Uma esquerda actualmente sem ideias

O Fórum Novas Ideias para a Esquerda, onde estarão as principais figuras do Bloco e que terminará com um discurso de Louçã, coincide com o Congresso Nacional do PS. Seria uma coincidência irrelevante não fora a natureza parasitária e predatória do BE, um partido híbrido que tanto cavalga a máquina sindicalista do PCP como se imagina a dividir o palco com o PS de igual para igual.

Ninguém sabe se já houve algum debate interno a respeito da bela merda que andaram a fazer desde Setembro de 2009. Ninguém sabe se existe algum valente que seja alternativa a Louçã e que não se assuste com as rosnadelas do Fazenda. E ninguém sabe o que raio quer o Bloco para Portugal, embora se tenha vindo a saber ao longo do tempo que pretendem cortar relações com Angola e Espanha, sair da União Europeia e da Nato, nacionalizar a banca e garantir que os professores não voltem a ser avaliados dado que eles não têm condições mentais para aguentar esse tipo de pressão. E isto, que até parece muito, é menos que nada.

25 thoughts on “Uma esquerda actualmente sem ideias”

  1. É verdade que o BE fez tudo isso ao PS, mas acontece que muitas altas personalidades socialistas estiveram declarada ou implicitamente ao lado do BE. Só quem estiver muito desatento nâo vê o alinhamento, desde há muito, de Mário Soares com os adversários/inimigos de Sócrates. Bem recentemente, Mário Soares frisou bem que “não sou PS como Sócrates” (sic, ipsis verbis).
    Por mais que os PS.s consiliadores queiram dizer o contrário, Sócrates foi minado a partir de dentro e “ao mais alto nivel”. A mesquinhez lusa não é apanágio de uma “direita ranhosa” ou dos “esquerdalhos”. A tacanhez também faz parte do ADN PS.
    A eleiçâo, por esmagadora maioria, de uma figura como Seguro para substituir Sócrates, é a prova provada do que acabo de afirmar. É a minha modesta opinião, que nâo sou socialista, como o “Rui” que apareceu aí nuns comentários, coladinho a Seguro, Carrilho ou Soares.
    Com a sua reconhecida habilidade politica, a que eu nunca achei piada nenhuma, Mário Soares encontrou sempre uma justificaçâo para aparecer ao lado dos inimigos de Sócrates. Agora, em Castelo de Vide, justificou-se com o seu grande amigo Coelho (o ex-deputado europeu PSD), fazendo tábua rasa de um passado recentissimo em que aquela gente ali reunida tratou de uma forma infamante, como não há memória na politica em Portugal de Abril, o seu “amigo Sócrates- Secretário Geral do PS- PM”.
    São estas atitudes de hipocrisia sem limites que destroem a credibilidade dos politicos.
    É a minha opinião pessoal: Mário Soares foi um dos coveiros da verdadeira politica, em Portugal. Dado o seu “peso institucional”, pelas funções que desempenhou, considero-o, a par de Cavaco, a figura mais perniciosa da politica pos-25 de Abril.
    Felizmente, a democracia há-de sobreviver-lhe.

  2. Realmente, Mário Soares pessoa que durante muito tempo admirei pela sua coragem e tato político tem vindo de há uns anos a esta parte a decepcionar-me. Eu sei que ele está ruido com o PS porque tem um filho que queria ser secretário geral e foi relegado para segundo plano. O que me parece é que ele está já um pouco ché-ché, mete os pés pelas mãos e tanto elogia Hugo Chaves como vai às organizações do PPD. Ainda o hei-de ver na festa do avante. Ele, o Alegre, o Carrilho e meia dúzia doutros tachistas têm minado por dentro o PS de quem eu, diga-se, já não sou militante há mais de 25 anos e, portanto, posso analisar com alguma isenção estas coisas. Em todos os partidos há e haverá gente desta e, claro que os outros se aproveitam. Então o Pachecóvio, o Barroso não eram MRPP? E a Zita Seabra? E o Acácio Barreiros? E outros, tantos outros. Mas sair dum lado para o outro ainda se admite, agora como o Alegre, estar com um pé dentro e outro fora é que é demais. Como o Seguro que se não gostava do Sócrates não aceitava ser deputado com ele e retirava-se. Mas não. O que muita desta gente quer é tacho.

  3. Há dias ouvi chamar aos do bloco, “comunistas do bloco” e achei justo.
    Em nome da verdade, para evitar o embuste, era assim que toda a gente os devia qualificar.
    Sem ofensa para eles, nem para os que, conscientemente, queiram votar neles.
    Jnascimento

  4. “Natureza parasitária do Bloco” – fica realmente tudo dito sobre essa agremiação. Os bloquistas são os piolhos do PS e os chatos do PCP. A carraça Louçã, o percevejo Fazenda e a pulga Daniel Oliveira ilustram bem o que digo.

  5. meteram o rabo entre as pernas a seguir às eleições e agora aproveitam a companhia de seguros para mais do mesmo. não tarda o loção de censura chefia a banda dos opusitórios à mixomatose.

  6. – diz Santana, que tem pensão do Estado de 3178 euros e uma subvenção vitalícia superior a 2000 euros mensais (wikipedia).

  7. “embora se tenha vindo a saber ao longo do tempo que pretendem cortar relações com Angola e Espanha, sair da União Europeia e da Nato, nacionalizar a banca”
    Valupi, valupi, dizes-te de esquerda mas a tua boca foge para o lado contrario sempre.
    Começo pelo fim, o be não é contra a união europeia nem contra o euro, apenas mostram-se em desacordo com as politicas economicas definidas pelo PPE e que o PSE segue como um cordeirinho.O pcp até que sempre foi eurocéptico mas o BE apenas se opões tal como muitos, ao actual rumo da politica economicas . O proprio roubini veio dizer que esta crise das dividas na europa vai piorar as coisas.Vais-me dizer que o ele e o stigliz são dois comunistas da tal coligação negativa?
    2º: Não se trata de cortar relações com angola, mas sim não passar um cheque em branco a uma oligarquia autoritária, que rouba 95 por cento da riqueza do pais, mantendo a população na miséria.Angola é um pais autoritário, de silenciamento da oposição, de miséria, e parece-me dificil concordar com isso.Eu estive lá há uns anos e sei do que falo.
    Não vale tudo pelo dinheiro

  8. Os principais opositores do governo , neste momento, estão no próprio PSD (mais umas intervenções mais ou menos inócuas do Seguro). aoquistochegou…

  9. Prognóstico de tempo de vida: 5 meses , no máximo. Os meus pêsames ao PC,BE e CDS, que alinharam, mesmo sem concordar e tal…
    Estão a cortar os fios da marionete.

  10. ai aquele aumento de iva para 21 porcento,edie, aqueles encerramentos de hospitais, aquela diminuicao de pensoes
    Emesmo nao gostando deste governo do psd, até parece que foram eles que governaram nos ultimos 15 anos…

  11. Estás a omitir, inocentemente, por certo, a construção de novos hospitais e os melhores equipamentos para outros tantos.

    Segundo ponto: foi o pS que governou nos últimos 15 anos?

    Se gostas tanto do BE, porque defendes tanto o PSD? Eu já te disse que vou cobrar com juros, mas ainda flata uns mesitos, acalma-te, não digas disparates.

  12. O governo e os banqueiros laranja só descansam quando mandarem ao charco também a CGD. O dinheiro não é deles, mas já serviu para limpar os activos tóxicos do BPN, onde eles andaram a regalar-se durante anos nos mais sórdidos negócios que fizeram a fortuna de alguns. Agora avançam em bando para a Caixa. Alguns “negócios” já se adivinham. Amorim fez deslocar para lá um dos seus peões, António Nogueira Leite, depois de igualmente ter garantido que a CGD seria obrigada a alienar a posição que detém na área seguradora e na saúde, precisamente a área que Nogueira Leite administrava no grupo Amorim.

    Também é conhecido que corre um processo-crime, na fase de inquérito, de natureza fiscal, que envolve a CGD e a Sumol-Compal. Nada melhor do que deslocar igualmente para lá Pedro Rebelo de Sousa, sócio da ‘Pedro Rebelo de Sousa e Associados’ que tem como cliente a Sumol-Compal. Nada como estar por “dentro” para resolver de forma adequada os problemas do cliente, a ética é para os tolos.

    Perante as críticas dos seus pares, Pedro Rebelo de Sousa, que tem a escola do mano e do pai, lá vai dizendo com a maior das canduras que não vê inconveniente nenhum já que o cargo que vai ocupar na CGD é de administrador não-executivo. Estará ele a pensar só lá ir ao fim do mês buscar o taco ou acha que eu tenho cara de parvo?

    Algo me diz que os negócios que eram feitos no BPN serão agora feitos na CGD. Até tiveram o cuidado que na administração só ficasse gente da cor e passaram o número de administradores de 7 para 11, tal qual uma equipa de futebol e tal a monta dos negócios que esperam efectuar.

    Para o ramalhete ficar totalmente composto bem podiam ter nomeado o Rendeiro do BPP, não vá algum deles lesionar-se. Rendeiro é outro finório que sabe da poda e ficava a matar nesta equipa que joga só com “pontas de lança”.

    Siga a rusga que a época está boa para os “negócios”.

    (texto pescado na net)

  13. er, não entendi bem o teu putoguês, mas o pobre do Vara é um carteirista do Metro ao lado dos Madoffs laranjas

  14. edie: eu naõ disse que tudo era mal , que havia tambem virtudes como essa que tu citaste,mas no balanço , não constam só as medias positivas, mas tambem tem que constar as negativas.
    2º ponto: na prática foi o ps que governou nos ultimos 16 anos sim, de 1995 a 2001, e de 2005 a 2011, havendo aquele intervalo que durou 2 anos e meio. Ponto
    Por ultimo: eu gosto do be sim, como tambem ja gostei mais do ps, e tenho admiracao por figuras como mario soares(mas por acaso este foi quem pos o socialismo na gaveta, ou entao isto é mais outra peta estupida do pcp kkk)jorge sampaio, henrique neto, ferro rodrigues, que poderia ter sido um grande primeiro ministro nosso. Não sou um sectario nao. Nunca defeni o psd, apenas constatei o facto de depois de 1995 até este ano, so ter governado dois anos e meio
    Acho que devia haver uma convergencia á esquerda nes medidas, tanto que defendi a negociacao dos pecs com a esquerda, de forma a aliviar enfim, os danos que estes causaram. E não agradeço nada porque voces poderiam muito bem ter evitado porrada nenhuma.
    Edie, em relacao ao desempenho economico da uniao europeia de portugal, vou lhe dizer o que voce me disse: esteja atenta , bem atenta, porque o que todos os governos estão a fazer , é a dar aquele tiro na cabeça que o nosso amigo nobre um dia disse que iam disparar sobre ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.