Ecce Homo

Fiz de conta que não percebi.

Moniz

*

O homem declarou-se assustado com o que leu no Sol a 5 de Fevereiro. E fez o que a sua consciência lhe comandou, posto que agora já tinha visto a luz: pediu a demissão de Sócrates. Como estava embalado, clamou para que alguém pusesse ordem neste país e explicou aos peixes que o problema não estava na crise económica, antes na crise de valores.

Ora, se há assunto que o homem domine é, precisamente, esse dos valores. Tanto, tão bem, que andou a negociá-los em vários tabuleiros, segundo se depreende do seu próprio trajecto e declarações. Pelo que pedir a cabeça de Sócrates na bandeja, a coice de Saraiva, ficou como um número circense onde já nem a pequenada presta atenção.

E lá foi o homem para a frente dos deputados. Ali onde pode trespassar o engenheiro com a lança da verdade. E que saiu? Uma das mais heróicas declarações de independência profissional, deontológica e política que registo na puta da minha vida. Às colossais pressões do Governo, dos ministros, dos patrões, dos accionistas, deste, daquele e daqueloutro, o homem apenas encolhia os ombros e não queria saber. Fez sempre o que lhe deu na gana. Porque a ele ninguém verga, nem trava, nem cala.

Temos homem. Ei-lo.

28 thoughts on “Ecce Homo”

  1. Quando começarem a ficar sozinhos na mentira, a coisa vai correr mal (a ele e à querida).
    Quem os apoiou e instigou, tira-lhes o tapete quando não precisarem deles.

  2. LOL, que tinhas uma vida de puta já sabíamos (vá lá, pelo menos a consciência), escusavas era do o afirmar assim peremptoriamente!

    Tu tens este problema que não será fácil de explicar. Mas porque raio todos os que dizem bem de sócrates e do governo são gente inteligente e honesta, os que dizem o contrário são mentecaptos, aldrabões e bandidos?

    Julgava que o maniqueísmo acabava com a adolescência, afinal não, tu és a prova viva do contrário.

    E se um dia se provar exactamente o que dizem que aqueles que tu (agora) não gostas? Como ficas? Dás o dito pelo não dito? ou fazes como o outro e dizes-te encornado?

  3. é isso NIk…
    Honra e verticalidade teve JOliveira
    que se recusou a estas palhaçadas
    em que as oposições transformaram o país
    sob o beneplacito do Silva senhor.

  4. Tem um problema tramado, ausenta-se do país e a coisa descamba. O episódio da saída de Marcelo da TVI só aconteceu porque ele estava fora. A esposa apanhou-o no estrangeiro e decidiu (mal, na sua opinião) deixar de apresentar o jornal. Deslocou-se a Nova Iorque, quando cá chegou, para grande espanto, andava tudo doido à sua procura para que tomasse conta do Benfica. Coitado, não deve ser nada fácil meter-se num avião.

  5. “ALQAEDA” na Assembleia da República

    Ao ouvir José Eduardo Moniz na comissão de ética (com letra pequena de propósito) lembrei-me de uma passagem do mais recente romance de José Rodrigues dos Santos, “Fúria Divina”, em que ao serviço da Alqaeda alguém aguardaria durante o tempo que fosse necessário, sem levantar suspeitas, até que as cúpulas lhe dessem ordens para atacar.
    O senhor terrorista esperou durante anos, engolindo os sapos que a administração lhe encomendava e agora de repente resolve, qual D.Sebastião, iniciar uma cruzada pela liberdade. Resta saber quem é que este senhor serve.

  6. É O PLANO A VIR AO DE CIMA….DO PPD, POIS CLARO ESTÁ!!
    ESTES BOSTAS ESTIVERAM SEMPRE POR TRÁS DE TODAS ESTAS TELENOVELAS PRA BOI COMER.

  7. Ela está de baixa psiquiátrica e ele pareceu-me com muito mau parecer. Talvez me engane, mas não lhes auguro grande futuro!

  8. Não tarda nada é a oposição em peso que não quer ouvir falar mais em asfixia democrática, condicionamento da comunicação social e liberdade de imprensa. Já faltou mais. E depois lá terá o Pacheco Pereira que ficar a falar sozinho outra vez. É que é uma sina!

  9. Ecce Homo falou; a montanha pariu um rato, ainda por cima afetado por uma pura patologia egocêntrica; tara atávica só possível porque houve um tempo de pura loucura, em que valia tudo na guerra pela audiência de tv, está gente ainda lá está; deu para perceber, que naquele par, é difícil entender qual deles é mais papista que o papa.

  10. Prometeram-nos um polvo, e eis que nos sai um choco: tentáculos nem vê-los, mas faz correr tinta a rodos. Este triste espectáculo não acaba?

  11. Este triste espectáculo não deve acabar antes de 2150, pelo andar da carruagem….
    Uma pessoa que me é muito próxima e que trabalhou na RTP com esse senhor e a sua senhora, disse-me que, nessa época, o senhor gostava muito de fazer favores ao PSD. Quanto à senhora, era pura e simplesmente insuportável, péssima colega, sobretudo depois de iniciar a relação com o senhor (ups, será que me vão chamar à comissão de ética?)

  12. Estou a adorar ver a mediocridade do 4º poder em todo o seu esplendor como estou a adorar ver a podridão de parte do sistema judicial.
    O que Socrates fez foi pôr a nu os corporativismos e os condominios de luxo protegidos que existem na sociedade portuguesa que estão fora de qualquer escrutínio e gozam de impunidade social. É um gozo ver a vacuidade e a fragilidade de que são feitos. É uma oportunidade para os portugueses verem afinal quem está por detras da informação que lhes dão todos os dias a todas as horas. Anos e anos escondidos na sombra do estado de direito, da liberdade de informação e outros chavões que debitam sem um minimo de parcimonia, não resistem a um holofote mais duradouro e insistente e sobre o que quer que seja dizem “Eu acho…” “Eu penso que…” “Eu estou convicto…” basta de manhã sentirem uma leve convicção acerca de alguem para que se prepare uma peça que irá rodar durante o tempo que for preciso até ser tudo esclarecido e se não houver nada para esclarecer então é porque a convicção estava certa.A falta de esclarecimento prova a culpa porque “Não foi desmentido”. Por mim seria até desejável que esta comissão incluisse muitas mais áreas fosse mais abrangente para poder ver as figurinhas que em muitas áreas nos regem a vidinha.Tipos mediocres e sem o minimo de escrupulos.
    “The show must go on”

  13. Pelo que ontem se ouviu na Comunicação Social, os casos de demência, de taras, de frustrações e consequentes medicamentos, aumentaram… não deve ser estranho, pois com um casal como este, vai subir exponencialmente…

  14. No mínimo esta comissão serve para alguma coisa… Para mostrar verdadeiramente quem são estas pessoas e o que as move.

    Apesar do circo, resultou nessa vantagem. Ainda bem.

  15. A minha tv anda marada (ou eu)
    então não é que imaginei ter escutado que havia provas de pagamentos piramidais e uma carta comprometedora?
    Claro que deve ser mentira, pq a PJ nunca seria tão cândida com um bando de criminosos.

    P..S sou eu, o técnico diz que a tv funca bem.

  16. Todas as cortes precisam de bobos. O PSD escolheu a Manela e o Zé.

    Desde que continuem a ser convidados para festas, está tudo bem para eles e para quem os convida.

    O verdadeiro problema são os milhares de portugueses que estão cada vez mais pobres. Os seus comportamentos são éticos, querem trabalhar para viver mas não têm trabalho. Enquanto isso, um certo escol que considera estes portugueses inadaptados para o trabalho e de baixa formação académica e intelectual, entretêm-se no parlamento a fazer estas figuras degradantes que atingem toda a sociedade portuguesa.

  17. O nosso PM ou alguém por ele adoptou uma estratégia fantástica.

    Reparem, após destilarem todo o veneno que conseguem fabricar, começam atacarem-se mutuamente. São eles que hão-de provar a construção da mentira.

    Creio que a higienização está em marcha.

  18. Carmen,

    sim, estou a ver o quadro: hienas e abutres devoram-se mutuamente…julgaram ter encontrado uma carcaça, mas não, o bicho está vivo, foge-lhes e ainda lhes sobrevive…

  19. Nem eu nem a minha tv estamos marados! Mas eu li na manchete do Expresso (agora elevado a pasquim para concorrer com o sol) que os investigadores do Freeport iam passear a Inglaterra.
    O desmentido deste passeio foi apenas uma pequena nota no site desse pasquim do tio balsas e uma breve e curta referência na SICN por um leitor de teleponto.
    É o vale tudo! Cambada de canalhas!

  20. O mais interessante dessa notícia do Expresso é que diz “PJ em Londres para investigar novas pistas contra Sócrates”.

    Não são apenas novas pistas, não são apenas relacionadas com o Caso Freeport: são CONTRA Sócrates. Se existem, se são realmente novas, se estão realmente relacionadas com Sócrates não interessa. A manchete devia sair assim. Tal e qual…

  21. Não é em Londres, é numa gavetazeca aqui em Portugal.
    Ou vão á gaveta ou prendam o Moniz, agora assobiar para o lado como estão a tentar fazer…querem ver que a maradice está a alastrar ? ou será a “candice”?

  22. Simples Marco,
    não tem cartão do ps (pq o facto de não ter competencia para ministro, nunca seria impedimento neste governo).

  23. O NIK define, no seu blogue, com excelencia o cerne da questao e o amor da oposicao na presente situacao:

    “Fascistas é que haverá sempre, independentemente de haver ou não condições para se instaurar fascismo. Fascistas são pessoas neuróticas que torcem pelo seu país, sobretudo no futebol, mas odeiam a liberdade e a democracia. São pessoas de estrutura autoritária e sem qualquer senso moral. São demagogos, aldrabões e golpistas por vocação. São delatores, voyeurs e cínicos. Podem ser violentos, sobretudo quando estão no poder”.

    Com estas palavras dum defensor acerrimo do Ze, fico com as baterias carregadas por duas ou tres semanas. Por ora nao preciso de ler mais nada, mas comprarei o livro logo que saia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.