Pacheco cheio de saudades do animal feroz

A campanha foi confrontacional e isso foi positivo e muito eficaz. Aliás, os aspectos mais interessantes da campanha foram esses mesmos, os momentos em que em vez de dois monos a recitar frases feitas que passam por ideias, os dois homens se atacaram um ao outro, revelando-se como personalidades políticas. Personalidades políticas é personalidade+política, e isso mobilizou as pessoas exactamente em relação inversa à beatice hipócrita com que se recusava a “campanha pessoal”. Em inglês há uma palavra para isto, “sanctimonious”. Os nossos costumes oficiais de salamaleques, uma herança maldita do salazarismo e da censura na nossa vida colectiva, considera o confronto uma baixaria indigna da pompa do estado. Deviam ir ao Reino Unido, o país com mais forte tradição parlamentar, para ver o que é dureza nos debates. Nós cá somos uns anjinhos. O problema destas campanhas, de frente a frente, é que mobilizam a empatia, a simpatia e a antipatia, e isso é melhor do que as estratégias de plástico das agências de comunicação. Revelam logo quem é medíocre e fraco, ou quem é arrogante e ignorante, ou quem é hipócrita e genuíno. São duras porque são cruéis.

Pacheco

2 thoughts on “Pacheco cheio de saudades do animal feroz”

  1. Um bom artigo do JPP — muito mais em forma desde que se começou a arrepender das aldrabices das escutas e da «asfixia» — sobretudo no que toca aos hábitos políticos ancestrais dos nossos rebanhos.

  2. O JPP mudou a agulha !!!! Agora, docemente, vai concordando que a fúria irracional com que todos os detratores atacaram Sócrates não era tão razoável como parecia !!
    O tempo é um grande mestre e um regulador de ” ânimos exaltados” !!!!
    Desde JPP, passando por MST que afirma, alto e bom som, não embarcar na culpabilização cega a Sócrates, deslocando os males que nos afligem para a origem real dos mesmos, até aos diversos comentadores que corroboram estas posições destes.
    Ainda veremos coisas, impensáveis há meses atrás, e que separarão o trigo do joio! Enquanto isso é bom atentar no que se passa com as recentes novidades relativas a membros do governo !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.