Guerra ao Nobel da Paz V

Qualquer Nobel é uma consagração. Pressupõe obra feita. Mas não obra acabada. Acaso se espera que um cientista largue a investigação por ter recebido o Nobel? Ridículo. O contrário, sim. Aplicar o dinheiro na investigação, também. E quanto aos escritores? O Nobel será o certificado do fim da inspiração e da gana de escrever? Absurdo. Então, por maioria de razão, para um político o Nobel não será mais do que farol.

Explicar a escolha de Obama como fenómeno de moda é preguiça ou cinismo. Porque o fenómeno da moda é sociologia inevitável em qualquer das categorias. Há modas na Física, na Química e na Medicina. Há modas na Economia, tantas. E sem modas, ou o seu exacto reverso, não seria sequer possível atribuir o Nobel de Literatura, não se formaria quórum.

Assim como um Oscar não é um Nobel, e ninguém se baralha, assim um Nobel pode ser um Oscar, e muitos ficam baralhados. Precisam de ir mais ao cinema, precisam de maravilhas.

2 thoughts on “Guerra ao Nobel da Paz V”

  1. Algumas pistas, interessantíssimas, podem ser lidas aqui:
    http://www.voltairenet.org/article162559.html

    Parece que Thorbjørn Jagland, ex-Primeiro Ministro norueguês e actual Secretário-Geral do Conselho da Europa e também Presidente do Comité Norueguês do Prémio Nobel (que atribui o Nobel da Paz), é um velho conhecido da Administração americana, que financiou o Oslo Center for Peace and Human Rights (uma dita ONG norueguesa), de que aquele é também ex-Presidente e precisamente enquanto era o Presidente em exercício.
    Tudo foi canalizado através de Madeleine Albright, a velha carcassa, ora eminence grise da Administração Obama.
    Nestes níveis da política internacional, nunca há coincidências, nem gestos caídos do azul. Tudo é muito meticulosamente orquestrado, enquanto as vozes do dono nos media cumprem a sua função de caixa de fumo.
    Cumprimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.