Começa a semana com isto

Dois bacanos que gostam (muito) de falar. Falam tanto, de tanto, que um deles acaba por falar no Fernando Pessoa.

É das experiências mais raras neste planeta, ouvir um falante de língua inglesa a citar o nosso bêbado favorito.

33 thoughts on “Começa a semana com isto”

  1. ainda se fosse o luiz pacheco , um bebado à séria , com uma vida de boémio à séria , agora esse sensaborão do pessoa , coitado.

  2. deverias ter começado por isto:

    “Ao abordar os bastidores, campanhas negras e manipulações digitais que ajudaram Passos a chegar ao poder, Moreira de Sá, qual íman, convocou vómitos, elogios e incredulidades.”

    https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2013-11-21-o-vendaval-moreira-de-saf758385/

    “Quatro militantes do PSD de Lisboa – o consultor contratado há seis meses para trabalhar nas redes sociais do partido, Rodrigo Gonçalves, o seu pai, Daniel Gonçalves, e dois dos seus apoiantes mais próximos – são as únicas figuras reais a interagir com estes perfis falsos.”

    https://www.dn.pt/poder/redes-sociais-ha-um-consultor-do-psd-numa-campanha-de-perfis-falsos–10887064.html

    … e os diabinhos que por aqui andam nos dias seguintes às eleições dizem:

    esta campanha que deu maioria absoluta ao costa foi limpa, profissional e mobilizadora do eleitorado, sem ter necessidade de recorrer a perfis falsos, campanhas negras e manipulações digitais, que o psd nos tinha habituado em eleições anteriores. portanto o ps está de parabéns e os aldrabões de luto.

  3. é pá, geladinho, vês como chegaste lá num instante. e quê, dizes? esta campanha não usava perfis falsos? pois não, era tudo com os nomes e os numeros de militantes do partido hahahahhaha aliás, este vasquinho antes de fazer este frete comunicacional ao ps – frete salvo seja, certamente bem pago – andava a fazê-lo a quem, sabes? ao Veira do Benfica? e era com perfis falsos e manipulações digitais ou não? é que ainda vais chegar à conclusão que era a mesma estratégia de comunicação que englobava o personagem andré ventura e aí é que vão ser elas. até vais rabiar.

  4. (cheguei agora e vou andar a pensar nisto a tarde toda porque só consigo ver e ouvir e ler logo. bem visto, vou andar bêbeda de desejo até consumar o flagrante delitro. ai o carago) :-)

  5. “… esta campanha não usava perfis falsos? pois não, era tudo com os nomes e os numeros de militantes do partido hahahahhaha aliás, este vasquinho antes de fazer este frete comunicacional ao ps – frete salvo seja, certamente bem pago…”

    1 – estás à espera de quê para os denunciar. se houvesse uma hipótese viável o rio já tinha pedido a impugnação do acto eleitoral, tal como fez com os votos dos emigrantes que não vinham acompanhados da fotocópia do cartão de cidadão.
    2 – nos casos que referi, houve demissões do moreira de sá e do rodrigo gonçalves, que admitiram culpas e foram censurados pela cne, que como sabes quer dizer comissão nacional de escuteiros. um deles até se vangloriou da merda que fez.
    3 – o benfas não é para aqui chamado e o ventrolhas foi escolha da cmtv para lançar o candidato à câmara de loures. azarucho, não convenceu os benfiquistas lá do sítio a votarem nele.
    4 – quem discute com crianças tá sujeito à argumentação “quem chama, é que é”, arranja lá argumentos decentes e provas das cenas que afirmas para não ficares a falar sózinho.

  6. “1 – estás à espera de quê para os denunciar. se houvesse uma hipótese viável o rio já tinha pedido a impugnação do acto eleitoral, tal como fez com os votos dos emigrantes que não vinham acompanhados da fotocópia do cartão de cidadão.”

    hahahah denunciar o quê? propaganda? hahahahha que delírio. mas se esse é o teu argumento para desprovar os perfis falsos usados por – repara – toda a gente nas redes sociais, nem digo mais nada

    “2 – nos casos que referi, houve demissões do moreira de sá e do rodrigo gonçalves, que admitiram culpas e foram censurados pela cne, que como sabes quer dizer comissão nacional de escuteiros. um deles até se vangloriou da merda que fez.”

    foram censurados? quase que aposto que ganharam essas eleições, deixa ver aqui nas notas… olha, ganharam.

    “3 – o benfas não é para aqui chamado e o ventrolhas foi escolha da cmtv para lançar o candidato à câmara de loures. azarucho, não convenceu os benfiquistas lá do sítio a votarem nele.”

    isso, tapa os olhinhos que assim o papão vai embora. essa tentativa de reescrita da história atribuindo à cmtv a escolha de ventura é uma delicia mas deixo toda pra tua testa.

    4-“provas”

    queres provas de quê? do ventura a debitar a mesma cartilha que o vasquinho debitava noutro canal? é quantas quiseres. há emails autenticados por um tribunal e tudo. informa-te. mas se é dos perfis falsos na internet, pá, vou ter de te deixar aí pendurado a balouçar suavemente na brisa

  7. hahahaha deves estar a rir do verbo haver e o resto podes encontrar site da comissão nacional de eleições que deve estar infestada de xuxas.

  8. hahahaha é isso, é isso. o ventura foi contratado pela cmtv para conquistar a camara de loures e ninguém usa perfis falsos nas redes sociais por causa da comissão nacional de eleições.
    foda-se, terraplanismo digital.

  9. não, terraplanagem é apregoar moral e quando confrontados com a merda que fazem desculparem-se com “todos fazem o mesmo”. nem todos fazem o mesmo ou com a mesma gravidade, sendo o chunga e o aldrabé o o melhor exemplo de tudo o que há de pior em política. generalidades em democracia começam a partir de 50% +1 e em casos mais graves pode subir a 66,6%.

    outra coisa, o problema não está no perfil ser falso ou anónimo, o problema é se o conteúdo das messagens difundidas é difamador, enganador e tem objectivo passível de crime. os escuteiros da cne sabem disto quando estão para lá virados.

  10. se calhar então o burrito aqui és tu. ora vejamos,

    “é apregoar moral e quando confrontados com a merda que fazem desculparem-se com “todos fazem o mesmo”.”
    quem apregoou moral aqui se não tu e quem quando confrontado com “o mesmo” veio com desculpas?

    “outra coisa, o problema não está no perfil ser falso ou anónimo, o problema é se o conteúdo das messagens difundidas é difamador, enganador e tem objectivo passível de crime. os escuteiros da cne sabem disto quando estão para lá virados.”

    outra coisa hahahahah ainda bem que finalmente chegas a essa conclusão acerca dos perfis falsos porque tu és o único nesta conversa que achava que isso era crime e pedias para eu ir fazer denúncia.
    mas quem é que está condenado na cne por divulgação de informação falsa durante as eleições, diz lá? vai se a ver, não o verbo haver que tantas risadas nos proporciona, e não foi ninguém e portanto a tua insinuação é perfeitamente disparatada e revela apenas da tua consciência pesadita pela utilização dos perfis falsos que ainda há pouco dizias não ter recorrido na campanha e já achas que não têm problema nenhum.
    temos pena.

  11. Júlio, é ao minuto 58, 40 e tal segundos. Mas todo o argumento onde aparece a citação é especialmente relevante pois fala da génese de todos os populismos (mesmo aqueles que passam por exemplar prática da democracia), a qual é congénere à representação de todos os poderes políticos: o ser uma ficção.

  12. adorei tudo. adorei talvez mais um bocadinho o segundo bacano pela teatralidade que me fez rir ao mesmo tempo do pensar. mas isto de pensar muito rápido a esta hora, por falarem tão rápido e articularem tantas ideias e conceitos e nomes, tantos que nem conheço, tão rápido, não foi fácil.

    sempre do particular para o geral, almas que pautam para encontrar e desenvolver em si (e através de si) o melhor da humanidade e da vida, ambicionando grandes horizontes, não só fora de si, mas também – e sobretudo – dentro. estas são as almas poéticas, e radicais, capazes de passar além do bojador e, por isso, sem incapacidade de amar.

    muito obrigada pela piela. também percebi melhor porque sou uma incurável apaixonada radical. e isto merece uma rica noite de sonho com viço. :-)

  13. 1 – se calhar então o burrito aqui és tu. ora vejamos:

    2 – quem fez o comentário de 14 DE FEVEREIRO DE 2022 ÀS 11:42 foste tu

    3 – difamação e mentira deliberada para influenciar resultados eleitorais são crime:

    ARTIGO 42.º
    Liberdade de expressão e de informação
    Não pode ser imposta qualquer limitação à expressão de princípios políticos,
    económicos e sociais, sem prejuízo de eventual responsabilidade civil ou criminal.
    https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/EleicoesReferendos/AutarquiasLocais/Documents/Autarquicas-2021/Legislacao_AL2021_vf_site.pdf

    3 – hahahaha mas são verdes, continuas a gozar com a tua própria ignorância, não me metas nisso.

    5 – se pagam multas ou vão presos não consegui averiguar, mas não creio porque aquilo está entregue a direitolos. mas nos exemplos que linquei, ambos os responsáveis demitiram-se e confessaram a pulhice que fizeram assim que foram caçados. recentemente o zé gomes ferreira foi obrigado pela erc a publicar o direito de resposta a umas mentiras que andou a propagar, penso se será o mínimo que lhes pode acontecer.

    https://www.publico.pt/2022/02/13/politica/noticia/erc-obriga-programa-jose-gomes-ferreira-transmitir-direito-resposta-matos-fernandes-galamba-1995310

    6 – o resto não se percebe bem a intenção, mas suponho que é a devolução das coisas para as quais não tens resposta e a tentativa de as colar à consciência alheia, o que revela a tradicional pulhice insinuadora dos ilusionistas da treta.

  14. ” mas isto de pensar muito rápido a esta hora, por falarem tão rápido e articularem tantas ideias e conceitos e nomes, tantos que nem conheço, tão rápido, não foi fácil.”

    não foi fácil, nem difícil, não percebeste um corno, mas se percebesses o comentário era igual.

  15. 2 – quem fez o comentário de 14 DE FEVEREIRO DE 2022 ÀS 11:42 foste tu

    e quem inferiu que eu estava a dizer que o ps tinha cometido um crime foste tu. achas que isso diz mais de quem?

    3 – sempre não houve ninguém nunca condenado por esse crime que estavas a alardear? ooooook

    3 (b?) – eu são tão ignorante, méne. nem se percebe como te dou estas voltas e te contradizes a cada passo. se calhar é uma cena tipo alberto caeiro pra fazer referência ao post, tás a manjar?

    5 (é os numeros primos?) – ya, josé gomes ferreira, que cabrão, mas.. quem é que estava a falar desse gajo? não era de partidos e campanhas? ou sabes qual é a conta anónima do JGF no twitter? manda aí, partilha com a malta, não sejas sovina

    6 (é safoda isto dos números, não é? podias ter posto um pi) – ah, não! afinal és mesmo tu a dar TILT! vai dormir, pá. estás a dar pena

  16. portanto fazes comentários que não querem dizer nada, afirmas que nunca houve condenados por difamação e publicidade enganosa, és o maior da cantareira a dar voltas, o zé não difamou ninguém e a erc não se pronunciou sobre o assumpto e para variar a última não se percebe.
    tamos conversados.
    obrigadinho pela aula.

  17. Valupi: “É das experiências mais raras neste planeta, ouvir um falante de língua inglesa a citar o nosso bêbado favorito.”

    A propósito de Pessoa e de falantes de língua inglesa falando dos nossos, falemos de Camões. A editora Compasso dos Ventos publicou em 2016 uma edição bilingue dos “Lusíadas”, com tradução de Sir Richard Francis Burton (1821-1890). Descrito como “escritor, tradutor, linguista, geógrafo, poeta, antropólogo, orientalista, explorador, agente secreto e diplomata britânico”, Burton, que “falava 29 idiomas e vários dialectos”, tinha uma verdadeira paixão por Camões, a quem chamava “mestre”, explicando essa paixão por ele próprio conhecer bem grande parte dos lugares e povos que Camões descreve nos “Lusíadas”, tendo vivenciado o mesmo que ele. O prefácio de Burton à edição em inglês (ele diz que, antes da sua, já houve para aí uma meia dúzia) é uma autêntica ‘declaração de amor’, empatia e identificação, com o poeta mas principalmente com o homem, o soldado, o aventureiro corajoso, o espírito irrequieto e inquieto, o irmão. Reza assim:

    “TO MY MASTER CAMOENS

    (Tu se’ lo mio maestro, e ‘l mio autore)¹

    Great Pilgrim-poet of the Sea and Land;
    Thou life-long sport of Fortune’s ficklest will;
    Doomed to all human and inhuman ill,
    Despite thy lover-heart, thy hero-hand:
    Enrollèd by thy pen what marvellous band
    Of god-like Forms thy golden pages fill;
    Love, Honour, Justice, Valour, Glory thrill
    The Soul, obedient to thy strong command:
    Amid the Prophets highest sits the Bard,
    At once Revealer of the Heav’en and Earth,
    To Heav’en the guide, of Earth the noblest guard;
    And, ‘mid the Poets thine the peerless worth,
    ‘Whose glorious song, thy Genius’ sole reward,
    Bids all the Ages, Camoens! Bless thy birth.”

    ¹ “Tu és o meu mestre, o meu autor”. Dante Alighieri: “A Divina Comédia”, Canto I, vs 85.

    ————————

    “Ao Meu Mestre Camões

    Grande poeta e peregrino do Mar e da Terra;
    Vossa longa vida desafia a mais inconstante vontade da Fortuna
    Condenado a todo o mal dos homens e das feras,
    A despeito do vosso coração bondoso e da vossa mão heróica:
    Tomada da vossa pena tal maravilhosa união
    Das formas divinas preenchestes páginas douradas;
    Amor, Honra, Justiça, Valor, Glória estremecestes
    A Alma, obediente ao vosso poderoso comando:
    Por entre os mais elevados Profetas senta-se o Bardo,
    Ao mesmo tempo Revelador do Céu e da Terra,
    Ao Céu, sois o guia, da Terra, o mais nobre dos guardiões;
    E, dentre os Poetas, vosso é o inigualável valor,
    De cuja canção gloriosa, única recompensa de vosso Génio,
    Invocais todas as Eras, Camões! Bendito seja o vosso nascimento.”

    ————————

    É claro que em poesia, mais ainda do que em prosa, o original é sempre ‘melhor’, mais rico do que qualquer tradução, e, para um leigo curioso como eu, os “Lusíadas” em inglês interessam mais como curiosidade (passe o pleonasmo) do que por outro motivo qualquer. Mas há traduções e traduções. A Europa-América, por exemplo, editou há alguns anos “Os Sete Pilares da Sabedoria”, de Thomas Edward Lawrence (o Lawrence da Arábia), numa tradução que me levou ao desespero. Mandei vir o original em inglês e, de cada vez que encalhava numa porra qualquer sem sentido na tradução portuguesa, ia ao inglês e dava com omissões de bocados de parágrafos ou parágrafos inteiros, “traduções” de papagaio ou robot com a cambota gripada, autênticas barbaridades de quem não tem a mínima noção do que está a ler.

    Voltando aos “Lusíadas” ‘de’ Sir Richard Francis Burton: quanto mais não seja pelo prefácio do autor, pela sua minibiografia e pela dedicatória que oferece a Camões, vale a pena perder o amor a uns eiritos para o ter em casa. Ainda por cima, a edição é de boa qualidade, em capa dura reproduzindo um quadro do pintor português Veloso Salgado (1864-1945): “Vasco da Gama Perante o Samorim de Calecute”.
    ISBN 978-989-99558-4-4

    Na mesma editora, também em edição bilingue e com tradução do mesmo Sir Richard Francis Burton, os “Sonetos” de Camões, em edição de 2019.
    ISBN 978-989-99789-4-2

    Nota para bullies maricões e outros cabrões: não tive qualquer ‘encomenda’ nem recebo qualquer ‘comissão’ da editora pela ‘publicidade’.

  18. era a rubrica que faltava no aspirina desde que o poeta da benedita bazou para o mundo da glória e fama que aqui lhe recusaram.
    se o dono da tasca bota aqui cenas estrangeiras onde falam de heterónimos dum bêbado português, que discute ao segundo, porra… o kim revisionista tamém tem direito a exibir a sua kultura e vai daí ressuscita o corner de crítica literária do poeta da benedita que bazou para a glória e fama mundial que aqui nunca lhe reconheceram.
    portantes, ficaides avisados, hoje foi “sonetos” de camoens em inglês e amanhã está previsto o bombardeamento de kiev com as obras escolhidas do josé rodrigues dos santos traduzidas em russo pela mula da mesma cor.
    rigorosamente a não perder, como dizeria o pessoal calibre crespim.

  19. “portanto fazes comentários que não querem dizer nada, afirmas que nunca houve condenados por difamação e publicidade enganosa, és o maior da cantareira a dar voltas, o zé não difamou ninguém e a erc não se pronunciou sobre o assumpto e para variar a última não se percebe.”

    comentários dos quais tu não percebes nada não são comentários em que não digo nada, isto ponto 1
    nunca afirmei tal , tu é que afirmaste que havia condenados na cne por usar perfis falsos nas campanhas eleitorais, mas ja estás tão confuso que não consegues dizer coisa com coisa, ponto 2
    a ultima TU não percebes, e essa tua tendencia para te colocares no centro do mundo e te achares a medida de todas as pessoas fica à mostra outra vez, ponto 3. rimou e é verdade

    “tamos conversados.
    obrigadinho pela aula.”
    de nada. sempre às ordens.

  20. Numa pikena folga da sua actividade principal na retrete pública do instituto público onde publicamente lhe privatizam a pública peida, recita enfaticamente a carraça porcalhatz, parasita incansável da pensância e divagância alheia, o mantra genial de um dos seus mentores espirituais, o escuteiro Joseph Goebbels:

    “Quando ouço falar de cultura, puxo logo pela pistola!”

    À falta de pistola e de saber trabalhar com ela, socorre-se o bully mariconço do coto do corno direito que lhe resta (o esquerdo foi-lhe partido há muito), mas a eficácia da marrância é nula. A propósito, parvalhão, por acaso já te disse hoje que não gosto de cu de cão?

  21. Desqueci-me de te dizer: o poeta da Benedita diz que te quer meter o dedo no cu para ver se tens ovo. Se não tiveres, o gajo tem lá um galo na capoeira desejoso de te galar, juntamente com o resto das frangas que, com a cloaca aos saltos, não param de cacarejar.

  22. “comentários dos quais tu não percebes nada não são comentários em que não digo nada, isto ponto 1″

    eu comento coisas que tu escreveste e não percebi, mas percebes o que eu escrevo e respondes aquilo que eu escrevi, portanto e pelo mínimo queres é paleio para mostar ao pessoal dos tempos livres ” òlhaki eu a dar a volta a um otário”.

    “nunca afirmei tal , tu é que afirmaste que havia condenados na cne por usar perfis falsos nas campanhas eleitorais, mas ja estás tão confuso que não consegues dizer coisa com coisa, ponto 2”

    “e foram censurados pela cne” é o que está escrito nos artigos linkados. depois entre censura e condenação vai alguma distância, para mais informações consulta o priberam.

    “a ultima TU não percebes, e essa tua tendencia para te colocares no centro do mundo e te achares a medida de todas as pessoas fica à mostra outra vez, ponto 3.”

    foste tu que escreveste isto ali acima “nem se percebe como te dou estas voltas e te contradizes a cada passo”, a dedução lógica é que tu estás no centro da discussão e eu ando à volta de coisas que tu não escreveste, que eu não percebi e que afinal não queriam dizer nada, nonsense perfeito.

    “rimou e é verdade”

    não sei o que é que rimou e muito menos quem é a verdade. só reparei na originalidade absurda de assinalares ponto 1, 2 e 3 no fim, mas deu-te para aí, se calhar foi algum curso de design de interiores.

  23. “se houvesse uma hipótese viável o rio já tinha pedido a impugnação do acto eleitoral, tal como fez com os votos dos emigrantes que não vinham acompanhados da fotocópia do cartão de cidadão.”

    pá, tu é cada tiro cada melro. primeiro foi a influência das sondagens, depois a ética dos perfis falsos e agora esta. és uma autêntica cassandra, mas em cujas previsões nem tu próprio acreditas. extraordinário.

  24. “foste tu que escreveste isto ali acima “nem se percebe como te dou estas voltas e te contradizes a cada passo”, a dedução lógica é que tu estás no centro da discussão e eu ando à volta de coisas que tu não escreveste, que eu não percebi e que afinal não queriam dizer nada, nonsense perfeito.”

    isto só pode ter sido escrito por alguém que nunca dançou. não era o nietzche que dizia que os dançarinos pareciam loucos aos olhos daqueles que não conseguiam ouvir a música? talvez seja isso

  25. “Nota para bullies maricões e outros cabrões: não tive qualquer ‘encomenda’ nem recebo qualquer ‘comissão’ da editora pela ‘publicidade’.”

    dass… que lata. quem é que compra e paga uma merda dessas?
    faz parceria com a òbimba, montam banca no metro do senhor roubado, ela canta kamoens em russo e tu tocas ao bicho, enquanto os passantes vos enchem os púcaros de maravedis e bitcoins.

  26. Vermos o mula russa a citar goebbels com ironias de moralista é o cúmulo do descaramento e o ápice da desonestidade. Se existe aqui quem seja sósia exemplar daquele ministro da propaganda é o nosso mula russa, genuíno escuteiro do putin-hitler.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *