O abutre

Paulo Rangel é o mais capaz para levar o PSD a expulsar o CDS do Parlamento. Porque este homem alia um apurado belicismo verbal à demagogia em último grau. Com ele a liderar o PSD, aquilo que a Manela não soube fazer por inépcia fatal seria então levado para um patamar de eficácia imparável e trituradora. A direita reaccionária e ressabiada vê nele a solução para pôr isto na ordem.

Repare-se no que a figurinha conseguiu fazer em poucos dias. Na quinta-feira de altíssima especulação com a dívida de Portugal, ao mesmo tempo que a bolsa se afundava e deixava a direita do capital em pânico cá no burgo, Rangel – um eurodeputado! – veio dizer o que Almunia nem sequer ousaria pensar: que Portugal estava em situação igual à da Grécia e que até poderia ficar pior. Estas afirmações, naquele dia e ditas por um político com o seu estatuto, são absolutamente irresponsáveis, se não forem antipatrióticas. E é essa a ideia que se retira do que declarou Cavaco, 24 horas depois:

Eu confio que os analistas externos que olham para Portugal e a própria Comissão – que fez através de um seu comissário uma declaração que eu considero infeliz e incorreta – espero que rapidamente corrijam essa apreciação em relação a Portugal. Porque não é só uma questão de injustiça, é uma questão de incorreção e eu posso afirmar isso correctamente.

Esta não é uma distraída estalada na cara do Rangel, trata-se de um pontapé nos túbaros, seguido de sessão de aconchego com pau de marmeleiro. Se o Almunia, nas palavras do Presidente da República, foi infeliz e incorrecto, que dizer da pulhice do Rangel, que vilipendia o interesse nacional para obter ganhos políticos que só existem na sua cabecinha oportunista? E alguém ouviu alguma crítica às suas declarações? Alguém ouviu algum pedido de desculpas?

O que se ouviu foi outra coisa, o novo delírio de um irresponsável para quem vale tudo:

Eu queria denunciar aqui aquilo que se está a passar em Portugal neste momento, onde é claro que a comunicação social trouxe à luz um plano do Governo para controlar os jornais, para controlar estações de televisão, para controlar estações de rádio.

Rangel está a insinuar que o Procurador-Geral e o Presidente do Supremo são cúmplices deste suposto plano. Rangel quer, por sua vez, chegar à presidência do PSD. A acontecer, será a primeira vez que um partido com vocação de governo será liderado por alguém que caluniou a hierarquia máxima do sistema de Justiça, e isto apenas 4 dias depois de ter tentado prejudicar a imagem de Portugal de modo a agravar as suas dificuldades financeiras.

Os abutres alimentam-se de cadáveres em decomposição. Não admira que Rangel seja um dos mais interessados na putrefacção da política nacional.

37 thoughts on “O abutre”

  1. Meu caro Val:
    Só para utilizar as duas palavras em simultâneo, Rangel é um pequeno abutre putrefacto. E nunca são demais. É pútrido este filho da Marmeleira.
    Obrigado
    Jnascimento

  2. ou seja… tem as qualidades necessárias para vir a ser um líder português. É amargo mas infelizmente é mesmo assim neste jardim à beira mar plantado. Aceitam-se apostas

  3. Excelente análise Val. Que venham agora os habituais frequentadores da direita mais reaccionária, desmentir o que são factos. Este Rangel, nunca enganou ninguém. É “uma cana rachada” que para além de cuspir no prato que lhe servem, é um TRAIDOR À PÁTRIA. Que outro nome pode ter um sujeitinho que “dá trunfos”, e que trunfos, aos outros abrutres que nos “sacam” os juros, quais usurários mafiosos? Como pode um tipo destes dizer as barbaridades que disse, sem que haja uma condenação? É o autêntico bas-fond da política. Já não é de “buraco da fechadura”, é da mais horrorosa cloaca, fétida e pútrida. Espero que seja ele o escolhido para líder do Partido, porque assim, todos ficamos a perceber melhor (se é que será necessário) as linham com que se cosem.

  4. Val,

    Não consigo evitar uma pontinha de pensamento conspirativo

    Aquilo que Rangel fez no parlamente europeu, é a prova que faltava para mostrar à evidencia que o caso que estamos a viver está para além da politica caseira.

    O Rangel, por iniciativa própria não faria tal coisa se não tivesse cobertura.

    Ele é um homem medíocre e provinciano. Não desenvolveria tal raciocínio para se evidenciar no PSD, creio.

  5. Isto ainda é pior que o campeonato da 2ª Circular. Ao fim de 35 anos de centrão, PS e PSD discutem quem é que está mais no fundo da tabela: Portugal ou a Grécia?

    A culpa já nós sabemos de quem é: dos comunistas e do BE.

  6. Aristes, será que o Bernardino perdeu o jeito para arranjar exemplos como este, ou em Portugal os líderes da oposição estão tão asfixiados que nem entrevistas podem dar?

    “Bernardino Soares acha que há liberdade de expressão naquele país [Cuba] e exemplifica: «Aqui há uns tempos vi um líder da oposição dar uma entrevista, no seu pátio em Havana, a uma cadeia de televisão internacional, dizendo que não havia liberdade de expressão. O exemplo fala por si».” Diário IOL

  7. Manuela o pariu para mero sacrifico das europeias…
    o bolinhas, de voz cava, furou as expectativas
    agora é um ídolo
    mais magro, imagem retocada
    como tal desafia o petit monde do psd
    com as mesmas armas que da mamã herdou
    relativamente a Socrates…
    o ataque descabelado, irracional
    em todos os azimutes
    temos campanha no psd…
    abraço

  8. Este pequeno capacho (AKA Paulo Rangel) de tanto se pôr em bicos dos pés para conseguir ver o que está em cima da mesa ainda manda um trambolhão e parte a cremalheira…

    O curioso é que o Bolinha (lembram-se do clube da Luluzinha?!… tirem os óculos ao Rangel, metam-lhe um chapéuzinho e vejam se não fica parecido com o Bolinha…), que anda armado em “galo” quando não passa dum “pinto”, esquece-se que foi empurrado para o PE por um partido em que a sua líder defendia que a Comunicação Social devia ter alguém que controlasse as matérias que publica…

    «Pergunta o roto ao nu, por que não te veste tu?»…

    Eu “descobri” o tão famoso plano secreto que o capacho não soube explicar no PE…
    http://politicaevida.blogspot.com/2010/02/o-caso-das-escutas-e-o-plano-secreto.html

    Keep up!

  9. Esta da “liberdade de expressão” pelos que nunca nada fizeram para que a tenhamos é bem a prova que há povos indignos.

  10. Ahahahaha!!! Com amigos “Rangélicos” destes, quem precisa de inimigos?
    Esse “calhau rolante” rangélico, devia pensar antes de proferir um som…
    Mas o que importa é ficar na foto, bem ou mal…tanto faz!!!
    O nosso País com uma desconfiança global a pairar-lhe em cima, com agentes especuladores a rondar cada esquina à espera da bancarrota e de crises políticas(quais abutres…)e essa “aventesma”, vai para o parlamento Europeu fazer queixinhas…
    O “Heroi das Europeias” contra o esclerosado Vital Moreira…E é esta gente que nos representa na Europa??? Tristes figuras…

  11. E ainda não sabem do melhor, damas e cavalheiros: anda por esse Portugal fora uma grande epidemia de sarna, coisa que só incomodava muito as pessoas do século XIX. E já se sabe, evidentemente, quem é que que vai ser responsabilizado por isso. Nem de propósito.

  12. É aterrador pensar que um indivíduo destes possa vir a ser a primeira figura do PSD e, portanto, possa chegar a primeiro ministro. E perante um susto destes só algumas vozes isoladas se levantam, enquanto a direita, apoiada pela maior parte da comunicação social, rejubila. E como é possivel que os dois partidos que se dizem da verdadeira esquerda, o BE e o PCP, andem a ajudar à festa?

  13. Perfeito, este post. As declarações de Paulo Rangel são antipatrióticas. Esse fulano jorra fel com um calculismo nunca visto e não olha a meios para conquistar o poder. Trata-se do político mais perigoso de Portugal.

  14. e é o candidato do porteiro das Lajes, o homenzinho que se pode orgulhar de Portugal ter ardido como nunca no seu mandato (450000 ha em 2003, mais do dobro da média das duas décadas anteriores),

    aliás juntando factos:

    1. a economia estava a recuperar benzinho no geral mas de repente implodiu uma coisa grande no Dubai que por qualquer conexão que desconheço afectou a bolsa e as finanças gregas,
    2. vai daí a Grécia pediu ajuda ou uma cobertura à Comissão Europeia, mas népias,
    3. sucede que as agências de notação, americanas, que davam um belíssimo AAA à Finlândia antes do crash, caíram em cima da Grécia, e já agora em cima de Espanha e de Portugal (os três países têm em comum ser governados por ‘socialistas’) provocando derrapagens bolsistas que só visto,
    4. para ajudar vem o comissário Almunia dizer que os três casos são parecidos e não é desmentido sequer pelo burroso ou outro qualquer,
    5. a que se junta este aqui, com o que está dito no texto.

    traição e preparação bélica é o fedor que me cheira.

  15. depois de escrever ali em cima é que realizei: se calhar é mesmo preparação bélica no sentido mais forte do termo, afinal o Irão anunciou o reforço do processamento de uranio, e o pico mais baixo do Dow Jones foi exactamente em cima dos dias em que fez seis anos que começou a invasão do Iraque em Março de 2003, veremos o que acontece agora…

  16. Portugal não se arrisca a ter um arruaceiro como o Rangel como primeiro-ministro. Oxalá seja ele o próximo presidente do PSD, porque nunca ganhará umas eleições.

    Mas já agora gostava de ter o prazer de ver certos opinion makers da direita a apoiar o Rangel para PM. Seria um espectáculo a não perder.

  17. Guida,

    O Bernardino? Acho que sim. Se “A culpa já nós sabemos de quem é: dos comunistas e do BE”, ele também deve estar incluído, não é?

  18. Aristes mas é claro que a culpa é do PCP e do BE. Pergunta: o sr vê jornais e televisão ou só lê o Avante? É que em todas elas aparecem especialistas nacionais e estrangeiros a garantir que Portugal devia cortar os salários à função pública. O Governo, ao invés, congelou os salários. E o que fez o Sindicato afecto à CGTP (Leia-se PCP)? Marca várias Jornadas de Luta e vai para a greve.

    Aristes a BOSH criou 400 postos de trabalho em Portugal. O que disse a representante da CGTP? Que era inaceitável que fossem trabalhos com vínculo precário.

    Aristes Porque é que o PCP aumenta os seus funcionários pela taxa dada à função pública, se a contesta sempre e nada obriga o PCP a só aumentar essa percentagem?

    Aristes porque é que o PCP tem trabalhadores a Recibos Verdes?

    Aristes quem é que dominou as finanças a seguir ao 25 de Abril de 74 e que nos pôs neste atraso que tentamos recuperar ainda hoje?

    Sabe que esse discurso dos coitadinhos do PCP e BE nunca foram governo, por isso são melhores que os outros, não pega! E é por isso que nunca foram eleitos governo, numa eleição livre.

    Já agora qual é a representatividade do PCP na Suécia, Noruega e Filândia? Sabe o que acontece aos partidos comunistas quando um país começa a ter dinheiro? desaparecem.

    Cumprimentos

  19. O deputado europeu Paulo Rangel desferiu o mais violento ataque que se podia fazer ao Presidente Cavaco. E ninguém diz nada e o mais-que-visado ficou calado. Com efeito, o presidente Cavaco conseguiu esta coisa espantosa em quatro anos de mandato presidencial: permitiu que o País deixasse de ser um Estado de Direito, como foi dito em pleno parlamento europeu pelo deputado Paulo Rangel. A ser levado a sério o que este senhor afirmou, e tem de ser, porque ele não é um Zé qualquer e nem estava a falar para os habitantes da Marmeleira, o Presidente Cavaco, incumbido de fazer respeitar o Estado de Direito, segundo rangel, falhou em toda a linha. Não tem condições para se candidatar a novo mandato!
    É preciso começar a tirar conclusões.

  20. Aristes, enganei-me e este comentário era para ter sido colocado na caixa de comentários do post ‘Quinta-feira Gorda’, onde também comentaste.

    Aqui o assunto é outro, e claro que o BE e o PC não têm, nem nunca tiveram, responsabilidade absolutamente nenhuma na situação económica do País, eles estão no Parlamento assim a modos que a enfeitar, a responsabilidade é toda dos outros, dos mauzões que governam à vez. Obviamente, estes partidos a terem alguma responsabilidade é em qualquer coisa de positivo que, por descuido, possa ter acontecido nestes 35 anos, não é?

  21. Este tipo é esponjoso. Tipo alta densidade.
    Começou a ensopar-se em si próprio quando foi eleito líder parlamentar e nunca mais parou. Agora atingiu a capacidade máxima de absorção e anda a pingar-se por todo o lado. O resultado está ai e não deixa ninguém bem visto. Muito menos os que o apoiaram. Quando der bem conta da figurinha que anda a fazer vai dizer que era incontinência, entretanto resolvida e que já nem se lembra disso.

  22. “….os defeitos de um homem, provêm do seu tempo; as virtudes e carácter deve-as a si próprio”

    Quanto à polémica em concreto; como do nada não pode derivar nada, menos não pode haver.

    Aguardamos por novos desenvolvimentos, tal qual nos velhos tempos da vaca fria do Freeport. Até pode acontecer que a montanha venha a parir um rata tipo Rangel.

    “Goethe

  23. &,

    É exactamente isso. O xadrez é internacional com refelxos na politica nacional.

    Concordo contigo quando sugeres que em cima da mesa pode estar o inicio de outra guerra no médio oriente.

    Mas há uma ligação que considero importante, contudo misteriosa (para mim, claro) – A China.

  24. a China também é um mistério para mim, cresceu 10% no PIB o ano passado, imagina. E se calhar é a credora desta gente toda. Sun Tzu deve ter algo dito sobre a matéria.

    Sim, não me admirava nada que estivesse em preparação um ataque ao Irão. O Blair disse que não estava arrependido de nada e que faria tudo igual, com um raciocínio falacioso claro, considerando o poder que o Saddam teria com o petróleo acima dos $100. Ora o petróleo chegou aos $150 por causa da guerra do Iraque precisamente e do efeito subprime. Se o Iraque continuasse sob a égide do Saddam dada a animosidade tradicional Irão/Iraque havia um triângulo Irão/Iraque/Israel mais estável que o dipolo Irão/Israel.

    Por falar nisso noutro dia li que o petróleo afinal teria orgem inorgânica, como uma espécie de seiva que é produzida lá pelos magmas em profundidade ou coisa assim, e estaria sempre a ser produzido, em vez de ser um legado geológico. Será?

  25. Bom, creio que mesmo sendo verdade, a sua “produção” deve ser sempre inferior à velocidade com que é extraído, logo continuará a ser tendencialmente escasso e a proporcionar ondas de especulação .

    Curiosamente, e já que falas no assunto, nunca ninguém referiu com clareza as consequências da extracção de ramas de petróleo. Presumo que sejam “cavernas” que ficam vazias, presumivelmente com consequências ambientais.

  26. pois não sei, eu ainda nem sei se isso da produção inorgânica é verdade embora tenha lido, mas a ser assim é todo um paradigma que esboroa. Pois se calhar aquilo é uma espécie de óleo das juntas das placas tectónicas que na sua ausência pode dar gripagem dos rolamentos, mas é fofoca que me transcende.

  27. Não tem muito a ver com o texto, mas só para dizer que o Jornal de Negócios faz saber:

    “Assim, a emissão deverá apresentar um juro de 4,8%, o que é a taxa mais elevada desde a emissão efectuada em Fevereiro de 2002, também a 10 anos, quando pagou um cupão de 5%. Na última colocação feita através de um sindicato bancário, em Março do ano passado, o Estado pagou um juro de 4,75%.”

    Creio que em 2002, Socrates não era primeiro ministro.

    Há por aí tanta gente que devia ter vergonha na cara quando fala da divida portuguesa e sobretudo, do reboliço nacional e internacional que provocam.

    Para terminar, parece que o todo iluminado Rangel vai concorrer à liderança do PSD. Espanta-me como é que aquele partido só quer para lider aqueles que qualquer pessoa vê que são mediocres.

  28. O PPD quando está na oposição é especialista em dar sempre um empurrãozinho para o país fique sempre um bocadinho pior do que está.
    Quando as coisas já não podem piorar mais, então aparece com lideres ( D. Sebastião pois este partido sempre desejou o regresso de um sucessor do desdito monarca) dispostos a “sacrificarem-se” para salvarem a Pátria. Como as coisas estão más, por pouco que façam, as coisa melhoram. Logo, põe-se em bicos de pés para cantarem louvores à sua política.
    Este filme já aconteceu com o derrube do Bloco Central por Cavaco.
    Há episódio host´ricos que por vezes se repetem. è bom não esquecer.

  29. Thats Life

    Esqueceu-se do Aquecimento Global. Com aquela mania de quererem que os trabalhadores ganhem mais, hoje não há cão nem gato que não tenha automóvel e que ande por aí a emitir CO2. Já para não falar das máquinas de lavar roupa das TVs e sei lá que mais, que como toda a gente sabe devia estar vedado por lei a quem não tenha um curso superior ou um pai rico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.