O El Pais criou um blogue para que as vítimas da presumível fraude da Afinsa possam expor o seu caso. Este esquema piramidal parece ter sugado as poupanças a mais de 100.000 pessoas.
Tinha de ser um português a inventar este esquema; o nosso génio só se dá bem com a trafulhice.
Parece que o inventor da Afinsa foi o mesmo que desenvolveu a segurança social portuguesa. O esquema é o mesmo. Tem é menos clientes…
Luís: também reparou na forma leve como este tema foi ontem abordado? “Um alegado esquema fraudulento” (SIC Notícias), “portugueses poderão estar envolvidos” (mesma fonte). Conceito paralelo à tendência que há na mediatização (muito maior) de um caso semelhante que cá aconteça mas que envolva imigrantes… Temos tendência para ser “proteccionistas”…
Rui,
Não sei se essa cautela não será apenas um reflexo da forma como os media espanhóis noticiaram o caso. Nunca é demais o cuidado para evitar processos, se a coisa acaba por não se confirmar :-)
A ganância com que a esquerda trauliteira vai ao pote da xenofobia é tal que faz com camaradas como o rui rocha se espetem na primeira curva que apanham.
Já pensou camarada rui que o seu exemplo se encaixa na possibilidade de os camaradas espanhóis terem dado muito alarido ao caso por este envolver o camarada tuga ?
Mas porque raio não perdem estas alminhas um oportunidade para meter a pseudo-xenofobia em tudo que é assunto?
A burla pode ter comido as poupanças de 350.000 pessoas e o camarada fidel acha que é um caso empolado por “muito alarido”?
Isso para já nem lhe perguntar a que propósito vem isso da xenofobia.
Charles Ponzi está vivo nos nossos corações
Que o digam os mui nobres autores deste blog…
O nosso Capitalismo é mesmo indigente! Esta fraude acontece todos os dias em qualquer lugar do mundo. Porque “tinha que ser um português”? Se não é ,dão enfase ao titulo. Fernando Pessoa, … até Fernão Mendes Pinto!…já falavam neste comportamento invejoso+ mediocre , que é destrutivo.
Vocês persistem. Tenham vergonha. Como ele dizia: todos são burros, excepto os que estão na nossa mesa.
Pensem, sei que cança, mas vale a pena !
Já comentei no meu blog este caso.
É que o acho muito suspeito, a velocidade com que, sem se saber nada, se classifica logo tudo como fraude devia-nos levar a ter algum cuidado.
Ver:
http://cabalas.blogspot.com/2006/05/mega-fraude-dos-slos.html