    Posto isto está tudo dito!

  12. “O que está um elemento de uma força de segurança que se prevê dedicada exclusivamente ao público e sem competências para mais, a fazer numa zona que se quer privada aos intervenientes do jogo, a insultar, a provocar e a incitar á violência?
    Posto isto está tudo dito!”

    Você é um brincalhão, só pode…As imagens mostram o Fernando a entrar no túnel e dar um coice na manga de protecção…vai dizer-me que ele fez isso porque foi provocado por um stewart ao serviço do Benfica? Não há maior cego que aquele que não quer ver…

  13. Facto: Hulk e Sapunaru agrediram stewards
    Todo este circo se evitaria se o este facto não existisse por muito provocados que tenham sido. Nunca seriam castigados pela Liga. O resto é ruido!

    É óbvio que os stewards não têm nada que provocar jogadores e tb merecem algum castigo, mas o facto é que não agrediram ninguém, antes foram agredidos!
    A mim o que me entristece é o próprio clube dos agressores pactuar com este tipo de atitudes dos seus atletas. Mas nada que me surpreenda vindo de quem vem, pois vejo futebol com mais atenção desde 1987/8.

    Espero que o CD da liga recorra ao TAS, pois é ridiculo considerar os stewards público.

  14. desde sempre me fez confusão o facto de as comissões de disciplina e de justiça da federação portuguesa de futebol (quando eu seguia o fenómeno do futebol diariamente ainda não havia liga), sendo compostas por juízes e demais magistrados civis (que ali iam ganhar uns avultados cobres), serem um permanente jogo de interesses sem um mínimo de racionalismo. ao sabermos que os agentes da justiça têm o seu comportamento determinado por motivos políticos, entendemos agora porque é que essas comissões de justiça desportiva até reflectiam bem a justiça civil.

  15. O Hulk como não conseguiu jogar (ele sabe fazê-lo e bem) no estádio da Luz, resolveu tomar a atitude que toda a gente viu através das imagens do túnel. Tenho pena que as pessoas só se preocupem se os stewards são isto ou aquilo, mas dizer a um jovem de vinte e poucos anos que devia ter tido fair-play e que nem sempre se ganha, não ouvi ninguém responsável fazê-lo.
    O que é isto de misturar o Benfica com o PSD? Sou benfiquista e PS, posso? Se não, mudo já de partido…
    Gosto muito de levar o Saviola ( levezinho) ao colo. É tão fofinho…!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.