"Ponderou que a liberdade de imprensa, santa e sagrada, não era a que em Portugal se via, com raríssimas excepções, fazendo que os povos acreditassem que «liberdade de imprensa, mentira e calúmnia eram a mesma coisa» [...] Fez ver que, onde se desacreditavam os poderes do estado, acabava a liberdade; e que o povo, caindo na anarchia, forçosamente appellaria para o despotismo"
Almeida Garrett (1837)_Garrett: Memórias Biográficas_Francisco Gomes de Amorim
quais povos?
e que diria o autor da pergunta quantos pobres são necessários para produzir um rico dos tempos em que vivemos?
ontem ouvi um gajo num palanque a referir-se a qualquer coisa da virgem maria e fiquei aqui com uma dúvida: sendo verdade que as escrituras especificam que a concepção de jesus foi imaculada, é de notar que as mesmas escrituras mencionam “irmãos” de jesus, o que nos obriga imediatamente a questionar se maria se manteve efectivamente virgem até à sua morte e se o epíteto é realmente merecido.
alguém me pode esclarecer?
“Eis a tragédia: porque não nos ensinam a querer o topo da hierarquia, não aprendemos a ser reis ou presidentes de nós próprios.”
https://www.facebook.com/reel/1045438070227867
gosto destes gajos . e dá para avaliar o quão difícil continua ainda viver como nos apetece. a censura social do diferente mete pena.
da esq. > dta.
papa + moscatel + marcelo
vá lá, não pediu a excomunhão do costa
aquela matrícula SCV1, do papamóvel, é publicidade encapotada a Salvador Caetano Veículos?
virgem de signo , a família de Jesus era reconstituída , e esses irmãos eram do 1º casamento de José….e Maria foi a primeira inseminação artificial de que há noticia , sendo Jesus o primeiro clone conhecido , de aí Pai e Filho. .
de nada.
yo,
a posição oficial do Papa e da ICAR é a de que os “irmãos do Senhor” são primos de Jesus, filhos da irmã de Maria, também de nome Maria mas esposa de Clopas. Uma versão mais recente, que tenta dissipar a estranheza da existência de duas irmãs com o mesmo nome, afirma que Clopas é que era o irmão de José. A sua versão da história é a da Igreja Ortodoxa. De nada!
sim , também li isso , mas achei mais piada à teoria do casamento anterior de José , perfeitamente actual -:)
e antigamente o Valupi , antes de se perder , referia este senhor , muito à frente da actualidade . vem a calhar , esta reflexão.
“Deus não exige de nós nenhum culto; prestamos a nossa homenagem a Deus, entramos em contacto pleno com o Universo, quando desenvolvemos a nossa Inteligência e o nosso Amor: um laboratório, uma biblioteca são templos de Deus; uma escola é um templo de Deus; uma oficina é um templo de Deus; um homem é um templo de Deus, e o mais belo de todos. Todos podemos ser sacerdotes, porque todos temos capacidades de Inteligência e de Amor; e praticamos o mais elevado dos cultos a Deus quando propagamos a cultura, o que significa o derrubamento de todas as barreiras que se opõem ao Espírito. Estão ainda longe de Deus, de uma visão ampla de Deus, os que fazem consistir o seu culto em palavras e ritos; mas dos que subirem mais alto não pode haver outra atitude senão a de os ajudar a transpor o longo caminho que ainda têm diante. Ninguém reprovará o seu irmão por ele ser o que é; mas com paciência e persistência, com inteligência e amor, procurará levá-lo ao nível mais alto.”
– Agostinho da Silva, DOUTRINA CRISTÃ (1943), IN “Textos e Ensaios Filosóficos”, I, Âncora Editora, 1999, pp. 81-82.
“sim , também li isso”
ok, lêem-se muitas coisas, mas qual das versões é que pessoalmente acredita ser a verdadeira? ou é lhe indiferente? é que se ler o Talmud facilmente verifica que lá se diz que Jesus era filho de uma centurião romano chamado Panthera.
quanto ao Agostinho, sem duvida um homem à frente do seu tempo e inteligentíssimo, experimente substituir Deus no texto por Natureza e Espírito por Humanidade e diga-me lá se não faz ainda mais sentido!
“The trouble is that in the modern world the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt.”
Bertrand Russell
“The Basic Laws of Human Stupidity”, de Carlo M. Cipolla.
First Basic Law:
“Always and inevitably everyone underestimates the number of stupid individuals in circulation.”
Second Basic Law:
“The probability that a certain person be stupid is independent of any other characteristic of that person.”
não acredito em nenhuma. somos todos irmãos
Deus no texto por Natureza? ok , nada a opor.
Espírito por Humanidade????????? Espírito por Humanidade???????????? ó teste , hoje em dia humanidade é sinónimo de materialidade.
!ai! adoro o mê antes do nê e dois éles seguidinhos e ch pelo quê, adoro o Garrett, e tantas coisas do século dezanove e ovos estrelados, o Aspirina e o Vallupi do vinte e um
Bem, não querendo rebaixar as vossas mentes que atacam com ferocidade as disputas dos textos sagrados , preocupava e dava mais atenção ao que o papa disse (enquanto visita de estado) sobre a união europeia ser contrária aos seus princípios fundacionais. Da minha parte confesso que foi ar fresco para mim. Nunca ninguém o tinha dito.
para onde?
https://www.dn.pt/sociedade/que-rota-segues-ocidente-se-investes-em-armas-e-nao-no-futuro-dos-filhos-16795442.html