NATO quer organizar o Mundial de futebol

A nova guerra fria já está instalada no futebol. O FBI, uma polícia federal americana com pretensões a planetária, declarou há dias ter alargado o âmbito de uma sua curiosa investigação à corrupção na FIFA, centrando-se agora em possíveis casos de corrupção nas candidaturas vitoriosas da Rússia e do Qatar aos mundiais de futebol de 2018 e 2022, respectivamente.

Como se, desde o princípio, os americanos não tivessem tido apenas um objectivo: tirar à Rússia a realização da fase final da Taça do Mundo em 2018.

A alternativa que estava a ser estudada já em 2014 era os países da NATO, liderados pela Inglaterra, boicotarem o evento, mas o resultado dessa iniciativa era demasiado incerto e duvidoso. Treze senadores americanos apostaram então noutro tabuleiro e pediram em Abril deste ano à FIFA que tirasse o Mundial à Rússia a pretexto das “violações territoriais” russas na Ucrânia. A tentativa de “secar” os patrocínios comerciais do Mundial também foi encarada. Vale tudo, a bem do combate à “corrupção”. Existe “corrupção” sempre que os interesses expansionistas dos EUA/NATO são contrariados. Não existe “corrupção” quando as coisas correm a preceito para os EUA/NATO.

O Planetary Bureau of Investigation – PBI conseguiu fazer dizer hoje a um italiano dirigente da FIFA que “a Rússia e o Qatar ainda podem perder os seus Mundiais” (Público). O Qatar nesta história é só para disfarçar.

A Inglaterra, cuja candidatura foi derrotada pela da Rússia, já se está a perfilar para a substituir em 2018. Os EUA, que se candidataram ao Mundial de 2022 e foram derrotados pelo Qatar (parece que os americanos pagavam menos luvas), também não se importavam de substituir os árabes, mas é claro que já se contentam com a retirada do Mundial de 2018 aos russos.

A Taça do Mundo da FIFA, que durante muitos anos se chamou Taça Jules Rimet, pode voltar a mudar de nome, desta vez para NATO World Cup. Não era má ideia mudar também o troféu propriamente dito. Proponho uma taça em forma de ogiva nuclear invertida e com as asas da águia americana.

21 thoughts on “NATO quer organizar o Mundial de futebol”

  1. É isso mesmo, Júlio, rabo escondido com o gato todinho de fora. Deu para entender que o objectivo era atingir a Rússia, mal ouvi as primeiras notícias misturando FBI e mundiais de futebol. E os sipaios europeus, cardumes de assessores potenciais, começam a chegar-se pressurosamente à frente, saltitando e arquejando, língua de fora para lamber o cu ao patrão global.

    É claro que, quanto mais evidente for a tramóia, mais assanhada guinchará a criadagem do costume, acusando os lúcidos como tu de maluquinhos das teorias da conspiração, putinistas, saudosos da URSS, gonorreia e pé chato, mas não te importes. As coisas são o que são e, ainda que sejam cada vez menos os que pensam pela sua cabeça, analisando factos e cagando na propaganda, cada um deles vale mais que uma divisão inteira de sipaios, acolitados por duas divisões de guinchadores menores como os que infestam as caixas de comentários.

  2. Estava a ler esta prosa e estava a lembrar-me do Júlio de Matos. Então não é que afinal não há corrupção no Futebol, muito menos na FIFA. Malandreco do Obama e amigos andaram a a corromper os dirigentes só para tramarem o campeonato aos russos. Ai Júlio …Júlio.

  3. Foram retidos 45 mil euros à mãe do Ronaldo “hasta que pueda justificar su origen”.
    E viva a “livre circulação de capitais” na UE!
    Há várias hipóteses muito plausíveis sobre a origem do dinheiro, já que toda a gente sabe que o filho dela é pobrezinho. Roubo a bancos? Tráfico de droga? Redes de prostituição? Corrupção no futebol? Dinheiro do Sócrates? Dinheiro do Blatter? Dinheiro da Gazprom? É só escolher o que agradar mais.

  4. Ó Julio pá és comunista? Aposto que não gostas dos US of ei. Conta aí, como é que de repente, os russos ficaram com os bolsos cheios? Algum milagre materialista, socialista, resultante da divisão dos meios de todos?Manda aí.

    (XUXAS, não tratem mal quem vos pariu, pás, os comunas, então? Nem reconheceis a pia onde comeis.)

  5. Não resisto à tentação de comentar, apesar de por aqui circular algum tipo de prosa cujo estilo me incomoda bastante.
    Habito onde quiçá há filtro para o que é demasiado feio.
    Vou arriscar :
    Claro que isto da corrupção parece ser a grande descoberta para fins políticos descarados no objectivo.
    Claro que é demasiada coincidência a FIFA ser o que é …só agora…
    Tudo o que destacar a Rússia é para abater.
    Os ingleses já aí estão a reclamar a fatia do bolo sempre ajudam a cortar.
    Os USA isolam quem lhes mete medo ou possuem algo que lhes interesse controlar.

    Tal como Sócrates, mete medo e tem que estar isolado.
    Por razões evidentes a receita para o assinado político e exclusão ostensiva tem a mesma receita.
    Nome mencionado nas notícias ligado a :
    – corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

    Ao Presidente Russo também se aplica a receita de insultar, desacreditar e enxovalhar e agora acusar de corrupção à FIFA.
    Tendo a desconfiar do obvio e das k7s dos telejornais (todos os canais em todas as línguas).
    Recomendo a RT meo 234 e recomendo a Sócrates que lhes dê uma entrevista e conte como se abate um adversário político que mete medo também no exíguo Portugal.
    O Presidente Russo que tão elegante foi para Portugal quando o Primeiro Ministro José Sócrates o recebeu talvez goste de saber que ele não está só neste inferno da destruição de carácter.
    É tudo igual e os processo repete-se até ao grande enjoo.
    Isto não pode continuar ou ficamos todos intelectualmente privatizados e amputados.

  6. É está no sangue, mesmo podres de ricos à conta dos fanáticos pobres, esta gente prefere o subterfúgio, não confia nos bancos, não quer pagar impostos, não quer cumprir as leis… enfim mais do mesmo…

  7. É. Vai ser interessante saber como é que há corrupção na organização dos campeonatos na Rússia e no Qatar, e na Alemanha, no Japão, em França ou nos EUA não houve.

  8. vale a pena ler os comentários a este direitolho que a propósito da privatização da tap teve a lata de escrever: “Dava tudo para, sentado no balcão, ver o avião despenhar-se.” aproveitem enquanto está no ar, não sei se o “i” não vai abafar a coisa.
    http://ionline.pt/394910?source=social

  9. LOL. Eu proponho que sejam os XUXAS a organizar o esférico…eles é que «sabem» tudo,«falem» de tudo e «adivinhem» tudo. Acho até que se voltarem a ser governo, são bem capazes de elencar novas medidas de coação, à escolha do cliente. Que regalo.
    Hum, às tantas ainda reformulam o regimen de competências legislativas e põem a AR a fazer o que eles «mandem». Nada de competências concorrenciais. Um regalo. Quando os trolhas mandam, é ver a «sultura» a soltar-se.

    IGNAROS. Incomodem-se com esta também, mas dou-vos uma dica: estudem um «pouquito» e depois podem inciar as alarvidades habituais.

  10. Ignatz, esqueceste o resto:
    «Dava tudo, sentado no balcão, para ver esta gentinha aos gritinhos com o avião em pedaços.»
    Esse pulha rasca já foi director do i e director-adjunto do DN.

  11. “Quiseram-me preso? Agora apresentem-me as provas. Estou preso e continuarei. Não me venham passar a mão pelo lombo para que o juiz possa corrigir, junto da opinião pública, os erros grosseiros que cometeu.”

    ainda leva um processo por obstrução à carreira profissional dos masgistrôncios.

  12. Desde a polémica da cimenteira de Coimbra, na altura em que era Ministro do Ambiente, se percebeu que José Sócrates é um Político invulgar, com P grande, com coragem, afirmação de convicções e amor pelo seu país. Duvido que algum outro político actual, jornalista ou comentarista, ou qualquer figura pública, em Portugal, tenha a coragem e nobreza cívica que ele hoje demonstrou.

  13. Eu não disse? »Daqui não saio, daqui ninguém me tira». Eu é que decido a medida de coação. Não fazem o que quero, fico preso! Se isso for verdade, só posso dizer: Eis o novo mártir XUXA demonstrando o que na realidade é. Um manipulador ( de bimbos, evidentemente).

    IGNÔNCIOS, mandai aí mais uns quantos parexeres sobre um recluso que continua a querer distraír o circo…

  14. Isso, numbejonada. O espectáculo está combinado entre José Sócrates, Rosário Teixeira e Felícia Cabrita. Carlos Alexandre escreveu o roteiro. José António Saraiva e João Miguel Tavares ficam a vender os bilhetes.

  15. Peco desculpa pela falta de acentos…
    Portanto a investigacao que o FBI e as autoridades suicas tem feito nao tem nada a ver com o facto da FIFA ser uma das instituicoes mais opacas e corruptas da area desportiva, mas sim com a vontade dos EUA retirarem a Russia a organizacao do Mundial?
    Nao teve nada a ver com a averiguacao de subornos na atribuicao da Copa America aos EUA, nem com o relatorio que a FIFA encomendou a um antigo procurador dos EUA para verificar a existencia de corrupcao na atribuicao dos Mundiais de 2018 e 2022 (e que foi convenientemente retalhado quando as conclusoes se descobriram brutais para a FIFA), nem com a confissao de um dos antigos presidentes da CONCACAF da existencia de subornos…
    Tambem nao teve nada a ver com o posterior reconhecimento da existencia de subornos na atribuicao dos Mundiais de 98 e 2010…
    Nem com o desaparecimento de fundos para auxilio do Haiti…
    Tambem nao teve nada a ver com a investigacao paralela que as autoridades suicas tem feito a FIFA…
    Nao tem com certeza nada a ver com os mais que relatados problemas de corrupcao na organizacao do Mundial do Brasil…
    Nao tem nada a ver com a publicacao de um relatorio interno da FIFA que descreve como o Presidente Joao Havelange e o antigo Presidente da CBF receberam milhoes em luvas (levando a demissao de Havelange…)
    Nem tem nada a ver com a completa falta de interesse das autoridades europeias em investigar a FIFA, apesar de ha decadas se falar nos problemas de corrupcao numa organizacao que resiste a toda e qualquer tentativa de mudar as regras do futebol que o permitam transformar-se num jogo mais justo do ponto de vista desportivo…
    Tem so a ver com o imperialismo americano em querer tirar o Mundial aos russos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.