Politeia

Não sou militante nem simpatizante do PS, por isso, num certo sentido, estou a marimbar-me para a escolha do próximo Secretário-Geral. Mas, como apaixonado pela política, tenho um receio e uma esperança. Receio que ganhe quem fez oposição interna nos últimos anos apenas na perspectiva do proveito pessoal com vista ao seu futuro. Receio que ganhe aquele que foi um dos principais promotores dentro do PS da candidatura Alegre, oferecendo de bandeja a vitória a Cavaco e desgastando ainda mais o Governo e o partido. Receio que ganhe esse molusco que não defende a honra dos seus camaradas. E espero que ganhe um Francisco Assis cuja liderança parlamentar o projectou para a exposição máxima com o consequente máximo proveito para o partido e para a cultura democrática.

Assis, que até calha ser licenciado em Filosofia, pode muito bem vir a ser o Platão de Sócrates.

25 thoughts on “Politeia”

  1. Val, sempre es para min uma voz muita qualificada para entender dos asuntos políticos em geral e muito particular os de Portugal. Como não conhezo tudo o precisso ando às escutas pelas ladeiras o que dizem uns e outros. Numa freguesia da blogosfera, perto destada , procurando qualquer coisa encontrei iste comentario sob o Asís que contradice a tua opinião.
    Eu sigo ás escutas mas à aspirina é à escuta permanente e mais fiavel.

    Assim com estas pérolas faziam um retrato do homem :

    “Pelos vistos, Francisco Assis vai ser mesmo candidato a líder do PS. Se ganhar, é o melhor que podia acontecer à coligação de Direita que vai para o Governo. Porque ele próprio é mais de Direita do que muitos PSD’s, mas também porque deve ser, como político, uma das maiores nulidades do Portugal Democrático. Quanto ao carisma necessário para ser líder de um Partido como o PS, bem, suponho que a minha cadela Sininho seja mais carismática.
    A cara de songamonga e o nome de santo já não conseguem disfarçar a sua verdadeira personalidade.”

  2. reis, quem escreveu isso está a auto-qualificar-se, não a falar do Assis. E trata-se de um fanático que se esgota na sua completa irrelevância.

  3. desculpa lá , mas para quem se está marimbando são receios e esperanças a mais . e investiga melhor o passado dessa tal de política por quem estás apaixonado, anda-te a enganar , de certeza. uma puta , a gaja. nasceu assim. pergunta ao César que ele conta-te ..

  4. ó vigário valupetas, não será tua a indisfarçavel vontade de substituir o sócrates, tal é a paixão que nutres pela política e dado que já tens um treino altamente qualificado de sósia do palhaço? não sei se a facies que Deus te abonou será parecida à do teu Adónis, mas que o cérebro e a palavra parecem pertencer-lhe, disso não há dúvida.

    Portanto, quem melhor do que tu meu rapaz para tal desígnio, com a vantagem do marketing da falácia ser uma das tuas capacidades naturais.

    tu é que estás na calha valupetas, assume-te e sê homemzinho pelo menos uma vez.

    sinceramente, eu também me estou marimbando porque nunca fui do PS – e depois do reinado de sócrates está garantido que muitos outros deixarão de o ser, felizmente – mas como apaixonado pela política do faz-de-conta xuxialista, espero que qualquer que seja o futuro líder, este tenha a coragem de macho para denunciar o regabofe de incompetência e mentira do seu antecessor. Como isso não vai acontecer, em tempos de síndroma de orfandade e políticas de autismo psicótico (partilhada pelos dois candidatos), vamos continuar a ter um PS afundado em descrédito.

    portanto, só tu poderás dar a volta a este momento tão crítico e resgatares alguma da lucidez política que este PS precisa como pão pra boca.

    só tu meu caro, um verdadeiro e poderoso sócrates II

    vai-te a eles, carago!

  5. Esta frase..

    “Receio que ganhe esse molusco que não defende a honra dos seus camaradas.”

    .. o pecado do Seguro é não ser um invertebrado e alienado defensor cego do Grande Líder e da sua honra. Epá, que se foda lá que a honra dele esteja manchada indelevelmente por centenas de processos e fundadas suspeitas, o Tozé tinha que ter dado uma mão, isso é que era ser um gajo às direitas, de ideias arejadas.

    Já o Assis, epá.. tipo impecável, governo enterrado em merda até aos olhos e ele ali firme, em frente ao Morais Sarmento a dizer banalidades, só levantou cabelo uma vez e foi para ameaçar que se demitia se fosse aprovassem taxar as mais-valias dos chico-espertos da PT que anteciparam dividendos para fugir aos impostos – esse GRANDE SOCIALISTA!

    Melhor só mesmo aquele gajo que parece o Santos Silva on steroids mas que nem é militante nem simpatizante do PS. É simplesmente um tipo que trata tudo que não seja PS de merda para baixo, naturalmente. Há muito disso no terreno dos “independentes” ahaha. Que anedotas..

  6. Shiva eu fosse, Valupi, para te aplaudir a quatro mãos!
    Votei agora pela primeira vez PS em legislativas, basicamente pelas mesmas razões que tu, e também eu não sou militante nem simpatizante. Apesar dos muitos defeitos, votar Sócrates foi para mim uma espécie de última trincheira contra o tsunami de merda que se agigantava no horizonte e que acabou por engolir e empestar a costa!
    Basta ler os valentões anónimos e rancorosos com nicks idiotas que aqui vêm insultar-te para aquilatar a qualidade dos seus heróis! Era giro borrifar-lhes, aos anónimos, o focinho com “Baygon animais rastejantes”, mas, a bem da biodiversidade, ainda bem que não o fazes! Sabe-se lá o desequilíbrio ecológico que isso poderia provocar!
    Quanto ao molusco, não há dúvida de que a sua escolha seria para eles ouro sobre azul. Pileca tão fraca de pernas como rica de pose nem ao cavalicoque de Massamá exigiria grande sprint para ganhar as próximas corridas.
    É deprimente ver os do tsunami, fracos em zoologia, confundir o molusco com galinha, amiúde tentando ver se tem ovo! Receio que a frequência de tais pesquisas, de que ele parece gostar, acabe por lhe provocar uma crise de identidade!

  7. O Seguro, que aos meus olhos ficou liquidado com a cena patética de domingo à noite (não compreendo mesmo como ainda ousa condidatar-se), não tem o mínimo perfil de líder. É que, se o tom de mosquinha morta do Passos pode ter cativado algumas pessoas pelo contraste com a exuberância, eloquência, dinamismo e espírito guerreiro de Sócrates, duas mosquinhas mortas, uma no governo e outra na oposição, adormeceriam/paralisariam completamente o país. Só mesmo o interesse do PSD em esfrangalhar o PS e a correspondente promoção nos Media o poderão lá colocar. Mas espero que os militantes do PS não sejam tão permeáveis aos jogos sujos dos outros nem aos jactos de veneno mediáticos como os eleitores portugueses em geral o foram no final da última legislatura, e que não façam hara-kiri.
    Por outro lado, não me parece que Sócrates tenha criado qualquer sentimento de hostilidade generalizada no partido. Pelo contrário. Toda a gente percebeu bem por que lutava Sócrates, por que políticas se batia, o seu orgulho de ser português e soberano.
    O partido, na sua esmagadora maioria, estava bem unido e sintonizado com o líder. Razão pela qual Assis tem bastantes hipóteses. Além de que tem um discurso fluente e claro. Se, a isso, juntar o gosto de agir herdado de JS, pode ser o homem certo para manter a oposição a este governo preparada para, a qualquer momento, assumir o poder.

  8. Desde 2005 os meus votos foram para o PS via José Sócrates, a partir de 5 Junho não sei para quem vão. Se Passos Coelho demonstrar ser um reformista como Sócrates, o meu voto, passa a ser depositado no PSD. Não acredito nisso, julgo que vai fazer reformas mas estas vão no sentido de favorecer a direita.
    No CDS nem pensar, ainda me lembro do tempo da União Nacional, o que faziam aos empregados, por isso, não atraiçoo a memória de meu pai.
    A CDU foi a que mais vezes recebeu o meu voto, como não vejo vontade de se renovar não votarei neles.
    O BE teve uma vez o meu voto, a comportar-se assim, não me sinto inclinado a votar neles. Estou farto de diáconos e sacristães.
    O PS – não falo dos grupelhos de esquerda, fazem-me lembrar as famílias em que os irmãos estão todos zangados e cada qual procura desenrascar-se – deixei para o fim e só continuará a receber o meu voto conforme o líder.
    Se for José Seguro nem pensar. Não estou para dar o voto a quem é tão inseguro. Não esqueci o nojo que metia na porqueira do Crespo, via o Secretário-geral do seu parido a ser enxovalhado e não tinha uma palavra para contrariar. Com pessoas destas não me entendo, só sabem cuspir no prato em comem. Teria agora trunfos para jogar contra Assis se não aceitasse ser deputado pelo círculo de Braga mas, como não tem coluna vertebral, está contra mas… aceita as migalhas.
    Assis se continuar com o ideal que tem, se for Secretário-geral do PS, pode contar com o meu voto. Desde há muitos anos não via um líder parlamentar com a facilidade de argumentação. Não precisa de papéis para fazer um discurso. Uniu sempre o grupo parlamentar, coisa que Seguro ou outro não sabe fazer.
    Tenho pena de não ver Manuel Maria Carrilho a candidatar-se. Os homens vêem-se nas acções.

  9. Politicas à parte é um gosto voltar a lê-lo aqui meu caro Pacheco. Apareça mais vezes. Um abraço JCF

  10. “Não sou militante nem simpatizante do PS..”

    Temos aqui neutrão. E de acordo com um estudo que li no Science Daily…..

  11. O lampeiro Tó-Zé seria um valor bastante seguro, sem dúvida, mas apenas… para quem vai agora tentar desmantelar tudo o que foi construído nos últimos seis anos em Portugal!

    Francisco Assis é um excelente candidato, sim, e um homem com provas dadas. Porventura bom demais até, para uma época de liderança que se adivinha ser mais para “queimar tempo”. Mas oxalá ele nos surpreenda e a transforme numa inesperada oportunidade para galvanizar de novo o Centro-esquerda e, sobretudo, para regenerar o modo de fazer Oposição em Portugal, tão desvirtuado que ele foi nos últimos seis anos…

    Gostava ainda de ver o M. Maria Carrilho levar uma corrida em osso, mas ele nem para isso serve.

  12. “Francisco Assis cuja liderança parlamentar o projectou para a exposição máxima”.

    Máxima talvez não, se os russos soubessem disso há dois dias tinham dado uma boleia ao gajo no Soyus.

    Marco Alves,

    Não digas isso em público. Vão pensar que optaste pela camuflagem de espremeres as ninfas gonadais a grilos.

  13. O facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter “indicado”, logo na noite eleitoral, Seguro como o seu “candidato” “preferido” devia fazer soar todas as campainhas do PS.

  14. Quanto mais vos escuto mais vos ADORO: continuam a prestar homenagem ao homem mais genial da política portuguesa, mesmo depois da injustíssima derrota que os animais rastejantes organizados sobre a forma de tsunami de merda lhe provocou, o que me sensibiliza profundamente.

    Já tenho até uma proposta para a comissão instaladora da Basílica para beatificação do Santo Sócrates (SS):

    Presidente: Vigário Mor – Valupetas

    Sacristãos: Isabel Moreira, José do Carmo Francisco, Vega9000

    Capelão: Shark e Aniper

    Acólitos: Penélope, Mário, Marco Alves, Sinhã, Ibn Erriq, S. Bagonha, José Fernandes, Carmim, Aeme, catarina, Margarido teixeira, AP Santos, edie e muitos outros amigos e fiéis.

    Para moço de recados: Manuel Pacheco e outros recém convertidos.

    A PAZ ESTEJA CONVOSCO

    EU ADORO-VOS

  15. Senhor “eu adoro-vos” :
    Tive notizia de o senhor estar à formar uma comissão para à beatificação do futuro São José Sócrates patrão de filósofos e primeiros ministros.
    Se o senhor quisser eu podería tal vez prestar algum servizo pela causa.
    No entanto se for posivel, eu candidatar-me-ia para Cónsul, o representante da comisão no estrangeiro, na Galiza concretamente. O tema do trabalho não anda nada bem por cá.

    Agradeço o interesse se houvesse.
    Eu tambem adoro o senhor.

  16. O “Tozé” , o tal que até é amigo pessoal do Senhos dos Passos ?
    Esse, se ganhar, creio que até irá trabalhar para fundir os dois partidos num só. Que tristeza de País!

  17. desculpa lá ó jpferra, esqueci-me de ti, meu dilecto fiel, para a comissão instaladora da Basílica para beatificação do Santo Sócrates (SS).

    Vou redimir-me e ficas encarregado pela minha latrina pessoal, o que é uma honra especial, não achas?

    ADORO-TE jpferra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.