Só verdades

Breve história do Processo Marquês escrita no dia em que faz 10 anos

A entrevista a José Sócrates na íntegra

NOTA

Dizer que o trabalho destes jornalistas, cópias dos outros todos que entrevistaram Sócrates desde que foi preso, é confrangedor não descreve o espectáculo na pantalha. Eles são profundamente ignorantes do processo em causa (aliás, processos), idem para os princípios mais básicos do Direito e da Constituição, e apenas mostram serem eficazes consumidores dos títulos das campanhas de linchamento de Sócrates. Para além desta miséria, têm ordens para tentar espalhar água suja no PS tentando sacar umas frases úteis para depois serem destacadas na pulhice sistemática.

É isto jornalismo? Não, pá. Eles, coitados, fazem parte do processo que originou e alimenta o Processo Marquês. Daí, sempre que o entrevistado lhes ofereceu evidências do que está em causa, de imediato saltaram para outra merda qualquer.

Não é confrangedor, é vexante. E não para eles, para nós. A comunidade que assiste ao auto-de-fé.

36 thoughts on “Só verdades”

  1. É vexante para si, que casou com o personagem. Não arraste os outros para essa saudade doentia por quem não a merece. Já devia chegar de socrates, entre prescrições e incidentes processuais passará o tempo que a legislação permitir passar.

    Por amor, ou por sobrevivência, não vale tudo. Não despejem fel na justiça e no jornalismo, quando convém e ignorem quando eles escançaram o obvio, quando não convém.

  2. É SÓcretinos vendidos ou vendedores aqui e além mar em toda a parte.

    Von der Leyen apresenta-nos o “dolwar”, o dólar da guerra
    Para garantir que tudo funciona suavemente e sem entraves, colocou-se à frente da Comissão Europeia a melhor “Gestora de Vendas” que o dinheiro pode comprar, Úrsula von der Leyen. Não apenas garante o negócio das armas, mas, refira-se em sua justiça, também é especialista em vacinas, desde que da Pfizer, e de LNG, desde que do Henry Hub. Von der Leyen funciona como uma broker de primeira água. Garantindo, de uma assentada, o cometimento de toda a União Europeia com o “interesse Nacional” dos EUA.
    Ver mais em resistir.info

  3. “Já devia chegar de socrates, entre prescrições e incidentes processuais passará o tempo que a legislação permitir passar.”

    claro, mas como é que o poderiam ter julgado se passados 10 anos ainda não conseguiram nada de sólido para o incriminar e todas as tentativas de o fazer foram improcedentes, invalidaram teorias e originaram conflitualidade dentro da justiça que não se entende para resolver o caso. ninguém quer ser responsável por decisões injustificadas baseadas em conversa da treta, muito menos os responsáveis pelos atropelos às leis e autores admoestados por delírios inquisitoriais. a última que tiraram da manga ao fim de 10 anos de ilegalidades é que o socrates paralisou a justiça e não paga as custas dos recursos referentes às ilegalidades cometidas pelos agentes judiciais que estão a entupir a sanita do sistema eles que eles cagam em todas as posições e quantidades. ninguém pergunta a estes trambolhos o que é que andaram a fazer durante estes anos e se pensam devolver o dinheiro dos ordenados e demitirem-se sem direito a reforma.

  4. —claro, mas como é que o poderiam ter julgado se passados 10 anos ainda não conseguiram nada de sólido para o incriminar e todas as tentativas de o fazer foram improcedentes, invalidaram teorias e originaram conflitualidade dentro da justiça que não se entende para resolver o caso.—

    A culpa é do Putin pá

  5. Deixe prescrever e andar, serve e vitimiza. É um dois em um.

    Eu ia para Elvas morar com o irmão do pinóquio espanhol, a coisa está a ficar interessante do lado de lá da raia. Quando esquecerem o que resta de socrates, sempre poderão continuar a ser viúvas do sanches.

  6. “A culpa é do Putin pá”

    não diria tanto, mas umas ambiguidades e silêncios dos amigalhaços do pudim, talvez tenham ajudado, apesar da direita e alguma esquerda acusarem o sócras de ter tido boas relações com ele enquanto primeiro-ministro de portugal, quando a organização dos direitos humanos ainda não tinha comprada pelos russos.

  7. Comentário publicado em “Duas ou Três Coisas” acerca do mesmo assunto;

    Não tem de que hesitar em falar de Sócrates aqui no seu blog ou outro lado qualquer até por que de seu relato acerca de trabalho em conjunto com a pessoa Sócrates só se lembra de qualidades, defesa empenhada do país, empatia imediata com outros políticos de topo e nenhuma baixa qualidade. Ora, com a sua capacidade de observação e experiência de embaixador a tratar com políticos de todos os tons só esse facto de não lhe notar defeitos é uma carta de recomendação.
    Também, sobretudo, porque estará falando do melhor e mais competente PM que Portugal já teve após o 25A. Para além da Embraer e outros fabricantes que trouxe para cá bastavam as imensas inovações tecnológicas e de governo de que o computador “magalhães” é um exemplo formidável de como aproveitar uma fabricação inovadora portuguesa que, num abrir e fechar de olhos, ele transformou num caso de falatório e procura pelo mundo. As ideias fervilhavam e ele levava-as avante com a mesma tenacidade com que hoje se bate contra os conspiradores do MP e do Cavaco.
    Ele soube ligar-se a Mariano Gago o mais extraordinário ministro cientista que Portugal teve e ao qual chegou a legar 2,8% do Pib para Investigação&Tecnologia que colocou Portugal na boca do mundo científico.
    Os medíocres logo falaram de obras “faraónicas”, “megalómanas” e as trataram como futuros “elefantes brancos”, esses mesmos medíocres que logo após o 25A, sem ideias, propuseram terraplanar e arrasar o “elefante branco” de Sines como a melhor solução para não “enterrar” mais dinheiro “naquilo”. O mesmo quiseram fazer com o Alqueva os mesmos medíocres que se opunham à sua conclusão e que argumentavam, mais uma vez, que tal gigantesco “elefante branco” jamais se encheria de água.
    Podia estar a elencar dezenas de outras inovações introduzidas no seu governo como o “Simplex”, “Novas Oportunidades”, “Mobilidade Eléctrica”, “Energias Renováveis” e outras que pôs em prática até que os medíocres retrógrados, assustados, com tal homem empreendedor e fazedor estilo Duarte Pacheco, que não ia “à mão” de ninguém por mais ddt que fosse, começaram a conspirar usando para tal tudo que era gente do salazarismo reacionário para o derrubar. Infelizmente, perante o seu partido e toda a “esquerda” ressaibiada.
    Foi há mais de dez anos o Cavaco, o MP, a imprensa (publico e cm), os oportunistas e calculistas emboscaram-no e prendem-no, quiseram vergar seu carácter e determinação e anida não o conseguiram. Ele, sozinho, acusado de terríveis e megalómanos “crimes” inventados resiste e não tem medo de chamar os bois pelo seu nome.

  8. Para alguns aqui havia uma solução mais simples para Sócrates:

    «…em fevereiro de 2022 [V. Shklyarov escreveu]: “Sou contra a guerra na Ucrânia! Sou a favor do povo, de um céu pacífico sobre as nossas cabeças.” Vladimir Shklyarov tinha 39 anos, era casado com Maria Shirinkina, primeira-bailarina da mesma companhia, com quem tinha dois filhos.”
    Na noite de sábado [16 novembro 2024], Vladimir Shklyarov, um dos mais consagrados bailarinos mundiais da atualidade e primeiro-bailarino da companhia do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, caiu da janela de sua casa e teve morte imediata. De acordo com os relatos da agência noticiosa estatal russa, Shklyarov deslocou-se à varanda estreita do seu apartamento num 5.º andar para fumar e tombou em direção à rua.”
    (…)De acordo com os relatos da agência noticiosa estatal russa, Shklyarov deslocou-se à varanda estreita do seu apartamento num 5.º andar para fumar e tombou em direção à rua.”»

    (É frequente os bailarinos desta qualidade perderem controle dos movimentos do seu corpo, e é palhaça aqui, palhaça acolá…)

  9. Há múmias faraónicas que ficam na estória, uma delas de nome TUT-ANK-ABRON, qual espécie de rei -sol da antiguidade , que vendeu ao desbarato o seu egipto, apesar de raramente ter duvidas e nunca se enganar, cuja memória é inolvidável.

    PS. um aparte que não tem nada a ver com mumias. ou fantasmas de mumia.
    quem SUICIDOU PHILIP MARSHAL e sua familia, perseguiu o JULIAN ASSANJE etc e tal, deve ter sido o mesmo ABRAAO que forneceu o tabaco de ganza ao Shklyarov.

  10. a propósito de duas ou tres coisas

    Segunda feira
    Em face da instrumentalização que a direita e a extrema-direita pretendem fazer na próxima segunda-feira na Assembleia da República, que distorce o significado histórico da data, o Partido Socialista há muito que deveria ter informado o Presidente da República e o Presidente da Assembleia da República de que iria manter apenas uma representação simbólica no plenário.
    By Francisco Seixas da Costa

    ESQUECEU DE REFERIR A PSEUDO-ESQUERDA OU PESUDO-EXTREMA ESQUERDA
    É UMA INJUSTIÇA POIS É.

    bom fim de semana

  11. Cá está a osculação obrigatória e contratualizada ao rabinho do Trafulha.

    Não tenho agora tempo ou estômago para a entrevista do animal, mas ouvi um minuto ao calhas e fartei-me de rir: diz o 44 que “o juiz tem de se habituar a que discordem dele”.

    Conhecem gajo mais humilde e aberto a opiniões alheias do que o 44?

  12. “o juiz tem de se habituar a que discordem dele”

    sim, é para isso que existem os recursos. no futebol não há disso e cada vez que reclamas agrava a pena. se tivessem ido para árbitros não tinham de fundamentar as sentenças escritas em latim, não eram precisas provas, nem testemunhas ou mesmo factos. um apito e um baralho de cartões, táva resolvido.
    a democracia fodeu isto tudo, vejam lá bem que os arguidos até têm direitos e podem discordar quando atropelamos uma lei a atravessar a passadeira no cruzamento das percepções.

  13. «Conhecem gajo mais humilde e aberto a opiniões alheias do que o 44?»

    Tinha-o por mais inteligente a interpretar o português. Na frase, “o juiz tem de se habituar a que discordem dele”, qual é a relação com humildade ou (falta de humildade, que é o efeito pretendido) ou, também com ser mais ou menos aberto a opiniões alheias?
    Para mais vindo de alguém que aqui, neste blog, está sempre exigindo que o Valupi deve, tem de gramar com todo tipo de comentário mesmo que seja esterco, provocatório ou discurso de ódio com o qual discorde totalmente? Todos nós, os comentadores deste blog gramamos diariamente de diversos pontos de vista ou cassete de cada comentador e exigimos que Valupi os leia e nunca os censure. Ora, porque razão os juízes não terão de ouvir as opiniões e explicações dos acusados? A referência ao ‘habituar-se’ não é ingénua, pelo contrário, é uma referência ao costume de uma classe que, mesmo após o 25A, ficou imune ao modelo democrático acerca da obrigação de ‘ouvir’ o outro de viva voz ou requerendo segundo a lei.
    Não ouvir os acusados é mesmo o que está por detrás deste novo ataque dos senhores magistrados e juízes, isto é, querem acusar, julgar e prender sem mais; esta campanha insere-se nesse projeto de longa data de querer eliminar os direitos de defesa do arguido à imitação do modelo dos tribunais especiais do salazarismo.
    Disseram que o séc. XXI seria o século do poder dos juízes e lutam por isso; eu penso que nós devemos, ao contrário, lutar pelo poder da democracia no seu conjunto de poderes.

  14. «vejam lá bem que os arguidos até têm direitos»…

    Sim merdolas, e quanto mais caros os advogados mais ‘direitos’ têm… fora os Ivos da vida. Também a Justiça está podre e viciada, não é só a política. Mas como v. é néscio terei de lembrar que não defendo juizes, pelo contrário: quero-os menos chulos e com rédea mais curta, tal como os políticos.

    Para si, para o jose neves e demais membros do Clube de Fãs do Trafulha 44: a galhofa era por ter sido ele a reclamar da prepotência do juiz, sendo ele – como toda a gente sabe – o pulha mais prepotente, emproado, arrogante, presunçoso e vaidosão da pulhítica após a Múmia Cavaca. Estão a ver?

    Até no muito pouco que vi se notou: o casalinho da entrevista tenta dizer algo e ele interrompe-os logo naquele tom irritadinho-efeminado de Lorde de Vilar da Maçada que tanto vos apaixona.

  15. ” a galhofa era por ter sido ele a reclamar da prepotência do juiz ”

    o ignorante manda o barro à parede. não cola… afinal era galhofa, mas “pior a ementa que o cimento” plagiando um poeta de setúbal. juizes fazem trafulhice no processo e recursos são devolvidos ou não têm resposta em prazo útil, arguido reclama publicamente em sessão televisiva hostil, onde a parelha de entrevistados defendem despudoradamente as justificações que o ministério público inventou para os atrasos no processo e voilá a conclusão: “prepotente, emproado, arrogante, presunçoso e vaidosão da pulhítica após a Múmia Cavaca. Estão a ver?” claro que estou a ver tia e até topei o detalhe da múmia metido a martelo para dar ideia que não gostas do inventor desta campanha de perseguição política.

    ” tom irritadinho-efeminado ”
    tenta outra que essa já é velha, o santana sacou esse jocker num debate eleitoral e só não levou nos cornos em directo porque o que estava em discussão era o lugar de primeiro ministro. mas o johnny bravo tuga saiu chamuscado e tentou a reabilitação com uma cena patética tipo aquelas galhofas que tu esgalhufas. pormenores numa revista da especialidade: https://dezanove.pt/564747.html

  16. Para variar, Valupi, subscrevo inteiramente.

    Excelente artigo e excelente entrevista.
    Noto com particular satisfação, especialmente na entrevista, como Sócrates denuncia sem papas na língua o óbvio: estes processos judiciais são verdadeiros golpes de Estado usando a máquina judicial como tropa de choque.
    E mais que isso, identifica responsáveis individualmente.
    Muito bom.

  17. Os jornalistas comportaram-se como garotos mal educados, com olhar jocoso e pouco respeitoso. José Sócrates é o político mais corajoso da nossa história recente. Bate-se com frontalidade pelo que considera justo e certo, sem receio de consequências e sem representar para agradar ao vento político do momento. Revelou a podridão cívica alojada numa parte importante da sociedade portuguesa. Deixou mais obra feita do que os governos que o precederam e sucederam. O país não deveria tratá-lo assim

  18. O que aqui se lê sobre o 44 é tão estapafúrdio, tão alucinado, tão incrível que às vezes penso se estarei a ser trollado e todos aqui estão dentro da joke menos eu.

    Mesmo imaginando um universo paralelo em que a sua longa carreira de trafulhices fosse apenas uma extraordinária série de coincidências, mal-entendidos e ‘campanhas negras’ da direita (como se ele não tivesse servido e enchido mais mamões que toda a direita), e mesmo que a sua bancarrota tivesse sido apenas a ‘crise internacional’ como diz a cartilha xuxa, mesmo assim seria deprimente encontrar exaltação tão desvairada de um pulhítico e uma pessoa tão reles.

    Como se pode adorar um tipo assim: egocêntrico, afectado, arrogante, aldrabão, cheio de peneiras e com o rei na barriga, obcecado por bens de luxo, que se julga em simultâneo génio, mártir e visionário, e que trata mal os que vê abaixo dele? Que faz um adulto, mesmo que xuxa, rebaixar-se e lamber o cu a este fura-vidas ordinário, este parolo frívolo e vingativo?

  19. ” O país não deveria tratá-lo assim ”

    qual deles, o virtual ou o real?

    o virtual é o das percepções que passa todos os dias nos orgãos reprodutivos das comunicações sexuais que transmitem os receios dos políticos impotentes, da justiça incompetente e de alguns oportunistas que ganham a vida a fazer broches.

    o real só o saberemos em eleições directas para a presidente da república, coisa que continua a tirar o sono aos indignados com os direitos do homem e que anteriormente exigiu a sua prisão para não ameaçar a primeira candidatura do pior presidente que alguma vez tivemos, incluíndo o cabeça de abóbora.

  20. ” egocêntrico, afectado, arrogante, aldrabão, cheio de peneiras e com o rei na barriga, obcecado por bens de luxo, que se julga em simultâneo génio, mártir e visionário, e que trata mal os que vê abaixo dele? ”

    tens fontes credíveis dessa merda ou é plágio dos poemas de amor não correspondido que a sopeira maria joão marques anda a declamar nos telejornais.

  21. manda pró amadeu que ele abre uma investigação ou escreve uma simfodia

    “Mesmo imaginando um universo paralelo em que a sua longa carreira de trafulhices fosse apenas uma extraordinária série de coincidências, mal-entendidos e ‘campanhas negras’ da direita (como se ele não tivesse servido e enchido mais mamões que toda a direita), e mesmo que a sua bancarrota tivesse sido apenas a ‘crise internacional’ como diz a cartilha xuxa, mesmo assim seria deprimente encontrar exaltação tão desvairada de um pulhítico e uma pessoa tão reles.”

  22. O Filipe Bastos, às 3 e meia da manhã (???), disse tudo.

    O lambe-cus será sempre a espécie mais difícil de catalogar e compreender. O que motiva a excentricidade do seu comportamento tanto pode ser a raiva, a nobreza, a ideologia, o dinheiro, a fama… Tem amplitude de todo o espectro político. Porém, um lambe-cus é um lambe-cus, apenas isso. Todos eles se acham únicos e originais, possuidores de uma qualquer verdade indiscutível, porém lamber o cu ao Trump ou ao Putin, ao Sócrates ou ao Passos, é a mesmíssima coisa, o mesmo esquema mental, a mesma cobardia mascarada de valentia, a mesma burrice mascarada de inteligência, a mesma arrogância mascarada de empatia.

  23. “O Filipe Bastos, às 3 e meia da manhã (???), disse tudo.”

    a única coisa que isso me diz é que não dorme por causa do sócras. tudo resto é palha rasca e com bolor para alimentar bois cheganos e dar animo à manada direita na transumância para o fascismo.

  24. Tens o link do excelente serviço público que a Sandra Felgueiras desempenhou ao entrevistar o Miguel Sousa Tavares? Gostava de ver esse exemplo que já me disseram ser inenarrável

  25. Uma coisa é certa prenderam Sócrates quando regressou a Portugal para se defender em sede própria o tribunal , detido durante meses e depois libertado e o processo continua durante dez anos , é isto justiça ? Não, devia sim envergonhar os justiceiros o Carlos Alexandre que nunca pediu dinheiro a ninguém conforme disse em entrevista na RTP e pasme-se o Orlando
    Figueira diz que lhe emprestou dez mil euros ,é só para se saber quem são os mentirosos e falsos que se servem da justiça para fins obscuros.

  26. Favor não confundir lambe-cus, com ensalivadores de cús, para a seguir, não direi espetarem-lho todo, mas apenas do meio para trás.
    Como diria o xor arquiteto
    Oh pra metade de trás dele toda lá dentro.

  27. https://outrosdireitos.blogspot.com/2024/11/jurisprudencia-e-populismo.html

    “As decisões judiciais valem também pela serenidade que nelas se adivinha; decisões zangadas são más decisões.
    Não compete ao tribunal sindicar o modo como um arguido organiza a sua defesa. Parece-me inequívoco que esse direito cabe a este, ao arguido, por inteiro.
    Uma decisão que se dá ao luxo de se perder na avaliação conclusiva dos procedimentos processuais a que o arguido recorre, indo ao limite de os considerar dilatórios, está para além da justiça. Servirá, isso sim, para abrir noticiários e cimentar uma eventual condenação mediática.”

    Percebes bostinha?

  28. arguido organiza a sua defesa ?????
    ó jp , boa , os recursos são uma estratégia de defesa? e eu a pensar que a defesa se organizava em torno de provar que as acusações são infundadas.

  29. ” a defesa se organizava em torno de provar que as acusações são infundadas.”

    isso é no país das alices maravilhas, quando inverterem as palas aos bonés da prova e forem abolidas as regras do jogo. era fino, acusavam um gajo de tudo e mais um par de botas até falhar uma prova, junta-lhe delação premiada e sentenças chatgpt com leis inventadas, crimes que não existem e tudo o que possa passar na tola do meritíssimo, depois só se podem queixar da falta de papel higiénico e dos clientes, o que já fazem.

  30. «isso é no país das alices maravilhas»…

    Aquele país onde é normal um ex-PM receber empréstimos-fotocópias e viver na casa luxuosa de um compincha construtor que mamou à grande nos seus governos? Ou onde o mesmo ex-PM vive à conta dos imóveis vendidos pela sua mãe idosa – vendidos, por valores curiosamente empolados, ao mesmo compincha, que foi curiosamente representado por outro arguido do processo?

    Suponho que seja o mesmo país onde o mesmo ex-PM tem uma vida inteira de escândalos, trafulhices e casos mal explicados de meter inveja a muito mafioso… e um rebanho de fãs, viúvas e piaçabas tão fiéis que hão-de lamber-lhe a trampa e o rabo até ele morrer… ou até morrerem eles.

    A condição humana é de si triste, mas é difícil imaginar pior do que alguém que dedica a vida a lamber o cu a um trafulha parolo e peneirento que enterrou um país para mamar em Paris.

  31. “Aquele país onde é normal um ex-PM receber … que enterrou um país para mamar em Paris.”

    sim. é isso que resta numa acusação tipo chatgpt que tem sido alterada cada vez que decidem um recurso esquecido de classificar como improcedente e é por esse mesmo motivo que não decidem os pendentes que agora servem para argumentar os atrasos processuais devidos à incompetência dos sucessivas maestrinas e maestro que conduzem a orquestração da justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *