O verso mais erótico em toda a língua portuguesa

tumblr_lemkl0TOQc1qd9chs

Está numa letra atribuída a Silva Tavares, para música de Alves Coelho, e que foi um sucesso pela boca e corpo de Lina Demoel (ou será Lina de Moel?) algures no século passado. Chama-se Dia da Espiga:

Dia da Espiga

Ói! Óai!
Esta vida é uma cantiga
Este dia de alegria
Vale um ano de aflição

Ói! Óai!
Porque é o dia da Espiga
É o arauto do dia
Em que o trigo há-de dar pão

Maria! São teus olhos azeitonas
Cachopa! São teus lábios qual cerejas
E os teus seios cachos de uvas que abandonas
À vindima desta boca que os deseja

Jorra o vinho dos pinchéis
Para os lábios das moçoilas
Mais vermelhas que papoilas
Das larachas dos Manéis

E há merendas pelos prados
Gargalhadas pelo ar
E à beirinha dos valados
Ouve a gente murmurar.

O texto tem mais quadras, mas não se encontram publicadas na Internet. Para o que aqui me importa, agora, está encontrado o verso mais erótico — porque mais lírico, mais inventivo, mais gracioso — de toda a literatura portuguesa, erudita ou popular:

E os teus seios cachos de uvas que abandonas
À vindima desta boca que os deseja

Que sorte minha tão desvairada eu ser da língua portuguesa.

33 thoughts on “O verso mais erótico em toda a língua portuguesa”

  1. Que exagero ! O poema deve ter sido escrito por alguém com uns copitos a mais, numa tórrida tarde de Verão.

  2. a foto é linda e cola-se na perfeição ao texto. boa escolha. a palavra «cachopa» a anteceder o verso ainda lhe confere mais viço.

    uma curiosidade meio a propósito: segundo um estudo que li há uns anos (quando amamentava), a composição da uva aproxima-se da do leite materno. a associação das respectivas iconografias é, para mim, muito bonita, pelo que vai ser sempre verdade, mesmo que venha a revelar-se mentira.

  3. Não fui eu quem escreveu isso! foi o outro anormal que usurpou o meu nick

    O Ferndinand que explique agora como é. Porque dizia que eu é que estava a exagerar e se notava bem que era com maiúscula e sem link para o Cocanha

    Eu gostava de ver se fizessem isto com v.s se gostavam. E se não insultavam essas bestas.

    Porque isto não foi hoje nem ontem. É assim, há uns 4 anos. Desde o primeiro BdE. E é sempre aqui e pelos mesmos. Depois perseguiam-me por todo o lado e arranjaram problemas tais que até o Vasco Barreto (antigo colaborador do BdE) chegou a ser obrigado a fechar os comentários por causa desta merda.

    Dois deles cheguei a apanhar. Suponho que um até foi mais por imitação e foi apanhado nos Marretas. Mas este animal aqui era bom que fosse caçado.

    Eu queria ver se o João Pedro da Costa lesse merdas em seu nome e tricas por todo o lado se depois também ficava com esse ar de santinho e achava naturalíssimo e até muito divertido.

    Ou se alguém pode passar o tempo todo a vigiar quando a besta usa o nosso nick e a explicar que não fomos nós.
    Por menos o Pedro Mexia fez comunicado a toda a gente e nunca mais comentou no BdE nem em lugar nenhum, Passou-se com isto. Há anos.

  4. “Susana

    Só se tu bebias vinho até cair para o lado. Que disparate !”

    Susana:

    Não fui eu quem escreveu isto. Foi o outro anormal que se anda a fazer passar por mim!

    O Ferdinand que veja e que me venha agora dizer que estava a protestar por nada porque o tipo até usava maiúscula e não fazio olink para o meu blogue.

    Acabou-se. Estão todos avisados. Enquanto não bloquearem o link desta besta ou não usarem um sistema de comentários que impeça esta anormalidade não volto a comentar no Aspirina.

    Viram como o João Pedro pensava que era eu?
    Quem é que lhe explicou que não era?
    Pois façam favor de ir já catar esse IP e bani-lo. E expliquem, claramente, que não é este. Este é o meu. Do meu portátil

  5. Está percebido agora ou é preciso que mande um mail para o Aspirina a esclarecer esta merda?

    Susana: como era, se agora alguém usasse o teu nome e começasse a responder anormalidades para outrem como se fosses tu?

    Gostavas muito, não era? e depois, se também dissesses que eras uma idiota ou coisa no género ficavas caladinha. Achavas naturalíssimo porque, como dizia o FV não há crise.

    Eu é que exagero. Este sistema de comentários é altamente. Ninguém consegue usurpar o nick de outrém, Como ele dizia, “a outra” até tinha de escrever com inicial capital. E nem conseguia fazer link para o Cocanha.

    Era paranóia minha.

    Está-se a ver. O objectivo é este. Os vigilantes andam por aqui há anos a guardar a castidade da linha dura.

    E são os mesmos. É fácil saber-se quem é. O Filipe Moura apanhou um deste modo. Não basta o estilo de escrita. Há o IP.

    E era muito mais saudável que esse IP fosse banido em vez de se perder tanto tempo a apagar aquele spam dos “Bigornas”

  6. Eu sei, Susana, não é uma coisa só aflitiva. Mas gosto de utilizar os adjectivos de forma comedida.

    Comentário de: João Pedro da Costa | abril 18, 2007 01:30 PM

    Olhe-me só para este palerma a falar com outro palerma julgando que era eu.

    É claro que se fosse eu não escrevia uma imbecilidade daquelas. E, se tivesse de responder ao joãozinho ele ia ver o que era linguagem forte.

    E agora é mesmo o último comentário. Quem vier a seguir com o meu nick é paneleiro
    “:OP

  7. O comentário das 12.53, assinado ‘zazie’, é de um taralhouco qualquer. Como já entrou no diálogo, julgo que se deva manter para não ferir a racionalidade do evento.

    Quanto ao resto, posso-te garantir, zazie, que irei apagar os falsos (como, de resto, já comecei esta manhã, mas não fui a tempo neste caso).

  8. Valupi:

    A questão não é apagar. Se eu não viesse aqui a confusão estava lançada e a susana a pensar que tinha sido eu quem dissera aquela imbecilidade.

    Isso incomoda-me. Por muitas razões. Quem me conhece sabe que eu só insulto com motivos. Nunca venho para um caixinha para deixar merdas destas vazias.

    Posso insultar mas é no meio de um qualquer debate teórico em que alguém está a pedi-las.

    Outra coisa que nunca fiz em toda a minha vida e que também me incomoda que possam pensar o contrário foi galinhice.

    Não me “meto” em competições e galinhices com mulheres. Isso é vício para Bombas pouco inteligentes e Vieiras do Mar ou Papoilas. Odeio isso. O Zé Mário Silva sabe bem que é verdade e ainda se deve lembrar da 1ª grande trica que existiu na blogosfera que o envolveu a ele e a mim à custa dessas mulherzinhas.

    É só isto. V.s deviam banir esse IP em vez de apagar os comentários. Porque não podem passar a o tempo a vigiar e a desfazer equívocos.

    E isto serve de resposta ao Ferndinand que me garantia que ninguém se fazia passar por mim. Porque não havia link e havia maiúscula.

    Só uma criancinha acreditaria nesse disparate. Neste sistema copia-se tudo e qualquer pessoa pode escrever em nomde de outra, com link de blogue e até com e-mail.

  9. zazie

    Tens toda a razão. Mas isto ficará assim sem sistemas de protecção contra o logro. Os IP’s são dinâmicos, ou podem ser mudados, pelo que não existirá esse sistema dado ser inútil ou não valer o esforço.

    Se quiseres, falamos por email e resolvemos este assunto de vez. (acho…)

  10. Eu é só a kpk, e os parabéns à foto e ao autor! Ando com uma paixoneta de Primavera e o discernimento foi-se para o galheiro com tudo o resto, aliás.Boas pessoal.

  11. tens razão, zazie. e também já o fizeram em meu nome, com um comentário bastante ordinário, que os enfermeiros fizeram o favor de apagar prontamente.

  12. olha fizeram-me rir!, eu estou com a cabeça do tamanho de um melão por causa da paixão, mas nunca me tinha acontecido! Desvirginaram-me o nick! A zazie sabe que eu não escreveria assim – ou sou bem disposto ou se é para a caralhada sou verrinoso até dizer chega. Bem vou descurtir as dores de corno para os javalis.

    Agora deu-me para rir, em vez de ficar furioso fiquei divertido.

  13. … bem, e agora que já estou javardado ainda estou mais bem disposto. Foi a única altura do dia em que ri, quando vi aquele py!

  14. Pelo poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pela virtude da água, invoco as treze almas benditas palenge força dos corações sangrando e das lagrimas derramadas por amor, para que se dirija ate onde esta neste momento ((K .K .R)) trazendo seu espírito até mim((F .A .S)), amarrando-o definitivamente ao meu.Que seu espírito se banhe na essência do amor e me devolva o amor em dobro. Que ((K .K .R)). Jamais deseje outro Homem ou outra pessoa ou se interesse por outro…E que assim seja!!! Salve POMBA GIRA MARIA PADINHA rainha das sete Encruzilhadas! Peço-te assim: agora gira, vai mulher gira ao meu favor trazendo meu amor perdido assim… Ar move, fogo transforma, água forma,terra cura e a roda vai girando,vai trazer ((K .K .R))de volta o mais rápido possível para perto de mim definitivamente.Que((K .K .R))ame somente a mim e me faça feliz.Que não consiga olhar para Homem alguma,que sinta-se bem só ao meu lado.Que ela sinta a minha falta e venha ao meu encontro e me peça para que eu nunca o abandone.Que ((K .K .R))sinta tesão somente por mim e não consiga mais parar de pensar em nos dois juntos.Assim seja e assim vai ser.Salve POMBA GIRA!SALVE SETE SAIAS SALVE suas irmãs MARIA MULAMBO MARIA PADILHA, arrepiadas e todas as outras da falange SALVE SETE SAIAS! minha boa amiga mulher 7 EXUS,defensora das mulheres e dos homens! SALVE SETE SAIAS,minha boa gloriosa princesa! Conheço a tua força e o teu poder, te peço que atenda o se guinte pedido. Que((K .K .R))não durma se não estiver ao meu lado, que o corpo de ((K .K .R))queime de desejo por mim,que o desejo de ((K .K .R))por mim o deixe cega para outros Homens,que ela não consiga mais vê-lo como Homem.Que outros Homens nunca consiga fazer com que((K .K .R))sinta desejo para com ela e prazer,somente Eu terei esse poder;que((K .K .R))deixe de vez de amar,beijar,e abraçar qualquer Homem e me assuma e seu coração.Afasta dela outros Homens,que ela não a deseje mais também.Que((K .K .R))me procure a todo instante,hoje,agora,designada esta ao meu lado,que esteja com saudades,que((K .K .R))sempre tenha a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos, do seu dia,agora com quem estiver onde estiver você((K .K .R))ira parar porque o seu pensamento estará em mim.Ao deitar,ao acordar,que tenha sonhos comigo fazendo assim com que me ame a cada dia mais, se tiver dormindo que acorde com saudade de mim que((K .K .R))sinta prazer somente em ouvir e ver minha foto.Faça ((K .K .R))sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por nenhum outro e nunca sentira.SALVE SETE SAIAS minha boa e gloriosa princesa pelos 7 EXUS que acompanham seus passos,rogo e suplico que amarre ((K .K .R)) nos nós de suas saias e nos 7 Guizos de sua roupa.Vou divulgar seu nome em troca deste pedido de trazer((K .K .R))hoje e sempre comigo, para que ela se torne minha e ainda hoje pense em mim e me mande uma mensagem e retorne logo,pois não conseguirá ficar longe de mim,pois terá medo de me perder,que venha dizendo que me quer sempre junto dela.Assim seja e assim será!E assim está feito! Eu profetizo em nome do pai do filho do espírito santo, que ((K .K .R))vai voltar para sempre o mais rápido possível, confio nas falanges da pomba gira rainha das 7 encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração mais forte ela se fará, por isso vou mandar aos 4 cantos do mundo pedindo à mãe que me conceda o pedido de esta com ((K .K .R)). Sei que os espíritos das falanges de POMBA GIRA já estão soprando no ouvido dela o meu nome de dia e de noite,ela daqui mais um pouco não vai comer, dormir ou fazer alguma coisa a não ser se estiver comigo,confio no poder das 7Encruzilhadas e vou continuar divulgando esta oração poderosa,porém não se pode voltar atrás,pois a pessoa que pedir para amarrar, se amarrada jamais deixara de correr atrás de você.Confie e divulgue!Que assim seja e assim será!E assim está feito BOA SORTE PRA VOCÊ
    pomba.gira.k.r@hotmail.com

  15. Sou brasileiro e gostaria de saber onde posso encontrar a musica dia de espiga, em um cd ou em um site para baixa-la. 75 anos atras minha avó ouviu essa musica e se apaixonou, queria presentea-la com a musica. abraço. rogério sabath

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.