Deus viu que a luz era boa

Exportações aumentam 10,2% e défice comercial diminui

__

Junta-se a antropologia com a cultura e a História e dá nisto: Portugal é um país de esmagadora cobardia cívica. Daí o clima social dissoluto que promove a exploração dos populismos inorgânicos que medram sem antídoto. Tanto a esquerda como a direita fazem um uso intensivo do medroso povo que têm à mão.

Sócrates costumava lamentar-se, num registo de pacificada e afável resignação, por nem o PCP nem o BE serem capazes de reconhecer qualquer resultado benéfico por acção do Governo PS. Nada prestava, tudo se pintava como obra maligna ao serviço dos inimigos da esquerda pura e verdadeira, cuspiam os imbecis. Essa fúria era, e continua e continuará a ser, necessária para manter os adeptos num estado de irracional negação. É a arcana estratégia do maniqueísmo, fonte de tantas tragédias ao longo dos séculos. A partir do momento que PCP e BE decidissem ser parceiros de uma solução governativa não tendo maioria, teriam de começar a pensar. Porque teriam de negociar. De nada querendo abdicar, com medo que uma ínfima racha no sectarismo faça desabar a alucinação, têm cavado trincheiras cada vez mais fundas, ao ponto de já nem sequer conseguirem ver os tais pobres e trabalhadores que juram defender através dos Governos de direita que viabilizam sempre que tal sirva para derrubar o PS.

O ataque da direita a Sócrates e ao PS foi, igualmente, um ataque à outrance a Portugal. De 2008 a 2011, em crescendo e em relação directa com as frustrações da impotência própria e com os pânicos do descalabro da banca laranja e das crises internacionais, a gente séria deixou milhares e milhares de registos de voz e de escrita onde era patente a sua raiva perante qualquer notícia positiva para Portugal e para os portugueses. Se era positiva tinha de ser mentira, berravam ululantes, mesmo que viesse do estrangeiro. Cavaco Silva, essa espécie de Presidente da República, chegou ao desplante de se ter recusado a saudar o sucesso do Governo PS numa ida aos mercados de financiamento, a qual tinha corrido muito bem, porque alegou não saber quem tinha comprado a dívida nacional. Se tivesse sido o BCE ou chineses, ou coisas assim infectadas pelo socratismo, não prestava e não passava de mais um prego no nosso caixão, foi a mensagem que quis e conseguiu transmitir. Cavaco Silva é também o nome daquele invertebrado que emite louvores solenes sempre que uns galfarros fazem um brilharete qualquer em calções atrás de uma bola mas que foi incapaz de dizer fosse o que fosse a propósito dos resultados do PISA respeitantes ao período 2006-2009.

Pois a puta da verdade, neste caso, é só uma e é esta: se com este Governo as exportações aumentarem, isso é bom para todos; se com este Governo os juros da dívida baixarem, isso é bom para todos; se com este Governo os salários aumentarem, isso é bom para todos; se com este Governo o desemprego baixar, isso é bom para todos. O antídoto contra o populismo, o antídoto contra a impotência, o antídoto contra a cobardia começa na lucidez – a qual é boa para todos.

95 thoughts on “Deus viu que a luz era boa”

  1. oh val , já ouviste falar do livro que o alfredo barroso vai lançar sobre as esquerdas europeias? que me dizes das ideias dele?

  2. sim são melhores que as minhas, mas são eles, não tu.Eu de qualquer maneira apenas pedi a opinião, tu é que te picaste

  3. ali o teu centrismo, a ser desconstruido e a ser mandado ás malvas.Centrismo moderno que fez com que a direita governasse na maior parte dos paises.Para ti isso não é um incomodo

  4. oh atRRasado! vai ler o livro e depois conversamos. vens práqui armar aos cágados com uma notícia do público e a opinião do jornalista que tamém não leu o livro. já ontém fizeste a mesma fita e quiseste embrulhar a conversa com relativismos do bandarra.

  5. oh aldRRabão! tens 10 minutos para fazeres copy da primeira linha da página 32, é a única maneira de provares que tens o livro. depois prosseguimos o interrogatório sobre o conteúdo. pra variar desapareces e voltas amanhã com a mesma pergunta.

  6. é ou não é verdade aquilo que digo val? que todos os partidos socias democratas seguiram a tua directriz e terminaram no fundo? não sobra nem o eleitorado de direita nem o de esquerda.

  7. demoraste 14 minutos e não respondeste. os camaradas do centro de estudos não te atendem o telefone e não conheces nenhuma gaja na d. quixote que vá à prateleira ler-te a pág. 32, portantos meu! vai bardamerda com as tuas especulações e aparece quando tiveres lido o livro, até lá escusas de armar em ignorante culto e com esse nível de credibilidade podes regressar à casota. se os gajos do partido lêm isto ainda és corrido por incompetência. não tarda temos aí o teu tutor ds aos esses.

  8. peço desculpa de isto ir aos bocadinhos, mas entretanto já me escangalhei com as do ignatz – “já ontem fizeste a mesma fita” :)))
    E a contagem decrescente está impecável. (Mas agora embirraste com os melros?enfim, que grande momento de humor)

  9. e tu não me respondeste á pergunta que te fiz sobre a pag 32.Tens vergonha de dizer o conteudo da pag32? liberal do caralho

  10. ó rr, desculpa meter a colherada, eu sei que o que te vou pedir é utópico: a tua escola ensinou-te a ver tudo a preto e branco: o contrário de comunista – que é o que tu julgas que és – ou bloquista – que é uma coisa que não existe ,mas que alguns pensam que são – é: liberal. Se não se é comuna, é-se liberal. Ora esse espectro é demasiado limitado para quem tenha mais do que um neurónio dentro da testa, compreendes?? Claro que sim, por isso, faço só este boneco, dispenso-me do segundo.

  11. Sempre que Socrates apresentou no Parlamento PROPOSTAS DE ESQUERDA, teve SEMPRE o apoio do BE e do PCP.

    Por isso os seus argumentos caem pela base.

    E sempre que Socrates, sobretudo em matéria económica, GUINOU á Direita , lá estavam o PSD e o CDS para o apoiar.

    Se Socrates quisesse realmente governar á ESQUERDA, nunca lhe teria faltado apoio parlamentar da esquerda.

    Agora querer satisfazer clientelas nas parcerias Publico Privadas por exemplo , querer com Correia de Campos começar a destruir o SNS que o Paulo Macedo tão deligentemente tem continuado, aí teve sempre a oposição da esquerda.

    Mas quanto á questão repisada da governação.

    A governação á esquerda, não é uma distribuição de TACHOS, como faz a direita.

    È um programa de governação assente em bases sólidas, em compromissos com os trabalhadores, e com o povo, que por exemplo atacasse o off-shore da Madeira, tributasse as mais valias bolsistas, impedisse escândalos como os dividendos do Pingo Doce e da PT,não nacionalizasse só os PREJUIZOS do BPN mas tambem todas as empresas associadoas que aí estão florescentes, e a encherem-se de dinheiros á custa dos nossos impostos,tivesse uma politica activa contra a CORRUPÇÂO , etc etc etc .

    Mas para isso, Socrates , precisava de ser um politico de esquerda……

  12. não edie, não vejo as coisas dessa forma.Existe, o comunismo, a social democracia e o liberalismo.Revejo-me no 2ºconceito.Mas como disse, na ultima decada muitos dos partidos sociais democratas da europa deixaram-se levar pelo canto da sereia de um modernismo liberal, o que se reflectiu em determinadas polticias que se fez.Aceitaram o discurso económico de que menos estado é melhor estado, e que é preciso cortar e precarizar.Não sou omunista, mas também não me revejo em politicas liberais.Não sou neoliberal.E não acredito nessa teoria da treta em que as ideologias não existem e que é possivel satisfazer todos os eleitorados.Aonde eu critico o p e muitos outros partidos é na economia

  13. oh idiota dos rrrrrr! quem fez a pergunta fui eu ou queres saber o que diz o livro sem o comprar. graças à tua estúpidez parece que houve uma corrida às livrarias e a página 32 esgotou, tás a ver o alcance da merda que dás? atão agora és social democrata anti liberal, se calhar tamém fumas mas não inalas e levas no cu por email. agora vai fazer queixa ao ds.

  14. bom, vocês chegarm tarde para o meu timing e o timing do apirina também não ajuda, ora vai lá ver as musiquinhas que te deixei dedicadas no Loucos…e depois falamos, ou não.

  15. oh eRRo de fabrico! finalmente ficámos a saber que és social democrata, não comunista e anti-liberal. agora só falta saber se votas pc, bloco, psd ou cds?

  16. tás armado em parvo ou és distraído! quando não queres responder devolves as perguntas e assobias para o lado. na semana passada, prevendo essa fita característica de imbecis como tu, tive a amabilidade de te explicar que voto no ps, perguntei-te em quem votavas para esclarecermos as tuas posições não-tenho-nada-a-ver-com-isso e tu respondeste que não eras liberal. portanto vê lá se não foges outra vez à questão e é se queres crédito para mais conversa.

  17. e tamém deves ter votado comunista, mas não dizes porque tens vergonha e lá no partido o voto é secreto de mão no ar. mas se reparares bem, eu perguntei em quem votavas e tu iludiste a resposta dizendo que tinhas votado no ps, no bloco e abstenção, o que sendo verdade, é preocupante por revelar um fenómeno de evaporação ideológica e agora temos que gramar um fantasma ressabiado na caixa dos comentários. prova que existes e não desistes, diz que partido apoias e depois falamos.

  18. ignatz, para te ser sincero neste momento a unica oposição digna desse nome são o pcp e o be, porque o ps está completamente ferrolho.Prontos

  19. oh ignatz, eu nuna votei no pcp8 não havia problema nenhum em votar neleds estamos em democracia) mas se calhar tu já votaste neles e não dizes nada eheheheheeheh.Olha que no melhor pano cai sempre a pior nodoa ehehe

  20. tás com azar meu! votei uma vez no mdp/cde e daí pra cá, com mais ou menos entusiasmo, foi sempre ps, sem qualquer arrependimento. nunca falhei uma e acho que já estou a dar conversa demais a um reles provocador com crises identidade política que nem um tijolo do muro de berlim merece levar nos cornos. satisfeita edie?

  21. oh comunazeco de merda tu queres mas é um muRRos nos cornos, já desconfiava que as tuas preocupações com a liberdade são mais de natureza económica, mas tá descansadinho que os amaricanos levantaram-no num instante à custa do teu coiro e dos coirões como tu que mandaram vir o fmi. se não foste às celebrações deolindas da wall street mando-te um entubanço duma performance artística da amanda palmiers, amiga da edie.

    http://www.youtube.com/watch?v=7CBDqQ3UxmM

  22. “… eu prefiro o outro muro, que caiu em 2007-2008…”

    pois, esse caiu-te nos coRRnos, bem dizia a edie que eras mazuca

  23. realço, se me permites – já permitiste – esta parte…

    see what happens when you muzzle
    a person’s creativity
    and do not let them sing and scream
    and nowadays it’s worse ‘cause kids have automatic handguns
    it takes about an hour to learn how to play the ukulele
    about same to teach someone to build a standard pipe bomb
    YOU DO THE MATH so play your favorite cover song, especially if the words are wrong
    ‘cos even if your grades are bad, it doesn’t mean you’re failing
    (…)
    you can play the ukulele, too
    in london and down under
    play joan jett, and play jacques brel
    and eminem and neutral milk hotel
    the children crush the hatred
    play your ukulele naked
    and if anybody tries to steal your ukulele, let them take it imagine there’s no music, imagine there are no songs
    imagine that john lennon wasn’t shot in front of his apartment
    imagine if john lennon had composed “imagine” on the ukulele
    maybe folks would have more clearly got the message you may think my approach is simple-minded and naïve
    like if you want to save the world then why not quit and feed the hungry
    but people for millennia have needed music to survive
    and that’s why i’ve promised john that i will not feel guilty so play your favorite beatles’ song
    and make the subway fall in love
    they’re only $19.95, that’s not a lot of money
    play until the sun comes up
    and play until your fingers suffer
    play LCD soundsystem songs on your ukulele
    quit the bitching on your blog
    and stop pretending art is hard
    just limit yourself to three chords
    and do not practice daily
    you’ll minimize some stranger’s sadness
    with a piece of wood and plastic
    holy fuck it’s so fantastic, playing ukulele
    (…)

  24. “… eu prefiro o outro muro, que caiu em 2007-2008…”

    até acredito que tenhas festejado a queda dos prédios 3 quarteirões acima.

  25. cavaquinho é uma hora de rodagem à figueira, agora o folgo da moça para dizer aquilo tudo sem se engasgar e sem ponto, é serviço.

  26. “oh ignatz vai á merda” e “tou cheio de medo de ti oh ignatz stallone.”

    elequentes & boas,

    até ia se fosses bom rapaz, mas como és coiro, vai tu.

    se a intenção fosse assustar, telefonava e de seguida furava um pneu, método cripto comunista. no dia seguinte a edp enganava-se, cortava-te a luz e quando estivesses às escuras aparecia lá em casa um fiscal das finanças da célula comunista do 6º bairro a pedir-te os justificativos das deduções com saúde no irs.

    mantem-te frio, rapaz, ainda poderemos trabalhar juntos na queda do bloco, uma vez que tens queda prá coisa.

  27. rr,

    para além de seres muito redondinho no discurso (conversa circular, tás a ver) largas cada uma ao lado…então, se o ignatz e muitos de nós que te aturamos quiséssemos trabalhar na queda do PS, estávamos aqui a atacar a aberração do Seguro?

    Então, explica-me porque desejas qe se trabalhe para a destruição do PS (sem redondinhos, explica lá).

  28. então porque é que pedes a alguém que está contra o destruidor do partido, que trabalhe precisamente na destruição do partido?

  29. (ignatz, quando acabares o jantar e outros possíveis afazeres, chega aqui que eu não sou tua advogada de defesa, mas também não é a ti que estou a defender, bem vistas as coisas)

  30. ” … de que o ps com esta liderança vai ao fundo.”

    e tu que votas tijolo canhoto tás bués de peocupado com isso. fica descansado que o enterro dos parasitas de esquerda tá marcado para as próximas eleições, só é pena ainda não estarem marcadas e termos de assistir à destruição de tudo para recomeçar de novo.

    edie! dá-lhe tu, que esta imitação d’anaclecto já tá espremida.

    * primo d’ivã vasilyevich

  31. edie, para que fique bem claro: o ignatz disse que eu i ele iamos destruir o bloco. e eu respondi-lhe que mais depressa o ps se destruia.Não quer dizer que eu queira isso.Podia sim, ficar um bocadinho mais socialdemocrata e menos centrista liberal.

  32. (foi impressão minha ou houve aqui uma troca – melhor, uma apropriação – de identidades??)
    VAAAALLL…põe ordem nisto, please.

    Passando à segunda parte: o que é que o Blair tem de comum com o teu querido Estaline? É que se tiver alguma coisa, tens de amar o Blair….Ora explica lá, que estou estou muito paciente à espera de explicações que nunca mais chegam…não é um exercício saudável, eu sei. Mas que pode ser menos saudável do que viver nesta merda que tu e os teus amigos bloquistas ajudaram a montar?

  33. ouve lá oh projecto revolucionário falido! que merda é essa de usares o meu nick, agora é tudo nosso? se tens vergonha do duplo erre, dou-te sugestões ou abrimos aqui um concurso publico para te baptizarmos, mas gamanço não, isso é lá na baiuca do louceiro.

  34. parece que o schroder invadiu a checoslováquia às cavalitas do blair, segundo o padre loiçã na homília do acampamento mirim da páscoa.

    agora responde com uma referência à invasão do iraque, para eu ficar enrascado

  35. acho que não, esse divã 3º era mais sofá cama, o meu primo era modelo de quarto ou ao contrário. que se quilhe, não vou verificar.

  36. agora, brincadeiras à parte, obrigada pelo donovan com o atlantis – bateu aqui no subconsciente cá com uma força. Isto é muito lindo, pato maluco.

  37. alinhou na mentira das armas nucelares e invadiu o irak com o bush e o aznar, alem das vitimas da guerra edie.E matou o que restava de socialdemocracia

  38. também já fui fazer o meu snack. E fiquei a saber que o blair alinhou em mentiras, ao contrário do outro, que as fabricou, não só para eliminar a democracia, mas uns quantos milhões de inconvenientes…Portanto, o Blair é pior. Morra o Blair, morra, pim.

    E, ignatz, já que estás a mandar música do do GoodFellas, cá va mais uma das minhas do coração, , como vais perceber.
    http://www.youtube.com/watch?v=3XFfUt7HQWM

  39. vá, ate dou de barato que o estaline e algo de outro mundo.. mas o blair tbm nao e flor que se cheire.E também nao foram poucos os mortos do iraque

  40. rr,

    já estou de pijama mas deixo esta para ver a tua resposta amanhã: preferias ser governado pelo estaline ou pelo blair?

    Só tem duas respostas: 1: Blair; 2: estaline.

    ciao.

  41. oh pá vai dar uma curva lá mais os orfãos do enver hoxha. tás tão preocupado com as vítimas do iraque como com as condições de trabalho na china, cambada de hipócristas sempre a surfar a desgraça alheia em promoção individual. aivecos da treta & drago queens sempre em pontas para emplastrar uma camara de vídeo.

  42. ignatz, eu fico onde estou se quiseres ir dar uma curva podes ir, mas olha : eu sei de que grupo partidário eram o ben ali e o mubarak.Antes de falar do hoxha pensa 2 vezes.Eu sei que para ti a democracia é uma cena chata
    edie: tough question.É a mesma coisa que me perguntares se prefiro ser atropelado por um trator ou por um camiao.A minha resposta adequada á tua pergunta seria a 2º mas a resposta sincera seria talvez fugir dos paises em que eles governassem.
    Mas edie, já agora: preferias o louçã ou o passos coelho? só tens 2 resposta: louçã ou passos coelho.

  43. mas isso pergunta-se? claro que o gajo queria ser governado pelo blair e com o estaline a chefiar a oposição. o pugrama da cambada é ganhar a vida de paleio, fazer nada e contestar muito, trabalhar faz calos, dá chatices e o cheiro a suor só é insuportável de bicla no tejadilho. oh RRRRRRRRRRRRRRRRR por hoje chega de perguntas parvas.

  44. oh parvo do caRRalho! mania de não responder e devolver as perguntas. essa é de caras, eu preferia o coelho que é substituível com facilidade enquanto que o loução é eterno. ainda não descobriste o que é a democracia, portanto não percebes e achas que é chata para quem pensa diferente.

  45. Se conseguires eliminar da tua prosa acetalicílica as figuras de Sócrates, Cavaco e os tarefeiros do PCP e BE e os ranhosos, talvez, um dia, consigas ganhar a confiança da administração do meu convento e, assim, alcançar a luz divina. Depois do rosário, abriga-te das bengaladas da cobardia cívica que pulula por aí, a dos Cabrais, do Costa, o Afonso, e outros que tais.

  46. Estou em estado de choque com a resposta do rr – embora louve a franqueza, sim senhor, desta vez foi de caras: o Estaline. RR, ainda não percebeste que acabaste de te identificar com o que o que há de mais nojento na história da humanidade…É que Estaline e Hitler são duas faces da mesma moeda.

    Face a isso, preferia viver governada pelo Louçã, por se tratar de uma impossibilidade.

  47. já aí andas piquena! acordei curioso, o teu pijama tem patos, bigornas e kabongs estampados ou é assim mais clássico com uns melros, umas claves de sol e uns pingos de dó e se não for abusar da paciência e da tua intimidade, saltas a cerca para adormecer?

  48. não tenho, mas poderia ter se não matasses a ideia. táva a pensar num negócio de pijamas estampados, uma cena daquelas throtskyleman dos auteletes e isto era um estudo de mercado tipo marquesteste. mas se não queres responder, eu invento outra, o sonho continua para lá do pijama. ainda acabo na feira do relógio, não há facturas e asae não tem verba para a gasolina e horas extra.

  49. ahb edie tenho que corrigir ai uma coisa na resposta que te dei: pensando que a 2ºopção era o blair eu escolhi essa, mas está claro que me enganei.Bem, apesar de tudo acho que viviria melhor com o blair, 1ºopção está claro

  50. embora te diga que o blair nao e exatamente o politico que mais me seduz um autentico simbolo da superficilaidade de alguma poilitica,e do declinio das ideias face a uma certa teoria pramgmatista

  51. põe-te à tabela que o gajo não tarda ainda te pergunta qual é a pugramação do channel xxx ou o que é que pensas da introdução de portagens na terceira via.

  52. rr, páras com essa merda de assumires os nicks de outros?Vê-se logo que o comentário que assinaste como edie não era teu. Vê-se, digamos, pelo estilo, pronto.

    Por esta passa, porque assumiste, na próxima levas com reclamação à gerência e comentário cortado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.