44 thoughts on “Perguntas simples”

  1. :-( Deus é cabrão porque se revolta, estremece de nervos e faz estremecer – mostra-nos que não precisamos de provocar guerras para morrer. Deus é cabrão quando nos é, também nos é, professor na injusta lição.

  2. “Mas que a esquerda europeia em geral e os socialistas em especial possam ser cúmplices, isso ultrapassa o entendimento”

    – no link do comentario anterior

  3. de vez em quando é preciso um sinal para ver que não somos nada , que não há ciência que nos “salve”. e dá graças a Deus não ter sido aqui.
    e vai ajudar onde é preciso.

  4. e não deixa de ser curioso que perguntes a Deus porque causou sofrimento matando 5000mil pessoas e não reflitas sobre todos os mortos , todos os dias , causados pelo homens , sendo esses , sim , perfeitamente evitáveis. até as mortes corriqueiras nos acidentes de tráfico provocadas por malucos que não percebem que um carro é uma arma.

  5. só para terem ideia , num país com 10 milhões de habitantes , em 2022 morreram 459 pessoas e 2200 pessoas ficaram feridas gravemente em acidentes de transito. na vida de todos os dias , na normalidade. porque nem falo em guerras.

  6. “não reflitas sobre todos os mortos , todos os dias , causados pelo homens”

    pelos homens? mas alguma coisa acontece contra a vontade de deus? os próprios homens não foram feitos à sua imagem?
    e desde quando é que um “acidente”, algo inesperado e imprevisto por definição, é culpa de algum homem?
    e o cancro? quantas pessoas mata por ano o cancro criado por deus?

  7. temos de dar graças a deus por ele ter decidido fazer um terramoto longe de nós? e se eu tivesse um filho na turquia que tivesse morrido? tinha de lhe dar graças na mesma? porra, que raio de deus é esse

  8. ó teste…. o cancro criado por Deus??? é assim , eu oiço todos os dias os cientistas alertarem contra coisas que eles próprios criaram : as substâncias cancerígenas que comemos com o pão de cada dia… ele é o tabaco , as tintas , os colorantes , os conservantes e bla bla bla.
    Deus deu-nos a velhice e a consequente deterioração do corpo físico . queria ser sempre jovem? não pode ser , para o novo nascer , o velho tem de morrer : é só observar o ciclo do inverno ao verão.
    Deus tem as costas largas..

  9. e sim , muita coisa acontece contra a vontade de Deus , por exemplo , o 111 mortos diários com armas nos estados unidos..11 mortos/dia , com armas. foi Deus que empunhou a arma? foi Deus que criou a pólvora ? claro que não , em último caso foram os filhos de belzebu…

  10. oh yo,

    e como é que isso tudo acontece contra a vontade de um deus que tudo pode, NOMEADAMENTE evitar que tal coisa aconteça? está muito ocupado? a expandir o universo, presume-se.
    e se não foi deus quem criou o cancro, então quem foi?!?!?!??! há mais criadores por aí para eventualmente adorarmos? é que se calhar o deus que criou o cancro preocupa-se mais connosco do que aquele que está lá longe a expandir o universo e nunca ouviu falar de nós.
    mais valia passarmos a adorar esse, e podia ser que ele decidisse acabar com o cancro, não?
    a refletir.

  11. teste , o que acontece no mundo dos homens é da inteira responsabilidade deles…não somos tele comandados. os horrores que praticamos diariamente superam em dor e morte quaisquer desgraças naturais.

  12. “Segundo informações de ativistas de direitos humanos dentro e fora da Síria, o número de mortos no conflito passa das 500 mil pessoas, sendo mais da metade de civis” o que é afinal um sismo comparado com isto ?

  13. “teste , o que acontece no mundo dos homens é da inteira responsabilidade deles…não somos tele comandados. os horrores que praticamos diariamente superam em dor e morte quaisquer desgraças naturais.”

    mas deus podia evitá-los ou não? e se sim, não os evita porquê? não quer? acha que esse sofrimento nos ajuda a formar o carácter? a yo não está farta de conhecer histórias de pessoas que de forma alguma mereceram aquilo que a vida lhes deu?

    esse seu deus, que culpa as vitimas pelos infortúnios que sofrem ao mesmo tempo que se recusa a ajudá-las apesar de isso estar perfeitamente ao seu alcance, não lhe parece uma criatura especialmente malévola?
    vá por mim, mais vale adorar aquele outro que criou o cancro, porque se calhar era só meio trapalhão e até estava bem intencionado, e nas imortais regras que nos deu para termos uma vida justa e santa, de certeza que nunca aceitou ou concordou com escravizarmos outros seres humanos.
    como esse tal que a yo adora fez.
    malévolo, digo-lhe eu.

  14. gosto de ler o psicólogo infantil Eduardo Sá , fala imenso sobre os problemas que trazem os pais super protetores e bla bla bla. também já achei que Deus era mau , tal e qual como achei o meu pai horrível quando me obrigava a coisas que não queria. mas agora sei que estava cheio de razão.
    e sim , o sofrimento faz crescer. e sem dor jamais saberia o que é o prazer.
    e não me sinto escrava , cheguei aqui naturalmente… e depois de muitas épocas de dúvida e questionamento.
    racionalmente a minha vida será sempre muito melhor entre gente contente , não ganho nada com escolher o mal e semear dor.
    quanto ao cancro , que culpa tem Deus que os cientistas queiram que o invólucro humano dure bastante mais para além do prazo de validade natural? que culpa tem Deus que os homens sujeitem os doentes de cancro a tortura? e se é assim , por vontade divina que adoecemos , porque nos bombardeiam com conselhos acerca de uma vida saudável? quem lhes mandar beber coca cola , comer junk food e engolir medicação ás toneladas? quem as obriga a tomar pílula e fazer terapia hormonal , claramente associadas a cancros de foro ginecológico? brincamos? para além de podermos estragar os outros , também podemos estragar-nos a nós próprios.

  15. “e se é assim , por vontade divina que adoecemos ,porque nos bombardeiam com conselhos acerca de uma vida saudável?”

    quem? os que não acreditam na vontade divina?!?!?
    quem eu não percebo pq é que tem quaisquer cuidados de saude que não os prescritos na biblia são os que dizem acreditar piamente nesse deus todo-poderoso!
    a propósito yo, explique-me lá isto de uma vez por todas: o deus que a menina adora é mesmo omnipotente ou nem por isso? é que só me lista aqui coisas que ele não consegue fazer…
    quanto a pais adeptos do amor mais duro, o seu pai matou-lhe os filhos todos e lançou-a na miséria como o seu deus fez a Jó, só para provar um ponto ao demónio?
    aposto que não, porque senão a yo já não o amaria nem adoraria, certo?

  16. YO, que raio de deus este… se eu fosse deus, só permitiria uma religião, não haveria doenças nem animais perigosos, nem terramotos, nem tempestades nem guerras…nem bébés a morrerem de cancro nem altares de 5 milhões….and man created god….

  17. sim ,nisso de a imagem de Deus que têm na cabeça ter sido criada pelo homem não tenho dúvida nenhuma . é o homem que quer ser todo poderoso , a apetência por poder é desmedida , omnipresente , se não não teria criado bases de dados e drones , e omnisciente , com essa mania que sabe tudo e que vai poder tudo , até “curar” a morte. cresçam e aceitem que morrem.

  18. e as lições que eu teria tirado da desgraça? e se eu fosse um mãe que maltratasse os filhos? a gente que vem cá por pouco tempo e que faz muito , inclusive morrer ou adoecer.
    muito mais impressão que a suposta maldade de Deus , faz-me a real maldade de 1% da população que acumula 90% da riqueza do mundo e espalha a escassez e a pobreza. e a guerra. combatam esses , que é o que faço.

  19. “que culpa tem Deus que os cientistas queiram que o invólucro humano dure bastante mais para além do prazo de validade natural?”

    As secções de oncologia pediátrica do IPO e de milhares de hospitais do planeta estão cheias de gentinha que se atreveu a ir “bastante mais para além do prazo de validade natural”. Cambada de abusadores.

    Em verdade vos digo que, quando eu um dia for Deus (vai uma apostinha?), a primeira coisa que faço é um decreto a proibir a existência de bípedes com menos de dois neurónios e meio.

  20. Yo, não tenho opinião, nem tenho muita preocupação em pensar nessas coisas. mas obrigado pelos seus textos. Esteve bem a apresentar com razão alguns tipos de dogma, o que não é fácil. No fundo as religiões são todas iguais. Este tipo de acontecimentos (tsunamis terramotos potentissimos) são explicados pela ciência, deus (se existir) não tem nada a ver com isto, da mesma forma que as pessoas que sobreviveram não foram salvas por Deus… é uma estupidez dizer que houve milagres depois de uma coisa destas.
    Há milhares de anos imagino q não houvesse mortos em eventos destes, havia superstições quando este tipo de coisas acontecia. É uma perda de tempo revoltarmo nos com Deus. Devemos é fazer o bem com o tempo q nos é dado.

  21. pronto : que culpa tem Deus que os homens tenham querido eliminar a barata e eficiente seleção natural deixando nascer tudo o que mexe e enchendo o mundo de doentes? hum , já sei para além da medicação cara e a potes , é para depois venderam a cientifica e caríssima seleção de genes e bla bla para extirpar doenças… o diabo é muito esperto.
    onde se nota mais a falta da seleção natural é exactamente no declinio acentuado da inteligência humana e na proliferação de gente que não tendo nem um , pensa ter 5 neurónios.

  22. já percebi, a yo foi vacinado e deu-lhe para se virar para esse eterno ser omnipresente e omnipotente a que alguns chamam deus e outros outra coisa qualquer.

    Sempre é melhor, que lhe ler os disparates que vomita aqui, colando-se aos cheganos.

  23. ó jp , não me deu para virar contra esse Deus porque desde pequenina que vi que a história não podia ser assim…o meu Deus é de Tolstoi , Huxley , Hesse , Jung , não é adorável em igrejas , seitas e assim , não gosta de se restringir a grupos nem de estar fechado. e só olha para ti se o chamares. e fica à espera que chegues , tranquilo , não te vai buscar contra vontade.

  24. “falta da seleção natural”
    seleção quê? então, e deus pôs-se de fora? não pode fazer nada?

    “não é adorável em igrejas , seitas e assim , não gosta de se restringir a grupos nem de estar fechado. e só olha para ti se o chamares. e fica à espera que chegues , tranquilo , não te vai buscar contra vontade”

    estranho então que aqueles que escolheu para passar a sua mensagem tenham percebido tudo exactamente ao contrario. a yo se calhar adora é Lúcifer, o portador da Luz, e ainda não percebeu.
    deixe-me recomendar-lhe um grupo em especifico que considero extremamente meritório

    https://thesatanictemple.com/

  25. Deus não teria mandado Cristo , se o antigo testamento valesse alguma coisa…Cristo revogou-o , trouxe amor , compaixão , aceitação e não castigos e iras .

  26. deixando de parte algumas dúvidas que tenho acerca dessa tão grande diferença entre antigo e novo testamento (na parte da aceitação da escravatura de outros seres humanos são ao que sei equivalentes), não posso deixar de me perguntar acerca do porquê da revogação. deus enganou-se na primeira vez que decidiu o que era bom e justo? e como é que sabemos que não se enganou da segunda? os mormons por exemplo, dizem que ele já mandou mais umas quantas revisões e não devem ser os únicos com asserções semelhantes, ha até quem diga que o corão foi também um novo testamento. como fazemos então para distinguir as verdadeiras revogações das falsas, e principalmente para saber quais são os preceitos pra vida santa e justa que estão em vigor agora, yo?

  27. fácil : ama o próximo como a ti mesmo…espero que não seja difícil amar-se a si mesmo , teste , muita gente não consegue amar-se -:)

  28. sim, fácil. mas fácil falar, aplicar essa moral aos actos é que depois fica mais complicado.
    por exemplo, quando a yo se queixa da “falta de seleção natural” está a amar os próximos como a si mesma? ou quando culpa as crianças com cancro pelo sofrimento que têm, está a amá-las? para mim a resposta é evidente, mas pergunto porque pode se dar o caso, como refere, de o amor que tem por si mesma não ser lá muito grande.

  29. ai teste , ninguém é perfeito ,mas podemos escolher entre entregar-nos aos instintos ou tentar controlá-los..
    não vale a pena revoltar-se contra o que não tem remédio. a vida pode ser injusta , dolorosa e tal , mas se fizer uma análise imparcial verá , com certeza , que a maior parte das injustiças e dor é causada por outros homens. e contra esses pode lutar.
    e eu não culpo as crianças pelo sofrimento que têm, culpo quem as sujeita a torturas porque se recusa a deixá-las ir. lamento , nunca verei a morte da mesma forma que vocês.
    mas diga-me os monstros que deixaram viver a criança que nasceu sem cara merecem perdão?

  30. «sim ,nisso de a imagem de Deus que têm na cabeça ter sido criada pelo homem não tenho dúvida nenhuma . é o homem que quer ser todo poderoso , a apetência por poder é desmedida , omnipresente , se não não teria criado bases de dados e drones , e omnisciente , com essa mania que sabe tudo e que vai poder tudo , até “curar” a morte. cresçam e aceitem que morrem.»

    Quase só Ludwig Feuerrbach teria explicado melhor que a ideia de deus não passa de uma projecção da imaginação e vontade do homem “que quer ser todo poderoso” e, até já se diz, que o desígnio do homem é vencer a morte e tornar-se imortal, tal como queria o sumério Gilgamés há 2800 anos aC.
    Só é pena que a yo não entenda tal como um percurso natural do homem ou como necessário para a sua sobrevivência desde que a terra criou o dito. E, pelo contrário, ande perdida entre Leviatã e Deus, entre o super-homem louco e os anjos, entre o princípe tirano e o libertário, enfim entre deus e o diabo sem perceber onde se situar entre a guerra de todos contra todos ou a santidade dos anjos.
    Todos os atributos dos homens, dos maus e dos bons, são integrados na ideia de Deus, no transcendente face à impossibilidade de uma concretização na vida prática na Terra; por cá o homem apenas tenta superar-se, continuamente, imaginando poder chegar a ser o Deus idealizado.
    É isso que permite ao Valupi inquirir porque é Deus tão cabrão.

  31. gostei do seu comentário , José , talvez ande perdida , mas sei bem onde quero chegar -:) claro que o labirinto é difícil , mas as ajudas são muitas ..

  32. “ai teste , ninguém é perfeito ,mas podemos escolher entre entregar-nos aos instintos ou tentar controlá-los..
    não vale a pena revoltar-se contra o que não tem remédio.”

    não perccebi, yo. portanto, a yo acha que:

    “gosto do Novo Testamento , teste. sabe-se lá por quem e para quem foi escrito o Velho.”

    e que

    “Poder , onde encontre que Deus quer exercer poder sobre nós , já sabe que é uma falsificação.”

    mas quando lhe apontam que no novo testamento deus exerce poder sobre nós, a menina cala-se e vem dizer que não vale a pena lutar contra aquilo que não se pode mudar??
    estranhíssimo!
    começo a acreditar profundamente que a yo não faz é ideia do que o deus que supostamente adora nos comanda e escolhe entre as coisas que ele supostamente nos disse as que gosta mais, fazendo de conta que a s outras não existem. e isso não se pode chamar propriamente de Fé

  33. só vi agora , teste
    tenho um método infalível para distinguir o bom do mau : tudo o que é usado para lucrar ou exercer poder sobre outro é mau .
    aplica-se , por exemplo, às” energias verdes” , um claro embuste , que só serve para dar dinheiro a alguns. a solução passa por produzir e consumir muito menos , produzir bens duráveis, móveis bons que passem de geração em geração, não aliciar e dar incentivos fiscais às pessoas para trocar de carro , pelo contrário , incentivar para o terem 20 anos , como antes , a solução passa por isso ,e não por mudar as fontes de energia. pretendem mudar tudo para que tudo fique na mesma.
    e a Deus , se o nome de Deus for invocado para amedrontar e manipular pessoas , é uma heresia. Deus é uma inspiração , não um filme do stephen king.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *