Não é necessário corrupção criminal para que o sistema político seja corrompido.
Deixemos o primeiro (quase impossível aliás de provar num sistema como nosso que exige quid pro quo e sem delação premiada) para os tribunais e concentremo-nos no segundo.— Miguel Poiares Maduro (@MaduroPoiares) November 14, 2023
A resposta de Vital Moreira,
1. Este texto de uma conhecida personalidade do PSD mostra que a direita já dá como perdida a acusação de corrupção no caso Influencer, apesar de a ter exibido sem escrúpulos, antes de qualquer validação judicial, como trunfo político durante dias, para atacar o Governo e o Primeiro-Ministro.
Só é pena que, em vez de se render à ausência de qualquer fundamento para a suspeição (apesar de anos de escutas telefónicas e de buscas de toda a espécie pelo MP), MPM tenha tentado justificar a derrota com uma imaginária insuficiência do nosso sistema processual-penal quanto à prova da corrupção, nomeadamente a falta da famigerada “delação premiada” (a que, aliás, o PSD se opõe, e bem!).
Sendo o autor também professor de direito, não lhe fica bem tal argumento.
2. Propondo mudar de conversa – como se faz usualmente quando se perde uma causa -, MPM propõe que, na falta de corrupção de políticos, tratemos da “corrupção do sistema político”.
Concordo, e proponho um tema para abrir a discussão: como é que o Ministério Publico – que é internamente uma magistratura hierarquizada e responsável e é externamente uma instituição que, através do PGR, deve prestar contas à AR e ao PR – consegue inventar e trazer a público (violando flagrantemente o segredo de justiça a que está vinculado) uma grave acusação contra o Primeiro-ministro e o Governo, levando à sua demissão e à abertura de uma grave crise política, e no final não há ninguém responsável, nem interna, nem externamente, por este atentado qualificado ao Estado de direito e à democracia parlamentar?
Com este acintoso ataque ao poder democrático, transformando a investigação penal em arma de perseguição política, a irresponsabilidade no e do Ministério Público tornou-se um problema sistémico na ordem político-constitucional vigente, pondo em causa o “regular funcionamento das instituições”.
Adenda
No Diário de Notícias de hoje, o jornalista Pedro Tadeu apresenta uma relação das vítimas (não por acaso, quase todos políticos) dos abusos de poder do MP. Pior do que a obsessiva cultura “caça-políticos” vigente na instituição é a irresponsabilidade interna e externa, que os legitima e incentiva.
Adenda 2
Uma leitora, que sabe do que fala, entende que o caminho para acabar com a inaceitável irresponsabilidade do MP no abuso da investigação penal como ilegítima arma de poder é explicitar a sua responsabilidade penal, criando o crime de “perseguição penal de pessoa inocente”, como no Código Penal Alemão. Aplaudo.
Adenda 3
Outra leitora, especialista em Direito Penal, considera que o comentário de MPM revela «desconhecimento do regime processual-penal do crime de corrupção desde a reforma de 2001, que tornou muito mais fácil prová-lo» – e explica porquê. Eis o risco de comentários apressados e politicamente motivados.
há que tempos não via este vómito. cada vez cheira mais a azedo, inhac
A conversa do Madura é que antes de o ser já o era ,vindo de quem vem fez parte de um governo
que vendeu ao desbarato empresas estratégicas para o país qe davam lucro por tostões devia ter vergonha quando fala, fez parte de governo em que foram comprados submarinos e em que na Alemanha o corruptor foi preso e em Portugal o corrompido irrevogável nunca nada lhe aconteceu , Maduro temos memória !
porque não ? até eu que não sou política , mas tendo amigos nela , sei do que fala. por exemplo só num sistema corrompido um assessor de ministro abre uma empresa e trabalha quase só para o estado , não é?
Com José Luís Carneiro … está em marcha o «bloco central» (patrocinado por Marcelo, Rui Rio, a parte moderada da Justiça, etc.).
Com Pedro Nuno Santos … está em marcha o confronto violento entre a «frente de esquerda» e a «frente de direita».
Quem vencerá?
O «unionismo central» ou a «dicotomia dos contrários»?
A «irreverência da juventude» ou a «placidez dos instalados»?
E nós, é que temos que apanhar as canas deste fogo de artifício?
o que esse gajo quer dizer é:
ATENÇÃO!
DIREITOLOS E REACCIONÁRIOS EM GERAL
não CHEGUEI agora, já cá ando há bués
fui menistro do pior governo de portugal
e tou aqui para participar noutro ainda pior
não percebo a sanha contra o comentário
não é isso mesmo que se diz neste pardieiro praticamente todos os dias?
é preciso apontar posts do valupi sobre o PR? ou sobre interesses vários que minam a democracia?
dos comentários do ignatz não vale a pena escolher porque são todos. até esse ultimo aí em cima.
se calhar estão chateados porque lhes roubou o “talking point”.
“Marcelo Rebelo de Sousa soube antes de António Costa que havia um parágrafo que o comprometia no comunicado da PGR de 7 de novembro. Nesse dia, o primeiro-ministro ligou ao Presidente da República às oito da manhã, mas, segundo a revista “Sábado”, o mais alto magistrado da nação ainda estava a dormir.”
– espesso 17nov23
o ventrujas é da mesma opinião, aliás nem percebo porque não reabilitam a união nacional e votamos num partido único que aglomere todos os portugueses de bem.
se calhar és fascista mas ainda não deste por isso.
“talking point” é isto:
Pipabelaquígrafo – nem o nome de família sabe escrever
17 DE NOVEMBRO DE 2023 ÀS 21:45
“António Costa e Benjamin Netanyahu a mesma luta!…”
não queres desenvolver para percebermos qual é a luta ou queres só impressionar com a velocidade da insinuação.”
o ignatz está tão aziado que agora até quer que eu justifique as parvoíces que ele próprio escreve.
quanto ao ventrujas dizer o mesmo que o valupi e tu aqui na chafarica, ignatzi, isso é problema absolutamente teu. eu nem os gostos futebolísticos partilho com ele, e não perceber algo não é propriamente uma opinião, mas tu tens muita dificuldade em leitura e interpretação de textos e um impulso criminosos para a mentira e a propaganda desbragada, por isso mostra aí a opinião do ventura acerca do tweet.
e vota pedro nuno, ignatz!
lembram-se de quando o ignatzi escreveu esta pérola:
“o facho araújo deu a entrevista à geraldina cabrita em 3nov e o supremo já lá tinha o inquérito ao costa desde 17out23, portanto não só sabia de tudo como faz parte da conspiração do golpe de estado de 7nov23.”
foi mesmo há pouco tempo. será que já se retratou?
duvido, os teóricos da conspiração não têm espinha para tanto
“Deixemos o primeiro (quase impossível aliás de provar num sistema como nosso que exige quid pro quo e sem delação premiada) para os tribunais e concentremo-nos no segundo.”
. passar o estado laico para confessional
. religião oficial, obrigatória e única
. confissão mensal obrigatória dos crimes ou em substituição por sms semanal de valor acrescentado
. delacção premiada exclusiva a membros da igreja
“foi mesmo há pouco tempo. será que já se retratou?”
retratar de quê? retrete precisas tu monte de merda
“o facho araújo deu a entrevista à geraldina cabrita em 3nov e o supremo já lá tinha o inquérito ao costa desde 17out23, portanto não só sabia de tudo como faz parte da conspiração do golpe de estado de 7nov23.”
qual é a mentira? não é uma questão de opinião, as datas são factuais, acho muito difícil alterá-las, mas da tua cabeça e com ajuda das alterações climatéricas tudo uma questão de insistência até alguém desistir.
mas não foi isso que te perguntei, o que eu queria saber era o que é que querias insinuar, lá para trás, com isto: “António Costa e Benjamin Netanyahu a mesma luta!…”
“o facho araújo deu a entrevista à geraldina cabrita em 3nov e o supremo já lá tinha o inquérito ao costa desde 17out23, portanto não só sabia de tudo como faz parte da conspiração do golpe de estado de 7nov23.”
vou explicar de novo e devagarinho:
o araújo é aquele senhor que deu uma entrevista de cariz fachista a uma toxicodependente que dava umas gerais na camarata dos inspectores e agora trabalha para o sol em dias de chuva, a entrevista saiu no dia 3 novembro, o supremo recebeu a bola a 17out e o golpe foi a 7nov.
o expresso de ontém trás mais umas confissões, declarações e outras trapalhadas justificativas da merda que fizeram. informa-te e grunhe menos.
Este blog está a descer tanto de desnível que agora até nos obriga a concordar com o Maduro. O MPM tem uma reflexão interessante e se ela resulta da sua própria experiência (passou pelo governo PAF e também pela FIFA onde o favorecimento e esquemas são frequentes) mais valor tem porque baseada na realidade das instituições e não no seguimento acéfalo e acrítico do negacionismo religioso porque faz mal á imagem do guru de ocasião.
A ser óbvio que a cultura do aparelho judiciário tem de mudar também é imperativo (sem ser Kantiano, fonix. Não devo nada a ninguém!) mudar a cultura do aparelho político, a venda de acesso só é possivel pela excessiva partidarização do Estado.
No entanto o maior problema continua a ser a educação. Como disse Lyotard hoje não somos educados para o ser mas sim para o fazer, para os skills, onde a principal ferramenta é acima do mais a obediência. Não importa ter 100% alfabetização se ninguém conseguir pensar um sistema, e formarmos só peças de máquinas., ou adeptos de partidos.
“…por isso mostra aí a opinião do ventura acerca do tweet.”
essa tentativa de virar o mundo ao contrário para ver se entornas o mar é inglória e não resultará, mas os cornos são teus.
as opiniões do ventrulhas ou senhor doutor ventura, como preferes tratá-lo, são tudo, mais alguma coisa e o seu contrário, depende do dia, hora e sobretudo & cachecol em dias de vento, como se lê aqui (convém não esquecer que estamos a falar de delacção premiada):
“Só podemos concluir que o faz propositadamente, uma vez que foi por diversas vezes e múltiplos partidos, alertado para o efeito. Falha ao não propor um aumento substancial de penas por crimes de corrupção, tráfico de influência e branqueamento de capitais. Falha por não trazer de volta uma proposta redefinida de crime de enriquecimento ilícito. Falha por não implementar verdadeiramente um sistema de delação premiada”, lê-se no comunicado da direção do Chega.
https://ionline.sapo.pt/artigo/728500/ventura-diz-que-plano-do-governo-serve-para-continuar-a-encobrir-a-grande-criminalidade-politica-e-economica?seccao=Portugal_i
mas o que importa é o pugrama político da ganadaria que tem lá disso e muito pior, mas o que os grunhos propõem e onde querem CHEGAR todos sabemos. o que me interessa confirmar é o interesse do maduro em apoiar os poios dos chungosos e denunciar o farsante.
já tinhamos sódades do estrumeira a dar uma forçinha (contrário de dar no foçinho) à xungaria que se perspectiva no horizonte eleitoral.
“No entanto o maior problema continua a ser a educação. Como disse Lyotard hoje não somos educados para o ser mas sim para o fazer, para os skills, onde a principal ferramenta é acima do mais a obediência. Não importa ter 100% alfabetização se ninguém conseguir pensar um sistema, e formarmos só peças de máquinas., ou adeptos de partidos.”
o impronunciável descobriu o chatgpt primeiro que tu e até já lá trabalha, como revisor de qualidade, na secção de acabamentos manuais. tá com muita saída nesta época para enfeite de arvores de natal. achei piada um anarcófacho a fazer a apologia da educação do antigamente e a reclamar a necessidade de desobediência. só lido aqui no tasco.
Joe Strummer, larga o vinho.
Quando não se sabe qual é o «objetivo», não se sabe traçar a fronteira entre «o que prejudica» e «o que beneficia».
Qual é o «objetivo» entre estes 4: Nós-Próprios Individualmente, Portugal, UniãoEuropeia, Mundo?
Ao se perder a noção de qual é o «objectivo», e de qual é a posição que ocupa na hierarquia de todos os outros, perde-se a noção do que é crime, corrupção, correcto, errado, bem, mal, etc.
Deixa de se saber qual é o critério da escolha e da decisão.
É um pouco isso que está a ocorrer em Portugal (enquanto referência e contexto de uma identidade e de uma soberania). Estamos a trabalhar para quem, e para quê?
Um certo nível de corrupção pode ser útil, se isso tornar Portugal mais competitivo e próspero em relação aos outros países com quem compete.
A questão é sempre a proporção, e o sítio onde se traçam as fronteiras nas dicotomias.
Uma certa quantidade de uma substância pode ser um «remédio», ou um «veneno». Depende da quantidade ingerida. A verdade, a culpa, a ilicitude, dependem do «objectivo» e da proporção.
E do «objetivo» ninguém fala. É por isso que todos ralham.
Vou dar um exemplo, pegando na questão da “Educação” (como pretenso remédio).
1 – Lawrence Kohlberg, em relação aos problemas da conflitualidade e violência, defendia que era a Educação que os resolveria. E para isso, formulou uma teoria composta por cinco fases, que seriam as que resolveriam o desenvolvimento do raciocínio ético em crianças e adolescentes:
i – Obedece a regras e à autoridade para evitar castigo;
ii – Conforma-se ao comportamento do grupo para obter reciprocidade;
iii – Demonstra generosidade para obter favores e evitar rejeição;
iv – Aceita a necessidade de regras e disciplina para manter o bem-comum;
v – Torna-se consciente da existência de princípios éticos e morais.
2 – O problema, é que esta teoria de Kohlberg só funcionaria, no pressuposto de existir uma estabilidade no contexto social. No entanto, quando se rompe a comunicação entre as partes que compõem uma determinada sociedade (comunidade), essa teoria deixa de ter validade.
“O conceito de corrupção de sistema político é bem conhecido e independente da corrupção criminal individual. Ex: o acesso privilegiado a informação ou aos centros de poder representam um sistema corrompido mas não implicam corrupção criminal. Isto era o que devíamos discutir.”
pelos vistos quer discutir aquilo que fez na rtp e no estado, que foi decorar tudo com laranjinhas quando foi governante e deixou de herança aos xuxas ou estaria a fazer uma indirecta ao espião das manas mortalha que roubou um computador do estado?
vou so deixar isto aqui
https://sicnoticias.pt/pais/2023-11-17-Presidente-do-Supremo-Tribunal-nao-foi-informado-da-investigacao-a-Antonio-Costa-854dfb9e
Valupi, deixa de lamber cus.
“A SIC sabe que o mais alto representante da Justiça só teve conhecimento do processo, nascido na sequência da Operação Influencer, no dia em que o resto do País teve conhecimento do mesmo, através de um parágrafo num comunicado emitido pela PGR.
O processo está ainda no domínio do Ministério Público junto do Supremo Tribunal, cujo representante máximo é a própria PGR, que terá também dado luz verde para a abertura do inquérito no dia 17 de outubro.”
boa sinopse, vi essa cena do mete-e-tira num filme do kubrick.
o supremo reduzido a arrecadação do ministério público e a lady gágá promovida a gertrude, aquela cena que comanda os semáforos de lisboa, em homenagem à mulher do cabeça de abóbora.
aguardo a cena seguinte primeiro-ministro só poder ser escutado com autorização do supremo e a autorização ter sido dada pelo carlos alexandre.
a direita a dar tudo o que tem e não tem na defesa do golpe de estado e propagação da intoxicação da democracia. sabem tudo de cara tapada, fontes bem colocadas, porta-vozes mudos, informadores anónimos, próximos de e percepções, não admirem que lutem pela delação premiada. testemunhos falsos de incertos ao abrigo da liberdade de imprensa, corrigem pormenores inconvenientes das mentiras anteriormente contadas. é o tempo da desconversa para baralhar e dar de novo.
Quando julgam o Sócrates?
Para uns é assim, para os da fação é assado.
A Justiça não era cega?
é o que diz o Tal & Qual, foi o CALEX que autorizou. Nunca falha, se há golpe está lá o Calex e o Róró
enquanto não apagarem ou conseguirem apagar, houve mais uns quantos que noticiaram e agora desapareceram. acho que o ministério público tem um serviço de patrulheiros na net para remover aquilo que possa comprometer os atropelos que faz à lei e procedimentos judiciais. mas isto é só fezada, posso dar exemplos, mas não posso garantir que não foi o autor que procedeu a sua remoção de livre vontade por sugestão ou visita dum sindicalista em férias, de óculos escuros e camisa aux ananáses que ia alí a passar perto e resolver entrar para perguntar se serviam refeições.
“aguardo a cena seguinte primeiro-ministro só poder ser escutado com autorização do supremo”
o primeiro ministro foi escutado?!?!!?
aqui d’el rei!
hipóteses:
1 – no dia do sorteio electrónico o sistema vai abaixo
2 – programador informático do dciap migra para a relação por requisição de carlos alexandre
3 – se a relação tem 60 juizes e o alexandre foi o último a entrar, terá menos processos a avaliar e as possibilidades de lhe calhar será maior.
4 – escusa por ter sido ele a aprovar as escutas ao 1º. ministro não se aplica porque foram ilegais, deveria ter sido autorizado pelo supremo
https://eco.sapo.pt/2023/11/17/recurso-das-medidas-de-coacao-da-operacao-influencer-pode-vir-a-ser-decidido-por-carlos-alexandre/
“o primeiro ministro foi escutado?!?!!?”
não, era o gajo a da pizzaria que estava a ser escutado e o costa teve o azar de pedir uma de ananás e foi apanhado.
depois o calex legalizou a coisa com um expediente ilegal, daqueles que já não se estranham por estarem entranhados.
Pipabelaquígrafo
17 DE NOVEMBRO DE 2023 ÀS 21:25
António Costa e Benjamin Netanyahu a mesma luta!…
e esclarecimentos sobre isto tens? vais continuar a ignorar ou a dizer que não foste tu?
já sei, foi o pipa do belo aquífero que usou o teu ip para fazeres figura de ignorante e aldrabão.
Porque o movimento zero é o braço armado dos cheganos
https://www.publico.pt/2023/11/18/politica/opiniao/alguem-sabe-responder-2070650
“não, era o gajo a da pizzaria que estava a ser escutado e o costa teve o azar de pedir uma de ananás e foi apanhado.”
podes apontar alguma noticia que o indique, por favor? senão passas OUTRA VEZ por mentiroso
“e esclarecimentos sobre isto tens? vais continuar a ignorar ou a dizer que não foste tu?”
vou absolutamente continuar a dizer que não fii eu, porque não fui. mas tu podes sempre apresentar as provas de que fui e logo vemos OUTRA VEZ o que tu andas aqui a fazer
“podes apontar alguma noticia que o indique, por favor? senão passas OUTRA VEZ por mentiroso”
não. tu é que tens que pôr aí a declaração pública do costa. quem está a passar por mentiroso és tu, o marcelo e aquela vigarice polítíca chamada pelíngrafo que revela o caracter mentiroso da velha arte de martelar frigideiras até ficarem parecidas com panelas.
“vou absolutamente continuar a dizer que não fii eu, porque não fui. mas tu podes sempre apresentar as provas de que fui e logo vemos OUTRA VEZ”
sim, mas não cola. inventa outra, por exemplo roubaram-te o ip e não fizeste queixa na polícia porque entretanto já apareceu. foi o filho da senhora da limpeza que meteu debaixo da carpete, na sala, quando esteve cá em casa, na sexta à noite e andou a brincar às infraestruturas de portugal. coisas de crianças, sr. guarda. se achares que a reclamação é muito grande e não cabe no formulário do livro vermelho, podes abreviar que a asae não responde na mesma.
respondendo directamente à tua pergunta “o que tu andas aqui a fazer”, diria que: a observar a passarada, mas só me saem pipabelaquígrafos.
portantes contínuo na expectativa das tuas prezadas notícias com desenvolvimentos à insinuação “António Costa e Benjamin Netanyahu a mesma luta!…” feito pelo difamador e aldrabão de TODAS AS VEZES.
engole e vota pedro nuno
19 DE NOVEMBRO DE 2023 ÀS 8:10
portanto, na equencia das tuas afirmações conspirativas de que o presidente do supremo tinha conhecimento das acções do MP a 7 do corrente, tu afirmas que para o primeiro ministro ser escutado, o presidente do supremo tinha que saber, eu pergunto onde é que viste que o primeiro ministro foi escutado e tu dizes que eu é que tenho que apresentar provas? e depois falas de panelas? estás de todo, meu. nunca pensei que expor-te e à tua propaganda mentirosa te deixasse neste estado
“sim, mas não cola. inventa outra, por exemplo roubaram-te o ip e não fizeste queixa na polícia porque entretanto já apareceu”
já sabiamos que tinhas informação privilegiada aqui no blogue, o que tornava as tuas opiniões escabrosas e comentarios ridiculos parte intrinseca da linha editorial aqui da chafarica, mas agora que o confirmaste embora da forma mais ignorante possivel sobre o funcionamento da internet, diz lá qual é o meu IP e que iP é que fez aquele comentário, que é para averiguarmos do teu carácter pidesco a juntar à tua filha da putice mentirosa. dá-lhe, bebé, estamos aqui todos a ver!
só agora é que reparaste que mijas sempre no poste errado e na direcção incorrecta.