Misteriosos são os critérios do pirómano de Belém

O Presidente da República, Cavaco Silva, apresentou hoje as suas “sentidas condolências” aos familiares das quatro portuguesas que morreram num incêndio que deflagrou numa associação religiosa portuguesa de Fall River, nos Estados Unidos, anteontem.

Numa mensagem endereçada aos familiares das vítimas, Cavaco Silva considera a tragédia “ainda mais chocante” por “ocorrer durante a preparação de uma das mais importantes festas da comunidade portuguesa de Fall River: as festas do Divino Espírito Santo”.

2006

“Foi com choque e consternação que tomei conhecimento dos trágicos acontecimentos de Montreal, que levaram à morte da jovem Anastácia de Sousa.

Neste momento de profundo sofrimento, quero exprimir a toda a sua Família as mais sentidas condolências e solidariedade.

Aníbal Cavaco Silva
Presidente da República

2006

Ao tomar conhecimento do falecimento do jogador Manuel Bento, quero manifestar ao Sport Lisboa e Benfica sentidas condolências e à Família a expressão da minha tristeza.

Bento foi um jogador que prestigiou o futebol português e, por isso, o seu nome será recordado com carinho e admiração pelos portugueses.

Aníbal Cavaco Silva

2007

Em nome do povo português e em meu nome pessoal, apresento sentidas condolências à Família de António Matias, cuja morte prematura provocou enorme consternação.

Ao longo da sua vasta carreira no Judo, primeiro como atleta e presentemente como seleccionador nacional, António Matias ganhou a estima e consideração de todos os portugueses pelos excelentes resultados obtidos.

Neste momento de luto, presto a minha homenagem a um homem que dedicou a sua vida ao desporto português e dignificou o nome de Portugal pelo mundo.

Aníbal Cavaco Silva

2008

“Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento, no Rio de Janeiro, do Senhor Arthur Sendas, uma personalidade marcante pelas qualidades humanas e capacidade empreendedora de que foi exemplo.

Em nome do povo português e em meu nome pessoal, peço a Vossa Excelência que aceite as minhas mais sentidas condolências, extensivas a toda a família enlutada.

Aníbal Cavaco Silva”

2008

“Tendo tomado conhecimento da trágica morte de Afonso Tiago, jovem engenheiro residente na Alemanha, com uma promissora carreira de investigador, quero manifestar o meu mais profundo pesar e apresentar à Família as minhas mais sentidas condolências.

Aníbal Cavaco Silva”

2009

O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências à Governadora-Geral da Austrália, a propósito dos incêndios no sul do país.

É o seguinte o teor da mensagem:

“Senhora Governadora-Geral,

Foi com profunda consternação que tomei conhecimento das consequências devastadoras dos incêndios que têm assolado o Sul da Austrália e, em particular, da perda de vidas humanas que provocaram.

Nesta hora de sofrimento, quero expressar a Vossa Excelência e às famílias das vítimas, em nome do Povo Português e no meu próprio, os sentimentos do nosso sentido pesar e a expressão das nossas mais sinceras condolências.

Aníbal Cavaco Silva”

2009

O Presidente da República transmitiu as suas condolências às diferentes corporações a que pertenciam os bombeiros falecidos, sublinhando tratarem-se de mensagens pessoais, que não queria tornar públicas.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche confirmou ao Expresso ter recebido as condolências de Cavaco Silva, na altura da morte de Ana Rita Pereira, “através de um seu assessor”, que “fez várias chamadas até conseguir falar comigo”.

Segundo José Palha, a mensagem foi-lhe transmitida “como um recado pessoal e que o Presidente não a queria divulgar para a comunicação social”.

2013

__

Acompanhado por centenas de pessoas, o cortejo fúnebre do bombeiro voluntário falecido na madrugada de quarta-feira, durante o combate a um incêndio urbano, atravessou, ontem à tarde, a cidade, obrigando ao corte de algumas ruas.

A inesperada morte do voluntário ao serviço da comunidade comoveu a sociedade vimaranense e mobilizou algumas centenas de anónimos para o funeral. A corporação recebeu condolências de várias individualidades e entidades nacionais, nomeadamente do presidente da República, Jorge Sampaio, através da autarquia.

2005

6 thoughts on “Misteriosos são os critérios do pirómano de Belém”

  1. ó S. Paio d’ água fresca
    ajuda-nos a esquecer o mal
    tu que sempre arrefeceste
    os ânimos queimados em Portugal
    e agora temos este
    que coxeia do algarve à beira
    toca-se a meter cavacos
    na desgraça da nossa fogueira

    (pode ser lido em ritmo funk) :-)

  2. não divulga para a comuunicação social para não pôr mais achas na fogueira, este é um daqueles momentos de silêncio do presidente para que se calem também as vozes que andam para aí a divulgar que se gasta mais dinheiro no combate ao fogo do que na sua prevenção, e que até se poupou muito na formação dos bombeiros.

  3. Há já alguns meses, que por intermédio da Junta de Freguesia de Belém, está referenciado junto da Segurança Social, um casal de idosos, que sobrevive das suas modestas pensões .
    Habitam a titulo precário, uma casa cor de rosa. Por alguns momentos, raros tem períodos de lucidez.

  4. o bruá quanto ao silêncio já era muito e com estas coisas não se brinca; à quinta vítima llá foi obrigado a pedir ao assessor para enjorcar uma coisa qualquer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.