Um livro por semana 186

«12 pm» de Renato Roque e Jorge Sousa Braga

Trata-se de um livro de fotografias e poemas cujo título contém algo de ambíguo: a expressão «am» vem do latim «ante meridiem» tal como «pm» surge das iniciais do latim «post meridiem» significando, em princípio, 12 pm meia-noite como 12 am será meio-dia. Mas há relógios onde a leitura é diferente, conforme os países e os respectivos construtores. As fotografias deste álbum nascem de uma viagem de Renato Roque de Trondheim para Andalsnes, passando por Trollstigen, Geiranger, Vestnes, Molde, Eide, Bruhagen, Kristiansund, Leira, Edoya, Smola e Veidholmen.

As fotografias são «comentadas» por poemas breves de Jorge Silva Braga («Noite de breu: / onde acaba o mar / e começa o céu?») e o conjunto é apresentado por Jorge Silva Melo: «Invejo o fotógrafo que, com a sua câmara, lá vai sozinho pelo silêncio da paisagem no mais norte da Europa do Norte, Noruega, onde não há pegadas àquelas horas mais que mortas, horas tranquilas de maré baixa. Metem-me medo estas paisagens frias.» Folheando as fotografias do álbum uma a uma, percebe-se que a paisagem só será fria quando estiver despovoada mas há gente, homens e mulheres, nos navios e nas casas, embora a imagem não os registe. Mas estão presentes. Trata-se de um livro caloroso numa paisagem gelada.

(Edições Gémeo R, Coordenação e Design: Rui Mendonça, Tradução: Graça Braga, Regina Siza, Vegard Markhu, Ian Waite, Franzisca Aaarflot, Pedro Fernandes)

4 thoughts on “Um livro por semana 186”

  1. Jorge Silva Braga.
    Estamos perante o maior adulterador de nomes da internet portuguesa, quiçá, da Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.