Ez TOVÁRES /elvtárs/ ismerjük őket a komcsi időből!

Rui Tavares em húngaro

Rui Tavares é o relator de uma investigação do Parlamento Europeu sobre a situação dos direitos fundamentais na Hungria. Não surpreende, pois, que a imprensa húngara dele dê notícias. Sequer que o Magyar Hírlap, órgão que apoia o Governo de Viktor Orban, fale no seu nome. Do que não estava à espera, e poderia esperar sentado até que o Inferno gelasse ou o caso BPN fosse julgado (o que acontecesse primeiro) sem conseguir antecipar, era de ver um grupo de húngaros a recorrer a um artigo meu – escrito em 2008! – para denunciarem o Rui Tavares como um antigo comunista. A realidade é sempre mais rica, e muito mais absurda, do que a imaginação.

Está aqui – A alegria do Rui Tavares – e quatro anos e meio depois não lhe mudava uma vírgula.

5 thoughts on “Ez TOVÁRES /elvtárs/ ismerjük őket a komcsi időből!”

  1. Brincam com o nome dele, chamando-lhe Továres, pela semelhança com o russo továrich, camarada. Este jornal apoiante do governo de direita é visitado por comentadores nacionalistas histéricos que tratam os comunistas de porcos para baixo. Essa gaja em particular chama à oposição ao governo “traidores à pátria piolhosos”. A Hungria tem hoje o maior partido de extrema direita da Europa, onde há fascistas e até nazis. Com a educação política das liberdades e da democracia que tiveram durante o comunismo, não é muito para admirar.

    Mesmo os socialistas húngaros, que estão na oposição, reagiram mal ao relatório Tavares. Um deles declarou que o que o Tavares escreveu é tudo verdade, são factos que eles próprios denunciam todos os dias, mas nenhum húngaro quer que o país (isto é, o povo todo) sofra represálias por parte da União Europeia por causa do relatório. Se o relatório fosse aprovado pelo Parlamento Europeu, era isso mesmo que aconteceria.

  2. Sem dúvida! Rui Tavares vai ter de esperar pelos seus 30 Deputados bem sentado…

    Curioso é também verificar hoje a patética preocupação do Paulo Rangel com o desemprego em 2009 – que dirá ele agora?… – e a “candura” das preocupações do PSD com o “coitado” do sistema bancário!

    Nada como ler notícias antigas, para se andar sempre bem informado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.