Guerra Civil – II

Portugal divide-se entre aqueles que se vão lembrar de Sócrates ter sido o primeiro chefe de Governo a depor na Assembleia da República e aqueles que não se vão esquecer de Sócrates ter sido o primeiro chefe de Governo a ser alvo de espionagem política a coberto de uma investigação judicial.

38 thoughts on “Guerra Civil – II”

  1. Aí está de facto a verdadeira clivagem. No entanto, ou muito me engano ou bem depressa vão preferir esquecer-se, com aquele alvar risinho amarelo com que tantas vezes (refiro-me aos srs. deputados, naturalmente) os tenho visto nos debates da Assembleia. No fundo, no fundo é isso que lhe não perdoam.

  2. e outros vão lembra-lo como a pessoa que lhes fez ganhar juizo . esquerda? já era. nunca mais. momento de ruptura transcendente na minha mente e crenças , o socras. nunca o irei esquecer.

  3. É preciso um pretexto para a moção, porra! Vão arranjá-la onde?
    Toda a gente sabe, quem não tem cão caça com gato!…….. o bicho mesmo escondido, não consegue disfarçar; olha ali está ele, com o rabo de fora!
    Por razões que só a ditadura explica, Salazar e Caetano, jamais prestariam a deputados contas fosse do que fosse, muito menos sobre indícios ou suspeitas. Mas em democracia é diferente, daí a pergunta; então todos os outros beneditinos depois daqueles, vão ser inquiridos, ou será que têm aquela coroa bendita, muito redondinha no coiro cabeludo e Sócrates ainda não? Mas eles andam por aí; afinal em que ficamos, sobre eles não há suspeitas nem indícios, ou esta democracia serve para atacar um e defende todos os outros; vão ou não também depor, ou por acaso, haverá algum manto diáfano de fantasia a protegê-los?

  4. também es boa aluna do V , Carmim. só que eu estou a par das técnicas da psi para fazer falar : repetir a última coisa que foi dita.
    mas esclareço-te : Russel , pacifista , batia na mulher e nas filhas. achas que ele era pacifista?
    esquerda : roubam e favorecem grupos que lhes untam as mãos . acham que são solidários? são. com os ricos. e porque ? por causa do que diz Maquiavel : a natureza humana caracteriza-se pela avidez. E bom principe é quem lhe põe freio , coisa que o socras não fez. pelo contrário , deu largas à sua natureza ávida e do círculo que o rodeia . 2 milhões de euros/ano a um cromo , num país pobre ? nossa…

  5. Agora vão ser só remendos. A partir do momento em que o PGR e o presidente so STJ aceitaram que os magistrados de Aveiro violassem flagrantemente a lei, escutando meses a fio o PM, o edificio da justiça começou a ruir. Há que reconhecer que a jogada foi de mestre! Se os dois mais altos magistrados da justiça tivessem chamado à pedra, logo em Junho, os infractores, a «bernarda» rebentava logo e bem a tempo de estilhaçar Sócrates antes do acto eleitoral. Bastava que os activissimos sindicato e associação dos magistrados viessem a terreiro coloocando-se ao lado dos colegas perseguidos por causa de um PM que estaria metido em crime de lesa-patria que os superiores queriam proteger. Algumas fugas ao famoso segredo de justiça davam o golpe de misericordia. Os altos magistrados fecharam os olhos e agora é o que se vê. Não havia como evitar o que está a acontecer. No meu modesto entender, Monteiro e Noronha com a sua atitude contemporizadora para com os senhores de Aveiro, salvaram Sócrates de cair ao prineiro assalto dos golpistas. Não sei se vai resistir ao segundo. Palavra que me sinto deprimido com tanta pulhice. O pior de tudo é que os golpistas têm praticamente toda a comunicação social a fazer ecoar as suas patranhas. Restam-nos estes protestos da blogosfera. E até estes os filósofos do golpe quiseram calar!

  6. Valupi:

    Desculpe vir aqui por um assunto que nada tem a ver com este post, mas não tinha a certeza de que viesse a ler estas palavras no local onde pertencem.

    Costumo ler e por vezes comentar alguns dos vossos posts. Há dias, ao ler uma das respostas de José do Carmo Francisco aos comentadores, reparei que se vangloriava de conhecer os e-mails de quem havia feito os comentários: «Eu li!»

    Acabo de verificar que JCF divulgou publicamente o meu nome em resposta a um comentário que lhe fiz, embora eu tenha assinado apenas com as minhas iniciais. O meu nome próprio consta do meu e-mail. Se os e-mails não são publicados, como se lê no Aspirina B (will not be published), como é possível este abuso?! A lei da Internet não o permite.

    Cândidos há muitos, eu sei. Simplesmente, não deve este cavalheiro divulgar em parte (ou no seu todo, se pudesse) os e-mails de quem visita este blog. Peço-lhe, ou aos responsáveis do Aspirina B que tomem providências. Este senhor, com a prosápia que lhe é conhecida, tem de ser metido na ordem. Assim o espero.

    Com os meus cumprimentos

    CM

  7. Falas como se Sócrates estivesse acabado…

    Depois do que se tem visto no comportamento golpista da comunicação social, dos magistrados e da oposição, é vital que Sócrates resista e vença todos esses filhos da puta. Não é por Sócrates, é por muito mais do que ele.

    Se os juízes espiões não forem punidos, deixa de haver lei em Portugal.

    Se a comunicação social manda na vida política, deixa de haver democracia.

    Se a coligação da direita com a extrema esquerda derrubar o governo, deixa de haver política.

    Entraremos num período muito perigoso em que todas as pulhices serão legítimas. Quem o está a preparar não sabe no que se está a meter.

  8. Nik, porque dizes que falo como se Sócrates estivesse acabado? Ele vai mesmo ser interrogado em comissão de inquérito, mas daí não decorre que esteja acabado, até poderá ganhar uma nova força. Seja como for, está sob ameaça e são vários os desfechos possíveis. Isso dependerá do que se apurar, e do que os partidos fizerem com o que se apurar.

  9. Meus amigos, isto já não há volta a dar, entramos todos naquele impasse em que um diz que é preto e o outro diz que é branco, o copo está meio cheio ou meio vazio. Uns estão fartos de Sócrates custe o que o que custar, outros estão enojados com a manipulação e atentados à descarada contra os Pilares do Estado, outros ainda não querem saber de nada.
    O que há em comum aos três? Todos têm consciência para pensar e perceber por si o que está a acontecer em Portugal no ano de 2010, 35 anos após o 25 de Abril de 74: o 1º golpe de estado do regime democrático português.
    A partir daqui muitas perguntas se colocam, a 1ª das quais, por quem?

  10. crime contra o Estado de direito é o que parece estar em curso, mas não é da parte do pm, é dos outros. Está tudo ao contrário: everta-se (não é inverta-se),

    Cá para mim a salsa não vai acabar porque o cavaco tem que prestar contas ao papa, imagine-se isto no século XXI, em Portugal laico!

    mas estou ao lado do Socrates no entretanto, não é só por ele, é por todos nós,

    o que mais me custa é a repetição do padrão: a direita fez a mesma coisa com o Ferro Rodrigues arrastando-o para um lamaçal terrível, porque era íntegro, e de esquerda.

  11. Baladupovo, isto tudo só se passa com o alto patrocínio do Cavaco, disso não duvides.

    Val, Sócrates não é obrigado a responder presencialmente, pode e deve responder por escrito e repetir aquilo que tem dito.

    &, é isso mesmo, e não tenhas duvidas que qualquer futuro governo que não pertença à direita sofrerá o mesmo destino, decapitação.
    A direita domina toda a comunicação social e justiça e o PS não tem quadros que saibam defender o Governo, é tudo muito “bonzinho” aliado a uma falta de estratégia de comunicação gritante, ao contrario do que querem fazer crer. O PS alienou tudo e não teve coragem para apos o golpe ao F.Rodrigues de fazer uma analise realista dos poderes em portugal e como os combater.-Socrates foi corajoso e deu o peito às balas, é o 1º ministro mais corajoso que já conheci, o unico capaz de sair da sua área de conforto e com evidentes prejuizos pessoais, mas não tem rectaguarda p/o combate. O Vitorino tem que tomar duas injecções de testoterona p/dizer qualquer coisa fora do registo sonolento/relativista, o JGama é um instalado, o JSampaio está reformado e por aí adiante…que saudades do JCoelho (nunca pensei vir a dizer isto)!!

  12. K, com duas injecções de testosterona, o meia-leca do Vitorino ficava a arrastar as bolas pelo chão… E depois como é que esse notório fence sitter se sentava na cerca?

  13. Nik, eu tambem estava a contar com o efeito Judite para potenciar a testosterona (literal ou pelo menos metaforicamente) mas és capaz de ter razão, já são muitos anos em cima da cerca e qualquer sinal que obrigue a um comprometimento, é totalmente bloqueado.

  14. Val ou Valupi:

    Fora do contexto político deste post, mas dando-lhe resposta: refiro-me à Provedoria/Internet, à ANA e à própria Polícia Judiciária.

    Um e-mail mais não é do que um endereço pessoal, particular. Assiste ao seu proprietário o direito à privacidade e ao sigílo. Quando um blog como este assume que o e-mail de quem aqui vem não será publicado, deve cumprir esse compromisso. Mas verifico que em qualquer altura o mesmo pode ser divulgado publicamente no seu todo ou em parte. Fê-lo, contra toda e qualquer ética, José do Carmo Francisco desrespeitando quem comenta os seus posts.

    Em vez de menosprezar este assunto, ficava-lhe bem tomar medidas. Os comentadores anónimos do aspirina são a maioria. Um destes dias correm o risco de ver os seus nomes publicados neste blog.

  15. &, Socrates aguenta esta pressão na boa. Ele sabe que a Comissão de Inquerito (julgo que uma C.Inquerito pode durar muitos meses) é feita em parte porque existem eleições no Psd e tambem porque as Presidenciais estão lançadas, fazem-no para amarrar enlamear o Ps enquanto elegem na boa um presidente e preparam um futuro 1º ministro. Depois das eleições com o desgaste do PM e com o novo delfim embalado pela Impresa e TVI, é um ver se te avias. Mas até lá ainda vai haver muita volta e reviravolta, basta ver que todos têm opinião sobre tudo e ninguem conhece o processo nem as escutas.Nem a maior parte das pessoas envolvidas podem defender-se porque estão presas ao segredo de justiça.O que se passa agora é que uma cambada de cobardes, politicos comentadores e jornalistas decidem julgar na praça pública pessoas que não se podem defender porque lhes foi negado esse direito enquanto os procuravam condenar com cirurgicas fugas ao segredo de justiça. Isto que é o cumulo da cobardia e do oportunismo é hoje uma forma de “ganhar a vida”.

  16. K, penso que um futuro governo de direita também não ficará a salvo de tentativas de decapitação. Por um lado, é ver como eles se tratam uns aos outros, e por outro, os jornais vão continuar a precisar de facturar…

  17. Guida, não acredito nem com este presidente nem porque isto não é só uma questão de facturação mas um verdadeira tentativa de golpe de estado que alia varias forças da justiça e dos media. A Sonae espreita a PT, o Balsemão espreita a rtp (não é por acaso que PPCoelho quer a privatização eles esta à espera de um trade off) etc… A decapitação entre eles, a existir, dar-se-à nas eleições internas, depois tudo se une quando cheirar a poder.
    Como nunca é necessário eleger um presidente de esquerda.

  18. K, mesmo que opte por responder por escrito, estará a ser interrogado. Os deputados poderão continuar a interrogá-lo pelo tempo que quiserem, presumo.
    __

    CM, neste blogue não se publicam emails dos comentadores nem eles são utilizados para outro fim além daquele inerente ao sistema: evitar o “spam”.

    O teu email não foi publicado. Caso tivesse sido publicado, seria apagado na primeira oportunidade.

    Quanto ao quadro legal que regulamenta este tipo de informações, e posto que tu és responsável pela inclusão dos teus dados pessoais num blogue privado, creio que ainda não existe nenhuma entidade a que se possa recorrer (mas posso estar enganado).

  19. k, achas que se unem? Tiveram há pouco tempo uma oportunidade para chegar ao poder legitimamente. Viste bem a “estratégia” que adoptaram para ganhar as eleições? Ficámos esclarecidos acerca da união da direita, actualmente. E em princípio já tinham as ambições de que falas.
    Além disso, com ou sem golpes, não basta chegarem ao poder, têm de se aguentar lá. Pelo que se tem visto, não me parece que tenham condições para isso, nem com o Cavaco a segurá-los. Haveria sim condições para voltar a correr muito sangue nos jornais, lá está.

  20. OOps …Guida, haverá sempre uma oposiçãozinha mas nada de significativo, repara que a MFLeite dispensou o resto do partido que achou negligenciavel (não Santana por exemplo) porque tem quase a certeza que ganha sozinha as eleições, o golpe estava preparado para antes das eleições, não te esqueças. O Psd nunca conseguira ganhar umas eleições sozinho governara sempre em coligação, se cairem, como admito, será por razões totalmente diferentes, não por uma união nacional de esforços/interesses como se esta a assistir agora.
    Don´t take it lightly.

  21. Val, acho que o termo é demasiado forte e não se adequa nada à situação. Porque não inquirido? já que de um inquérito se trata.

  22. Tu mais que ninguem sabes como as palavras que usamos no quotidiano e que usamos para nos definir e aos outros são importantes. Seria curioso do ponto de vista da análise da comunicação ver como aquilo que se diz hoje chamar jornalismo passou totalmente em termos de linguagem e de negócio para a área da publicidade e da propaganda. Vale um post?

  23. K, o melhor é não tirarmos as teimas tão cedo. É deixá-los a amargar na oposição. Sócrates tem um mandato inteiro pela frente e, nisto estamos de acordo, vai aguentar a pressão. Aliás, acho que ele come pressões ao pequeno-almoço. :)

  24. K: estou muito sintonizado com a maneira como pensas, ou expressas o teu pensamento.

    Sim, também sei que o Socrates se aguenta e melhor do que eu esperava, ele surpreende-me agradavelmente com a resiliência, mas aposto que o cavaco et al., avillezzzes na sombra, quererão o desmancho do parlamento antes da visita do papa.

    Venham as setas de Neytiri.

  25. K, inquirido é sinónimo de interrogado, embora reconheça as diferenças semânticas que realças. Para todos os efeitos, todavia, uma comissão de inquérito é um tribunal político.

    Quanto à tua boa sugestão para um post, que tal seres tu a escrevê-lo? Seria uma honra aqui para a casa.

  26. &, é mutuo.
    Nãã…Val vou mandando umas bocas…mas uma coisa te digo, acredito mais num detergente que num pivot televisivo,valha a verdade que o pivot televisivo tambem…:))

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.