Cristianologia

O homem já tem mais dinheiro do que aquele que será capaz de gastar. Quando arrumar as chuteiras, continuará a acumular rendimentos multimilionários com negócios actuais e futuros. Se lhe der para ser treinador, e tiver algum talento nessa função, voltará a ganhar centenas de milhões com o futebol ao longo de décadas de renovada fama mundial. Provavelmente, os recordes que obteve não serão superados neste século. Recordes obtidos contra os melhores profissionais da sua geração, não em jogos de solteiros e casados nas praias da Caparica. Por que caralho fica piurso quando é substituído estando em final de carreira?

Acontece que ele sabe o que qualquer treinador estúpido o suficiente para o substituir sem ser por lesão nunca saberá. Sabe que vale por 4 jogadores, pelo que a equipa fica invariavelmente pior sem ele. Cristiano prende os defesas contrários, mete a bola no fundo das redes, cria situações de golo para os colegas e enche o campo com uma indomável vontade de vencer. Sempre? Não, bruto, apenas quando calha — mas isso chega e sobra para o que está em causa. Ele justifica que se veja o espectáculo porque ele é espectacular mesmo quando não o é. O futebol profissional não é um trabalho produtivo, não é uma actividade de descoberta científica, não é uma expressão artística, não é um serviço público. É uma liturgia onde reina o pensamento mágico e se cobiça o êxtase.

Assim, o homem fica furibundo quando o tiram do relvado pela mais compassiva das razões: permitir que os coxos na bancada, e os toscos agarrados aos ecrãs, desfrutem de mais uns minutos em que se sonham outros.

21 thoughts on “Cristianologia”

  1. o triunfo da superficialidade. das coisas sem importância. da vaidade. coitados , presos e não dão conta , capados como foram pelo “espetáculo”. vergonha de humanidade , não conseguem sair do estádio ” circo romano”.

  2. o que o faz ficar piurso é a falta de caracter.
    e o que te faz escrever estas coisas é a falta de noção. vai dizer aos treinadores todos que o recusaram que a equipa fica sempre melhor com ele.

  3. !ai! que coisa linda de se dizer do que deve ser o futebol: uma maravilha que nas pessoas as faz transportar para outro lugar onde a magia as faz leves e, ao mesmo tempo, cheiinhas de alegria em ovação. talvez por isso, e apesar de não sentir isso através do futebol, compreenda tão bem quem por ele vibra e se zanga por não poder fazer vibrar.

    e adorei vibrar aqui. adorei, adoro, adorei

  4. Estás a delirar CR com 37 anos já nao pode ser o que era aos 30. Esta epoca até agora marcou 5 golos oficiais . Até ele já percebeu isso e está a preparar um contrat milionário nas arábias. Para os melhores campeonatos da europa o fisico já não permite.

  5. não percebendo nadinha de futebol, até eu consigo ver de que o espectáculo não se resume a golos nem a uma bola. bolachas nuku é que só gosta de violar carácteres pelas bolas, está-se mesmo a ver. !ai! que riso de não ir à bola

  6. o futebol que dispensa golos e a bola, já só pode ser outra coisa. chega a ser enternecedor ver as pessoas que não gostam de futebol a tentar explicar a quem gosta o que é o futebol.

  7. como nao vejo a bola vejo o que dizem por aí, e uma senhora no público comenta assim:

    Está no Mundial!!! A ser visto por milhões!!!
    Grita com os árbitros, grita com os treinadores, grita com os colegas.
    Mas quem é ele?? Foi o Melhor do Mundo, foi sim senhor e com muito mérito!!!
    Mas neste momento falha três golos com a baliza aberta e ainda tem estas atitudes??
    Humildade, Respeito, Classe, também têm que fazer parte de ser (ter sido) O Melhor do Mundo!!!

  8. pois , o pml tinha razão. sem ele a equipa fez um brilharete ou arranja maneira de desinchar o ego ou está tramado , ninguém , sem ser pago , vai querer lidar com ele.

  9. “Por que caralho fica piurso quando é substituído estando em final de carreira? Acontece que ele sabe o que qualquer treinador estúpido o suficiente para o substituir sem ser por lesão nunca saberá. Sabe que vale por 4 jogadores, pelo que a equipa fica invariavelmente pior sem ele.”

    Viu-se!

  10. cale-se, Joaquim Camacho, mesmo não sabendo do que está a falar. !ai! que riso.
    o Ronaldo vale por 4 jogadores e isso é irremediavelmente verdade em qualquer circunstância.

  11. continuo a desconhecer do que falam mas tenho a certeza de que são serão instantes medievais que retiram a eterna coroa de valer por quatro a um rei. cale-se teste, por favor, para sempre. !ai! que riso

  12. Não te cansas de limpar as escarretas que te enfio na tromba, transbimba idiota? Sempre aos pulinhos à minha frente, a implorar conversa, não tens mesmo um pingo de dignidade, de vergonha na cara? Não entendes que daqui só levas escarretas, pauladas e desprezo? Não consegues um microssegundo de lucidez que te faça perceber que o teu campeonato é o dos coxos mentais e esta divisão não é a tua? Olha que o jogo que diariamente fazes com o patrão, em que entra tudo menos bolas, não te qualifica para guarda-redes. Neste campeonato, idiota, de tanta bola que te pesa na baliza, qualquer dia essa merda parte-se toda e a trave cai-te em cima dos cornos. E, de uma vez por todas, vê se entendes: não gosto e nunca gostarei de cu de cão!

  13. quer perceber mais de futebol, olinda? então procure “rafael leão a sorrir quando remata” no google e tire as suas próprias conclusões acerca do desporto-rei.
    até os malucos dos americanos vão ser obrigados a reconhecer que tem a mistura perfeita de capacidade física e “talento natural” (embora muitos ainda acreditem que quando os seus melhores atletas preferirem o futebol aos desportos tradicionais americanos os usa se tornarão numa potência do soccer) e como espectáculo de emoções ultrapassa qualquer outro. só ainda não perceberam que o que tem que se ter é muita gente a jogar à bola desde pequenos, e mesmo assim demora decadas. por sorte, os milhões de emigrantes da américa latina vão compensando e eles lá se vão safando.

  14. o que o valupi parece não entender é que o futebol ainda não está resolvido, solucionado, não há uma forma correcta de jogar. numa comparação exagerada, é algo de semelhante ao que se passa com o nosso conhecimento do modo de funcionamento do universo e talvez seja mesmo essa quase transcendência que lhe dá um allure especial.
    o seleconador espanhol disse ontem depois da eliminação: “este numero 8 de marrocos… de onde saiu?”. ora, foi do ultimo classificado da liga francesa. é o mesmo jogador, e os intangíveis que o fizeram exibir-se a um nível tão elevado não estão ainda totalmente identificados.
    mas apesar disso, algumas coisas já conseguimos perceber que funcionam e outras que não. por isso, ouvir dizer que um jogador perto da idade de reforma para a maioria dos jogadores, vale o mesmo que valia quando estava no pico das suas capacidades, é semelhante a ouvir alguém dizer que a gravidade não existe. provoca espanto e consternação, seja qual for a fé que esteja por detrás da afirmação.
    por outro lado, ronaldo é um jogador extraordinário. e os jogadores extraordinários fazem coisas extraordinárias com maior frequência que os jogadores normais – como o tal numero 8 de marrocos – pelo que evidentemente carregam com eles uma muito maior quantidade de intangíveis e a correspondente fé.
    tudo isto pra dizer que, apesar de ser evidente que a forma de jogar de ronaldo prejudica o resto dos companheiros de seleção e dessa ser a razão porque muitos exigiam a sua substituição, isso não invalida que cronaldo possa ainda deixar uma marca neste torneio, com um daqueles momentos extraordinários ao alcance de poucos, ajudando portugal a ganhar aquela merda, e tornando-se assim “melhor jogador que messi”. é aliás, a única hipótese de o conseguir que tem, por isso que baixe a cabeça e se dedique a ajudar os colegas a dar-lhe essa oportunidade. e depois, que a aproveite para alegria geral. aquele tipo de alegria que tem o condão de apagar tudo de mau que aconteceu antes.

  15. teste, não quero perceber de futebol, só dos futebóis aqui narrados às postas.

    Joaquim Camacho, cá estou eu aos pulinhos por isso de querer conversa consigo. diga mais coisinhas dessas, por favor, faço questão de ajudar a sua auto-estima a erguer-se junto das bolas. !ai! que riso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *