Perguntas simples

No livro que Cavaco vai lançar este mês — “O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar” — haverá algum capítulo onde se ensinem primeiros-ministros a lidar com Inventonas de Belém?

42 thoughts on “Perguntas simples”

  1. !ai! que riso, muito eu gostava que houvesse – uma espécie de manual de instruções para coscuvilheiros, homens de soalheiro e aleivosos demagogos e piratas

  2. Será que a resposta justa à pergunta do sr. Valupi trará algum bem estar ao Povo português?! Ou servirá apenas como publicidade das ideias do dito cujo Cavaco? Considero, claro, que o perguntador da casa comprará o livro mal apareça no mercado e promove-o junto dos seus leitores!
    Também podia valer a pena perguntar a todos os justos deste mundo se se justifica a continuação do morticínio na Ucrânia! Para ajudar a uma resposta fundamentada, veja na BBC News – Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=_3ntFTV3FgM

  3. pois claro que não se justifica, nunca se justificou, nunca se justificará, a invasão da ucrânia por Putin – assim como não se justifica a propaganda russa de putin por putinistas como o JA e quejandos.

    !viva! a Ucrânia livre em resistência

  4. mais outro a escrever livros de merda. pode-se juntar ao colega 44 e escreverem em parceria um manual “como destruir e corromper um país em 10 lições”.

  5. A yo disse o essencial.

    Neste blog persiste certo fedor característico dos fãs e apologistas do Trafulha 44 – o mais mafioso e ruinoso pulha já saído deste esgoto partidário, o que não é dizer pouco.

    É verdade que o António Bosta lhe faz séria concorrência, e laranjas podres como a Múmia Cavaca, o fantoche Passista, o reles Relvas, o pulha Ventura, a Dona Portas e um longo etc. não lhe ficam muito atrás; mas o 44 continua a ser o pico desta imensa montanha de merda.

  6. Yo e Bastinhos metam o Sócrates pelo cú acima…

    https://conversa2.blogspot.com/2015/10/o-44-e-ex-namorada-de-socrates.html
    “Ando há meses com vontade de dizer isto, e vai ser hoje: trocar o nome de uma pessoa por um número é uma estratégia para ferir deliberadamente a dignidade humana. Em termos simbólicos, chamar “44” ao José Sócrates não é muito diferente de lhe tatuar esse número no braço. Em termos simbólicos, repito. Durante meses, uma certa comunicação social usou e abusou dessa estratégia e não foi impedida, por quem de direito, de introduzir nos nossos costumes uma prática de raiz ideológica nazi”

    Enquanto isso…
    https://causa-nossa.blogspot.com/2023/09/o-que-o-presidente-nao-deve-fazer-37-o.html

  7. «Trocar o nome de uma pessoa por um número é uma estratégia para ferir deliberadamente a dignidade humana. Em termos simbólicos, chamar “44” ao José Sócrates não é muito diferente de lhe tatuar esse número no braço.»

    Sim: chamar Trafulha ao Trafulha é Treblinka.

    E é terrível ver tantos a ferir a dignidade humana de um político, só porque enterrou o país em calotes criminosos por várias gerações. Felizmente que pôde recuperar alguma dignidade na modesta casa parisiense dum amigo que muito mama no Estado. Graças à sua formação de engenheiro sanitário até lhe renovou e mobilou a casa – a gosto dele, não do amigo, pois é assim a amizade.

    As calúnias, porém, não se limitam a ele. Também os seus caros colegas são atacados pela turba: o Vara, o Farfalha, o Campos das PPP, o Beiçolas da Euroteta, a Tia Edite, a Câncio, o Sousa Pinto, o Ascenso, o Galamba… e tanto que eles fizeram, desinteressadamente!, pelo país.

    «metam o Sócrates pelo cú acima…»

    Consta que seria mais ao contrário, mas não temos nada a ver com isso, Sr. Infante.

  8. Vara, o Farfalha, o Campos das PPP, o Beiçolas da Euroteta, a Tia Edite, a Câncio, o Sousa Pinto, o Ascenso, o Galamba

    qual foi o valor do prejuízo que estes moços deram ao país e quais os crimes cometidos? convinha botares link para confirmar que não és um aldrabão, calúniador e provovador que caiu aqui de paraquedas.

    cavaco, dias loureiro, oliveira costa, luis caprichoso, francisco sanches, josé vaz mascaranhas, telmo reis, luís almeida, luís alves, josé monteverde, rui costa, antónio franco e joaquim coimbra

    deram um prejuízo de 5.000 milhões ao estado português, alguns foram julgados e condenados, outros foram só beneficiários do maior assalto bancário em portugal, um morreu e outro ainda por aí na clandestinidade

    https://www.dn.pt/portugal/cavaco-e-filha-lucraram-com-accoes-da-sln-1248925.html

    https://observador.pt/especiais/por-que-razao-dias-loureiro-nao-foi-acusado-no-caso-bpn/

    https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2017/05/24/caso-bpn-condenados-12-dos-14-arguidos-oliveira-e-costa-com-14-anos-de-prisao/84500/

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/estado-ja-gastou-quase-5000-milhoes-de-euros-com-bpn

  9. Todos os piaçabas xuxas são como o troll anónimo deste blog: assumem que quem critica o PS defende o PSD. Os piaçabas do PSD fazem a mesma coisa. São como os carneiros futeboleiros; para eles tudo é um benfica-porto. E na área dos outros é sempre penálti; na área deles nunca é.

    Esta postura, além de tramposa e mentecapta, encerra um sério problema táctico: é inútil contra quem não defende o clube rival. É duplamente inútil contra quem nem é carneiro da bola. Ou, como o anónimo troll deste blog, um piaçaba que passa o dia a lamber a trampa do seu partido.

    Seu palerma, defeco de alto para o PSD, a 2ª maior máfia do país após o PS, ou os betinhos corruptos do CDS, ou os queques enche-mamões da IL, ou os matarruanos do pulha Ventura.

    A sua lista de laranjas podres deu um prejuízo de 5.000 milhões? E o seu Partido Sucateiro quantos deu, entre obras ruinosas, derrapagens mafiosas, adjudicações, nomeações, tachos e tachões, resgates a bancos, contratos blindados, corrupção governamental e camarária, mais os calotes e respectivos juros extorsivos para pagar tudo isto, para encher o Mamão Salgado, o Sr. Mota, o Bava, os sucateiros de norte a sul do país, todos os chulos e chulecos do PS e o luxo parisiense do seu herói?

  10. “A sua lista de laranjas podres deu um prejuízo de 5.000 milhões?”
    não foi só o bpn que a laranjada assaltou, faltam aí o bpp 500 milhões e banif 3.000 milhões, só em dinheiro do estado estes 3 bancos levaram 8.500 milhões, fora os depositantes que ficaram a arder.
    depois temos o bcp e o bes onde houve gamanço dos gestores e efeitos do sub-prime, um foi salvo por intervenção estatal dum governo ps e o outro falido por motivos políticos, decisão inédita dum conselho de ministros psd+cds efectuado por telemóvel, que até ia dar lucro segundo passo coelho e acabou por custar 12.000 milhões. toda a malta envolvida é de direita, cavaco, dias loureiro, oliveira costa, passos, portas, marilú albuquerque, carlos costa, sérgio monteiro, etc. vai lá catar os processos e pago dobrado contra singelo por cada socialista que encontrares.

    “entre obras ruinosas, derrapagens mafiosas, adjudicações, nomeações, tachos e tachões, resgates a bancos, contratos blindados, corrupção governamental e camarária, mais os calotes e respectivos juros extorsivos para pagar tudo isto, para encher o Mamão Salgado, o Sr. Mota, o Bava, os sucateiros de norte a sul do país, todos os chulos e chulecos do PS e o luxo parisiense do seu herói?”

    1 – isso é uma listagem de conversa fiada, quero o número do processo e saber se já há sentença transitada em julgado.

    2 – lembro que os senhores salgado, mota e bava, não eram militantes socialistas, não consta que votassem no partido socialista e o nome desses senhores está ligado a financiamento de campanhas dos partidos psd e cds. googla que encontras.
    já os sucateiros de norte a sul, chulos & chulecos são denominações bué abrangentes e genéricas pelo que não é possível identificar os intervenientes e os casos. ligado com sucateiro e lista de ofertas pelo natal, lembro-me vagamente do nome do doutor marques mendes, que curiosamente desapareceu do processo face oculta.

    3 – dúvido que o meu herói de luxo tivesse tempo na vida para fazer tudo isso e mais aquilo que o ficcionista carlos alexandre pretende que ele tenha feito, seria necessário viver mais, não duas vezes, mas uma dúzia. mas não tenho qualquer dúvida que o mega processo “operação marquês” foi uma fuga para a frente de todos os processos anteriores onde não conseguiram incriminar o luxuoso que almoçava umas sandochas num bistro de esquina. telefona ao paulo dentinho rtp que ele explica-te e manda o vídeo duma ementa dessas por €15,00.

  11. olha o gajo que tem orgulho na corrupção do exercito ucraniano e do marco capitão ferreira a escrever lençóis.
    quando é que nos vai explicar que o medina tb não contratava sergios para pagar favores e afins. é tutti molto vago.
    mas a melhor parte é quando não nega que um primeiro ministro militante socialista seja corrupto, apenas acha que não pode ser tão corrupto como o acusam porque NÃO TINHA TEMPO PARA ISSO!
    foda-se, orgulho socialista liberal, pá

  12. não agrada…zzzzapping canal ucrania. essa colagem aos comunas residentes é para empatizar com a cambada.
    quando tu explicares o quem sãos os sérgios, os favores e os afins, não esqueças o número do processo e a sentença do tribunal onde foi julgado. até lá é calúnia do aldrabão e difamador de serviço ao caixote do aspirina. não nego nem confirmo culpas de ministros socialistas, se foi crime tem de ser julgado e a sentença final é que diz se é culpado ou absolvido. erros políticos, caso existam, não são crime, mas são julgados públicamente nas urnas pelos eleitores. os tribunais políticos foram extintos há 43 anos.

    nota: podes ganir à vontade que não levas mais respostas a conversa taxista-leninista-negacionista.

  13. quando falam em prejuízos de malta do ps dá ideia que estão esquecidos de 3 bancarrota ps… será?
    meus caros ps , lamento informar-vos mas em questão de prejuízos o ps dá um barrete ao psd : nada menos que 3 vezes deixou o país na falência.

  14. já tu não podes dizer o mesmo.
    a única coisa de que te podes orgulhar é ser aldrabão, caluniador e burro ao serviço da direita, mas isso dúvido que isso abone a teu favor, mesmo entre os que pretendes agradar.
    não alimento mais trolhas.
    xau.

  15. “quando falam em prejuízos de malta do ps dá ideia que estão esquecidos de 3 bancarrota ps… será?”

    sim, a primeira foi para pagar os desmandos do prec, comunas caladinhos; a segunda para pagar obras e derrapagens, extinção da agricultura e pescas dos governos cavaco e a terceira para pagar 20.000 milhões de assalto aos bancos pelo gang cavaco/loureiro com uma “ajudinha” do sub prime que nunca mais chegava para alcançarem o pote. tá tudo na net é so googlar.

  16. nem coragem têm para assumir os erros… santa paciência. o problema é os socialistas gastarem muito e mal , roubando pelo caminho , como por exemplo o zezito e o “parque escolar”.
    fazendo o psd o mesmo , pelo menos não provocou nenhuma bancarrota.

  17. ” fazendo o psd o mesmo , pelo menos não provocou nenhuma bancarrota.”

    sim, a primeira foi para pagar os desmandos do prec, comunas caladinhos; a segunda para pagar obras e derrapagens, extinção da agricultura e pescas dos governos cavaco e a terceira para pagar 20.000 milhões de assalto aos bancos pelo gang cavaco/loureiro com uma “ajudinha” do sub prime que nunca mais chegava para alcançarem o pote. tá tudo na net é so googlar.

  18. não é por repetires a lenga lenga que as bancarrotas deixam de ser do ps.
    para ficarmos esclarecidos é só ouvir as palavras do ex ministro das finanças teixeira dos santos sobre o primeiro ministro que lhe dava ordens e que provocou deliberadamente , por teimosia , a falência do país.

  19. ” primeiro ministro que lhe dava ordens e que provocou deliberadamente , por teimosia , a falência do país. ”

    onde é que leste isso, deve ter sido na primeira página do manholas!

    a falência foi decretada pela coligação negativa be+pcp+psd+cds com o chumbo do pec 4 no parlamento e o que sucedeu a seguir com o governo passos coelho/paulo portas com vendas a pataco comissionadas pelo antónio borges, desemprego e uma bela ajuda que nunca mais chegava “a crisezinha internacional” e tirava o sono à velha leiteira. tá tudo na net, é só lincares.

  20. «a falência foi decretada pela coligação negativa be+pcp+psd+cds com o chumbo do pec 4»…

    Ah, que saudades dessa ladainha. Incluía geralmente uma referência aos elogios da Merkel ao PEC 4 e ao Trafulha, reforçando a certeza xuxa de que chumbá-lo foi uma traição à pátria.

    Infelizmente para os xuxas, poucos anos depois a vaca Merkel elogiou também o fantoche Passos – assim comprovando que tanto lhe fazia quem era o Gauleiter tuga desde que esfolasse a populaça para encher mamões, sobretudo os alemães, e fazer respeitar as ordens da UE neoliberal.

    Os mamões adoraram o Trafulha: nada como um pulhítico corrupto e megalómano para contrair calotes, mais juros extorsivos, branquear o saque e distribuí-lo pelos compinchas. O Mamão Salgado até trocava o direitola Passos por outro Trafulha xuxa – a capa do ‘socialismo’ é a melhor.

    Voltando à “coligação negativa” de 2011, seu piaçaba, foi pena. O Trafulha ainda não tinha a casinha de Paris pronta… uma chatice. E mais uns 40 PECs e tudo ficaria bem. No PEC 44.

  21. carlos carvalhas, ex-secretário -geral do pcp em entrevista à antena 1 – fev. 2013

    ‘se o sócrates tivesse aguentado – politicamente era impossível aguentar-se – se na altura em que não queria pedir o resgate, naquela altura do pec iv (é evidente que o governo dele, passadas 24 horas já todos lhe tinham tirado o tapete), mas no plano só da ue, daquilo que se conhece viu-se que tanto a merkel como o então presidente do bce, estavam aflitíssimos, estavam a ceder, iam ceder. a sócrates, a portugal. porque não podiam deixar o país falir, nem podem.

    (…)

    eu não estou a dizer que tenha feito bem ou tenha feito mal. estou dizer só o seguinte: sócrates naquele quadro, teimosamente, disse ‘eles hão-de resolver o assunto’. estava sozinho, já toda a gente lhe tinha tirado o tapete, o presidente da república, o psd também, o passos coelho, que de manhã lhe disse uma coisa e à tarde tinha dito outra e ele disse ‘não peço resgate nenhum, eles têm de resolver o assunto’. e o que se vê nessa altura o que se vê na ue é merkel e o sr trichet a quererem ceder. a sócrates e a portugal e a dizerem ‘nós temos de resolver o assunto, não podemos deixar o país ir à falência’.

    (…)

    a história tinha sido outra se nós tivessemos pedido a renegociação. porque no sócrates no fundo já depois de ter aceite o pec iv, porque ele estava no fundo a tomar a atitude que tomou a espanha, que tem resgate sem ter pedido resgate, que aquele lapso de tempo mostrou, que da parte da união europeia eles estavam sem recuo, porque tinham de ceder, não podiam deixar o país ir à falência.’

    o pedido formal de desculpas veio 4 anos mais tarde pela boca do jerónimo com oferta duma gerinçonça para limpar a asneira.

    há declarações semelhantes de dirigentes psd e creio que do bloco, mas não me vou dar ao trabalho de procurar.

  22. merkel? mas ela não é a culpada da dependência energética que a UE tem do Monstro de Moscovo?

    https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/socrates-contra-licoes-de-democracia-a-russia

    “o pedido formal de desculpas veio 4 anos mais tarde pela boca do jerónimo com oferta duma geringonça para limpar a asneira.”

    hahahahhahahhahhaha. e assim se responsabiliza o pcp pela melhor governo de portugal dos ultimos 20 anos. desculpa antonio costa, foste só um transeunte inocente e a tua propalada capacidade negocial não passa de uma manobra de marketing para enganar papalvos. partido negócio impõe. yeah!

  23. Sabe o que mais impressiona? Ouvir falar do Trafulha com essa normalidade; seja um troll xuxa da net, o comuna Carvalhas ou o fantoche Passos – que continua a dizer “Engº Sócrates” com a mesma sonsice de jotinha podre com que louvava o Dias Loureiro – é um absurdo e um nojo.

    Um pulha destes, que até o canudo aldrabou, que levou anos a ‘projectar’ pardieiros e a mamar subornos vão-de-escada até o Pantanoso Guterres lhe abrir as portas do partido e do pote, um criminoso que foi viver à lorde enquanto o país era esmifrado para pagar as suas negociatas e calotes – e há-de continuar a pagá-los por décadas – é ainda tratado com respeito que jamais mereceu.

    Se a justiça fosse mais que uma palhaçada ao dispor de pulhíticos e mamões, o Trafulha estaria na choça pelo menos até 2040; já não teria o ridículo título de ‘engenheiro’ que nunca foi; e se houvesse jornalismo estaria à porta dele todos os dias a filmá-lo, a investigá-lo, a persegui-lo e a perguntar-lhe de que vive; de que fortuna continua a sacar. Tê-lo à solta, isso sim, é uma vergonha nacional.

  24. “merkel? mas ela não é a culpada da dependência energética que a UE tem do Monstro de Moscovo?”
    é, mas na alemanha, a ue não impôs a ninguém que comprasse à russia e nessa altura ainda não tinha invadido a ucrania e o putin até cantava canções romanticas em inglês para agradar às plateias ocidentais. o linque do sócrates é de 2007, quando foi à rússia. arranja qualquer coisa mais actual.

    “hahahahhahahhahhaha”
    por enquanto ainda há, mas são cada vez menos, 17 deputados pcp em 2015, 12 em 2019 e 6 em 2022.

    “e assim se responsabiliza o pcp pela melhor governo de portugal dos ultimos 20 anos.”
    táva convencido que os melhores governos de portugal tinham sido os do camarada vasco gonçalves que acabaram com o discurso de 18 de agosto na escola d. antónio costa em almada.
    https://arquivos.rtp.pt/conteudos/discurso-de-vasco-goncalves-em-almada-12/

  25. è isso mesmo, Filipe. e sim , continuamos a pagar pelas políticas e decisões megalómanas e de saloio deslumbrado do monstro.

  26. nem diz que o cavaco foi melhor na governação. só não roubou tanto e tão descaradamente e não precisou de aldrabar o percurso académico e também não tinha um cofre mágico nem um amigo do peito que o sustentasse.

  27. “nem diz que o cavaco foi melhor na governação.”

    “só não roubou tanto e tão descaradamente”
    tanto e tão deve ser comparativo a alguém que tenha sido condenado por roubo. portantes é ver a lista de condenados do bpn e comparar valores.

    “não precisou de aldrabar o percurso académico”
    sim, o prestígio académico era tão valioso que só dava o nome à lista de professores da nova e mesmo assim teve um processo arquivado por influência do gajo que mais tarde nomeou para ministro dos negócios estrangeiros, aquele cromo que bifava as mantas da tap que encontrava a bordo.

    “também não tinha um cofre mágico”
    não era cofre, era um banco, chamava-se bpn

    “nem um amigo do peito que o sustentasse.”
    https://www.tsf.pt/politica/perdi-um-amigo-cavaco-silva-nao-se-portou-bem-comigo-5777517.html
    https://www.jn.pt/nacional/interior/fantasia-eu-e-que-convenci-cavaco-a-mudar-1761574.html/?id=1761574

  28. “não precisou de aldrabar o percurso académico”
    sim, o prestígio académico era tão valioso que só dava o nome à lista de professores da nova e mesmo assim teve um processo arquivado por influência do gajo que mais tarde nomeou para ministro dos negócios estrangeiros, aquele cromo que bifava as mantas da tap que encontrava a bordo.

    http://rprecision.blogspot.com/2011/01/divida-de-gratidao.html
    https://www.erc.pt/download.php?f=58416&l=pt&key=1a7a8acf596d2a2581ec03a8f92a9ebc

  29. “Não estás a pensar que me vou por a defender o cavaco, pois não?”

    claro que não, foi só 4 comentários acima:

    ” nem diz que o cavaco foi melhor na governação. só não roubou tanto e tão descaradamente e não precisou de aldrabar o percurso académico e também não tinha um cofre mágico nem um amigo do peito que o sustentasse.”

  30. “haverá algum capítulo onde se ensinem primeiros-ministros a lidar com Inventonas de Belém?”

    há, chama-se “Na Sombra da Presidência”, mas foi escrito pelo assessor de comunicação que o cavaco escondeu da comunicação social no sótão de belém, local onde o marcelo snifa vestígios quando em noite de insónias com o costa.

    https://www.dn.pt/portugal/ex-assessor-de-cavaco-publica-memorias-e-defende-se-no-caso-das-escutas-5365104.html

  31. Ah, a velha competição do Centrão Podre: qual a metade mais podre?

    Múmia ou Trafulha? Bosta ou Burroso? Vara ou Relvas? Loureiro ou Chulares? É como comparar a máfia siciliana com a máfia calabresa: talvez a siciliana (PS) leve algum avanço, mas a calabresa (PSD) não fica muito atrás. E se o PSD tivesse tanto poleiro como o PS não ficaria nada atrás.

    No caso da Múmia vs Trafulha, este último parece levar vantagem. É um aldrabão mais reles, mais óbvio, enterrou o país em mais calotes criminosos e (até onde se sabe) roubou mais que a Múmia. Mas esta não perde por muito: entre a mama na SLN, os compinchas da Coelha, o estouranço das esmolas europeias, o monstro da FP, os ministros corruptos, o deprimente legado do Cavaquistão…

    Onde estão equilibrados é na arrogância. A Múmia não tem dúvidas, só uma vassoura entalada no rabo; o Trafulha também sabe tudo e é o típico parolo ignorante, altivo e vaidosão que trata todos os que julga inferiores com desdém – e ainda pensa ter ‘carisma’, o biltre. Carisma de merda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *