A oligarquia a guinchar, não pode haver melhor sinal de que algo verdadeiramente importante está a acontecer

Quando há já bem mais de um ano escrevi aqui um texto de opinião em que deixava vir à tona das palavras a minha simpatia pessoal por António Costa (e sim, sempre foi pessoal e nada política, o que de resto só piora hoje as coisas), um bom amigo alertou-me: “vais pagar caro esse artigo, e lembra-te disto quando daqui a uns tempos ele te for seriamente cobrado”.

Pois bem, já está a ser. A factura é caríssima, a responsabilidade é minha e não tenho idade nem para dizer que me enganei, nem para fingir que não é “bem assim”. É muito pior que “bem assim”. Sucede que assumir um engano (o meu) desta natureza não o torna automaticamente mais explicável, mais compreendível ou compreensível e é por isso que, – repito – é preciso ir buscar a chave deste alarmante comportamento de António Costa ao pior que pode haver dentro de alguém. E mesmo sabendo nós que na política há ainda mais surpresas do que na vida, o mal está feito: haja ou não haja estreia da peça, António Costa não terá, face ao país ou face a mim mesma, uma segunda oportunidade para se redimir deste seu assalto ao poder.


Maria João Avillez

__

Nota

Esta senhora declara que a tentativa de encontrar uma maioria num parlamento corresponde “ao pior que pode haver dentro de alguém“. O pior da natureza humana para a sua consciência moral, portanto, será o usufruto da liberdade num Estado de direito democrático, cujo contexto é uma ambição constitucionalmente legítima e politicamente bondosa. Isto é a oligarquia portuguesa, imutável no seu revanchismo soberbo e parolo há séculos.

28 thoughts on “A oligarquia a guinchar, não pode haver melhor sinal de que algo verdadeiramente importante está a acontecer”

  1. Não acho que seja de há séculos. Em tempos, MJA foi uma grande senhora da nossa vida cívica e do jornalismo posicionado na direita digna e elevada. Tem sido penoso assistir à sua gradual rendição ao que de mais medíocre a política portuguesa já produziu. Viu a sua geração intelectual dar de frosques e ficou praticamente sozinha no meio da tribo juvenil Lusíada-Católica e seus pastores ex-maoistas de barbas.

  2. É opinião publicada .
    Sinceramente, não vejo Costa como portador de projecto de poder pessoal nem como protagonista de jogos políticos.
    Como dizia Pacheco Pereira numa das QdoC, o status-quo da Eurozona, é actualmente dominado por teorias de direita economicista, limitativas do poder soberano dos estado, e com graves reflexos na vertente do exercício democrático, o qual, claro, só faz pleno sentido se entendido como eleições para dar a voz ao Povo, e, proporcionar alternativas aos ditames centralistas, os quais querem estabelecer uma espécie de ” democracia de cima para baixo ” .

  3. Este artigo da senhora MJA diz tudo de si mesmo: “corresponde ao pior que pode haver dentro de alguém”

  4. a madame aviddez é uma puta em pré-reforma que dirige o bordel da comunicação social, especializada em broches a belém e em bacanais televisivos. é conferir a reverência dos paineleiros mais novos às bojardas e javardice anti-democrática que saem debaixo daquele monte de laca. esta tia-avó bacoca continua a ter espaço mediático devido às amizades caquéticas e influências do marido, sanguessugas falidas da outra senhora que se penduraram em andamento na teta da república. esta gaja nunca foi jornalista, uma dondoca malcriada que manda umas bocas fundamentadas em notícias do manholas e validadas com argumentos de eu-é-que-sei ou passarinhos que lhe tuitam ao ouvido, uma espécie de vera lagoa na versão burra, estúpida e sem piada. a hiena de matos tenta imitá-la, mas tem o problema do pedigree e falta o vanzelina para a coisa penetrar melhor na audiência, mas com uns treinos e desistência obituária de outros talvez a coisa se componha.

  5. Lucas Galuxo, não conheço essa Maria João Avillez de que falas. Sempre a vi, e à sua (infelizmente desaparecida prematuramente) irmã, como representante do mais típico da oligarquia nacional: cagança nobiliárquica, revanchismo facho e sectarismo político. Pelo meio, e sem surpresa, mediocridade jornalística paga pelo Balsemão.

  6. poizé, ò pimp! quando a merda é demais e não há coragem para assumir que se trata de filha da putice, chama-se opinião publicada e liberdade de expressão do jornalismo. se for eu já é difamação e processo à moda de boliqueime. já todos percebemos que tens uma grande frustração pelos teus ídolos serem uma cambada de javardos e não serem intelectuais como tu, que vês a quadratura da cavalgadura e citas roupa de marca a despropósito para promoveres a avviddez que tens dentro de ti. xóriço do caralho, diz mal da tasca, mas tá cá caído todos os dias a pedir pastelinhos de camarão*.

    *tributo à candidatura lola a belém
    https://www.youtube.com/watch?v=fHKCMcVKQEo

  7. “Sempre a vi, como à sua (infelizmente desaparecida prematuramente) irmã, como representante do mais típico da oligarquia nacional: cagança nobiliárquica, revanchismo facho e sectarismo político.”

    eheheheh… disse mais ò menos isso da mana num poste que botastes quando morreu e lembro-me de teres censurado (apagado) todos os meus comentários

  8. « (…)tribo juvenil Lusíada-Católica (…)», diz o recruta do galuxo

    Pelo menos, naquela «TRIBO» não há Catarinas nem outros comunas de ténis que pensam que um PAÍS se gere como uma qualquer associação de estudantes comunas, onde esses mesmos ESQUERDALHAS gostam de ser idolatrados e mantêm acesa a raiva social.

  9. “uma espécie de vera lagoa na versão burra”
    Todo o comentário é uma pérola.
    Normalmente, quando me aparece a indivídua, mudo logo de canal.

  10. «ignatz
    15 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 10:07
    a madame aviddez é uma puta em pré-reforma que dirige o bordel da comunicação social, especializada em broches a belém e em bacanais televisivos.» DIZ o BROCHIGNATZ.

    IGNARALHO, como há tempos chamavas difamador a alguém, se este não provasse as suas alegações, DESAFIO-TE: PROVA O QUE DISSESTE DAQUELA PESSOA.
    Se não conseguires prová-lo és um DIFAMADOR, CALUNIADOR e, por uma questão de consistência e maturidade, o CEO deve incluír-te naquilo que ele chama de indústria da difamação.

    Porém, de ti, uma vez que tu só falas disso, eu posso dizer que és um PANELEIRO RESSABIADO, que deve estar preso em casa, e não tem ninguém que o …entretenha. PORCO. BANDALHO. ORDINÁRIO.
    Agora, o JAfonso ( quem será ele e o MANOJAS – outro pseudomoralista) queixem-se ao CEO e digam-lhe que não pode continuar esta «coisa dos insultos»…etce e tal…O HILÁRIO, de qualquer modo, está sempre presente.

    E tu, PORQUIGNATZ contém essa língua, porque TU ainda despoletas algo de que te arrependerás…Não estás a coberto do anonimato…

  11. “Pelo menos, naquela «TRIBO» não há Catarinas nem outros comunas de ténis…”

    o problema da lusídia-católica é mesmo esse, falta de pénis e conas a mais. o orçamento de estado paga, já estamos habituados, mas fartos de contribuir, talvez o costa resolva.

  12. gosto do cheiro direitola a estrebuchar de manhã. não há nada a provar, só tens de ver as séries pornográficas da madame vanzelina na sic e arredores. não ponho linques porque todos os contribuintes do audiòinbizual sabem do que estou a falar. gostei das caralhadas e adorei as ameaças, mas a coisa está a tornar-se muito repetiviva, puxa pelo cornos e inventa qualquer coisa que saia da vulgaridade repetitiva que nos vens habituando, senão adormecemos.

  13. oxalá haja um consenso de governabilidade entre quem ganhou e a oposição. mas quem ganhou foi a coligação, essa é a verdade doa a quem doer, e será sempre essa a base de partida justa.

  14. “oxalá haja um consenso de governabilidade entre quem ganhou e a oposição.”

    isso vai rezando para contribuires com mais um mês de recibos verde-claros para o bes, outro para a recapitalização da banca que o sócras fodeu enquanto esteve em évora e mais umas taxinhas para viabilizar os apadrinhanços do pirex.

  15. Há gente que acha que a democracia é só o que eles pensam. Ou talvez mais grave achem como o conde espanhol a quem perguntaram se concordava que em democracia a princesa devia ser julgada : a democracias somos nós!! a grandes pensadores!!

  16. Tudo a sair da toca já em fase de demência senil.
    Até o A.J. Jardim parece brilhante comparado com a criadagem bafienta duma direita caceteira.

    Que bom ter respeitado a recomendação de José Sócrates e dar o meu voto a António Costa.

    Que classe de no uso das regras democráticas que momento político tão estimulante.

    Afinal parece que não é preciso a ajuda dos “comunas” nem do Dr. Costa para o processo Marquês mostrar o que sempre foi :
    – inventona tenebrosa.

    Vamos finalmente saber o que fez o Homem para estar detido e ser enxovalhado pelo mp e mãnhas há mais de dois anos sem contar com o longo tempo usado por outros capangas, manela guedes etc.etc.

    Anseio ver a mudança no estilo noticiosos da rataria unânime .

    A entrevista a Francisco Assis deve ser usada na escola de comunicação social para mostrar como um entrevistador pode ser tão ansiosamente ridículo e um entrevistado a não ser claro no dizer:
    – o Ps deve deixar rebentar o país para ter tranquila maioria após queda da direita.

    Ó Dr. Assis onde está o Homem corajoso e atento que classificou o vergonhoso discurso de posse de cavaco frente ao PM José Sócrates como retórica de FAÇÃO?

    É mais prudente esperar e não correr para qualquer microfone ou gravador que apareça.
    O PS precisa de gente serena e o país precisa de mudança e classe.

  17. jafonso
    15 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 10:33
    Muito bem ignatz na mouche!

    Em qualquer das hipóteses, és tão porco como o porcalhão que apoias. Grande hipócrita. Deves ter um cotovelo …

    E vem este gajo pronunciar-se sobre …insultos…FOLEIRO.

  18. E, claro, o IGNARALHO lá ficou pela habitual poia cursiva….o porco invetiva, fala de paneleiros e outros dislates, porém quando convidado a PROVAR o que diz, o BESTA recolhe-se….PORCO. Aplica o que chamaste à senhora à tua progenitora que te pariu pá…de qualquer maneira. BANDALHO.

  19. ò bimbo, sabes se já abriram o processo e libertaram o sócras ou se o róró vai pegar fogo ao dciap para receberem do seguro?

  20. ooops… bimbo garret, assim tipo macnamora porta-chaves mercedes e mola da roupa na baínha das calças com pente a sair do cu.

  21. PATO BRAVO, pedinte, PANELEIROTE drag queen, panasca ordinário, penteias o cabelo com cuspo, pá, na garrett não entram ORDINÁRIOS COMO TU, são barrados à entrada…
    És bem o que demonstras…FOLEIRO perdido…

  22. ao fim de 10 comentários o bimbo passou a escrever garrett com 2 tês e já fala em dragocuínes, já falta pouco para abrires o próximo desfile da coisa real no jardim frança borges.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.