Para que serve um pessimista?

O pessimista diz-nos que isto acaba mal. Se tiver razão, o pessimista não nos ajudou. Se não tiver razão, o pessimista não nos ajudou.

O pessimista tem certezas acerca do futuro. A sua certeza vem do seu absoluto, calado e soberbo optimismo.

O pessimista decide por nós. É o dono do bem e do mal.

O pessimista é um desgraçado.

37 thoughts on “Para que serve um pessimista?”

  1. Por acaso não está ma visto. Acreditar que conhecer alguns inevitáveis desfortúnios do futuro implica necessariamente dominar uma certeza absoluta (uma verdade, nem que seja só uma), esconde efectivamente um certo optimismo.

  2. É verdade Valupi, é fácil ser pessimista, demasiado fácil. Mas olha ontem fui ver o Agora ‘contigo’, eskupa lá mas só me lembrava de ti lá no meio da salsa, dos círculos e das elipses. Lá me rolaram umas lágrimas no fim junto com Hipatia.

  3. Ha um remedio excelente para gente afectada pela patologia de manifestacoes nervosas como a que esta na origem deste post: cha de tilia, a tomar nao muito quente nem muito frio.

    Toda a gente portadora dum cerebro com densidade e tamanho superiores a que se verifica em bolos de arroz e uma opiniao bi-mensal acerca do futuro ou do passado e pessimista. E, para desgracado, parece-me bom negocio e daquele que necessita escritura imediata para se evitar eventual litigio – dono do bem e do mal, soberbo e absoluto e ainda por cima optimista, que mais queremos?

  4. Talvez por determinismo genético, tenho uma maldita tendencia para ser pessimista.E o que é pior é que ao longo dos anos tenho tido alguma justificação para isso.Não me considero de maneira nenhuma um arauto da desgraça, e tento guardar para mim as previsões mais pessimistas , mas, infelismente, elas teem tendencia a confirmar-se.Tento, apesar de tudo,em encarar a vida de forma mais alegre do que os meus instintos me tentam empurrar .Assim vou prever que o governo consegue ir avante com a aprovação do orçamento, a oposição vai comportar-se bem, o prf. Cavaco não vai interferir em nada,e vou ganhar o euromilhões para a semana.Assim é que é ser optimista(Deus queira)

  5. Nunca digas nunca.
    Pois bem, sejamos optimistas então. Estava a pensar numa proposta para criar uma versão do Monstro de Loch Ness no Alqueva como forma de aumentar o fluxo turistico e desenvolver o aerodromo de Beja como destino de voos low-cost.
    Já cheguei ao nome e tudo, Nessiesinhã (aportuguesamento de Nessie com um sotaque alentejano), o que achas? sabes nadar, não? :))

  6. Val:
    Hoje em dia a palavra pessimista deixou de se aplicar. Em sua substituição passou a ser Manuela Ferreira Leite. Espero que o dicionário de português faça a correcção.

  7. De facto sempre ouvi dizer que “cão que ladra não morde”, nem f…. Concordo com o Dixit, para quê este post? É a generalização absurda e com intenções subjacentes, que todos os que já conhecemos o seu autor pelos escritos daqui, aceitamos, mas com reservas – Mas era bom que ele definisse exactamente o que é, para ele, ser pessimista!
    Para mim, tudo na vida é relativo e, como noutros aspectos, muitas vezes sou pessimista (não sou irrealista), outras vezes sou optimista. Esta frase do Dixit explica tudo: “dono do bem e do mal, soberbo e absoluto e ainda por cima optimista, que mais queremos?”.
    A vida é bela!?!?!?!?

  8. Val, o post afinal é uma pergunta. Para que serve?Para assistir.
    Enquanto o optimista é actor, o pessimista é espectador. Na sua versão benevolente, é um velho dos Marretas, na sua versão mais destrutiva é um velho do Restelo.

  9. esperar o melhor , mas preparando-se para o pior. homem / mulher prevenido vale por dois , pelo optimista e pelo pessimista.

  10. &
    que opinião tens do filme, de Agora do Amenabar?
    eu acho que fornece o optimismo, ao pôr em claro o que é o pessimismo.
    edie:
    gosto da reflexão : o optimista é actor e o pessimista espectador e velho do Restelo.

  11. bem, Reis, eu saí mal, e ainda ando a moê-lo. É um bom filme claro, mas isso é outra coisa. Para além das razões políticas qual é a pulsão que leva a querer destruir até ao âmago um ser tão elevado e tão belo, como Hipatia?

    tenho para mim que o mal é basicanmente ignorância mas mesmo assim é fudido.

    ´té manhã

  12. e o Bem é basicamente ignorância também , & . a sabedoria sabe que não há bem nem mal absolutos , sabe que todo bem comporta um mal e todo mal comporta um bem. meio termo , virtude , e tal . mal e bem , as duas faces da mesma moeda , complementares até. cresçam e apareçam. mal e bem são precisos dado o ser humano nunca saber quando parar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.