O veto de cavaco:temos “homem”!

Formalmente, o PR vetou politicamente o diploma que cria o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil, alterando o Código de Registo Civil.

Formalmente, foi o PR que ofendeu o grupo de pessoas mais discriminadas da sociedade portuguesa, assim, na linha do seu horroroso historial de vetos e de mensagens tresloucadas à que é, para Cavaco, a sua pátria.

Formalmente, apenas formalmente, foi o PR que, olhando para uma das alterações legislativas mais urgentes que conheço, usou do seu esquema habitual perante certos diplomas, que se traduz em vetar sem fazer qualquer reparo à substância do decreto.

Já demonstrei noutro texto que Cavaco tem tido uma presidência miserável, também no que toca ao uso dos vetos e das mensagens ao país.

O veto de ontem, no entanto, não foi obra do PR, mas do candidato Cavaco Silva, como que em desvio de poder: o homem quer ganhar as eleições, sabe que há uma franja do eleitorado que não lhe perdoa a promulgação do CPMS, nem mesmo com a mensagem histérica associada à promulgação, sabe que esse eleitorado é composto por gente que vê o que seja de diferente e desata a correr.

Cavaco tem em conta a ignorância dos que ouvem a expressão mudança de sexo e que se atiram para o chão a rezar, porque entendem que deve ser uma coisa do tipo vou ao cinema, está esgotado, vou mudar de sexo, recordando Ricardo Araújo Pereira. Esta franja do eleitorado que pensa estar perante uma causa fracturante é gente que pode votar em Cavaco, pelo que lá vimos ontem o candidato a explicar que vetou porque um monte de especialistas lhe disse que o diploma tinha falhas técnicas e tal.

Seria caso para dizer que acabou a crise, a crise, essa malandra que obrigou cavaco a promulgar o CPMS.

Acontece que o candidato presidencial sabe que há décadas que pessoas passam pelo violentíssimo processo de mudança de sexo, perfeitamente regulado, consensual, decorrente do elementar direito à identidade pessoal, tendo, depois, de recorrer a tribunais para que aquilo que são, aquilo que as define, tenha adequada tradução na documentação pessoal. Comecei a ler sentenças que exigem as alterações no registo civil necessárias com 19 anos.

 É absolutamente insuportável ler cada uma das histórias pessoais por detrás das decisões judiciais. Mas nada disto interessa ao candidato, homem sem pinga de humanidade ou sentido de justiça, que cospe para um microfone um diz que disse acerca de deficiências técnicas do diploma que chega com décadas de atraso.

Cavaco sabe que se há diploma com deficiências jurídicas é o actual Código de Registo Civil, esse sim, diploma deficiente e que não concretiza o direito fundamental à identidade pessoal. É à conta dessa não concretização que as pessoas mais discriminadas da sociedade recorrem a tribunais, com custos financeiros e psicológicos, para pedir (pedir!) que os seus documentos correspondam à sua verdade.

Paciência, azar, maçador, que importa a Cavaco se, à custa do adiamento, de mais um adiamento, da resolução de problemas vitais de um conjunto de pessoas, pode ganhar uns papelinhos nas urnas?

Que importa ao candidato tudo isto, que importa ao candidato que uma matéria que é consensual apareça como melindrosa?

Nada. É mesmo isso que ele quer.

Temos “homem”!

21 thoughts on “O veto de cavaco:temos “homem”!”

  1. Talvez assim a esquerda renitente perceba porque vale a pena levantar o cu do sofá para fazer o que tem que ser feito quando chegar a hora de botar lá o papelinho…

  2. Com Cavaco, sinto que a Presidência voltou ao tempo da pedra lascada. Ponham o homem a conferir fitas de máquina de calcular, onde ele pode fazer florir a sua inata capacidade de génio da banalidade…

  3. Caro Valupi,

    um pedido e uma declaração.

    Um pedido: foca um texto sobre o dinheiro, como Maquiavel afirma, é sempre melhor tirar o dinheiro do que lhe matar o pai, rapidamente esquecem o pai o dinheiro não.

    A declaração: seguindo este preceito o meu dinheiro (correspondente ao do meu voto) vai par o verdadeiro candidato, o Coelho da Madeira.

  4. Temos homem, sim, “o presidente de todos os portugueseje”, desde que não sejam homossexuais, transexuais, açoreanos, apoiantes de Sócrates, gestores ACTUAIS do BPN, pessoas “mal educadas”, isto é, que coloquem questões desagradáveis ao PR de todos os portuguesejes, mulheres que tenham praticado aborto, divorciados ou aspirantes a tal, e assim.

  5. Só posso subscrever o artigo de IMoreira e este ultimo espantoso comentario de Eddie sobre este “molusco” que é nosso presidente!!!

    Não me sai da cabeça a denuncia por ele feita a PIDE, sobre a pobre senhora sogra madrasta…

    É este senhor que se proclama mais serio e honesto que nós todos!!!!…

  6. edie, não tive qualquer intenção de nada e óbviamente que acho devemos ter orgulho em nós, quaisquer nós sejamos…
    abraço

  7. O PSD é o partido que teve como presidente um ex-pm ónesto que lucrou 140 mil euros à pala do buraco do BPN, via favores de banqueiros fraudulentos. Como vice-presidente e líder do grupo parlamentar, um “amigo” da velha rica que apareceu morta no Brasil com dois tiros. Como presidente da mesa do congresso e ministro de duas pastas, um banqueiro enriquecido instantaneamente e a contas com a justiça, que teve de ser empurrado para fora do conselho de Estado. É também o partido que tem vários ex-dirigentes, ex-deputados e ex-ministros a contas com a justiça, acusados dum longo cardápio de roubos, vigarices e tráficos de influências. E outros tantos, ou mais, metidos uns até ao pescoço, outros até até às orelhas, no lamaçal do BPN, o maior buraco financeiro de que há memória desde o Banco de Angola e Metrópole do saudoso Alves Reis, que ao lado deles é um menino. Puta que os pariu a todos, corruptos, ladrões e bandidos do caraças!

  8. às vezes penso se todas as pessoas de esquerda merecem algum respeito quando passam a vida a dizer que todas as pessoas que votam no cavaco são uns atrasados e ignorantes ou então uns ladrões de primeira linha?

  9. Convenhamos! Se Cavaco mudasse de sexo? O que saía dali? E Sócrates, com aquele nariz, já viram?

    E o Vara, vocês já viram se o Vara mudasse de Sexo? Gaita, e o Louçã, ai o Louçã?!

    O Portas com uma cabeleira loira e maquilhagem adequada faria uma mulher bonita, sofisticada elegante.

  10. Isabel Moreira: só agora realizei que seu comentario se referia a outro meu…

    percebo o que diz, acho tem toda razão…

    o termo q usei “nosso presidente”, era mais uma expressão discursiva que uma realidade substancial q eu nele visse…

    Abraço

  11. bem, o Alves Reis injectou uma data de vascos da gama duplicados na economia mas até funcionou bem para muita gente, pelo que li algures, liquidez… Estes do BPN não injetaram, retiraram. Reverta-se?

    No entanto o governo nacionalizou o buraco dos oligarcas do regime e tomates nem vê-los.

    Zeus e Posídon, faço votos que estejam bem e etc, exato: etc, gosto desta mascarilha de aleph.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.