Dominguice

O poder de abstracção é uma faca, metáfora etimologicamente perfeita. Pode ser usado para salvar vidas e criar culturas. Pode ser usado para acabar com vidas e extinguir civilizações. A abstração dá-nos a palavra, o número, o conceito. E tira-nos o lugar, o tempo, o corpo.

Usa a abstração para fatiar o casqueiro, abrir melancias e desenhar corações em paredes caiadas. Não uses a abstracção para fazer mal aos outros ou a ti próprio.

28 thoughts on “Dominguice”

  1. raptarmo-nos, é isso, é verdade, raptarmo-nos de nós, que bem que sabe, inventar, descobrir, adaptar, fazer coisas que nos raptam de nós para voltar a nós, para voltarmos a nós com vida, ainda com mais vida, é verdade, que bem que sabe, descansamos e ficamos leves levezinhos, dormimos bem e acordamos melhor, que bem que sabe, sedimentamo-nos pelo raptar de nós por nós e para nós, e depois podemos partilhar o rapto com quem também se rapta e fazemos a comunhão do rapto, raptar para espalhar a luz, é verdade, penso eu e pensas tu, não há como não raptar, desligar a lâmpada e entrar na luz dos pirilampos, luz por luz, raptar seduz, raptar seduz, diz eu, raptar diz tu, raptar a enseada para chegar à enseada, é verdade, amor, raptar com amor.

  2. Ai Valupi da-lhes poesia erótico/depressiva que é isso que anima aqui no blog os comentadores vivacos. Quando se estão a sentir submergir, diga-se para já que o estado em que isto está provoca inundações, sacam de erotismo serodio. Nos anos 70 era o que a juventude fazia. Ia para a guerra e levava no alforge a poesia erótico/satírica da Natália, aquilo dava a sensação que a força da revolta embrulhada em erotismo derrotava quem os punha na guerra. Como sabemos não foi assim. Aquilo resolveu-se mais com guerra do que o bla, bla dos nossos intelectuais com c#r*lh@s e foscam-se. Quanto a abstracção pois anda aqui a fazer falta, tanto vernáculo mental e escrito é falta desse tempero. Sim quero a paz para aquele povo e acho indecente a forma como os comentários se transformaram aqui em combates de egos a quererem demonstrar cada um por si qual é que intelectualmente é mais preparado do que outro.

  3. compreendo , mas penso que estamos num beco sem saída. (assuntos políticos e científicos…)
    são muitos ecrãs e poucas conversas frente a frente ; poucos livros , muita exposição de vaidades . só mesmo um milagre.

    “Para Maquiavel, a forma como a humanidade conduz assuntos políticos é reflexo de uma natureza humana violenta, cruel e traiçoeira. E o poder, mais do que qualquer outra coisa, expõe a verdadeira natureza do homem.”

    https://www.netmundi.org/filosofia/2020/nicolau-maquiavel-e-a-natureza-humana/

  4. e , ainda , quando o poder de abstração nos conduz ao mesmo micróbio infeccioso através dos tempos ,devemos calar-nos ? devemos esperar para fazer mais observações ? fazemos o quê ?
    uma pessoa também não quer ser injusta .

  5. Vou te deixar aqui uma frase de um filósofo que se chama Henry Shue. Li-a no livro que me trouxe até este blogue. “A idealização junta o brilho, a abstração retira o pó.” Deixo também uma outra ideia do autor, que nos indica pertinentemente uma mensagem nunca realçada (nem sequer é possível ela o ser) pela cobertura jornalística ocidental. O simplismo moral com que a Europa participa nesta guerra (banir desportistas, artistas etc) , o corte de relações por parte de instituições que as deviam preservar, armar os ucranianos em vez de ajudá-los a construir a paz com a Rússia, acreditar na narrativa dos “bons” e dos “maus”, isto tudo, vais resultar num enorme retrocesso para a Europa.

  6. Já viste s prisão do coro do Exército Russo dr S. Petersburgo ?
    Que brutos, que violência, que falta de vergonha !
    Refiro-me a quem publicou tão velho filme atribuindo-lhe outra data e outras intenções.
    Propaganda tem de ser bem feita !
    O ridículo destrói….

  7. Porque será que a Ucrânia não quer ser como a Finlândia ou a Suècia ?
    Complexos ou mania das grandezas ?

  8. A dopamina da direita caceteira já acabou ?
    Vejo por aqui tão poucos pedidos de morte, execução,aniquilamento…
    Verdade que o efeito da dopamina é fugaz : veja-se o seu papel no acto sexual, um pico súbito e o pronto retorno à calma habitual.
    Ainda bem…

  9. “Porque será que a Ucrânia não quer ser como a Finlândia ou a Suècia ?”

    e o que é que tu tens a ver com aquilo que os outros povos querem ou não querem?

    “Complexos ou mania das grandezas ?”

    isso é querer mandar na vontade dos outros

    cambada do caralho, condenem mazé a invasão, destruição e genocídio que os ucranianos não pediram e estão a sofrer por vontade do putin, grande patrocinador das actividades comunistas dos comunistas portugueses.

  10. “A dopamina da direita caceteira já acabou ?”

    não, agora são aliados do pcp e do bloco. vi ontém mais um show de fressura com o nogueira pinto e o rosas.

    “Vejo por aqui tão poucos pedidos de morte, execução,aniquilamento…”

    não é preciso, o pudin vai tratando disso diáriamente na ucrania e os extremos da democracia vai batendo palmas e pedindo encore nas redes sociais.

    “Verdade que o efeito da dopamina é fugaz : veja-se o seu papel no acto sexual, um pico súbito e o pronto retorno à calma habitual.”

    tamém dei por isso, os animadores culturais do genocídio na ucrania, mula urssa & vieira desapareceram. deve ser protesto, entraram em greve por falta de matéria prima que os russos deixaram de fornecer. já se começa a sentir a falta da propaganda rt e sputnike nas bombas low cost do intermarché. em breve vais ter que ir abastecer à fronteira da bielorússia.

    “Ainda bem…”

    sou da mesma opinião

  11. “Já viste s prisão do coro do Exército Russo dr S. Petersburgo ?”

    não deves mais nada para ver, agora andas a rapar os estilhações que sobram da rt.

    “Que brutos, que violência, que falta de vergonha !”

    falta de vergonha é divulgar mentiras para ilibar mentirosos violentos

    “Refiro-me a quem publicou tão velho filme atribuindo-lhe outra data e outras intenções.”

    escusavas de explicar como funciona a contrapropaganda russa. já estamos habituados a ver azoves disfarçados de grávidas, emboscados em maternidades e bombardear o exército vermelho com recém nascidos e a sujarem os tanques com restos das placentas que tinham encomendado para o almoço.

    “Propaganda tem de ser bem feita !
    O ridículo destrói….”

    ora nem mais e tu não dás por isso.

  12. ” armar os ucranianos em vez de ajudá-los a construir a paz com a Rússia ”

    pois, deviamos era armar os russos para aquilo acabar sem resistência. os ucranianos rendiam-se mais depressa, o exército russo poupava em mortes e equipamento militar, não era necessário destruir o país, a esta hora estavam todos mortos, não chateavam e havia paz.

  13. simplicio , vai mas é meditando que há por aí Neros , que aproveitando o pensamento abstrato e os seus frutos podres , podem , se lhes der na bolha , arranjar material , na boa , para mandar o teu país pelos ares.

  14. Bem fazem o Camacho e o Vieira !
    Já não passam cavaco à ignorância priàpica, treinada no palavrão e na boça lidade, e que além disso não passam.
    Uma atitude a seguir. Os danados que se entendam.

  15. “Bem fazem o Camacho e o Vieira !”

    De facto, tanto o mula russa camacho como o anão cínico vieira fazem bem em remeter-se ao silêncio. Seja isso resultado dum acesso tardio de vergonha na cara ou fruto da cobardia que lhes cala o bico.
    E, por isso, ainda mais se lamenta que haja um abrãaozito armado em alexandre guerreiro aqui do sítio.

  16. caricato o andré ventura da ucrânia aceitar a mediação de israel , seguramente que será para chamar a atenção do mundo para a ocupação à má fila da palestina.

  17. A Ucrânia podia adoptar o modelo da Finlândia, Suécia, Suíça, Áustria…
    Quiçá o modelo da antiga Jugoslávia, que mesmo ficando,geograficamente ,no interior do Pacto de Varsóvia, sempre foi um não alinhado !
    E a canalha ainda rosna contra o Josip Broz Tito !!!

  18. “A Ucrânia podia adoptar o modelo da Finlândia, Suécia, Suíça, Áustria…”
    De facto, podia, mas a eventual adopção desse modelo de neutralidade só será legítima se resultar da vontade maioritária dos ucranianos, expressa livre e democraticamente, seja por via referendária ou por via eleitoral.
    O que, obviamente, não acontecerá numa Ucrânia sob a tutela militar russa e/ou o controlo político exercido por qualquer governo fantoche liderado por um quisling ucraniano. Aceitar como válida, nessas condições, a “neutralidade” ucraniana será, não apenas, um acto de cinismo político, mas também dar sinal de consentimento cobarde perante um ganho de causa obtido pela canalha russa através da violência . Canalha russa essa que, conforme nos entra pelos olhos dentro, não rosna apenas. Também morde e morde bem.

  19. pois , diz bem , mas suponho que haverá eleições periódicas na ucrânia e mudarão de chefes e abrir e fechar o botão da neutralidade consoante a cor do que ganha não dá grande jeito . o sensato é decidir a longo prazo e segundo o que for mais benéfico : ora , neutro com a rússia a paz está assegurada , logo não precisam da nato . ou seja , quem quer meter a ucrânia na nato tem uma agenda que atropela os interesses do povo ucraniano , que estará a servir de carne para canhão de interesses obscuros.
    só não vê quem não for intj -:)

  20. mas é viciante descobrir os jogos por detrás das aparências , como encenaram à holiwwod , o vilão , o herói , os falsos motivos , o clube dos nossos ( a nato) , os outros ( o inimigo) . é tudo básico. nem série b , admira com um orçamento ilimitado podiam produzir melhor.

  21. Dado o devido desconto à propensão paranóica da matrafona yo, que a faz confundir as suas percepções da realidade com a própria realidade, o que releva de útil no seu comentário é tornar evidente a necessidade duma consagração constitucional da vontade maioritária dos ucranianos, fixando como norma jurídica soberana e estável a sua opção de alinhamento/não alinhamento político externo.
    O que releva de inútil nesse mesmo comentário é o pressuposto intelectualmente enviesado de que a neutralidade ucraniana garante necessariamente a paz com a Rússia ou que a adesão da Ucrânia à NATO
    atropela inevitavelmente os interesses do povo ucraniano. A ser válido este pressuposto, teríamos de concluir que os povos dos estados bálticos ou da Polónia vivem sob o permanente atropelo dos seus interesses e em vez, de aderirem à NATO, deveriam ter-se privado do exercício pleno da sua soberania, apenas tomando as opções que agradam a um vizinho irascível.

  22. ah , percebo , o que releva de inútil do seu comentário é o pressuposto , vá se lá saber porque , é que a Rússia é uma nação louca , que vai atacar a Ucrânia e depois com a embalagem, o mundo inteiro ? e por causa disso , todos , do indico ao pacifico , passando por mares menores , devem aderir ao tratado do atlantico norte ?
    e , se a Rússia garante garantir a paz nessas condições , quem é você para duvidar ?

  23. “… e , se a Rússia garante garantir a paz nessas condições , quem é você para duvidar ?”

    a russia não pode garantir nada a ninguém enquanto houver alguém que se lembre do que disseram antes das atrocidades que estão a cometer e o que continuam a negar e todo a gente vê.

    a russia perdeu o crédito que tinha numa semana e a sua recuperação vai levar umas gerações (4 ou 5).

  24. Quem perdeu o crédito foi quem perdeu em Cuba, quem perdeu no Vietname, quem perdeu no Afganistão, quem perdeu nos Balcãs, quem perdeu no Iraque, quem perdeu na Líbia, quem perdeu na Somália, quem perdeu na Síria, quem perdeu em Angola, quem perdeu em todo o lado.
    E quem não cumpriu o acordo que fez com Mikhail Gorbatchov , para se proceder ao desmantelamento do Muro de Berlim, onde se obrigava a não alargar a NATO a nenhum outro país, foram os USA !
    Que os ignorantes o não saibam , está bem, é da sua condição.

  25. ” Quem perdeu o crédito foi…”

    … o rublo desvalorizou 86,1% desde 24fev e o rating da dívida soberana russa, que já estava em ‘lixo’, passou de ‘B3’ para ‘Ca’ pela expectativa de que os controlos de capital do banco central russo limitem os pagamentos transfronteiriços, incluindo o serviço de dívida das obrigações do Governo.

    https://www.dinheirovivo.pt/economia/internacional/rublo-perde-86-do-seu-valor-desde-inicio-da-invasao-a-ucrania-14657513.html

    “E quem não cumpriu o acordo que fez com Mikhail Gorbatchov , para se proceder ao desmantelamento do Muro de Berlim, onde se obrigava a não alargar a NATO a nenhum outro país, foram os USA !
    Que os ignorantes o não saibam , está bem, é da sua condição.”

    ignorante é quem ignora o “memorando de budapeste sobre garantias de segurança” e quem não deu conta das sucessivas violações pelo lado russo desde que foi assinado. a última violação foi na semana passada com a adesão da bielorussia ao programa nuclear russo.

    https://portugal.mfa.gov.ua/pt/news/8237-zajava-mzs-ukrajini-z-nagodi-richnici-pidpisannya-budapeshtsykogo-memorandumu-pro-garantiji-bezpeki-u-zvjazku-z-prijednannyam-ukrajini-do-dogovoru-pro-nerozpovsyudzhennya-jadernoji-zbroj

  26. bom , o importante é tratar de coisas práticas : o herói ventura da ucrânia já enviou o dinheiro necessário para atendermos as necessidades dos cidadãos ucranianos deslocados por outros países `é que se tem dinheiro para produções holidowescas e guerras , também há-de ter para sustentar o seu povo , não é?
    tem muito gás , não é? , que se paga muito caro , não é? mande o dinheiro senhor presidente de brincar , os cidadãos são seus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *