O que é que os socráticos têm?

Na última Quadratura, talvez já sob a influência de um espírito de chinela de praia, Lobo Xavier insistiu em terminar a sua participação no programa dando um recado a Costa: “Livra-te dos socráticos se queres dividir o bolo connosco.” Costa respondeu com sorrisos cúmplices aos cúmplices sorrisos de Lobo Xavier. O vídeo acima documenta essa situação.

Como é que estas cenas acontecem? O que levará um dos mais notáveis representantes da oligarquia a ir para a televisão exibir-se neste grau de obscenidade? Talvez não haja enigma algum, talvez seja apenas a força do hábito. Mas dá que pensar.

Por exemplo, quem são os socráticos? Aliás, existem socráticos? Que se saiba, nunca ninguém de ninguém defendeu publicamente o regresso de Sócrates; fosse para o PS, fosse para um novo partido, fosse para Presidente da República, fosse para vogal de uma Junta de Freguesia. Quer isso dizer que poderão existir socráticos sem que exista um projecto político ligado à figura? Para a direita, para os pulhas, para os maluquinhos e para os broncos, sim. Esses socráticos identificam-se porque outrora estiveram ligados a Sócrates no Governo e no Parlamento, uns, ou porque não odeiam Sócrates mesmo sem qualquer ligação ao PS, os restantes.

Pois bem, quem serão os socráticos na equipa de Costa que o Lobo Xavier pretende ostracizar? Será o Galamba um deles? Ou melhor, bastará afastar o Galamba? O ideal seria que o Lobo Xavier elaborasse uma lista de nomes e que ela fosse publicada. Poderia chamar-se “Tralha socrática a despejar no lixo”. E até se poderia contratar o Seguro em ordem a organizar uma votação pública para aumentar a lista, assim conseguindo ser também pioneiro da abertura da caça aos socráticos à sociedade. Para participar bastaria que o cidadão assumisse, de cruz, ser primário.

A expressão facial de Costa na reacção ao deboche do Lobo Xavier tanto pode estar a querer dizer “Ó pá, vai chatear os cornos a outro e tem mas é juizinho.” como “Ó pá, o que hei-de fazer? Eles colaram-se! Mas eu trato deles, fica descansado.” Onde não há dúvidas é na lógica do pícaro episódio: muito os socráticos assustam a oligarquia.

5 thoughts on “O que é que os socráticos têm?”

  1. a direita anda borrada de medo com uma maioria do costa nas próximas legislativas e de seguida levarem com o sócras como presidente. por outro lado, a campanha contra o sócras está lançada e é mais prático colar-lhe os nomes do inimigo que fazer novas campanhas, dispondiosas, demoradas e já vistas. se a maioria dos eleitores forem odesfreitas, tamos fodidos.

  2. já vi o caso mais bem parado para o Costa – esta queima de tempo que vem com a história das primárias serve também para queimar nomes e vontades.

  3. O Costa não devia sair de casa, naquele dia em que avançou pró seguro!

    Há dias em que de dia à noite é melhor ficar em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.