Dominguice

Os partidos na oposição passam os dias, e as horas no dia, a queixar-se do Governo. Recorrem a hipérboles, sensacionalismos, difamações e sofismas. Só abandonam essa retórica nos eventuais acordos estabelecidos nisto ou naquilo. Aí, passam a reclamar a causalidade dos supostos benefícios assim obtidos, transformam o acordo numa vitória sobre o Governo e o partido, ou coligação, que o suporta. De volta à pose opositora, repetem constantemente, obsessivamente, dementemente, que o Governo prejudica gravemente a população e que é urgente a sua substituição por eles, os da oposição.

Donde, há espaço para um partido que na oposição respeite a inteligência dos inteligentes, a coragem dos corajosos. Que não tenha medo, antes se orgulhe, de elogiar os Governos pelo bom serviço ao Estado e à comunidade. Que lance ideias admitindo que possam não ser melhores do que as de outros partidos, que precisem de mudar em parte ou no todo. Está é por criar.

26 thoughts on “Dominguice”

  1. pois, tinha de ser um partido de gente não invejosa e não tóxica – de gente que, não ignorando o pior, agarra no melhor para melhor, fazendo-se a cooperar, ficar: gente que pensando sinta ao fazer o bem comum. eu acho que é preciso gente que ame. adorei, adorei, adorei. podia chamar-se PI (partido inteiro)

  2. tens de começar por mudar o nome ( e logo , o conceito) de quem perde eleições e não vai governar..oposição tem uma definição clara.

  3. ó pá , mas quem é dá parecees na pgr????? a oposição deve comer calar as coisas dos oclocratas?

    Segundo o Observador, o ministro tem quota na Tecmacal, empresa que fez por ajuste direto um contrato (de 19 mil euros), com uma entidade estatal, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado. Ora isso poderá configurar da parte de Pedro Nuno Santos uma violação do regime de incompatibilidades a que estão sujeitos os membros do Governo (lei 52/2019), podendo mesmo enfrentar pena de demissão obrigatória. O ministro deterá 1 por cento do capital da empresa mas, em conjunto com a sua família (pai, mãe e irmã) essa percentagem soma 50 por cento. E a lei diz que “as empresas em cujo capital o titular do órgão ou cargo detenha, por si ou conjuntamente com o seu cônjuge, unido de facto, ascendente e descendente em qualquer grau e colaterais até ao 2.º grau, uma participação superior a 10 por cento” não podem “participar em procedimentos de contratação pública”.

  4. este post é o equivalente das propostas de “decisão por consenso” que varreram as proto-organizações libertárias durante as duas ultimas décadas levando ao seu quase desaparecimento pela absoluta incapaidade de organizar o que quer que fosse.
    é um post de quem tem medo da democracia.

  5. Eh pá! Alto e pára o baile! A oposição faz oposição? Num podi! A oposição é muitas vezes uma merda? É, sim senhor. Só acontece na Tugalândia? Parece que não! Há alguma lei que proíba a oposição de ser muitas vezes uma merda e de fazer merda muitas vezes? Também parece que não. Eh pá, se não há devia haver. Faça-se e promulgue-se. E faça-se e promulgue-se outra a estabelecer o que a oposição pode e não pode fazer. E mais outra a determinar que na oposição só serão admitidos os que respeitarem “a inteligência dos inteligentes e a coragem dos corajosos”. E outra ainda a criar assim uma espécie de carta por pontos para a oposição que “não tenha medo, antes se orgulhe, de elogiar os Governos pelo bom serviço ao Estado e à comunidade”. Quanto mais elogios mais pontos, recompensados com baldes e penicos de plástico, latinhas de Wiskas e Pedigree Pal e camisas-de-vénus em aço inox. Entretanto, podemos ir organizando um crowdfunding para pagar a um explicador que ospilique ao desorientado Valupi Il-Sung os defeitos e vantagens daquela coisa extravagante que dá pelo nome de democracia, o tal sistema que é o pior de todos, se exceptuarmos todos os outros.

    Pôcera que já tás comádezir, pareces o Neves, pá!

  6. Uma peça da propaganda russa onde, por inversão, se pode elencar todo o menu político da extrema direita actual. O anti-humanismo, a defesa da desigualdade, o racismo, a recusa do direito à diferença, etc em suma o iliberalismo. Tudo isto feito de uma forma canhestra e infantil, com estereótipos tão low brow, que por ironia poderia passar num programa americano de comédia. Watch out:
    https://twitter.com/BabelHodl/status/1578583611451748352?t=wF6i-kFcdWvnO0Q6tRYUVQ&s=19

    Nem por acaso um dos ícones do capitalismo americano, Elon Musk veio apoiar as pretensões de Putin, que são as mesmas de Trump e da extrema direita internacional.

    Entretanto no Irão, as mulheres estão a começar uma onda de protestos que poderá começar uma verdadeira revolução.
    Mais um estado criminoso, que parece estar a
    abanar.
    Putin começou algo que já não consegue controlar e o medo, apesar da fanfarronice, começa a transmitir-se.

  7. as pessoas especiais, especiais por conseguirem produzir bem comum em oposição cooperativa, não terão medo da democracia – antes terão a coragem de a elevar.

  8. teste: se o ambiente é apenas relativo ao ecossistema, discordo de tão reduzida abrangência por essas siglas. se considerar ambiente nas suas variáveis, ambiente genérico, endógeno e exógeno, enquanto pressuposto sistémico e horizontal a todas as áreas de informação e conhecimento, é outra coisa.

  9. Vamos a casos práticos
    Rui Rio tentou fazer uma oposição macia, sem oportunismos, apoiando o Governo na gestão da pandemia, e não ganhou nada com isso. Foi por aqui regularmente desancado pelo Valupi. Perdeu as eleições.
    Joe Biden cavalgou a crise provocada pela pandemia, chegando os seus apoiantes a defender protelar a vacinação para que Trump chegasse às eleições mais chamuscado, morrendo mais uns quantos milhares de cidadãos pouco importa. Valupi sempre por aqui lhe bateu palmas. Ganhou as eleições.
    https://nypost.com/2022/09/12/it-seems-clear-dems-pressured-the-fda-to-delay-the-covid-vaccine-to-hurt-trump/

  10. “Prefere o jornalismo ou a desinformação do NY Post?”
    Este poderia ser o slogan do NY Times (que não é um jornal se mácula) numa campanha publicitária. O Post é uma espécie de CM mas dez vezes pior. Obviamente qualquer notícia não resiste a um fact check:
    https://www.science.org/content/article/fact-check-no-evidence-supports-trump-s-claim-covid-19-vaccine-result-was-suppressed

    Mas o que se espera de alguém da extrema direita (como o ex-componente da célebre dupla de pop facho sertanejo Galuxo&Kim que abrilhantou a campanha de eleição de Trump)?
    Primeiro, que minta e desenforme.
    Segundo, que tente iludir perceptivamente no Twitter as estrelas do mainstream, como jornalistas do star system cujo ego sucumbe facilmente com a validação dos seus ideais narcisicos.
    É muito mais fácil conseguir a segunda do que a primeira.

  11. ” O anti-humanismo, a defesa da desigualdade, o racismo, a recusa do direito à diferença, etc em suma o iliberalismo”
    parece ser que estas pessoas não sabem que o partido do zelérias , que governa a ucrânia e que a meteu numa guerra , é neo liberal…ou então neo liberalismo à ucraniano é baril porque é apoiado por neo liberais chiques das américas que querem fazer negócio na ucrânia. o donbass é a zona mais industrializada , pois é.

  12. Depois deste tempo ainda acreditam nas vacinas, perdão, nas injecções?
    Depois do puto engasgado, depois da varíola dos macacos, depois de um aumento desmesurado de mortes, depois de saberem que o presidente da aliança global das vacinas era o Durão Barroso, ainda acreditam que a pseudopandemia não teve contornos políticos?
    Oh! Santa paciência!

  13. Lucas Galuxo tocou num caso concreto brilhante: Rui Rio (vassourado aqui pelo Valupi e diariamente descomposto, demolido pelos comentadores). Rio não fazia um tipo de oposição “macia” Lucas. Ele fazia oposição a sério. Foi o político q me fez pela primeira vez na vida (e ultima ) votar no PSD. E eu sempre votei PCP. No parlamento nunca alinhou em populismos, apoiou o fim dos debates quinzenais (por exemplo), fazia críticas certeiras à gestão dos hospitais públicos, sobre a TAP SEMPRE categórico, apoiava decisões acertadas do PS. E tu Valupi sempre tiveste uma estranha obsessão com atacar o homem q tem as caraterísticas do teu texto de cima

  14. Rio estava disposto a fazer reformas de estado com o PS. Costa é q nunca o quis. Rio na justiça pediu ao PS para reformar (não penalmente) mas para aperfeiçoar a estrutura do ministério público. Costa arrogante respondia ( à justiça o q é da justiça) , isso para mim é o caminho populista e cobarde.
    Rio tem uma frase maravilhosa : ” fim dos julgamentos de tabacaria”
    Obviamente q o homem não é perfeito, mas caramba eu também não sou. Aliás tenho mil e um defeitos

  15. Lucas Galuxo e Eduardo Ricardo, o caso de Rui Rio nada tem a ver com o que sugiro. Rio foi um líder do PSD e da oposição completamente incompetente, banal e até gravemente tóxico.

    Ele prometeu acabar com a judicialização da política e a politização da Justiça, que eram as principais armas da direita contra o PS, mas logo na primeira ocasião, acabado de chegar ao poleiro laranja, meteu essa farronca na gaveta e alinhou na pressão abjecta para que Joana Marques Vidal tivesse mais um mandato.

    Depois, nas eleições de 2019, em cima da votação, andava a lançar calúnias: https://aspirinab.com/valupi/sim-e-mesmo-um-lodacal-e-devia-ser-julgado/

    Finalmente, deve-se a Rio a normalização do Chega. O acordo nos Açores provou que vale apena explorar os instintos e patologias racistas, xenófobas e salazarentas para perverter um partido que se diz defensor da Constituição, do Estado de direito e do liberalismo cívico.

    Larguem o vinho.

  16. !ai! que gente defeituosa: vêm falar de Rui Rio, o piolhoso que fez a campanha de oposição mais badalhoca dos últimos tempos. atirem-se ao rio.

  17. Galuxo, és um urso desinformador. O que Biden disse foi que não aceitava inocular os americanos à pressa com uma vacina sem esta estar aprovada segundo os padrões de segurança requeridos.
    https://www.reuters.com/article/eua-eleicoes-biden-vacina-idBRKBN2673Q0-OBRWD
    Como confiar num canalha como Trump, que dizia que o vírus não o afetava e desaconselhava o uso de máscaras?
    https://www.cnnbrasil.com.br/saude/erros-de-trump-aumentaram-mortes-por-covid-19-nos-eua-diz-relatorio-da-lancet/?amp

    Nem sequer discordo de ti, só se discorda quando se concorda em qualquer coisa. És um filho de Putin e Trump um canalha indecente previsível e desinteressante.

  18. Valupi, Strumer, Viegas,…
    Meus, o que é que se passa convosco? Só se vê ódio e espuma no canto da boca nos vossos comentários sobre quem não tem a mesma opinião que vocês. Calma, tudo indica que não estaremos aqui por muito mais tempo.

  19. Hi, I read your post about the Sunday news and I found it very amusing. You have a great sense of humor and a sharp eye for the absurd. I especially enjoyed your comment about the vaccine passports. What do you think of the latest developments on that issue? Thank you for making me laugh.

    You can also check out this website for more information: https://n95.press/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *