A nova campanha da Optimus foi desvelada em várias fases. Teve um período teaser, onde não se identificava o anunciante nas peças publicitadas. Teve uma festa de lançamento no Pavilhão Atlântico, a qual divulgou a marca junto de clientes especiais. E teve o lançamento oficial, completo, no dia seguinte, 9 de Janeiro. Nesse mesmo dia, antes do almoço, a campanha já estava esgotada.
As conversas em Lisboa exaltavam a mancha laranja nas bancas dos jornais e dispersa pela cidade, descreviam as animações públicas, as bolas gigantes e bandeiras. Os cartazes de rua, a rádio, a TV, as peças nos websites e o filme à disposição na Internet, fechavam o cerco. Era inútil tentar escapar ao contacto com a marca. O filme do rebranding tinha sido feito no estrangeiro, com estrangeiros contratados pela sua reputação de topo, tanto na produção como na realização. A agência de publicidade, onde o novo logótipo e conceitos de comunicação foram criados, é das melhores e maiores em Portugal. Parecia impossível falhar. E ninguém falhou: provou-se a completa irrelevância do emissor.
Com 32, 4 milhões de euros gastos, a Optimus prestou-se a financiar um estudo sem precedentes quanto à eficácia dos modelos publicitários unidireccionais. A racionalidade desses modelos implica um conjunto de circunstâncias sociológicas e tecnológicas que investigadores de nomeada, e ilustres anónimos sem estudos, têm dito já não existir: consumo passivo da informação, concentração da recepção, disponibilidade afectiva para as marcas narcísicas. Ou seja, há vários anos que já não se presta atenção a quem não nos presta atenção. E uma marca que sai à rua para agitar bandeiras e fazer palhaçadas, que não nos larga um segundo nem nos deixa fugir do seu abraço, não consegue mais do que exibir um estado mental primário, patético e sevandija. Assistimos, na passada quarta-feira, a uma grandiosa celebração da boçalidade.
Como é que se torna possível que tantos, e tão capazes, errem tanto e se revelem tão incapazes para conhecer os tempos? Do lado da agência e produtores, é do que vivem: vender mais do mesmo, enquanto der. Do lado da equipa de marketing e administradores, é o resultado das inevitáveis inércias. Na falta de chefias visionárias, ninguém arrisca. E quando não se arrisca, só resta repetir o passado, o melhor possível. Como é sabido, a cultura SONAE não arrisca sair do convencional, no que terá os seus méritos. Com isso, porém, nunca soube para onde levar a Optimus; a qual falhou o objectivo, não tendo passado do terceiro e menorizado operador. Nem sequer conseguiu equilibrar o mercado, teria que triplicar a sua quota. Continuar sem encontrar remédio, 10 anos depois, é o sintoma de uma doença portuguesa que se chama casmurrice ilustrada.
Esta campanha é também paradigmática de um tipo de comunicação publicitária, o qual domina a quase totalidade das campanhas e peças, completamente vácuo. As mensagens repetem bordões que nem força têm para convocar uma reacção — Ninguém vive sem amigos, exemplo acima. Nada de nada de nada de nadinha de nada é suposto pensarmos ou sentirmos com essa frase. A assinatura remata com uma pergunta: De que é que precisas?. A marca pergunta depois de ter respondido, ou a marca pergunta e dá ela própria a resposta? Ou nem uma coisa nem outra, antes pelo contrário? Não sabemos. Lícito é concluir que a existência da pergunta indicia que alguém não sabe. A marca não sabe do que é que eu preciso, então, e é altamente improvável que algum dia venha a saber, pois.
Como é que se deve fazer publicidade em 2008? Aqui fica um contributo: com ideias que dêem vontade de conhecer o que o colega, o amigo, o namorado, o marido, o vizinho, o estranho no metro pensam delas. O suporte em que serão comunicadas é o que menos importa. O problema é cada vez menos o do canal e cada vez mais o do conteúdo, porque são os próprios utilizadores a transportar as mensagens para os confins da logosfera (sim, logosfera, sem b). Pelos tais 30 milhões, estou disposto a vender uma ou duas dessas ideias que fazem falar. Vá lá, como sou cliente Optimus, chego às três; 10 milhões por cada uma. E também quero 500 SMS grátis. É isto o que eu preciso, Optimus, mas estou disposto a abdicar dos SMS.
garantido que gajas boas já não são o que eram, para vender. fica-se por vezes a saber o nome das gajas boas sem se saber o da marca. eu escapei à recepção dessa campanha, nem dei por nada.
posso ficar com os restantes 2,4 milhões? sei lá, posso lamber envelopes, por exemplo.
adenda: um texto tão bem feito e eu ofereço-lhe um comentário tão parvo…
Esqueceste-te do “Ninguém vive sem paixão” também incluído na campanha. Se queres saber, eles não conseguiram nada com isto. Pessoalmente, fiquei enjoada com tanta cor de laranja nas ruas, lojas e websites.
O engenheiro Velmiro farta-se de dar lições aos políticos, mas a gastar assim o dinheiro da empresa, havia de ser giro no governo. Nem mesmo o VPV e o AB iam gostar dele ao leme da naçon. O problema dele é que ou arranca a Optimus do marasmo em que caíu à nascença ou é para deitar ao lixo. Está mais que visto que não serve para ganhar dinheiro. Só tenho uma dívida, perdão, dúvida: onde foi ele buscar 30 milhões de euros (nem conto os trocos), para estafar nesta borracheira? Sobrou-lhe das economias com que não conseguiu comprar a PT? Será mesmo verdade? Eu fui ler o link mas fiquei com dúvidas.
O prazo para a votação dos Melhor Bloges de 2007 termina amanha dia 15
Vota nos teus Bloges preferidos, está tudo aqui.
Valupi, eskulpa lá a grafitada mas não sei onde pôr isto, é interessante não? olha a Finlândia,
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=75487
hum, estava ali a pensar uma coisa, então e porque não pôr uma mulher à frente do BCE? Não faço idéia quem, só me lembro que gostava muito daquela senhora Gro não-sei-quantos da Noruega que escreveu o nosso futuro comum. Mas essa senhora bem merece ser feliz e estar descansada. Thatcher, tira-te da fila que baronesa só dá bitaite muito de vez em quando. Fleite nem imagines, que dou-te uma dentada no nariz que fica mesmo de pinóquio.
Então não sei.
Também há homens, por exemplo o homem do tribunal de Contas teria o meu voto. Mas não se pode ter o presidente da CE e o presidente do BCE juntos porque o dragão dá-lhe uma coisa,
Quem é que há-de ser?
eu não vi mas disseram-me que o tricheur se fartou de grasnar a dizer que desta não subia, mas que breve ia acontecer e nhã-nhã-nhã
também podem meter um barbas
Só digo que pagaram demasiado para o que receberam :P eu pessoalmente gosto da publicidade, menos do logo estaticos mas 32 milhoes de euros por isto ?
32,4 milhões para um conceito copiado? daaaaaaaaaaaaaaaasse!
http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?CpContentId=309171
http://vilaforte.blog.com
Já não me recordo, mas abri um site, não sei se o sapo ou o clix e apareceu-me de chofre um gajo todo blablá. “Se chegou até aqui é porque…”. Nem me recordo. E eu só pensava: “Uau, parece o Justin Timberlake! Uau!”. Nesse aspecto, até conseguiram. Só que, quando me apercebi, que era mais uma treta associada a essa campanha, o gajo caiu do pedestal. Cortei-lhe a voz, fechei a caixa e continuei a minha pesquisa. E sempre que o vejo, fecho a caixa antes que ele me venha com propostas, sabe-se lá.
Não percebo como é que se gastam milhões numa camapnha tão fraquinha e pelos vistos com ideias já utilizadas por alguém.
Infelizmente, nesta pobreza todas as operadores são iguais. Parece que a chave é: quanto mais idiota a publicidade e as mensagens inerentes, melhor pega. Aquela gosma alaranjada deve ser é cola, para colar, para pegar.
Enfim.
valupi,
belo texto.
é meio tratado de advertisng, meio caminho para a competência.
(e esquece os 25% dos 30 milhões, manda 10%, fica com os sms e não se fala mais no assunto)
Lisboa está cheia das laranjas proteiformes do engenheiro Velmiro. Hoje contei mais de cinquenta outdoors. Onde é que eles querem chegar com isto? Será lavagem de dinheiro? Bem queriam abocanhar a TMN através da OPA à PT, mas népia. Não há pachorra para estes nabos.
Olha, olha… onde é que eu já vi disto!? http://www.youtube.com/watch?v=KcOIk7Jq_bM
O segredo, Valupi, está em pedir mais. Pede 60 milhões que eles assim vão parar para te ouvir e ler e, espero, comprar uma dessas ideias que fazem falar.
E se eles não aceitarem (lerdos!), pelo menos, partilha connosco.
Acho que vais gostar deste graffiti. Este sim, é um graffiti digno deste milénio.
http://www.youtube.com/watch?v=wzCB-IJ2YsY
sininho, que engraçado, deixaste aqueles pózinhos luminosos à tua passagem
o amanita muscaria está com um sorriso maroto
Só para esclarecer: os 30 milhões não foram todos (nem sequer na maior parte, longe disso) para a agência, são é a verba indicada para toda a operação; a qual tem custos logísticos, operacionais e comerciais que ultrapassam esta campanha e envolvem todos os produtos e serviços, lojas, etc. Mas claro que uma fatia de leão foi para a compra de espaço mediático.
Nesse caso, 10 milhões é o valor correcto. Espero que eles cheguem a ti ou tu a eles.
pois eu só acredito quando esse mercúrio laranja negagravitacional me vier parar às mãos, ouvistes Paulo?
maldacena style
Bom texto!
Concordo que existiram alguns equícovos neste rebranding.
Basta fazer umas simples contas da 4ª classe para verificar que foi uma má estratégia:
http://inovacaomarketing.com/2008/01/10/optimus-magma/
O Problema é que os Marketeers são muito “publicitários” e pouco “gestores”, e depois dá nisto!
Abraço
Pensando eu que a Optimus realmente tinha mudado e de que toda a sua gestão tinha mudado, sim porque as pessoas são as mesmas e o lema da empresa é o De que é precisa? mais uma vez tentei mostrar de que precisamos de inovação.
[b]
Então gentilmente enviei o seguinte e-mail que seria bastante interessante:[/b]
[b]Sugestão Novo Canal Envio Informação de Campanhas Optimus[/b]
Exmos. Senhores:
Tenho verificado que a Optimus se tem pautado pelo lançamento de novas campanhas, para isso utilizando o sms, tv, rádio, etc. para alertar o cliente acerca das novas campanhas.
O que é certo é que na última campanha da Optimus de chamadas gratuitas na passada Quarta-Feira não recebi qualquer sms a comunicar tal campanha, tal aconteceu o ano passado pela altura do Natal que também não tive informação de boas festas nem de outras campanhas gerais para os clientes, o que mostra que há uma grande fatia de clientes que não é notificado por sms a ser alertado deste tipo de campanhas.
Corria o ano 2000 e a Optimus fez um brutal investimento num Cell Broadcast Center do qual o utilizou para emitir informações no Europeu de 2000 e na ExpoTelecom informando os visitantes da feira de novidades da operadora, nunca mais a operadora ter utilizado este poderoso serviço, dizendo na altura que o mesmo seria utilizado em divulgação de eventos importantes tal não veio a acontecer.
Visto praticamente todos os telemóveis no mercado suportarem esta funcionalidade, pois não há telemóvel que não tenha o Menu de Difusão Celular ou Info Célula, a Optimus poderia muito bem passar a emitir informações a partir do CBC que possui como ilustra a seguinte imagem:
[img]http://www.celltick.com/pictures/left/Image/cellnfo1NEW.jpg[/img]
Assim teria a Optimus mais um canal de divulgação dos seus serviços e campanhas, bastando para isso o cliente configurar o canal especifico no menu do seu telemóvel recebendo as informações de forma simples, prática, gratuita e difundida para toda a rede nacional, bastando para isso ser cliente Optimus.
Já outras operadoras móveis utilizam este poderoso serviço para divulgação de eventos, campanhas, como o caso da Tellsim na Turquia, na India a recente Vodafone que na mudança de imagem passou a emitir Hutch is now Vodafone, entre outras operadoras que enviam as Boas Festas e determinadas informações para determinados locais.
Se a Optimus tem o CBC que penso ser da Logica CMG que é um CBC bastante bom, tem uma rede excelente para tal, porque não realizar a experiência e ver a reacção dos seus clientes?
Seria mais um canal de divulgação interessante sem grandes gastos, pois a Optimus já possui todo o Know How, é só utilizar a criatividade e inovação e tem-se mais uma solução de comunicação rápida e eficiente para todos os clientes.
Está mais que provado que este serviço funciona e é aceite e se for preciso poderei enviar uma lista de operadores móveis espalhados no Mundo que utilizam este serviço com grande orgulho informando os clientes e mantendo-os agarrados ao telemóvel.
Ficarei a aguardar se a Optimus está assertiva para agarrar e implementar esta e outras ideias, pois seria uma situação bastante interessante arriscar e inovar e depois colher os frutos e só o faço com a Optimus, pois sou cliente desde 2000 e ainda acredito que a empresa tem muito sumo para dar e este tipo de iniciativas numa fase de mudança seria bastante interessante.
[b]A resposta da Optimus não tardou e temos a seguinte resposta:[/b]
Caro Cliente,
Tomámos conhecimento da situação reportada ao Provedor Sonae, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Atento ao exposto, cumpre-nos antes de mais esclarecer que a campanha que refere ou seja, “Ninguém vive sem falar”, foi amplamente divulgada através dos vários meios de comunicação, pelo que caso não tenha recebido a mensagem escrita, por alguma razão que desconhecemos, teria ainda assim a oportunidade de ter acesso à informação sobre a campanha em causa.
Já no que diz respeito à Difusão Celular, e embora já por diversas ocasiões nos tenha dado a conhecer o seu interesse na respectiva disponibilização, informamos que mantemos a nossa posição quanto ao facto de optarmos por não incluir na nossa oferta.
Qualquer outra questão poderá contactar o nosso Serviço de Apoio ao Cliente, através do n.º 1693 disponível 7 dias por semana das 08h às 02h, ou através do endereço 1693@sonae.com
Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com elevada consideração e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Até Breve,
Director – Serviço ao Cliente
Será questão para dizer, Deixem-se de tretas. Não é assim que lá vão, não hão-de passar do número 3.
Nao concordo nada com a maior parte das coisas ditas…para mim esta foi uma das melhores e maiores campanhas de rebranding a que ja se assistiu em Portugal!!!Esta campanha nao foi indiferente a ninguem, é verdade que a uns por gostarem realmente da campanha e a outros por já nao a poderem ver a frente, mas uma coisa é certa ninguem se vai esquecer da nova imagem da marca…
Eu pessoalmente gostei mesmo da campanha da Optimus e acho que esta mudança so poderá trazer vantagens á marca…gosto da nova imagem “O Magma” está mais moderna, jovem e atractiva contrariamente a ultilizada anteriormente pela marca!
MUITOS PARABENS OPTIMUS!!!Continuem que estão no bom caminho…
http://www.youtube.com/profile?user=New0Mix
http://nova.optimus.pt/
http://www.optimus.pt/Particulares