Começa a semana com isto

__

Para além de se falar numa das obras mais originais da literatura e cultura portuguesas, ou até da cultura europeia, o Leal Conselheiro, e de se poder ouvir Pacheco Pereira a dizer banalidades a respeito, esta peça videográfica oferece uma jóia de rara beleza aos 3 ou 4 malucos que vão seguir o meu conselho: dar toda a atenção a Fernando Paulo do Carmo Baptista, o qual entra em cena aos 40 minutos (mais segundo menos segundo).

Quem é a figura? Pois é um filólogo com vasto currículo no campo do ensino e da investigação. Porém, aposto os 10 euros que tenho no bolso em como ninguém neste pardieiro alguma vez tropeçou no seu nome. Ocasião raríssima para desfrutar de um dos últimos cultores da oratória sermonária neste planeta digitalizado, uma civilizadora arte teatral ao serviço dos textos ideológicos e retóricos como já nem nas missas da Igreja Católica se encontra. Também a não perder é o momento esdrúxulo em que se refere a Trump e a Biden&Kamala, passagem a anteceder a revelação de que Cristóvão Colombo é nosso e que a sua chegada às Américas se deve a certa senhora de Viseu.

Uma maravilha de exaltação do Portugal mítico e poético (mas só para apreciadores).

6 thoughts on “Começa a semana com isto”

  1. Obrigado por nos oferecer a possibilidade de conhecer a verdadeira pérola que é a intervenção de Fernando Paulo do Carmo Baptista.

  2. Espectacular. Como é possivel nunca ter ouvido falar deste senhor ?. Muito obrigado por me ter oferecido esta oportunidade.

  3. O Fernando Carmo Baptista é um orador exaltado que acha que Viseu é o centro do mundo, pelo menos. No distrito, há Alvarenga, que também se acha capital do mundo, mas ao menos tem um bife famoso.

    Não percebi bem aquela coisa fantástica de o Baptista ter sido consultado acerca da candidatura de Biden. Compreende-se, porém, que Biden não tenha dado um passo tão importante sem consultar o seu oráculo viseense. Nada no planeta acontece à revelia de Viseu. O Trump ainda não sabe, mas foi lá que se preparou a sua derrota.

    O Pacheco ventilou uma dúzia de pachecadas, como aquela de que a tristeza ou o humor melancólico do século XV são coisas muito diferentes daquilo que hoje chamamos depressão. Não explicou porquê, nem tentou fazê-lo, graças a deus, o que nos poupou a um rol de inanidades. Por que raio puseram um tipo que não percebe absolutamente nada de literatura medieval nem de psicologia a falar sobre o livro do D. Duarte? Mistérios do Cavaquistão.

    No fim, aquela pachecada sobre o consigliere da Mafia, tão a propósito do Leal Conselheiro, consegue suplantar as maiores imbecilidades do Américo Tomás.

    O editor do Leal Conselheiro modernizado subscreveu a tese do Pacheco sobre o humor melancólico, mas, tal como ele, não fundamentou. Com a vantagem, sobre o Pacheco, de ter lido o livro de D. Duarte, porque a isso foi obrigado.

    Quem não sabe o que é o Leal Conselheiro, perdeu uma oportunidade de se iniciar.

  4. Boa noite,

    O meu avô é um grande seguidor do vosso blogue e disse-me que foi feita menção de três livros que ele tem muito interesse em adquirir. A questão é que, e pode ser por incapacidade minha, não consigo arranjar nenhum dos três em lado nenhum.

    Por acaso não me saberia indicar onde os posso arranjar ou pelo menos as editoras correspondentes para que as possa contactar por forma a adquirir as obras.
    São as seguintes:
    Nesta nossa doce língua de Camões e Aquilino, Fernando Paulo do Carmo Baptista
    Amor fraterno no trajeto ascencional da humanização do mundo, Fernando Paulo do Carmo Baptista
    Lea conselheiro de D. Duarte (edição e notas de José Manuel Ferreira da Fonseca) , freguesia de Vise, Museu Nacional Grão Vasco

  5. Viva Beatriz,

    Aqui o PDF de “Nesta nossa doce língua de Camões e Aquilino”: https://www.academia.edu/694918/NESTA_NOSSA_DOCE_L%C3%8DNGUA_DE_CAM%C3%95ES_E_DE_AQUILINO_Por_sobre_o_lastro_simb%C3%B3lico_das_Terras_do_Demo_

    Aqui a ligação para comprar “A Sinfonia Universal do Amor Fraterno”: https://www.wook.pt/livro/a-sinfonia-universal-do-amor-fraterno-fernando-paulo-baptista/19370150

    Aqui o contacto para comprar o “Leal Conselheiro”: Tel. 232426578 | 926020774
    Tel. 232425355 | 926020772
    Email: geral@freguesiadeviseu.pt

    Trata-se da Junta de Freguesia de Viseu, eles mandam pelos CTT à cobrança.

    Abraço aspirínico para o avô que tem tão bom gosto em blogues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.