Grécia volta a ensinar ao mundo o que é a democracia

As negociações entre a Grécia e os poderes políticos e financeiros que detêm a solução para os problemas na berlinda estão a correr muito bem. Ambos os jogadores estão a tentar vencer, e essa é a mesmíssima situação inicial do páreo. A data de 25 de Janeiro marca a subida ao poder de um partido que tinha prometido recusar um modelo de austeridade que estava a destruir a economia e a sociedade gregas sem criar qualquer esperança de recuperação. Esse mandato tem sido cumprido, como o arrastar das negociações comprova. Agora, com a ultrapassagem sucessiva de todas as datas limite, a pressão atinge níveis nunca antes conhecidos. Mas tal aparato retórico e mediático o que revela é a posição de força equivalente entre os dois lados. As condições para um acordo, portanto, continuam exactamente iguais às que existiam na primeira reunião entre as partes no processo.

O que é ganhar? Para os Governos europeus à excepção do grego, será conseguir impor um acordo que permita reclamar não ter sido feita nenhuma cedência substantiva na ideologia da austeridade. Para o Governo grego, ganhar é conseguir um acordo que anule alguns, quiçá só um, dos pilares da austeridade como coerção antidemocrática e solução económica falhada. E entende-se sem esforço o alvoroço de Governos como o português, para quem qualquer vitória dos gregos, por mais pequena que seja, aparecerá como uma demonstração da iniquidade e cobardia de Pedro&Paulo. O nosso próprio Presidente da República, chefe de facção, anda pela Europa a fazer claque contra a Grécia por esta eleitoral razão.

A questão foi sempre a de saber se era possível alterar o status quo europeu nascido em 2010 para lidar com uma das consequências da crise de 2008, a questão das dívidas soberanas que atingiu vários países, envolta num problema sistémico da própria zona euro, que não tinha previsto esse cenário. Os ataques vexatórios, em registo desesperado, aos governantes gregos mostram que eles estão à beira de conquistar o que prometeram ao seu eleitorado, não o contrário. E, no mínimo, já provaram que valeu a pena terem assumido a soberania de que estão mandatados. A democracia vai sair vencedora, aconteça o que acontecer.

38 thoughts on “Grécia volta a ensinar ao mundo o que é a democracia”

  1. Ensinar democracia, mas com o dinheirinho dos outros, e repudiando o que há lá está enterrado que dizem ser odioso.

    Como dizia a Lagarde, é preciso começar tudo de novo, mas sem crianças a mesa.

  2. Basico, ainda que fosse como dizes, os gregos ensinas e tu pagas. Se aprendes ou não, é problema teu. Mas o que os gregos nos ensinam é a não acreditar nas soezes mentiras da propaganda austeritária. É estrondosamente falsa essa tua miserável e filha da puta narrativa de que vivemos numa europa falida, a necessitar de medidas extremistas e de administradores de insolvência para gizarem o nosso futuro.

  3. olhó enapa, armado em valentão. Então pá, continuas a usurpar a identidade virtual dos outros, hum?

    BÁSICO, welcome back ( to whom never took off) . Permita-me corrigi-lo só no vocábulo «crianças».

    Pas de problème com as crianças. Aquele existe é com os BURROS, IGNORANTES, tipo IGNARALHOS, que são deixados a VOTAR. Os marrecos. Por isso, de facto, a DEMOCRACIA VENCE SEMPRE. O pior é quando começamos a dissecá-la…

  4. Oh palerma q n ves nada, nunca te usurpei coisa nenhuma e o teu nique nao é nenhuma vaca sagrada q n se possa usar numn contexto em q é evidente q não me estava a fazer passar por ti, logo nao ha qualquer usurpacao de “identidade”. E tu la tens essa coisa de identidade, vendido, seu bocarra suja de servidão.

  5. :) Numbejonada

    O Enapa, vejo que tens um problemazito com o conceito da diversidade de opiniao, o que nao deixa de ser interessante para alguem que provavelmente acha que estao a estrangular a “democracia” grega. Nao te preocupes no entanto, nao vas visitar um medico, essa bipolaridade e incapacidade de autoanalise tende a afectar a generalidade dos comunistas. Basta ver quao bem eram aceites as opinioes divergentes na Russia de Estaline ou na China de Mao.

    Reparo tambem que tens muitas certezas, como nao poderia deixar de ser para um gajo que claramente se acha genial (outro traco dos comunistas, todos se julgam muito espertos), e que gostas de usar palavras “caras”, para sinalizar aos outros aquilo que julgas ser uma cultura geral acima da media (a esquerda acha-se sempre a dono da cu-ltura). Consegues demonstrar com FACTOS ou DADOS as tuas tao assertivas afirmacoes?

    ” É estrondosamente falsa essa tua miserável e filha da puta narrativa de que vivemos numa europa falida, a necessitar de medidas extremistas e de administradores de insolvência para gizarem o nosso futuro”

  6. Nem sei porque te dás ao trabalho de referir o Pedro&Paulo&Anibal.
    Eles fazem o que lhes mandam e, neste momento, a Sra Merkel está a pensar no assunto.

    Os grunhidos que fazem por aqui, valem nada. Como sempre.

    Miguel

  7. parece.me que quem invoca um estado de excecao, de bancarrota, de necessidade de afundar um país em austeridade, é que terá provar seja o que for. Trata tu de encontrar factos para legitimar as ações dos canalhordas que serves. Cabe a quem tem dois dedos de testa resistir. E tu devias agradecer e lamber também as botinhas dos comunas graças ao apoio que deram e sempre dão à direita, quando confrontados com o dilema de apoiar ou nao o PS contra aquela.

  8. Mais um post muito bom e clarividente do Valupi. Melhor, apesar disso , é o artigo de Fernanda Câncio (publicado no sítio do costume) que traz lá os números da capitulação grega dos anteriores executivos, da sem-vergonha dos homens do FMI que reconheceram os erros mas insistem no tratamento irracional da crise das dívidas soberanas, que destruiu particularmente a economia grega, graças aos executivos que reverenciaram a troika desde o primeiro resgate em 2010. Diz Câncio, e parece ser a verdade: a mais pequena vitória do governo Syrisa apavora os papagaios e imbecis lusos que nos governam e presidem. Talvez apavore sem motivos. Com efeito, depois de termos visto os esforços do PS-Costa para se demarcar do Syrisa, com a mesmo empenho com que tentou e tenta demarcar-se de Sócrates, aí temos a resposta dos eleitores portugueses na última sondagem da católica. A coligação de Passos/Portas ultrapassou o PS. Parece que o povo português, acima de tudo, rejeita os cobardes, considerando que são piores que os corruptos e os mentirosos. Pelos vistos, este povo manso, mole e manhoso não confia o seu voto e o seu dinheiro a quem não tem coragem de lutar pela sua verdade. Afinal, os portugueses não andam assim tão distraídos. Quem diria!

  9. “Parece que o povo português, acima de tudo, rejeita os cobardes (PS), considerando que são piores que os corruptos e os mentirosos (do PS que estao neste momento / irao em breve estagiar em Evora).”

    O “povo” portugues, coisa que a esquerda pensa so ela poder entender e representar, sabe bem o que e o PS, uma agregacao de mafiosos pronta para levar Portugal numa viagem em tudo parecida aquela que os amigos do Syriza levaram a Grecia.
    O “povo” portugues nao e todo burro como a generalidade dos almas que pastam aqui neste blog.

    Um maioria significativa do “povo” portugues, aquela mais escolarizada por sinal, ainda consegue pensar por si proprio e nao cair nas cantigas de quem ja por diversas vezes nao saber governar um pais, especialmente em circunstancias existentes, quando nao ha espaco para esbanjar dinheiro dos outros, unica coisa para que o PS esta encartado, e sobre qual, como compravamos agora, cobra sempre comissao (camarada 44, desmascaraste o esquema pa!)

  10. O enapa, mas tu pa, es como o ignatz, burro que nem um texto.

    “parece.me que quem invoca um estado de excecao, de bancarrota, de necessidade de afundar um país em austeridade, é que terá provar seja o que for”

    Ja tentaste levantar dinheiro com o multibanco quando a conta esta a zero? E pa, isso e a grecia de ha 5 anos para ca. Se consegues perceber que estas nas lonas e que o multibanco parece ser um FDP porque nao te da os 5 euritos que precisas para ires beber uma mini, tambem deveras conseguir perceber a situacao da Grecia, nao necessitas concerteza duma grande demonstracao matematica para entender que max(0,-5 euros) e zero.

  11. Não leio o que este básico e o “feijoada” comentam, mas vi de relance o meu nome, quando saltava à procura do comentário seguinte, e, desta vez, li. E confirmei que, além de básico, o básico aldraba nas citações. Além de básico, é pinóquio, intrujão, e reles sabujo.

  12. ouve lá oh burro do caralho, que desculpa é que vais arranjar na segunda-feira quando a merkla obrigar o rodinhas a anunciar o acordo com a grécia? toutaver, estrondosa derrota do syriza leva o banco central europeu a entrar com a massa. bai enchendo a banheira com gancia e compra bóias-patinho para os convidados.

  13. Esta:

    http://www.reuters.com/article/2015/06/18/us-eurozone-greece-protests-idUSKBN0OY2O620150618

    Eu bem sei que nao ha referencia desta “pequena” manifestacao nos media em Portugal, nao encaixa na narrativa de grande suporte que o Syriza tem na Grecia e o azar de morar num pais onde os jornalistas sao todos comunistas e/ou socialistas.

    PS – o ignorantz, ate das pena pa, deves ter uma vidinha miseravel nao, insultas tudo e todos, ate um gajo que tem o azar de nao poder andar pelo seu proprio pe. Mas enfim, nao ha problema porque es um gajo de esquerda, comunista ou xuxualista, e pertences a elite que sabem defender com unhas e coracao os valores da democracia, do humanismo, do social, etc. como bem se nota nos teus escritos odiosos.

  14. “The demonstration, joined by some members of the country’s previous conservative government, appeared to be slightly larger than one a day earlier by supporters of the ruling Syriza party”

  15. “… es como o ignatz, burro que nem um texto.”

    oh burro do caralho, o que é que queres dizer com isto? estás a ver se bates o massamólas em absurdos & retorcidos estilo bacoco casual chic. aproveita explica aí quem é o dono dos “dinheiros dos outros”, na volta os neoconeiros já nacionalizaram os depósitos do maralhal e não avisaram.

  16. oh burro do caralho, reaças, fachos, neoconeiros e outras subespécies de direitólas há em todo o lado e os governos de esquerda não lhes dispersam a manifestações com polícia de choque, portanto é natural que se manifestem em atenas, no mesmo local onde a esquerda era corrida à bastonada há pouco tempo atrás. se querias mais eleições até o syriza perder para a aurora, experimenta meter uma cunha ao cavacoise pode ser que ele consiga demitir o parlamento grego e depois faz uma birra e só dá posse a um governo que lhe agrade. democracia é um conceito difícil de entender para esses lados.

  17. Ó Maria Abril,
    face ao empate das sondagens concluis que os portugueses não andam assim tão distraídos. Pois, não!
    Isto por um lado que primeiro, como premissa dessa conclusão, acusas A.Costa de cobarde; nem mais, cobarde. E porquê? Porque Costa não age ou reage ou actua com tu exiges e pensas seu dever ou o momento impor; porque, afinal, ainda não viste Costa, cometer um verdadeiro acto de cobardia, antes pelo contrário, ao longo da sua carreira política.
    E não me parece, ou não creio que, com tantos amigos comuns que vão a Évora, a estratégia eleitoral não esteja minimamente coordenada.
    Costa não é Socrates, não tem o seu estilo, o seu agir, o seu estar, a sua capacidade de visão, o seu carisma mas tem outras capacidades e virtudes que também podem servir e resultar; uns acham que é com vinagre que se apanham moscas e outros acham que é com açucar, isto é, uns pensam que é com espavento e radicalismo outros que é com calma e de mansinho, género deixa pousá-los.
    Aliás, foi assim que Costa inverteu e estabilizou a situação financeira da CML e acabou correndo, ao fim de dezenas de anos, com o pcp da edilidade, este o verdadeiro motivo da ira votada ao Costa, como antes fora ao Sócrates, pois a ampliação da classe média corresponde ao emagrecimento e redução do pcp.
    A Maria Abril anda baralhada a reboque de Valupi e muitos outros por ai nos blogues; vai a caminho de um processo de desarvoramento mental contra Costa.
    E olhe que uma sondagem a 4 meses do voto, aquele que conta, vale o mesmo que aquelas que o psd ainda tinha oito dias antes do dia eleitoral contra Sócrates.

  18. Para a C.Lagarde pedir que se faça agora uma reunião só com gente adulta, podemos pressentir como a delegação grega tem sido exemplar. Os palermas dos dirigentes europeus, já mostaram a sua incompetencia continuada quando aprovaram a entrada da Grecia no euro e foram sucessivamente emprestando e perdoando divida. Para mim devia parar agora de humilhar os pobres gregos e deixa-los ir a sua vida.

  19. ENAPA, seu MENTIROSO. O VALUPI APANHOU-te.
    Então, não se lembra? LOL. És xuxa, não és, pois, pinóquio…a mentira sempre presente.

  20. ò pa eles, parecem pulgas bêbadas, de salto alto.
    BÁSICO, serve-lhes o licor da marca «M», os gajos tão com a boca seca.

  21. és mesmo palerma, achas que quereria mesmo fazer-me passar por ti, seu escherichia? foi uma declaração não séria que um oligofrénico como tu não apanha, mas que culpa tens tu disso, não é…

  22. Hello ENAPA, olha que a tua reação não denotou isso, pá. LOl. Até te enchofraste com o VALUPI, que te publicou com um risco em cima. E estavas de tal modo «cotoveludo» que enfiaste o rabo na boca e andaste desandado…Olha se tu dás atenção ao alegado oligofréncio e tentas passar por ele, diz-me lá o que é que isso faz de ti? Já percebi que aplicas termos algo técnicos; por certo, porque os vives no corpo. Coragem. Deus só te dá o que podes suportar…

  23. sofreste horrores, escherichia. nesse dia até tiveste direito a provedor na pessoa do dr. valerico, a quem te foste queixar/bufar. qualquer pessoa percebeu pelo teor do texto que não eras tu… menos tu, coisa descerebrada.

  24. não é que o enaparvo valha ganda coisa, mas tamém acho que o dr. valupi foi muito rápido a denunciar a identidade do parvalhôco e demore a tomar uma atitude em relação ao cabrão que assina a tua mãe no poste da isabel, pessoa por quem não tenho qualquer simpatia.

  25. José Neves, o que eu penso é que o próprio Sócrates desvalorizou a democracia e as suas instituições quando assobiou para o lado face à criminosa actuação da presidência da República no caso da “intentona de Belém”. Foi uma cobardia ditada pela “oportunidade” política. Este tipo de cobardia paga-se caro, porque povo acaba por ter a percepção do que se passa. E Sócrates já sabe quanto lhe custou ter “contemporizado”. António Costa sabê-lo-á em breve. Hoje mesmo ficou a saber que mais um socialista foi atirado para a fogueira da Operação Marquês: Silva Pereira. Vai ser um festival até às eleições. Louçã e Jerónimo não conseguiram herdar os cacos do PS de 2011, mas pode ser que agora seja tudo mais fácil. Claro que vou votar Costa, que se revelou um grande governante da Câmara de Lisboa. E não duvido que seria um grande PM. Mas assim não chega lá. Bem gostava de estar enganada, para bem de Portugal, porque não sou, e nunca fui, “xuxialista”.

  26. ENAPA, hellou mai frénde, atãoe, tás com delírios é? Bufar, sim, bufo, é mais elegante, não viola a lei do ruído.
    queixar-me, não faço, regra geral, resolvo as coisas de forma agilizada e eficiente.
    descerebrado éze tue.

    IGNARALHO,

    Traduz, falas comigo? que queres? falas em «mãe»? Tu tens? Tiveste? Coitada. Bem, se foi ela que te ensinou a ser o que por aqui demonstras….LOL.

  27. JP ferra, também conhecido por CoCo, faz a revelação do anus.

    “Cá por mim, já decidi!”

    A sério? E o que vai ser? PS como nas ultimas 20 eleicoes, ou vais mudar e votar desta vez PS?

    Carneirinhos imbecis como tu, incapazes intelectuais, deviam votar na Coreia do Norte, lá e que essa fidelidade canina e que é apreciada pá, muda-te cxralho.

  28. Maria Abril,
    Pois é, vais feita desarvorada mental na companhia do Valupi que também nunca foi nem é “xuxialista”.
    Também te confesso, já agora que atiras no escuro e para tua paz de alma, e ao Valupi que tu ultrapassas a todo o vapor como anti-Costa, que também eu nunca fui nem sou de qualquer partido e nem sequer “socialista”.

  29. enapá, agora ninguém é xuxa. será que voltaram às origens comunas?

    LOL, Básico, LOL.

    IGNAFERRACOLHO, atãoe, «revelação do anus»? lol. bebe do licor de marca M, que o saudoso PIMPAUMPUM te recomendou. tás com a boca seca, pá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.