Fighting Groupthink With Dissent *
What If I’d Never Met My Husband
Depression Happens to Successful People
Laid Off? It’s Good for You and Good for the Tech Industry
Stop And Smell The Flowers — The Scent Really Can Soothe Stress
Coping with a Dysfunctional Family?
Do Wealthy Men Give More Orgasms? **
Good Sex Is Good for Relationships
Personality Traits Linked To Artistic Taste
Hydrocarbons In The Deep Earth?
The Tragedy of the Commons ***
__
* Viva lá revoluciòn!
** Fui recentemente aumentado, alembrou-me agora…
*** Para quem quiser começar a fazer política que não é da esquerda imbecil nem da direita ranhosa
a tragédia dos comuns nem sempre acontece. há uns baldios na galiza muito bem sucedidos , com mais valias para toda a comunidade de compartes. são casos raros , mas há-os.
Sem dúvida, mf. Há povos, e circunstâncias históricas, onde esse saber molda a cultura. E é para aí que temos de voltar a ir, pois os recursos são cada vez mais escassos face à procura que resulta do aumento da população.
Hás-de me explicar, Valupi, o que passou pela cabela do Sócrates para se lembrar de abrir uma conta-poupança de 200 Eur. por cada bebé nascido em Portugal? O que se faz com 200 Eur.?!!! Boa pergunta! É uma esmola simbólica?
Não, deve ser o novo Magalhães da Natalidade. Vamos ter um baby-boom do caraças com estes 200 euros a bailarem em cima das nossas cabeças.
é um tema que me interessa bastante , o dos baldios. gostaria mesmo de perceber porque baldios parecidos em termos de possível rentabilidade , bons montes , floresta , paisagem , área e tal , e até de número de compartes e de situação económico/social semelhante , nuns casos não dá em nada , ou pouco , ou em conflitos a toda a hora , e noutros a coisa mexe bem. tenho um palpite , muita pena de não o poder confirmar : dá-me ideia que os bem sucedidos se organizam tipo tribo em torno de uma figura parecida com a chefatura , ou seja , têm para lá uma liderança informal mesmo muito motivadora.
também gostava de saber , isso até posso saber , se agora com a crise , os compartes irão procurar nos baldios uma ajuda ao fim do mês. afinal , era esta a sua função inicial.
e , ui , adoro comunidades pequenas ( anarquia ? pode dar certo ..). com o estado nação não iremos nunca sair da cepa torta.
Valupi, estarás a ficar mesmo liberal? A tragégia dos comuns foi texto que muito me tocou, para aí há vinte anos, mas aquilo foi escrito nos anos sessenta. Os ‘comuns’ só deu em tragédia porque se perdeu a noção do bem comum, onde todos ganhavam algo, em nome dessa mentalidade dominante que vigorou e ainda vigora de que os espertos são os que fazem a apropriação privada do comum, denegrindo-o primeiro, consumando depois. Não digo que o texto não seja interessante e pertinente mas em parte é pelos motivos contrários.
Humans prefer cockiness to expertise
http://www.newscientist.com/article/mg20227115.500-humans-prefer-cockiness-to-expertise.html
claudia, estás contra os 200 euros? Porquê?
__
mf, ora aí está um tema encantador, o dos baldios.
__
z, pois foi, anos 60. Daí, também, o seu interesse. Mas a que motivos contrários aludes? Contrário a quê?
__
Joao, grande verdade.
Valupi, não estou contra os 200 eur. É melhor do que nada. Só que é pouco. É ridículo.