Sabedoria da vizinha

A comissão de inquérito vai enviar a Sócrates 74 perguntas, fala-se em prolongar os trabalhos para além do prazo acordado, o Taguspark é o novo alvo, esperam-se transcrições de escutas e o PSD ameaça levar o Procurador-Geral a tribunal para conseguir sacar o máximo de informações obtidas com a espionagem política feita em Aveiro. Esta comissão investiga um negócio legítimo entre privados que não chegou a ser feito por pressão pública da oposição e do Presidente da República.

Quando Oliveira e Costa foi à comissão de inquérito ao BPN, depois de se ter recusado a falar, trataram-no como uma rock star. Avisou ter ficado muito mais para contar, pelo que tivessem juizinho com ele, e quase que saía em ombros com aclamação geral. A comissão lidava com um calote que poderá chegar aos 10 mil milhões de euros. Ao contrário de todos os casos que permitem criar suspeições contra Sócrates, o BPN é alérgico às violações do segredo de Justiça, as capas dos jornais têm azar com esta rapaziada.

É como diz a minha vizinha do 4º andar, não há duas comissões de inquérito iguais.

9 thoughts on “Sabedoria da vizinha”

  1. Cada vez que oiço ou leio sobre o número de perguntas o mesmo altera-se. Ontem, na televisão a última versão ficou nas 80. O Público diz que são 74. O Expresso e o DN dizem que são 110. Mas afinal quantas são? Espero que no episódio de hoje da comissão haja algum deputado que esclareça esta dúvida.

    Percebe-se que queiram prolongar os trabalhos, é que na altura em que fixaram o fim para o dia 17, esqueceram-se de um pormenor, e não é como diz o deputado do BE o facto dos dias 15 e 16 serem fim-de-semana. É a visita do Papa. Entre 11 e 14, os deputados, vão estar para lá sozinhos a falar uns para os outros. Os directos das televisões serão de onde Sua Santidade se encontrar. Estou solidária com os deputados, coitadinhos… :)

  2. Com os meus contactos na assembleia, tive acesso às perguntas a que o Primeiro-ministro terá que responder, e que vão finalmente esclarecer cabalmente toda esta situação. Aqui vão:

    1 – O Sr. primeiro-ministro ordenou a compra da TVI pela PT com o intuito de afastar Manuela Moura Guedes?
    2- Tem a certeza?
    3- Absoluta?
    4 – Só pode estar a brincar. Isto é um caso muito sério. Acha que alguém acredita nisso?
    5 – Não quer pensar melhor, e mudar as respostas 1-4?
    6 – Você é teimoso, caramba. Acha que essa sua teimosia influenciou a sua resposta às perguntas acima?
    7 – Que credibilidade tem então o Sr. primeiro-ministro, tendo em conta que mente descaradamente nas respostas anteriores?
    8 – Mais uma vez, você não está claramente a perceber a gravidade do caso. É ou não verdade que tentou comprar a TVI para afastar o casal Moniz?
    9 – Ah! Não tentou afastar o casal Moniz. Então, sendo assim, admite que o objectivo era apenas afastar Manuela Moura Guedes?
    10 – Mas se não tinha intenção de afastar Manuela Moura Guedes, porque é que mandou comprar a TVI? Não vê a contradição?

    42 – Estamos cansados das suas mentiras, e fartos de lhe dizer que isto é um caso sério. Reveja por favor as respostas 1-41. Não as quer alterar?
    43 – Porque é que insiste em mentir a esta comissão?

    66 – No pequeno almoço com Figo, quem é que pagou a conta dos galões e torradas?
    67 – Se foi o Sr. primeiro-ministro, não acha que é um abuso dos recursos do estado?
    68 – Se foi Figo, acha que é adequado receber benesses de particulares? Conhece a expressão “não há pequenos-almoços grátis”?

    74 – Se fosse homenzinho, tinha vindo a esta comissão pessoalmente responder. Há algum problema com a sua masculinidade?

  3. Eu não sou de intrigas mas acho que anda aqui trafulhice da grande. Então o gajo sabe as perguntas antes do teste? ‘Tá claro que assim tem tempo para estudar as respostas e os outros, coitados, estão a dar o corpinho ao manifesto nas orais. Não é justo, que não é…

    E já agora, alguém me sabe dizer se isto é um teste americano ou se são perguntas de desenvolvimento? E tem um tempo limite para responder ou é sem horas marcadas? Pode levar livros para consulta ou só permitem duas esferográficas em cima da mesa? Caso possa levar livros, podem estar anotados ou só são permitidas remissões para outros artigos? E pode fumar durante o teste?

    Eu sei que ele é o primeiro de todos nós mas lá por ter amigos que têm amigos que conhecem os amigos dos examinadores, não devia ser favorecido. Assim também eu era primeira-ministra!
    Batoteiro!…

  4. Pingback: V9 at Aspirina B

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.