Coragem extra

No tempo extra do Bloco Central, Pedro Marques Lopes fez um resumo oral do seu último artigo no DN – Anestesiados. Mesmo para quem já leu o artigo, vale a pena ouvir pois a voz transporta uma autenticidade, e vitalidade, que a palavra escrita não consegue reproduzir. Mas a ocasião ficou ainda mais valorizada pela presença do Pedro Adão e Silva, o qual fez uma ponte oportuna e essencial com a problemática do empobrecimento do País e da ideologia da punição moral sobre os mais fracos que a actual direita assumiu como missão assim que se abraçou ao pote.

Esta direita reduziu o combate político à industrialização da calúnia, contando para o efeito com os principais órgãos de comunicação social sob o seu domínio fáctico. Esta direita planeou e explorou golpadas que envolvem agentes policiais, judiciais e jornalistas – e até a Presidência da República. Esta direita andou a pedir a prisão de adversários políticos por razões políticas, chegando essa ignomínia a ser verbalizada por Marques Mendes e Passos Coelho. Naturalmente, esta direita tem um entendimento utilitário do Estado de direito e goza alarvemente o prato sempre que ele é violado a seu favor. No caso da detenção e prisão de Sócrates, tudo o que de pior possa acontecer a esse cidadão será sempre pouco para esta direita que imita o PCP no seu desprezo pelo regime democrático.

Não sei se algum dia veremos na liderança do PSD ou do CDS uma figura com o culto da decência exibido tantas vezes pelo Pedro Marques Lopes. Sei apenas que a nossa vida política e comunitária receberia um sopro de salubridade e inteligência que poderia ser a chave para a solução dos nossos problemas mais graves e complexos.

Ironicamente, este caso em que, pelos vistos (embora ainda não acredite no que leio e ouço a respeito), há um juiz que se permite escrever que também para ele o Estado de direito peca por defeito e deveria ser adaptado à sua exclusiva vontade – sendo que à sua volta o país político, sindical, cívico e jornalístico finge que não tomou conhecimento da ocorrência – foi ele próprio remetido para as catacumbas do programa, não tendo tido direito a debate em antena aberta. Sinal dos tempos.

20 thoughts on “Coragem extra”

  1. “Não sei se algum dia veremos na liderança do PSD ou do CDS uma figura com o culto da decência exibido tantas vezes pelo Pedro Marques Lopes.”

    Pois jamais e em tempo futuro algum!

    É coisa rara e preciosa podermos ler e ouvir Cidadãos como o P.M. Lopes: é que, campos ideológicos à parte, é muito fácil reconhecer-lhe a inteligência. a honestidade intelectual e a coragem da sua intervenção pública.

  2. eles são, sim, salubridade e inteligência – tal e qual como tu. só que a ti ainda te acrescento pontos por saberes, de forma tão limpinha, exaltar esse valor.

    viva a salubridade, a inteligência e a sensibilidade! :-)

  3. pml foi um tal cavaleiro da parva figura que levou todos os anos do governo Sócrates a dizer no eixo-do-mal que certezas, certezas tinha apenas duas:
    1ª. Que cavaco fora o melhor pm de Portugal pós 25A.
    2ª. Que passos coelho seria sempre melhor pm que Sócrates.
    Este exemplo, como dezenas de outros semelhantes que se podem rabiscar do mesmo programa e de outros lados, é o perfeito paradigma do “culto da decência exibido tantas vezes” e sobretudo o ” sopro de salubridade e inteligência” que nos falta.
    O que nos tramou foi, precisamente, o culto exibicionista e vingativo de medíocres que não suportaram a evidente superioridade intelectual, moral e política do Ex-PM; fizeram tudo para o conduzir até à meta em Évora e agora, mais fingidores que os de Pessoa, pedem pelas alminhas e amor de deus que não façam do Homem um mártir.
    Pode uma pessoa verdadeiramente conhecedor e inteligente ou com o mínimo de visão política e não oportunista deixar-se enganar por um patego provinciano como sempre foi cavaco?

  4. jose neves, verdade. PML também se deixou contaminar pelas campanhas de ódio, embora não tendo chegado a alimentá-las. Mas, e honra lhe seja feita, isso passou-lhe pouco tempo depois de Junho de 2011.

  5. O PCP e o seu desprezo pela democracia… Quantos colegas teus foram presos e torturados pela democrática PIDE?
    Deixa-te ficar desse lado da barreira, serves de separador. By,By,….

  6. Esta direita é a mesma com que António Costa irá fazer acordos num futuro muito próximo , veja-se o caso do PSOE em Espanha a fazer acordos com o PP segundo li na imprensa para repor a pena de morte . Eu que até tinha uma fezada em António Costa estou cada dia que passa a ficar mais e mais desiludido.
    È mais um servente de MERCKEL e um patrono da austeridade, talvez mais “pequenina” LOL

  7. lá por terem sido vítimas de prisão e tortura não os torna democratas. o bernardino acha ou achava que a coreia do norte era uma democracia e o gerómino andou a visitar a china, o laos e o vietname, certamente para aproveitar ideias para governar portugal se alguma vez fosse eleito.

  8. oh lórenço, na coreia do norte, china, laos e vietname existe pena de morte e as famílias têm de pagar a bala, nada que apoquente os comunistas.

  9. Ando a penssare em fazere unze cazinhotos à beira da auto estrada. Precizo de um dezanhadore. a horta já tá faita, só precizo memo é do desanhadore.

  10. Ó Jusé Nebes, cunta aí, oube, qué ca tu axas do aluno que num baie à iscola, num faze izames, e manda o cunhassimentu pur facqsse? i cunssegue a lissenciatora? manda aí um articuladu sobre a moralidade e a hunestidade inteletual e a superioridade do aluno naquelas cundissões. Ovrigada.

  11. o paneleirote do caldas é que tem uma licenciatura em fotocópias, segundo rezam os autos foram 60.000 num fim de semana, e anda pr’aí a pregar moralidade, honestidade, superioridade, milagres económicos, nós de gravata e bonés.

  12. o que não vê nada continua o mesmo. sempre a esguichar e a silvar, enquanto frita na própria gordura.

  13. O ignatz vai chamar comunista à tua prima, no outro tempo quem não pensava como eles era apelidado de comunista tu estás na mesma, embora te consideres socialista, talvez tipo Vitor Constâncio que fechou a torneira à Grécia. Os Partidos socialistas acabaram ao ligar-se à direita esta é que é a verdade. E não és mais socialista do que eu.

  14. Pois é, o PML é um esperto. Mas é alguém que, para mim, não vale um chavelho.
    A forma como ele enfatiza teatralmente sound bites repescados aqui e ali, apresentados como fruto do seu raciocínio e credo, irrita-me. E o pior é que parece que ninguém nota.
    Este menino é um direitolas que se apercebeu da existência do PSD “bom”, pejado de personagens ( Rui Rio, Ferreira Leite, Capucho, sem esquecer o centrisra Bagão Félix) que até parecem nunca ter defendido as medidas que os laparotos puseram em prática. Estes personagens vão ter o seu momentum quando os idiotas caírem em desgraça e, quiçá, o PML entra pela porta grande.
    Ainda me lembro do tempo em que o gordo do Abreu Amorim mandava uns bitaites com piada. Como ele, o PML vai apenas dropando a onda…
    …e nós vamos sendo dropinados.
    Concordo, claro, com algo do que diz mas, com aquela ideologia de merda nos cornos, algo não bate certo.

  15. Vieira, sem dúvida, o PML é de direita. Isso conta a seu favor, porém, no que à questão da decência diz respeito. E também acho que todos podemos ir mudando de opinião ao longo da vida conforme o que vamos aprendendo, né? A verdade é a de que antes de Cavaco e Passos terem feito o que fizeram não passaria de uma calúnia dizer que eles viriam a mostrar serem os pulhas que são.

  16. Uoréva, Val.
    Não vale a pena discutir porque é uma questão de fé – ou falta dela- no menino. Como diz o ceguinho…

  17. eu acho incrível como é que as pessoas avaliam o carácter de outrem pela suposta camisola partidária. um Homem é muito mais do que as suas convicções políticas e um dia até amamos um comunista ainda que estejamos na outra margem. o valor reside em outras, tantas, coisas.

  18. PML é um refinado oportunista e uma lesma ideológica, parasita profissional dos comentários, bitaites e cuspidelas com ar a programa político e verdade iluminada! Tem um irmão no Pedro Adão e bué de enteados entretidos aqui no Aspiranoide: especialistas em hemorroidas e flatulência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.