Temos muito para agradecer a Paulo Bento. E desejamos que ele tenha uma carreira pejadinha de sucessos. Entretanto, Guimarães fica como o fim da linha. E o problema não está no resultado (ide falar com o Real Madrid, a equipa mais cara da Via Láctea, acerca do tópico “resultados”), nem na qualidade do futebol (o futebol é sempre lindo quando se ganha). O que assinou a guia de marcha foi esta declaração:
Fomos castigados pelo que não produzimos na primeira parte e pela forma algo irresponsável como encarámos o jogo.
Pelo que a questão é a seguinte: que leva moçoilos de sangue na guelra e muito dinheiro para gastar, cuja actividade laboral diária consiste em dar uns toques na bola e fazer ginástica, a serem irresponsáveis na gestão das benesses de que usufruem? Preferem trabalhar numa seguradora, na construção, num bar de alterne? Deram-se conta de que a sua profissão é fútil e vão recomeçar a estudar, vão para doutores? Há uma virose depressiva no balneário e estão de tal forma desanimados que deixaram de se responsabilizar no relvado? Qual a causa da abstrusa irresponsabilidade, pergunta um sócio com as quotas em dia desde 1980.
Esta moda dos treinadores dialogarem com a equipa através da comunicação social não ajuda ninguém. Nem os jogadores, tratados como cachopos, nem o treinador, que se transforma num comentador em vez de assumir-se como o chefe, nem os adeptos, que se alimentam de mística, não de psicanálise. Haja alguém que institua esta escola de ser sportinguista ao serviço do Sporting, e outro leão rugirá – isto é, finalmente o leão rugirá.
Bento, gostámos de ti, mas tu não gostaste de nós. Obrigadinho e felicidades.
É nitido que o tempo do P.Bento acabou.Mas estar a culpar o P.Bento é uma agressão deslocada, Val. Ele aguentou a espoleta o tempo que pode porque a crise que o Sporting vive já lá estava latente. Num clube sem estrategia, ou melhor, com uma má estratégia, a queda era quase inevitavel.Ou o Sporting inverte o estado de negação em que vive constantemente ou a bipolarização do futebol português instala-se definitivamente, infelizmente.
Também por isso, se isso for, K, não fazem sentido as suas declarações – tanto contra os jogadores como contra os adeptos.
K é k isso interessa? A alegria do Povo está alhures:
http://3.bp.blogspot.com/__5LvBhBeyXg/SugvibK7McI/AAAAAAAAAf4/nmaVC6je_uo/s400/pic10008 (1).jpg
Quer isto tudo dizer, amigo Val, que és um sofredor desde 1980? Junta-te ao clube, eu ando penar pelo meu querido Belém desde que nasci. Anima-te homem que é no sofrimento que se forjam as grandes almas. Eh pá, será que eu já ouvi isto em qualquer lado? Ou será que o meu amigo Silva adicionou “cheirinho” á bica hoje lá na Catedral? Ou será que eu ando a tresler o Pachecão e a “pesadelar” com o Marcelo?
serão os do sporting filhos de um Deus menor?
Nós gostámos do Paulo Bento, mas já não gostamos do Paulo Bento.
O PB devia ter saído depois da goleada da liga dos campeões, ou, no máximo, no final da época passada! Não há dinheiro nem o homem consegue motivar os jogadores. Tenho a certeza que ele fez o melhor possível com as condições que lhe deram!
K, não percebi essa da bipolarização do futebol português. Baseias-te em quê? :)
e, assim, acaba-se o zzzzbboooaaaddiinnng.:-)
Guida, com o notorio definhamento do Sporting a Liga será cada vez mais uma questão entre o Benfica e o Porto.Os dois já tem orçamentos muito superiores ao Sporting (então em relação aos outros nem se fala) e a tendência é que o fosso aumente.
Corremos o risco de que no futuro tenhamos dois clubes que dêem cabazadas a torto e a direito intra-muros ( O benfica já o faz, o porto ainda não o faz porque tem alguns jogadores lesionados e as mexidas foram grandes neste defeso) sendo o titulo uma luta a dois, alternando-se ou não, no acesso à Champions League. Será optimo para uns quantos milhões que assim vêem as suas necessidades projectivas saciadas, mas é pessimo para o desporto, que eu gosto competitivo.
belo comentário, K. está-se mesmo a ver. nos últimos 4 ou 5 anos o benfica nunca ficou acima de 3º…
Alfredo Farinha avisou
O que está a acontecer com o Sporting já aconteceu com o Salgueiros, Boavista, Estrela da Amadora e vai acontecer a muitos mais. Há coisa de quinze a vinte anos Alfredo Farinha alertou para o perigo das Sociedades Anónimas Desportivas. Os demais só o criticaram mas os resultados estão à vista. Depois a norma que se criou de a meio da temporada se poderem reforçar não se importando de gastar o que se não tem, para obter uma boa classificação, só veio favorecer os que não olham a meios para atingir certos fins. Os serviços de fiscalização no princípio da época não são rigorosos com as contas dos clubes, depois acontece que se chega a Outubro e certos clubes já tem vários meses de atraso aos jogadores.
Enquanto isto acontecer os clubes não tem hipóteses de sobrevivência, a não ser que as Câmaras Municipais e Governos Regionais os continuem a subsidiar à grande e à francesa.
K, pensei que fosse com base nos resultados das últimas épocas, em que o Benfica, curiosamente, tem ficado atrás do Sporting. Tirando que dão cabo da memória às pessoas, as cabazadas são óptimas. É pena que só valham 3 pontos.
Que saudades que eu tinha do ego insuflado dos benfiquistas… :)
(agora sou eu que digo: o campeonato é longo. :))
guidinha, queres que eu meta uma cunha para o pintinho treinar o zzzbbbooaaddiinng?:-D
Para o leão poder rugir, sem borrar a fralda, o Bento talvez devesse sair, mas eu acharia melhor que o clube adquirisse novos jogadores, se não estivesse falido. Alguns do Braga, do Nacional, do Rio Ave, do Guimarães, do Leiria não devem ser muito caros… O leão tem lá pelo menos sete ou oito mânfios, incluindo o teu querido Vuk, mais o Veloso, o Calcedo, o Angulo, o Matigol (ou Matifora?), o Postiga, o Grimi, o Pedro Silva, etc, que não valem o salário mínimo nacional. O Polga e o Caneira já deram o que tinham a dar. Além de que não há um guarda-redes decente desde o Ricardo. Podes pôr lá o Mourinho a comandar, que não dão mais do que isto. Nem com o Pintinho nos bastidores.
Discordo, Nik. Bento sempre foi criticado pela rigidez táctica, e por uma gestão do balneário sem resultados positivos. Actualmente, o Veloso é um equívoco tremendo que condiciona toda a equipa. O mesmo para o Moutinho. E o mesmo para o Vuk, um talento raro a ser desperdiçado.
Não são os jogadores “bons”, o dinheiro, os técnicos reputados, que vencem os jogos e fazem o bom futebol. Vai até Madrid estudar melhor a questão. E não é só desta época o fenómeno.
Guida e oo, o Benfica cometeu muitos erros nestes ultimos anos (mais ou menos uma centena de jogadores, varios tecnicos passaram pelo clube,etc…) e o P.Bento teve muito merito nos 2ºs lugares que conseguiu.Isto para não falar de outros factores.
O que no entanto sucedeu é que o benfica tem vindo a consolidar as suas finanças e hoje tem receitas muito superior a qualquer outro clube ao nivel de bilheteira, merchandising, patrocinios,etc…o que lhe permite “gastar” por ano cerca de 20 milhões em contratações.
Se conseguir a Liga este ano entra numa dinâmica incrivel, é o acordar do monstro.
Claro que o futebol é imprevisivel e o dinheiro não é, felizmente, o unico nem sequer o mais importante factor a considerar, o mais importante continua a ser a inteligência. Aqui concordo com o Val. Mas o caso do R.Madrid é uma excepção e é conjuntural.
Olhe-se para o plantel do Sporting e para o do Benfica, é uma diferença tremenda. O Benfica tem quantos internacionais argentinos e brasileiros? Veja-se só este ataque, Aimar, Di Maria, Saviola, Cardozo, Ramires…luxo.
Sinhã, vocês mudam de treinador e deixam o pintinho, nós mudamos de presidente e mantemos o bentinho. :)
oh, guidinha, sei lá eu bem disso. :-)
K, não é só em Madrid que o dinheiro não chega para ganhar. É em todo o lado. Mourinho, no Chelsea, não ganhou tudo, nem ganhou o que mais queria. E por cá, no Benfica, têm sido gastos rios de dinheiro desde que mandaram embora um Toni campeão. Olha ao tempo que isso foi e começa a fazer as contas aos sucessivos plantéis…
Val
Depois disso o Benfica foi campeão nacional.
Conquistou o seu último título como campeão nacional de futebol na época de 2004-2005 no dia 22 de Maio de 2005, no Estádio do Bessa, frente ao Boavista (1-1) com um golo de grande penalidade apontado por Simão Sabrosa
2005 – Conquista do 31º Campeonato Nacional de Futebol depois de 11 anos – o maior período – sem vencer o troféu; esta conquista serviu também para homenagear Miklós Fehér, malogrado jogador húngaro que falecera em competição, vítima de morte súbita. Era treinado por Giovanni Trapattoni
Pois foi, Manuel, mas quantas vezes o foi? É dessa ponderação que se fala, o dinheiro gasto e os proveitos obtidos. Por aí, o Sporting tem sido melhor do que o Benfica, pois gasta muito menos (e tem ficado à frente nos últimos 4 anos, embora seja triste consolação).
O problema não é o Paulo Bento estar a mais na equipa do SCP… o problema é a equipa do SCP estar a mais no Paulo Bento.
4 anos que podemos considerar bons, revelou que PB é treinador a mais para esta equipa de putos convencidos!
Sem ovos não se fazem omeletes e, portanto, sem jogadores empenhados não se constroem resultados. Não podemos exigir que seja o treinador a marcar golos ou a defender remates. Esse tem sido sempre o mal do futebol português.
Tentam-se resolver “fracturas expostas” com pensos rápidos…
Gostei de ouvir o Presidente dizer que afastar PB não ia resolver nada porque o problema não está no treinador. Mais satisfeito fiquei em ouvi-lo dizer que sabe onde está o problema pois isso é meio caminho andado para implementar as soluções!
Consigam jogadores a sério para a equipa e desfaçam-se das vedetas que só atrapalham!
Keep up!
Val , e o Chelsea perdeu para quem ? Para o Manchester, são pobrezinhos coitadinhos. Alias isto vem confirmarn o que eu digo acerca da “bipolarização”. Como em espanha o Barcelona tambem não é nenhum pobrezinho.O que isto pode provar é que existe um ponto para alem do qual o dinheiro já não é solução.Os melhores jogadores do mundo em todas as posições não formariam a melhor equipa.
Quanto ao Benfica tens toda a razão, como alias eu “afirmei”, ter dinheiro não chega, tem que haver inteligência.Cometeram-se muitos erros. Mas atenção as condições estruturais do clube não eram as mesmas, neste momento o Benfica tem condições para atrair não os melhores jogadores do mundo, mas já jogadores de um nivel bastante apreciavel e que dão para formar equipas bastante competitivas.
jafonso, mas mesmo desde que nasceste? Conheço casos desses, mas não foi o meu.
__
PMatos, mas o empenhamento dos jogadores, não havendo factores bizarros, é consequência do ambiente de trabalho, e este o resultado da liderança do treinador. Portanto…
__
K, pois, é isso mesmo que está em causa: o dinheiro não ganha jogos (a não ser que os compre, outro assunto, claro).
Quanto ao Benfica, é tudo muito simples: no ano passado a equipa não era radicalmente diferente da deste ano, o que é absolutamente novo é o treinador. E, diga-se em abono da racionalidade, Jesus também não faz a menor ideia do que está a gerar as goleadas, porque a complexidade do fenómeno ultrapassa as capacidades do seu entendimento. Trata-se apenas de ir aproveitando, e colher os saborosos frutos da sorte.
«PMatos, mas o empenhamento dos jogadores, não havendo factores bizarros, é consequência do ambiente de trabalho, e este o resultado da liderança do treinador. Portanto…»
Correcto Val, mas não somos ingénuos ao ponto de acreditar que o “ambiente de trabalho” passa única e exclusivamente pela liderança do treinador ou pelo que se passa no balneário.
Infelizmente, e apesar do esforço dos treinadores, existem outros factores anormais que acabam por ter uma maior influência nesse “ambiente de trabalho”.
São esses “factores bizarros” os agentes, os dirigentes e em algumas das vezes a própria imprensa desportiva/cor-de-rosa…
A “limpeza” deve começar por aí: na erradicação dos “factores bizarros” que giram à volta dos gabinetes da direcção e dos balneários… ponham os olhos na gestão desportiva que o FC Porto implementou e que, com todas as criticas e suspeitas que lhe são atribuídas, acaba por defender a equipa (jogadores e treinadores).
Abraço
Concordo inteiramente que o jesus consegue isto sem saber ler, nem escrever (literalmente :)).Existe ali uma quimica especial entre aqueles sud-americanos, hombre.
Não concordo acerca da equipa, o Benfica investiu 20 e tal milhões (24? 25?) no reforço da equipa. Saviola, Ramires, Javi Garcia, só para dizer os mais influentes, vieram este ano.
Imagina o Sporting só com mais estes três no plantel, era candidato ao título, de caras.