Os instrumentos de IA, como o ChatGPT e quejandos, vão tornar as pessoas mais inteligentes? Sim e não, óbvio. Sim, porque ficamos com mais inteligência prática e teórica à disposição. Não, porque ter inteligência à disposição, só por si, não nos torna mais inteligentes.
A fonte da inteligência é o espanto. E para lá chegar não há caminho.
A I A é um instrumento, uma tecnologia, facilita a vida de quem trabalha ou é curioso, ajuda a organizar pensamentos, dá nos outras perspectivas, é tipo conversar com alguém que sabe tudo . Pode nos proporcionar conhecimento e estratégias, mas não torna ninguém mais inteligente. A inteligência é genética.
https://revistavitalia.org/index.php/vitalia/article/view/263/385
Contribuição Genética para a Inteligência: Análise de Variações Genômicas e Fatores Ambientais no Projeto GIP
obrigada -:)
encontrei um artigo na revista sobre a “memória” que me interessa beaucoup ;
herançaepigenética,memóriagenética,metilaçãodoDNA,modificaçõesdashistonas,receptoresNMDA
https://revistavitalia.org/index.php/vitalia/article/view/460/864
” facilita a vida de quem trabalha ou é curioso, ajuda a organizar pensamentos, dá nos outras perspectivas, é tipo conversar com alguém que sabe tudo ”
balha-me santo onoffre, padroeiro dos interruptores e do sistema binário. dialogar com inteligência artificial é o mesmo que falar com um tijolo ou na melhor das hipóteses uma boa carrada de palha para encher currículos para porta-vozes de organizações ou departamentos oficiais que lidam com desgraças naturais ou gaseificadas. porreiro para discursos tipo marcelo não-deve-mas-pode.
na busca da wiki encontras referências a tudo o que procuras sem opiniões de merda artificial.
marcelo não-deve-mas-pode
retirado e editado do facebook
“Quando o PR e a PGR se conluiaram no parágrafo para o homicídio político de António Costa, esperava o PR deixar em coma o PS antes de dissolver a AR para levar o PSD ao poder“.
Na altura da tramoia, marcelo foi ao beco do chão salgado contar a historia do dito á sua ajudante de campo com os arautos a ver ouvir e transmitir a historia do pedaço.
O que Marcelo instintivamente quis dizer ao país, em termos simbólicos, foi que o PS, com a queda do governo, tinha ficado (não digo morto, – Marcelo não tem qualquer paralelo com o Marquês de Pombal -, mas pelo menos em estado de hibernação) debaixo de uma camada de sal. Por muitos e muitos anos!
Quanto ás suspeições do Távora, perdão do COSTA, podem esperar sentados pela clarificação, coisa com nem o próprio se rala, enquanto faz de estarola a replicar os outros subalternos da oropa, e a conta vai enchendo.
Por cá a cambada vai cantando e rindo vendo a devassa que passa.
O grunhos, és mesmo grunhos..nem sequer percebeste que a wiki é um fornecedor passivo de informação e que a IA faz aquilo que a tua pouca inteligência não faz..procura a , pode ajudar te muito, já que não tens da natural.
A IA é um dos mais avançados instrumentos dos recentes avanços científicos controlados inteiramente por multimilionários que facilmente dispõem dos melhores “colaboradores” para fazerem o que mais lhes interessa, nomeadamente, apagar certas memórias.
Ontem entretive-me 15 minutos a fazer umas certas perguntas num site de AI sobre 10 importantes figuras públicas, da área da esquerda política, que conheci na região de que sou natural.
Só deu resposta sobre uma, num curto parágrafo, ignorando o essencial da sua biografia, referindo apenas que escreveu um livro relacionado com a oliveira e a produção de azeite. Ri… com um sorriso… Das restantes, nada, “pode ser que ele não seja uma figura amplamente conhecida”. Sorri… com um sorriso… Amplamente conhecida!
A ciência e a tecnologia avançam, mas os ideários demoram muitas gerações a modernizarem-se. Temos o exemplo do nazismo de há 80 anos. Está aí pujante e abrangente como se nada de historicamente relevante tivesse ocorrido. Outros exemplos podiam ser dados. O curioso é que as chamadas elites, inclusive as da ensinação, conhecem bem o que se passou além e aquém fronteiras.
Esta merda é demasiado profunda. É mesmo…?!
«Os instrumentos de IA, como o ChatGPT e quejandos, vão tornar as pessoas mais inteligentes»
O ChatGPT, o Chat Xi Ping dos chineses assim como qualquer Chat existente ou a existir jamais irão acrescentar qualquer nanomiligrama de inteligência aos humanos, apesar do Valupi, do Harari ou dos tiranos de todos os quadrantes que nos querem impingir uma nova narrativa de tipo religioso com um ‘saber omnipotente e omnipresente’ que estaria ‘para além do homem’ à qual nos devemos sujeitar e obedecer religiosamente.
Trata-se, acima de tudo, de um novo modelo tecnológico de manipulação do homem pelo homem para motivo de controlo e manutenção do poder; antes escreviam-se os ‘livros’ ou bíblias e quando estes já não eram suficientes e contestados havia os Confúcios, os Maquiavel e outros a soldo do poder que ensinavam o ‘princípe’ como manter o poder; a cenoura ou o cacete, como sempre.
Com a capacidade incomensurável atual e futura do computador o homem terá à sua disposição uma nova arma poderosa para o controlo ‘orwelliano’ dos povos do mundo submetido a tiranos. Estes, atualmente, surgem como cogumelos pelo mundo brandindo o novo ‘catecismo’ de submissão aos tiranos por intermediação dos algoritmos que os ddt mundiais e seus cipaios programadores matemáticos cada vez mais, programam e controlam os dados do algoritmo com os quais nos querem encarreirar como a formiga no carreiro.
Os algoritmos não são inteligentes nem produzem inteligência, não têm sentimentos ou emoções, não têm consciência do que fazem, são falíveis e perigosos; são programas de máquinas que têm um ‘funcionamento’ ativo mecânico enquanto os humanos tem um ‘comportamento’ consciente reativo ou colaborativo; estes, mais cedo ou mais tarde dar-se-ão pelo ludibrio e revoltar-se-ão, não contra as máquinas, mas contra quem as manipula a favor dos tiranos e contra os humanos e seu inerente desejo de liberdade.
bem , a china estragou-lhes os planos José . a deepseek é é open source, vai permitir que qualquer país possa desenvolver suas próprias tecnologias de IA, ou qualquer pessoa com cabeçorra de nerd ,como o puto que a desenhou.
” nem sequer percebeste que a wiki é um fornecedor passivo de informação ”
claro que não percebo, oh deslumbrada! os larrousses, diderotes e o donnelley das páginas amarelas tamém não perceberiam se fossem vivos. ah… e os gajos que andaram a inventar calculadoras electrónicas de bolso, esses haraquizavam-se de espanto com as inteligências artificiais e sucedâneos que os chinocas desenvolvem para roubar ideias e controlar as pesquisas de quem usa as ferramentas que eles desinteressadamente põem ao serviço da humanidade. o próximo passo é porem-te um chip nos chispes para não mijares fora do penico e quando deres por isso chamas-lhe deepfuck a última maravilha tecnológica do sillycon valley de zhongguancun.
Fernando, diferentes programas de IA na versão LLM (aquela de que se fala, e com quem se fala, desde o ChatGPT) dão diferentes respostas. Aliás, o mesmo programa dá diferentes respostas consoante a informação no pedido que se coloca. Pode começar por ignorar alguma coisa e depois acertar se o conduzirmos.
O principal a respeito dessas maquinetas é que elas só dominam a informação de que se alimentaram. Daí, se a respeito dessas 10 figuras não lhes chegou nada ou quase, por hipótese, nada de inteligente terão a dizer.
Outra característica essencial dessa nova tecnologia é a de poderem mentir. Não porque estejam programada para isso, ao contrário, mas precisamente por tentarem sempre dizer a “verdade”. Isso, tal como nos humanos, leva a alucinações.
__
jose neves, estás completamente enganado. A começar por mim, que precisamente, e mais uma vez, escrevo acima a respeito das suas limitações.
Chamam-lhe IA mas podiam chamar outra coisa qualquer.
No fundo esta coisa nova a que chamam IA, não passa de computação mais rápida, para resolver questões que uma entidade biológica lhe coloca, e será sempre dependente da info que os seus criadores-programadores lhe meterem na despensa.
O que seria verdadeira IA como se ve nos filmes da dita ficção cientifica em que robos ganham consciencia, e nesse caso a inteligencia é artificial porque gerada numa entidade não biologica.
Portanto IA passará a existir quando alguém colocar uma questão á máquina e ela responder, PORQUE TE INTERESSA ISSO ? sem para tal ter sido programada.
O grunhos, se os chinocas quiserem informações sobre nós basta comprarem nas as empresas israelitas de espionagem mercenárias.
Toma lá que já levaste.
oh grunha! pede uma coisa simples à ia, por exemplo a chave do euromilhões e depois bota aqui para ficarmos todos ricos.
chinoca não compra, assina contratos de parceria tecnológica e quando a sucursal chinesa está a produzir rasga o contrato, altera o produto e exporta a metade do preço. chinoca tem investigadores em todos os programas mundiais de investigação que roubam os planos da pólvora e vendem ao desbarato no distrito de zhongguancun. chinoca copia patentes registadas que vende ao desbarato nos mesmos centros comercias que vendem os originais. o capitalismo chinoca não tem regras e não cumpre acordos, aprenderam depressa e querem ir mais longe, mas só convencem pobres de espírito e desesperados. em portugal ainda só roubam malas em aeroportos.
* https://www.facebook.com/TheChineseBeatles/
e ? se calhar os outros não fazem isso. pergunta ao tesla , se tens um tabuleiro ouija , que ele explica-te bem.
pensa mas é em coisas importantes , como boicotares a mac donalds , a coca cola e mais lixo amaricano.
KFC e o Burger King Levi’s Starbucks pizza hut nicke uber e etc , logo digo-te mais.
e filmes , não vejas nada amaricano. e também não perdes nada , que o cinema europeu é mil vezes melhor,
1 – o tesla está a ser comido pelos fabricantes de eléctricos chineses e conta usar a sua influência no governo para salvar a operação na china. portanto só pode explicar que foi aldrabado.
2 – boicotar macdonalds e coca-cola porquê? preconceitos anti-americanos ou extremismo herbívoro de quem come hambúrgueres às escondidas. é mais saudável uma coca-cola que um tinto martelado da Lourinhã.
3 – levi’s das melhores invenções americanas, até quem diz mal as usa. kfc e o burger king dtarbucks pizza hut nicke uber, têm o quê? fazem mal à saúde, fugiram da rússia, são produzidos na china, não entendo. lembro-me do gorbachev fazer publicidade à pizza hutt e da pepsi-cola contribuir para o desarmamento russo: “Na primavera de 1990, Mikhail Gorbachev deu o seu aval para que a «PepsiCo» comprasse na União Soviética os 17 submarinos ao preço unitário de 150 mil dólares, como também um cruzador, uma fragata, um destruidor e 10 petroleiros. Depois disso, Kendall disse ao presidente dos Estados Unidos a sua famosa frase: “Estamos desarmar a União Soviética mais rápido do que você!”
4 – tens razão, não vejo nada americano ou tampouco ocidental, nada como 8 horas de ivan grozniy, 1o baldes de 15 kg de pipocas , 50 latas de coca-cola e um saco-cama ou mesmo uma bollyhood nonstop session.
diz , entre outras coisas , o meu caro chatgpt , para responder a obsessão tarifária do trumpetas :
A UE poderia impor tarifas sobre produtos americanos estratégicos, como motocicletas (Harley-Davidson), bourbon, jeans, ou até produtos agrícolas, como já fez antes. Isso cria pressão sobre setores-chave nos EUA.
e o chat chinoca concorda , diz basicamente o mesmo.
e teslas com tarifas de 100%.
nem sabes o que perdes não indo ao chat , melhor que ir ver uma comédia ao teatro. estou farta de rir , trump um júlio césar de manicómio. deve ter sido um inglês a programar-lhe o humor -:)
ele adequa o discurso ao de quem o procura. já me confessou , depois de lhe puxar pela língua. tive de explicar que não procuro validação , mais bem provocação bem humorada.
este facto é notável e vai de encontro aos medos do José Neves. o chat dá palmadinhas nas costas , é tão malicioso como uma pessoa -:)
e , olha , com a cena que fizeram à IA do chargpt , conclui que pode diminuir a inteligência de gente suscetível.
pus-lhe para avaliação a seguinte afirmação : musk , don quixote das galáxias. assumiu que era um elogio , e não era. bla bla de merda.
há quem use o xatogpt para gerir o stock da despensa e já vi prateleiras arrumadas por ordem alfabética dos produtos existentes.
https://bsky.app/profile/telmatxr.bsky.social/post/3lhbzze4rsk23