Festas boas

O Natal é a festa da família por herança da tradição cristã. Acontece que muitas famílias são incapazes de festejar. Eis a origem do incómodo, da dor, mesmo do terror, que muitos sofrem ano após ano em Dezembro – seja porque não têm família, seja porque vão estar com ela. O verdadeiro espírito cristão, se conhecido e seguido, levaria a renegar esses que não fazem a festa. E a procurar aqueles que nos querem bem.

Nos Evangelhos, em vários passos e diferentes situações, lemos que Jesus era implacável no trato com os seus de sangue, ensinando que o crescimento de cada um passava pelo corte com as amarras familiares, sociais e étnicas. É algo que os diferentes credos cristãos não costumam enaltecer, por razões demasiado humanas, o que levou ao esquecimento do que é a sempre intempestiva encarnação do Espírito. Com a progressiva decadência das festas populares, diluídas pelo avanço urbano e económico, resta o futebol para que os nativos saboreiem o êxtase da ancestral alegria.

Se celebras o Natal, sejas crente ou descrente, faz a festa. Ou admite que não celebras o Natal.

11 thoughts on “Festas boas”

  1. Não faço festa, nem celebro o Natal. É um dia como outro qualquer.
    Não respondi a nenhuma mensagem de Natal (uma excepção apenas – porque ainda me sei colocar no lugar dos outros) e não comprei uma única prenda. Com isto, sou fiel a mim própria, descrente lúcida, não entrando em consumismos desmiolados.
    O Natal, aliás, deveria ser banido do calendário, assim como a Páscoa e outras datas religiosas.

  2. Boas festas , então !!!
    cada vez gosto mais da família alargada , tios , primos , avós , pais , irmãos , cunhados , filhos , filhastros , primos em todos os graus , amigos e tal . mas se há coisa que sempre me fez confusão nos cristãos foi não perceberem que Cristo disse que toda a humanidade era a nossa Família e que preferir o nosso sangue ao dos outros não era lá de muito bom tom. De aí achar os apelos à família de sangue dos “bispos” assim tipo um contrasenso , mas pronto , que é que se há-de fazer com homens piolhos ( piolhos , sugam , percebes? ) ?

  3. Val :hoje só vos venho desejar um Bom Natal ,e uma boa passagem para o novo ano.Vou desligar o computador e marchar para casa da minha filha onde vou estar com o resto da familia e alguns amigos, fugir à dieta do resto do ano e alegrar-me com um bom tinto e um whisky velho. BOAS FESTAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.