Seguro, caso não tenhas percebido, nem vocês nem os estatutos são sexy

Há ainda no PS quem se deleite com esta espécie de dança do varão em torno dos estatutos. Rodopiam, rodopiam e não largam. Isto já ultrapassou o ridículo, até porque os próprios estatutos se estão a revelar demasiado viciados e baços, feitos à medida de quem os fez aprovar.

Segundo a sua versão atual, terá que haver unanimidade na Comissão Nacional do PS para se discutir a convocação de um congresso extraordinário. Ora, esta disposição já de si é estranha – unanimidade quando há discordâncias e finca-pés não faz sentido nenhum e dir-se-ia praticamente impossível de obter sem uma boa dose de pressão externa e moral. O mais lógico e democrático seria a exigência de maioria de dois terços ou maioria simples. Perante o que se passou hoje, eu pergunto: não terá provocado aos apoiantes de Seguro na Comissão Nacional, incluindo a presidente do partido, um mínimo de mal-estar, um mínimo que seja, o facto de a discussão da realização de um congresso extraordinário ter sido chumbada por um voto – repito – um voto contra, respeitando à letra os estatutos? Que gente é esta? Que farsa é esta? Onde estão as primárias previstas nos estatutos?

36 thoughts on “Seguro, caso não tenhas percebido, nem vocês nem os estatutos são sexy”

  1. tamém ouvi isso, só não disseram quem votou contra. o brilhantinas até referiu o caso como não tendo culpa que alguém tenha resolvido estragar a festa, dando a entender que a maioria-1 que votou a favor da discussão estava do lado do seguro.

  2. Dêem o tacho rapido à Penelope e ao Ignatz senão ainda tem um ataque :

    João Proença considerou hoje que a clarificação do partido passa pela realização de eleições primárias e clarificou que isso só pode acontecer se os cargos vazios. O membro do PS sublinhou que os estatutos não podem ser alterados ao sabor do acontecimentos.

    À entrada para a reunião da Comissão Nacional do PS, João Proença disse aos jornalistas que «o que está na ordem do dia é haver primárias».

    «Um partido é regulado pelos seus estatutos. Quando José Sócrates se demitiu do partido respeitaram os estatutos do partido e demoraram 45 dias. As pessoas façam as contas e não andem com tentativas de pôr em causa os estatutos do partido», disse.

    «Porque é que começaram por falar em convocar umas diretas sabendo que as diretas eram ilegais, que eram contra os estatutos? Só pode haver diretas para cargos que estão vazios como quando José Sócrates se demitiu. Ou tentou-se condicionar o secretário-geral, forçar o secretário-geral, que ganhou as eleições europeias a demitir-se», questionou.

    Na opinião do ex-secretário-geral da UGT, «a clarificação passa pelas eleições primárias» porque «ou ganha António Costa, ou ganha António José Seguro».

  3. oh cheira a aborto, só pra lembrar que o tózero foi eleito a 23jul2011, que houve congresso em 9-11set2011 e que nada disto foi considerado fraude eleitoral por ser em período de férias. a treta é velha e vem do tempo da outra senhora, pode-se discutir tudo desde que seja aprovado pelo secretário-geral e rectificado pela presidenta, não vá o anulado começar a dar tiros nos pés como faz na assembleia. claro que o cevado da ugt defende o chefe com a ideia luminosa do chefe, mas isso é para empatar e dar tempo para martelar um regulamento eleitoral que lhe garanta a vitória. o próximo engonhanço vai ser a lei eleitoral e quem fiscaliza o truque, claro que não se vão entender e o resultado é não haver eleições primárias.

  4. Mas o palhaço ainda não percebeu que está morto?
    Alguém que lhe explique – se o coração não bate e as funções cerebrais cessaram, então é porque morreu!

    A tese do morto-vivo Tozé
    Defendem cheira mal, brilhantina e zombie proença, que tozé até pode estar morto, mas que os estatutos dizem que apesar desse ligeiro contratempo, continuará secretário-general dos mortos-vivos.
    A bruxa-má já fez saber que a morte não é problema maior, através de mezinhas, olho de boi e palavras mágicas dos estatutos acordou tozé, que se manterá em estado zombie até daqui a 4 luas cheias.
    Tozé na sua primeira aparição pública e apesar de cheirar muito mal (devido ao seu corpo em putrefação), já veio dizer “habituem-se”.

    Já fui ali abaixo ao minipreço comprar pinheiros de cheiro para garantir a minha sanidade olfativa contra o morto-vivo e o cheira mal – serão 4 longas luas cheias…

  5. há uma coisa de que seguro se está a esquecer.a formaçao de outro partido,faz-se num abrir dos olhos.eu e os meus familiares no ps com seguro não votamos.

  6. seguro tem os dependentes com ele.os que sabem que não seraõ deputados com costa,os que lhes foram oferecidos lugares:maria de belem e alberto martins. e os que socrates não atribuiu funçoes governativas.antonio vitorino é o eterno calculista, e por isso aposta no cavalo que ganhar!

  7. Confirma-se o que pensei ontem…. Guardou o viagra, que deveria ter utilizado no debate na AR , onde foram, ele e o PS, achincalhados; para usa-lo na reunião do Rato !
    Uma vergonha!|

  8. “cheira mal”,ou és socialfascista,ou de direita,deixa este debate para que vota ps.o teu partido se fores de direita, já teve mais de 15 lideres .4 andam nas tvs a fazer comentario politico. se és socialfascista,não votas porque quem elege são os stalinistas do comité central.não tens direito a escolher! a liberdade não passou por aí!

  9. Sobre a palavra “traidor” aplicada a Costa.
    – quem está a trair o partido, os seus ideais e a sua história?
    – quem traiu o partido ao submetê-lo a uns estatutos blindados?
    – quem traiu o partido ao apoiar uma moção do PC contra o próprio partido?
    – quem traiu os seus militantes colocando-se ao lado da coligação de governo nas acusações contra o próprio partido?
    – quem trai o partido quando toda uma comissão política quer alterar a ordem de trabalhos e 1 (um) elemento vota contra?

    Se existe um traidor esse é Seguro !

    O pequeno AJS diz que ficará para história, diz que será primeiro-ministro.
    Alucinações e delírios de grandeza – nesta condição, diriamos sofrer de alguma doença.

  10. Grande António José Seguro. Qualquer que ouse resistir contra pessoas como vocês, merece o meu apoio.

    Resistir, por todos os meios, contra uma campanha caluniosa e uma tentativa de substituir o regular funcionamento institucional de um partido.

    Costa teve a sua oportunidade e não avançou. Azar o dele. O Costa é o esgoto absoluto. A facada nas costas.

    Dizem que o homem que agora é uma nulidade, um pascácio.. um novo hitler até, foi eleito há um ano com 97%. E o outro candidato, o tal que se opôs à alteração estatutária que agora vos bate na testa, por não estar na ordem de trabalhos.. foi reduzido por vocês à absoluta insignificância.

    Quem é que votou os estatutos? Quem é que ignorou o único candidato a Secretário-Geral que votou contra eles e os levou a tribunal?

    E não foi a alteração estatutária que transformou o partido. Não mintam. Mesmo à luz dos anteriores estatutos, um Congresso extraordinário só seria electivo por proposta do Secretário-Geral. E sim, continuariam a ter que esperar um ano pelas diretas. Algo que o Seguro, com muita bonomia, antecipou. Cedendo à vossa pressão,, martelando umas primárias para resolver um problema criado pelos seus repentinos opositores.

    A outra solução de Seguro era demitir-se para legalizar uma diretas. Perguntem a qualquer Secretário-Geral se faria isso, só porque um camarada de partido lhe decidiu cuspir em cima e sugerir que o pode remover a qualquer momento, fora dos prazos que as regras impõem. E fazer isto, sem apresentar uma única crítica política. Só jogo de luzes.

    Se fosse eu o Secretário-Geral diria simplesmente que Costa, se tem um programa e uma estratégia melhor, que a apresente nas próximas diretas. E já está.

    Costa não tem programa. Não há diferenças. A diferença entre Costa e Seguro, é que Costa é Costa. É um produto de comunicação que estes meninos pensam que podem vender com maior facilidade à clientela eleitoral. E na base dessa presunção, arrastam tudo à frente. E se AJS se defende, é porque está a destruir o partido.

    António José Seguro, podes contar com o meu voto no dia 28 de Setembro.

    Os meninos do Tivoli não passarão !

  11. Óh Ermesinda nós dizemos, mas o seu Seguro confirma… Parece que andou a perder episódios desta história.
    https://aspirinab.com/penelope/anular-se-ou-afirmar-se-eis-a-questao/

    Quanto à “bonomia” do Seguro… ao permitir primárias.
    Se o palhaço tivesse coluna vertebral, teria-se demitido e convocado imediatamente um congresso, após a perda de percentagem do PS nas eleições europeias, face às autárquicas. Sobretudo, quando tinha feito destas europeias as primárias das legislativas.
    Não apresentaria a vitória estrondosa do PS, em que só ele e a dona Ermisinda acreditam, e que daria ao PS uma vitória de ingovernabilidade nacional.

    Se tivesse coluna vertebral, para fazer frente a Costa, não inventaria umas primárias para adiar o processo por 4 meses, convocava imediatamente o congresso!

    Do seu comentário retira-se também a sua falta de… coluna vertebral. Como a maior parte dos apoiantes de Seguro, Dona Ermesinda diria que se estivesse no poder faria o mesmo.
    Ora aí temos um belo exemplo da ética Segurista.

  12. O seguro e seus apoiantes estão mesmo agarrados ao taxo,
    nada podem oferecer aos portugueses e aos socialistas por-
    que, o seu comportamento está na mesma onda dos estaro-
    las que nos desgovernam optaram por alinhar com a direita
    na lenga lenga contra o anterior Governo quiseram apagar
    o passado mas, hoje apareceram com os piores métodos do
    passado os grupelhos comprados para insultar o adversário,
    tal como aconteceu na lota de Matosinhos e foi causa direta
    da morte de Sousa Franco!
    E vem o finório com a treta dos “rodriguinhos” sim, ele e seus
    acólitos em três anos não conseguiram esboçar uma alterna-
    tiva ao des-governo, batem palmas a uma “vitória” em que
    obtem 31% de 28% dos potenciais eleitores … ah! os estatu-
    tos quem havia de dizer! Quem não deve não teme!!!

  13. Isso não é nada. Isto não é o jet-set nem a revista maria.

    Diga com clareza: qual é a diferença política ? Qual é a questão política que justifica a demissão do SG, eleito com 97% há um ano?

  14. A dupla de Palhacitos António e os pategos e estarolas que os apoiam, do largo do rato e do tivoli, incluindo a tralha socratica nojenta e os zombies da aula magna, mais as beatas do aspirina b e camara corporativa, vão ser candidatos a Governar o País ?????????

    FODAAAAAAAAAA-SEEEEE

    Entretanto, e para nos ajudar a suportar melhor a austeridade asfixiante, deixem nos o canal do Circo Xuxa em sinal aberto, rede pública, 24 horas non stop, para prestar um verdadeiro serviço público ao nos permitir mijar e babar de tanto RIR.

    O Circo da XUXARIA e os PALHACITOS ANTÓNIONI vão de certeza ganhar o próximo Globo de Ouro na categoria de … PALHAÇADAS e TOURADAS

  15. ó linda, diferenças políticas: fazer oposição em vez de fazer acordos e viabilizar orçamentos de direita, não dar tiros nos pés votando moções contra o partido socialista, assumir o passado contestanto as narrativas do embuste, honrar a história do partido socialista rejeitando os consensos do cavaco para anular o partido socialista, deixar-se de merdas, estatutos, queixinhas e insultos para justificar a merda que faz dividindo o partido em vez de lutar por uma maioria absoluta nas próximas eleições. resumindo: não fode nem sai de cima.

  16. O problema óbvio, básico e evidente aos olhos de quem exige um pouco mais que encenações e criações para midia se entreter, especialidade que o PS se doutorou, é que, aos olhos de um eleitor um pouco mais exigente que a carneirada partidária que por aqui pasta e se rebola em vacuidades , espremidos os Antonios e a vetusta e bolorenta tralha ideológica politico-ideologica com que se vestem, a realidade é que não têm nenhuma Alternativa realista e moderna. NADA.

  17. Ermelinda: Não sei se já reparou, mas este secretário-geral é muito fraquinho, só sabe berrar contra o António Costa e quem desafiar destroná-lo. Contra o Governo nunca se indignou tanto; talvez seja porque eles verdadeiramente o gostam de ver ali e Seguro se sente apoiado. Pelo menos isto devia fazê-la pensar. No que importa, Seguro tem mostrado não ter personalidade nem capacidade de liderança, não ter consistência, não ter projeto credível ou sequer coerente nem pessoas para pôr em prática o que quer que seja que pense para o país.

  18. d.ermelinda de sousa,vai-me desculpar mas a senhora não conhece o jose seguro e só pode estar interessada na derrota do ps. pergunto: estes portugueses que não gostam dele como secretario geral acha que vão votar no ps de seguro? com que votos vai ele ganhar as eleiçoes? não era bem melhor acelerar o processo eleitoral,para mais cedo se afirmar se disso está convencido?ele com esta atitude está a vingar-se de quem ousou e bem na minha opinião,contestar a sua liderança.vou recordar-lhe atitudes de seguro durante anos: esteve seis anos na oposiçao ao governo de socrates que ganhou eleiçoes com maioria absoluta primeiro e depois com maioria relativa.quem estava certo? josé seguro,ou o povo portugues ao dar as vitorias a socrates? foi o unico socialista a aplaudir um discurso de cavaco todo ele virado para as criticas ao governo do ps. quem escolheu para candidato do ps o senhor cordeiro das farmacias, que andou varios anos em guerra com o governo socrates entre outras coisas por causa da implementaçao dos genericos? quem alterou os estatutos para os blindar a seu favor no ultimo congresso.porque motivo perdeu as eleiçoes na federaçao de braga,distrito por onde foi cabeça de lista do ps em varios atos eleitorais? a atitude de antonio costa foi um grito contra o marasmo.cabia a antonio jose seguro provar no mais curto espaço de tempo provar em congresso que costa está enganado.no fascismo quando estavam na conversa mais de 5 pessoas a policia mandava-os dispersar baseado numa especie de lei ou estatutos comoquizer chamar-lhe. boas.

  19. É profundamente lamentável que o maior partido português esteja nesta situação impensável. É profundamente lamentável que esse partido tenha um secretário-geral deste calibre. Calibre ético, pessoal. Um cobarde que tem medo de perder o poder e se enreda em estatutos torcidos à medida do freguês.
    Quem diria que, no ano de 2014, a Comissão Nacional do PS, não iria poder debater, repito DEBATER, a possibilidade de ser marcado um congresso extraordinário e directas, porque existiu um (UM!!!) comissário nacional que votou contra… Mas alguém pode achar que isso é normal numa instituição com regras democráticas???

    Lamentável também o carácter rasteiro de meia dúzia de animais que acham que é normal chamar “porco” e “traidor” a uma pessoa só porque essa pessoa quer, democraticamente, sufragar o seu projecto político porque acredita, com legitimidade, que pode fazer melhor do que o que foi feito até aqui. Nem que não o fosse: são os militantes que devem decidir e não pode haver espaço para gente que acha que um homem, por ser uma figura pública, pode ser chamado de “porco” e “traidor” à vontade.

    Lamentável ainda as Ermelindas e sucedâneos que por aqui andam: ou têm interesses pessoais em jogo, ou são drones de Relvas ou então são gente com aversão a processos democráticos de disputa política leal.

    Muita coisa lamentável.

    Espero que as bases se mexam e não permitam que o secretário-geral/dono do partido o destrua durante o próximo meio ano.

    Parabéns a este blogue. Sigo-o todos os dias com muito prazer!

  20. uma coisa é certa.os que defendem um ps mais combativo,não vão desaparecer dos cadernos eleitorais nas proximas eleiçoes legislativas!

  21. Ora isso só acontece com o “maior” partido da oposição porque a cobardia e a tibieza do To zé é, ao milímetro e de forma simetricamente proporcional, o espelho perfeito da mesma COBARDIA, OPORTUNISMO e GELATINOSA HIPOCRISIA que vos caracteriza a vocês e às “BASES”.

    E querem vocês ser Governo Alternativo ?

    QUE FALTA DE VERGONHA E QUE COLOSSAL MISERIA ÉTICA, MORAL E POLÍTICA. Porque a única IDEOLOGIA que exibem é a do SAQUE ao PODER.

    Deus nos Acuda destes Mercenários e Merceeiro.

  22. Caro Nuno CM,

    concordo consigo.

    Acho que a formação de um novo partido político não pode, neste momento, ser excluída.

    Não conheço um potencial votante no PS que vote em Seguro se ele continuar.

    Nem um.

  23. Deixem o Costa abutre ganhar…e no dia a seguir arranjamos outroa candidiato e começamos uma campanha para o derrubar, que tal? Ó costistas e socristas taxistas e abutres? Cheira-vos a pote…quando os tempos eram dificeis estavas calados…e não queriam ir para lá…são a mesma merda dessa tralha direitola que queriam derrubar o Socrates para ir ao Pote já dizia o camelo de Gaia. Podeis lá ir com o Costa que por mim, levará o mesmo voto que vós destes ao Seguro…pois no fundo vós ganhaste as europeias, ou não abutretes Costistas e Socratites? O Seguro não perdeu para os outros…os da sua propria casa é que nem abutres o queriam derrotar…

  24. Olá pessoal, esta tudo muito nervoso. Alguém me ajude. Onde vota uma pessoa com domicílio fiscal em Lisboa e militante da concelhia do PS em Chaves. Na escola das Laranjeiras em S. Domingos de Benfica ou na sede do PS. Em Chaves na Rua de Sto Antônio. Preciso de saber para não me obrigarem a votar duas vezes.

  25. Caríssimos,

    Começaram finalmente a aparecer argumentos que já merecem uma réplica pela sua substância. Ou seja, que haviam diferenças políticas. Seguro não assume o legado de Sócrates, Seguro é um líder fraco, entre outras,

    O problema é que nada disto refuta o que eu disse. As divergências políticas não são um facto novo. O algodão não engana. Essas diferenças políticas já existiam em Abril do ano passado. Se Seguro é um líder fraco, também já o era em Abril do ano passado. Ninguém avançou e Seguro venceu com 97% contra a única pessoa que colocou em quase a alteração estatutária que os delegados ao Congresso haviam votado.
    Portanto, dizia, não foi isso que mudou. O que mudou foi a oportunidade – que é apenas aquilo de que necessita o oportunista.

    O Congresso é o espaço de debate e divergência, onde estas questões devem ser tratadas, Onde se apresentam as moções a debate . Onde estavam vossas excelências ?!?! Algumas das vossas preocupações estão na moção do candidato Aires Pedro. Mas claro, não é do jet-set, não conta. Onde é que estão as preocupações expostas do Congresso?! Onde é que está o vosso nome nas nomes que subscrevem estas preocupações?!? Nicles.

    Não mascarem o oportunismo mesquinho do jet-set com divergências políticas ou estratégicas. Essas divergências, que existem, não são a causa.. são a desculpa esfarrapada. Vocês são um bando de hienas esfomeadas, Cheiraram fraqueza e atacaram o líder, a quem devem solidariedade e camaradagem, apesar das divergências. Porque há momentos para discordar e debater, e há momentos para cerrar fileiras.

    Quanto aos estatutos, eles não são uma minudência. Os estatutos são importantíssimos. Os estatutos e o seu cumprimento distinguem um Partido de um bordel. E um bordel é aquilo em que vocês querem transformar o PS.

    E sim, eu não concordo com as primárias. As primárias são um erro de Seguro, que cedeu à vossa pressão, e espero que as primárias sejam impugnadas em Tribunal.

    Quanto à “blindagem” dos estatutos, é apenas um mito. Não há blindagem nenhuma. A única diferença substancial é que as diretas passam a ser de quatro em quatro anos. E quem é que votou os estatutos?!

    Queixem-se de vocês mesmos.

    O simples facto de o vosso oportunismo não passar e ser derrotado, é por si só um sinal de salubridade.

    Os meninos do Tivoli não passarão !!

  26. Ermelinda: Esqueça qualquer outra argumentação: Seguro tem alguma hipótese de ganhar as próximas legislativas? E não vale responder que tinha, mas que agora, devido ao Ant. Costa, é que já não tem, pois isso só provará que afinal o rei vai nu. Os resultados das europeias foram importantes, tão mais importantes quanto o seu querido secretário-geral tinha apostado nelas fortemente ao ponto de apresentar um programa de governo. Perante isto, é ou não é natural haver militantes que ambicionam mais?

  27. existem muitas diferenças entre seguro e costa, sendo a mais importante aquela que a maioria dos socialistas, incluíndo os apoiantes de seguro, mais teme: uma aliança com a direita e a anulação do partido socialista, facto que esteve quase consumado com o apelo de cavaco ao consenso e negociações do verão passado. quer a dona ermesinda queira ou não é isto que assusta, foi isto que faz avançar o costa e isto é um programa político que o seguro pretende camuflar com discussão de personalidades, como se não estivesse à vista a sua inabilidade política e incapacidade de mobilizar o partido para uma maioria eleitoral.

  28. Ó Madame Ermesinda, nós não temos oportunismos, não temos cargos, nem posições no partido a defender para ter um BMW à porta, ou um tacho. Como se tem visto, o sistema está com Seguro. As bases estão com Costa.

    Reveja lá a sua opinião de bordel, porque quando defendemos António Costa, a única coisa que temos (tenho) a ganhar é um país melhor e mais democrático. Em que se respeitam opiniões contrárias, a história e os cidadãos.

    Nada disto a Madame do Rato ou a de Ermesinde sabem o que é.

    Se soubessem, o que era respeito pelos militantes e “simpatizantes”, não inventavam uns estatutos blindados, nem faziam ataques de traição a camaradas, nem se punham ao lado da direita e do PC contra o próprio partido.

    Seguro fala de ética, mas a única ética que conhece é a maquiavélica.

  29. Deus queira que não faça como o Seguro…. e o Seguro deveria pôr os olhos no P Bento….

    Seleção Nacional: Paulo Bento sai se Portugal falhar oitavos (Desporto)
    Apesar de ter renovado recentemente o contrato com a FPF por mais dois anos, o selecionador não se sente agarrado ao lugar.

  30. “e sugerir que o pode remover a qualquer momento, fora dos prazos que as regras impõem ”

    O problema de Seguro e dos seguristas está mesmo aqui : na possibilidade ( cada vez mais certeza) de que podem ser removidos.
    Por isso recusam um congresso electivo.
    Se isto não é a mais clara assumpção de uma derrota, se isto não é a indicação clara por parte de quem defende Seguro, de que este não tem o apoio do partido, não sei o que será…
    Por outro lado, líder que não têm o apoio daqueles que lidera é o quê, exactamente? Lider que exige de um governo eleito que se demita antes do tempo e que não o faz quando outros o desafiam é o quê? Têm moralidade para falar do quê?

    Ganhem vergonha e coragem , submetam-se ao escrutinio dos militantes ( que é a quem pertence o partido) e vão a votos.

    Se não o fizerem não vos resta outro epíteto que não o de cobardolas. C-A-G-A-R-O-L-A-S.

  31. António versus António

    Dupont versus Dupont

    Rato versus Tívolí

    Vazio versus Seco

    Demagogia versus Propaganda

    Rapazes versus Jotinhas

    Bolor versus Fungos

    Mentiras versus Falácias

    Fantasias versus Realidade – a única equação que decididamente continua a andar arredada dos atarefados, na caça ao Pote, JOTINHAS Xuxialistas Pelos vistos há décadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.