Não sei ao certo quantos fumadores há em Portugal, mas somos muitos. É verdade que a recomendação das autoridades de Saúde para que se desinfectem as mãos com frequência e evitar levá-las à cara também se nos aplica.
Contudo, o acto de tirar um cigarro do maço e levá-lo à boca é tão automático e distraído que se calhar convinha chamar a atenção para este pormenor.
Guida, talvez esteja muito errado, mas li algures que o sistema gástrico não é um ponto de entrada muito relevante do vírus. A boca (por inspiração), os olhos e o nariz, sim.
Colado com cuspo, se não estou enganada, uma vez na boca, o vírus tem duas alternativas: ou segue pela traqueia ou pelo esófago. Para quem se tem mostrado tão alarmado, estás muito confiante quanto ao sentido de orientação do bicho.
No site da CDC, diz que, pela boca, só se as partículas forem inaladas. dando a entender que pelo esófago o vírus acaba por ser destruído. Nada confiante, peço desculpa se estou a menosprezar o poder do bicho.
a asae já tratou disso há uma dúzia de anos, parece que tinha bués de alcatrão e monóxido
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/tabaco-retirado-do-mercado
Os virus dão-se mal com o tabaco e o álcool, por isso não ponha de parte os seus hábitos pois qualquer mudança brusca propicia eventuais acidentes. Não deixe de fumar ou de beber por causa do vírus coroado. Adie a decisão.