Tristeza

Alegre confirmou o que já era certo. Agora, se se mantiver no centro da esquerda (sim, também existem centros adentro das polaridades), e num registo de futilidades egomaníacas que não tire o sorriso a Louçã, irá chegar às eleições com o apoio de quase toda a esquerda. Serão poucos os que no PS resistirão à facilidade que está a ser oferecida: um candidato que parte com os votos do BE, a marca do PS e a anuência do PCP. É a cantoria das sereias.

Se Alegre for escolhido como candidato dos socialistas, o PS estará a dar o apoio ao candidato de outro partido. Um candidato que prejudicou gravemente o PS por actos e omissões. Um candidato que se comportou de forma desleal.

Vir a ter um Presidente da República que mostrou dar mais importância a si próprio do que aos portugueses, um Presidente da República que se imagina o proprietário da portugalidade, será triste.

34 thoughts on “Tristeza”

  1. Alegre não terá o meu voto. Se o PS o escolher como candidato à presidência simplesmente irei passar uns dias de férias longe do país na data da realização das eleições. Ser-me-ia custoso assistir quer à eleição do enfatuado poeta quer à reeleição de Cavaco.

  2. É pá. Gastei dinheiro e tempo com esse senhor. E sentimentos. Antes votava agora no cavacas que nele.
    Porra , V , os homens são mesmo um bicho esquisito , às voltas com essa cena do Poder.
    Maravilhosa uma página ( quem me dera lembrar-me do número , só para irem lá directos) da Virginia no ” Um quarto que seja seu”. Explica ( pergunta ) tudo.

  3. UNIÃO DE ESQUERDA contra o presidente de toda a Direita.

    Se há coisa que não podem acusar Alegre é de não ter despido a camisola.
    …mas…e o Conspirador-Faccioso Cavacas ?!
    Pois!
    Jardim, Dias Loureiro, Açores, Manuel Pinho, BPN…”shuuuuut”…BPP….”shiuuuu”, etc, etc, etc…

    Por isso é um IMPERATIVO DA ESQUERDA enxotar da Presidência este escarro de presidente (com p pequeno) que desmerece o lugar que ocupa, que nunca percebeu que o Presidente deve ser supra-partidário, o Presidente de Todos os portugueses.

    Sociologicamente, desde o 25 de Abril que o Povo Português é maioritariamente de Esquerda. Se não duplicarmos candidaturas como da última vez…Cavacas já era!
    E ainda bem.

    Em tempos Álvaro Cunhal disse aos seus: «a disputa é entre Mário Soares e o candidato da Direita Conservadora…tapamos com a mão a cara do Mário Soares mas pomos lá a cruzinha”.
    -Um dos actos mais eminentes de Álvaro Cunhal, diga-se, em nome da UNIÃO DE ESQUERDA CONTRA A CORRENTE BAFIENTA MARCELISTA/SALZARISTA DA DIREITA MAIS CONSERVADORA DOS TEMPOS DEMOCRÁTICOS PORTUGUESES.

    Sensatez, Manuel Alegre, sensatez desta vez
    E sensatez para o Ps em não duplicar candidaturas.

  4. Sensatez? O homem está a impor-se ao PS e a chantagear os votantes socialistas acenando com o cenário da reeleição de Cavaco, como que dizendo: Cuidado! Ou escolhem o meu nome ou divido os votos da esquerda e fica o mesmo em Belém.
    Espero que Sócrates o vá mantendo na expectativa de um apoio enquanto prepara uma candidatura consensual às diversas sensibilidades do partido e do universo eleitoral socialista.

  5. Se vier a acontecer, isto é, se as alternativas forem: ou Alegre ou não votar, ou votar branco ou nulo, há que pensar com serenidade e sensatez, porque da nossa escolha resultará a vitória da esquerda ou da direita.

  6. Tudo é preferível a Cavaco . Alegre parece-me ser o único socialista que une toda a esquerda.

  7. bem, eu voto Alegre ao que tudo indica, com o exemplo de o Lula ser eleito à quarta e ser um sucesso, o homem não desiste. É verdade que achava muita graça à Maria de Belém em Belém como o Valupi sugeriu, mas haverá outras oportunidades.

  8. O actual PR é o pior primeiro magistrado da Nação que Portugal teve desde o 25 de Abril.
    Líder incontestado da oposição de direita (para não dizer da oposição unida), presidente de alguns portugueses, mas não de todos os portugueses (como jurou), falho indesculpável de sentido de Estado, economista pardo, se não mediocreiro, professor catedrático que nunca tem dúvidas e raramente se engana, tartamudeante líder da conspiração de Agosto, contra o Executivo de um País que integra a União Europeia e onde deveria ser o primeiro defensor do Estado de Direito Democrático, corre-se o risco real, efectivo, de ele poder ser re-eleito PR.
    Acrescente-se, a título de curiosidade, que este homem dará terça-feira a sétima (cabalística atracção pelo sete?) contribuição para a colecção de grã-cruzes (canhoto, figas, abrenúncio) que Pedro Santana Lopes porfiadamente tem colocado na sua vitrine(Brasil, Marrocos, Hungria, Brasil de novo, Espanha e Austria). A Grã-Cruz da Ordem de Cristo para quem foi já a “má moeda”. Oh tempus, oh mores! A que obriga a sede de poder! Não, não é imparcialidade, é calculismo político.

    Partilho as críticas a Manuel Alegre. Parecer-me-ia Guterres um nome muito mais bem escolhido. E partilho dos receios de divisão no eleitorado de esquerda que costuma votar PS.

    Mas, escolhendo o menor dos males e porque “aprés moi le déluge” não se me afigura ser uma divisa aceitável, votarei Manuel Alegre se a tal for compelido.

  9. independentemente de Alegre, ser bom ou mau candidato, o facto é que duas candidaturas à esquerda só irão beneficiar Cavaco (como aconteceu nas últimas eleições), ou outra candidatura de direita, já que dividirão a esquerda…

  10. EU VOU FAZER EXACTAMENTE COMO O MEU MENTOR VALUPI: VOTO EM BRANCO E POUPO (TU POUPAS, ELA POUPA, VOS POUPAIS, ELES E ELAS POUPAM E TODOS POUPAREMOS) UNS TOSTOES EM TINTA. E TENHO A CERTEZA QUE ESSE ACTO LIBERTADOR DE HOMEM VERDADEIRAMENTE MODERNO EM NADA AFECTARA O PRECO DO CARAPAU, NEM PARA BAIXO NEM PARA CIMA, PORQUE ESSE PEIXE NADA DE COSTAS. E DE FACTO O UNICO VOTO REALISTA E ATE SE PODE VOTAR PELO CORREIO COM A PRECAUCAO ADICIONAL DE NAO SE COLAR O SELO. SAO MASIS UNS TOSTOES QUE SE POUPA (TU POUPAS, ETC.).

    VIVA O ANARQUISMO! ABAIXO A AGRICULTURA!

  11. Eu voto atè no Jegue do Nézinho, para Belém. Tudo para que este serôdio fruto do estado novo que lá está, volte para a piolheira de nunca deveria ter saído para fazer a rodagem do automóvel.

  12. ‘Votarei Manuel Alegre se a tal for compelido’.

    Prezado Cidadao Presente,

    Nao sei se voce se deu ao trabalho muito arduo de ler o correio antigo, mas el Presidente ja foi tanto ou mais insultado neste blogue que o Pacheco Pereira. O Alegre diz que nao, que foi ele, mas o melhor e nao fazer caso desse vaidoso. E as palavras utilizadas para atacar o senhor Presidente Cavaco foram por vezes tao doces, tao doces, que quem as leu e bebeu cafe ao mesmo tempo prescindiu automaticamente de adicionar o acucar do costume.

    E agora chega voce com mais uma cabazada a deitar o homem abaixo. Tenha pena dos indefesos e dos poderosos. No fundo, trata-se de mais um economista, e voce sabe muito bem como sao os economistas, esses malandros assessores de banqueiros e governos. Leia mais uma vez o rascunho do Valupi.

    E quem e que o compele a votar no Alegre? Sera chip programador de miolos que lhe introduziram sob a pele sem voce dar por isso? Investigue.

  13. Embora não seja o candidato ideal e face à previsibilidade de Cavaco avançar, não terei duvidas em quem não escolherei.
    Já começa a lavagem Expresso do cordeirinho sacrificial Lima para que a nodoa saia a tempo da recandidatura. Pelo que se anuncia a “culpa” caberá inteirinha ao Fernandes e equipa, que eu espero seja tão lesto a defender-se como o é a atacar, jogando num 4-3-3 com os pontas colados à linha e tornando esta questão interessante pelo menos enquanto dura a partida, já que o resultado final todos nós sabemos.

  14. num país bafiento vota-se de negro num poeta cinzento egocentrico para evitar que um meio demente continue a representar-nos. e as alternativas meus deus? são estas apenas? se sim, façam como eu. emigrem e vão gerar e parir filhos bem longe, que portugal agoniza á muito na cama gasta da desesperança. o ultimo a sair desligue o ventilador. mesmo sem lei de eutanásia aprovada deus vai entender.

  15. Há alturas em que “não há pão com mofo”. Querem contribuir por pensamentos, palavras, obras ou omissões para a reeleição do actual PR? É que pode ser essa a simples escolha.

  16. Por falar em lealdade, ou na falta dela, que sentido faz ter dito que ‘há vida para além do Orçamento’? Há vida para quem? Só se for para ele, porque para o Governo e para o País, dadas as circunstâncias e sem Orçamento não se vislumbra grande vida…
    Lá teve de vir o Francisco Assis lembrá-lo do óbvio. Enfim.

  17. Este meu comentário não quer dizer que apoio o Papa de Boliqueime, quer dizer que tambem não apoio o poeta Alegre.Vamos partir para outra, talvez uma Gama diferente de candidato, ou porque não um candidato (ou uma ) do outro sexo: aceitam-se sugestões

  18. Ainda é muito cedo mas desta vez há que tirar lições do que se passou na anterior: a divisão deu subtracção – logo deu derrota. Safa!

  19. Caros Camaradas Comunistas, Xuxalistas e outros infiltrados na camaradagem

    Desde já alerto para a necessidade de adquirirem a tempo e horas medicação para a má digestão, pois vão ter que engolir mais um sapo, desta feita com barbas e tudo…

    Eu avisei em devido tempo, e em vários locais publicos, nomeadamente em Foruns e blogs, que o Poeta Pateta Alegre andava a fazer o trabalho de casa, para se posicionar na linha de partida.

    Agora é tarde para parar o homem, a não ser que lhe encomendem algm trabalho a moda do Sá Carneiro…

    O Poeta agora só vai parar em Belém!!!

  20. Alegre sabia que não era consensual, mas mesmo assim quis impor a sua candidatura e fê-lo. Agora não há mais opções credíveis, ou ele ou Cavaco.
    Não foi um jogada muito limpa, mas a diferença para Cavaco é abismal.
    Engolindo ou não um sapo, antes este do que um cavaco…

  21. Excelente artigo Val.
    Certamente que o PS irá apoiar a sua candidatura e, como partido, será a única forma de poder ganhar as eleições presidenciais. Na minha opinião, Manuel Alegre acha-se muito mais importante do que aquilo que realmente ele vale. Acha-se um ser superior ao Partido a que ele diz pertencer. Não quero ser inconveniente, mas não se terá ele encostado ao PS para fazer carreira política? Se não fosse o PS o que seria dele politicamente? Se fosse eu ao secretário – geral do PS arranjaria outro candidato. O partido não pode assustar-se com alguém que já prejudicou o Ps e os socialistas várias vezes.

  22. Bem, o Alegre sempre foi uma figura muito secundária dentro do PS e na politica, de forma geral. Aparecia, dizia uns poemas, e tal…

    Não se lhe conhece muito mais, até ao dia em que decidiu, um homem com aquela idade, “morder a mão” de quem lhe sustentou a existência da poesia. Enfim…

    Não nos faz falta um presidente assim.

  23. Espero que hajam alternativas ao Manuel Alegre, de preferência uma mulher candidata. Vou ter grandes dificuldades em votar no Manuel Alegre. Será, na minha opinião, um péssimo PR.

  24. Olha, cabisbaixos que estão.

    Para quem quem vos via…

    Afinal a tendência expressada parece ser a de aceitar a eventual coleira

  25. Alegre È
    seja essa ou não essa a sua vontade
    desejo profundo
    o candidato do BEsquerda!!!
    aliás um excelente candidato dos ditos…
    Logo…
    abraço

  26. Nunca votei em branco:
    Mas alguma vez terá de ser. Não me lembro de quem é esta frase e agora não estou para procurar de quem é: os meus inimigos estão dentro do meu próprio partido, os outros, são meus adversários.
    Esta também me faz lembrar o desabafo de um guarda-redes de futebol que a páginas tantas disse: torna-se difícil defender os remates dos adversários agora os dos colegas de equipa é que são mesmo difíceis, não se sabe quando e como vêm.
    Como se pode apoiar um candidato que não se sabe para onde pode disparar? Que nos momentos difíceis abandonou Sócrates e pôs-se ao lado de Francisco Louçã e seus quejandos? Que só sabe cuspir no prato em que come? Não, com o meu voto não vai morar para Belém.
    Com Cavaco Silva sei que tenho um inimigo político. Ele é de direita e eu sou de esquerda, mas prefiro assim, sei com que linhas me posso coser. Se, se puser do lado da oposição já estamos habituados. Agora Manuel Alegre!
    Por isso o meu voto vai ser em branco caso o PS o apoie. Como disse prefiro defender os remates dos adversários.

  27. Dixit: segui o conselho e fui investigar se tinha um chip programador de miolos que me compeliria a votar no auto-proposto candidato a PR pela esquerda como única forma de derrotar o candidato da direita que se está a auto-promover. Apesar das críticas que justissimamente fazem ao Poeta e que subscrevo por inteiro.
    Era verdade, o chip lá estava. Desactivei-o e agora estou certo de que nunca mais vou ser compelido a nada. Obrigadinho. Ah, e viva o Anarquismo, olaré!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.