Declarações do presidente do Supremo sobre corrupção são “de tasca”
NOTA
Atente-se à citação do que está em causa:
«"Seria um bom instrumento para combater o fenómeno da corrupção que está instalada em Portugal e que tem uma expressão muito forte na administração pública. Isto não é uma simples perceção, é uma certeza", referiu o presidente do STJ, continuando: "Sabemos que os casos de corrupção têm aumentado e, apesar de a investigação a este tipo de criminalidade ter aumentado, os resultados ficam muito aquém daquilo que se sabe que existe". <- Fonte
O fulano, Henrique Araújo, tem ou vai ter em breve 69 anos, provecta idade. Está no topo da carreira, montado em cima de quatro décadas como magistrado. Apesar destes predicados, faz declarações públicas acerca da corrupção que não se distinguem das que ouvimos no sensacionalismo mediático, na indústria da calúnia e no populismo de direita. Só que essa afinidade consegue não ser o mais grave nas suas palavras.
Ao declarar que a corrupção está “instalada em Portugal“, o seu discurso não apresenta nem rigor científico, nem factualidade informativa. Nenhuma fonte documental se refere, nenhum estudo ou relatório se indica para sustentar o tremendismo do verbo. Trata-se — precisamente ao contrário da dignidade institucional e responsabilidade deontológica inerentes ao seu estatuto profissional e actual cargo — de uma retórica moralista com a finalidade de difamar e caluniar o poder político em geral; e, em especial, o actual Governo e o PS. Uso “calúnia” no seu sentido jurídico, pois o presidente do STJ atreve-se a soltar esta bojarda: “Isto não é uma simples percepção, é uma certeza.” Ou seja, o cidadão Henrique Araújo, o qual acumula com ser um dos mais poderosos agentes da Justiça em Portugal, tem certezas acerca de pessoas que considera serem corruptas apesar de nenhum tribunal as ter condenado por tal, umas, ou sequer terem sido alvo de investigações judiciais sobre esse tipo de crime, outras.
O ideal da democracia, da República e do Estado de direito parecem ser conceitos estranhos aos neurónios deste senhor.
Este e outros são como a comunicação social julgam antes de haver julgamento, os únicos que são sérios são os Juizes e procuradores mas ,o BES de Ricardo Salgado patrocinava o congresso dos magistrados e seria sem contrapartidas ?
Julgamentos na praça pública isso já temos e este senhor contribui para a degradação da política com cada vez menos pessoas qualificadas a quererem ir para a vida pública onde são achincalhados .
José Sócrates dizia há muito! Quem guarda o guarda.
ele disse administração pública. ainda me lembro quando era miúda de aparecerem cá por casa um par de fiscais , no natal e na páscoa , o meu pai levava.os para o escritório e dava-lhes dinheiro como ele sugeriam , prontos , fiscalização feita. a prática deve continuar a ser corrente é só instalarem-se no esquema.
que tristeza. quer dizer, esse com o tamanho da sua responsabilidade que não corresponde ao da sua idade em sabedoria faz parelha com alguns media que se limitam a envenenar a opinião pública. ainda ontem disse a alguns ignorantes: baseiam-se em que evidências e provas, carago, nessa pessoalização da corrupção? e hoje, li que foi encontrado haxixe na casa do Galamba. ora isto deve fazer-nos a todos pensar que o haxixe, e porventura algum estimulante fálico anal em casa de outro qualquer, são efectiva e irrefutavelmente provas de crime e de péssimo carácter – assim como forte indício de comportamento desviante no exercício do bem comum. o povo e a oposição que reajam já imediatamente a esta pouca vergonha no Governo, se tem jeito.
Pela primeira vez aparece algo em concreto comprometedor
https://expresso.pt/sociedade/justica/2023-11-09-Apreendidos-75.800-euros-em-numerario-no-gabinete-de-Vitor-Escaria-64622d83
háxisto muito estranho
O Trump também diz que a justiça americana está politizada e que o julgamento dele está enviesado e o Netanyahu quer condicionar politicamente as decisões do Supremo Tribunal. É uma velha táctica.
Entretanto a lavagem já começou!
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/pedro-passos-coelho-defende-que-chega-n%C3%A3o-%C3%A9-um-partido-antidemocr%C3%A1tico/ar-AA1jC7XP?rc=1&ocid=winp1taskbar&cvid=fc724aa52ef5449bf868a2a3b35ff738&ei=17
75.800 euros em notas, escondidos no Palácio de São Bento pelo Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro “dividido em envelopes e escondido em livros, em diferentes prateleiras, e em caixas de vinho” (desta vez não são envelopes de vinho). Isso da corrupção em Portugal, é de facto, um exagero e uma invenção.
toda gente sabe que corrupcao que é corrupçao mete envelopes e malas de dinheiro, tipo argumento de um mau filme serie b do anos 80. Portugal, o país onde os ladrões são uns incompetentes a esconder as provas.
Lembra a historia dos envelopes do Perna que depois afinal nunca existiram.
Mais um litro de vinho e o MP diz que os 75k eram para o Galamba comprar ganza
Foi numa sessão no âmbito da iniciativa “Dia da Democracia – Oeiras, o lugar da liberdade!” que o antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse que “o Chega não é um partido antidemocrático”, acrescentando que o partido “tem toda a legitimidade de existir”
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/pedro-passos-coelho-defende-que-chega-não-é-um-partido-antidemocrático/ar-AA1jC7XP?rc=1&ocid=winp1taskbar&cvid=fc724aa52ef5449bf868a2a3b35ff738&ei=17
Os “envelopes do Perna” tanto existiam, que, de acordo com o douto e bem-amado Sr. Dr. Ivo Rosa, eram um dos meios em que foi entregue a contrapartida de 1,7 milhões de euros, que foi paga pelo Sr. Santos Silva ao PM da altura por este, alegadamente, “mercadejar o cargo” (cito) – ou, na versão alternativa ( para devotos e outros terraplanistas), para lhe “emprestar” esse mesmo valor.
Lucas ao balcao da tasca
achas normal o homem esconder o dinheiro no local de trabalho ??????? é sem abrigo , o gaijo ?
o salazar apareceu-me em sonhos e mandou-vos perguntar , muito sorridente : “que tal estão a correr as coisas ? quase como no fim da 1ª república? ”
-:) -:) -:)
“Nos dois interrogatórios a que foi sujeito, assumiu que parte do dinheiro alegadamente de José Sócrates — o Ministério Público estima que tenham sido 150.044,68 euros — passou pela sua conta, seja através de depósitos de cheques seja através de dinheiro em notas que o ex-primeiro-ministro lhe entregava em mão.”
“Perna receberia 12 mil euros em dinheiro no mês de agosto e só voltava a ser pago em agosto do ano seguinte. Um valor que, depois, foi aumentado para 14.400 euros (1.200 euros mensais).”
“em agosto de 2011, após a morte do irmão de Sócrates, foi depositado um cheque no valor de 40 mil euros na conta de João Perna, que o motorista assumiu como sendo de Sócrates, porque este lhe tinha dito que iria transferir dinheiro para proceder a determinados pagamentos.”
“Esse valor foi depois usado para pagar à funerária Servilusa e à EMI — Emergência Médica Internacional, que terá transportado António José Pinto de Sousa para a Corunha, onde acabou por morrer.”
Portantes, foram 150k euros, dos quais cerca de12k anuais durante 8 anos foram para pagar o salário do Perna e 40k foram para pagar um funeral.
Deve ser por isso que o MP desistiu invocando um “erro processual” lol
Cuidado, pagar à mulher a dias em numerário dá direito a 1 ano de cana em Évora.
Já so faltam os 1,5 milhões imaginários.
Será que temos que ir encher novamente a Alameda até à Fonte Luminosa?
75.800 euros vão dar mais falatório que os 4 milhões das gémeas brasileiras e quem apontar o dedo ao pai dos milhões tem processo judicial prometido.
o que o tasqueiro pretende é bem pior do que isso, autonomia financeira sem limites, poder para decidir sem contestação e menos trabalho, diz ele que são as condições mínimas exigidas para cumprirem a missão com independência e livres de pressões.
não li o pugrama do xunga para a justiça, mas não deve andar muito longe disto.