30 thoughts on “Chutzpah”

  1. mas eu já contei: eu. não há chutzpah como o primeiro, ou primário: viver e assumir uma identidade. e dizer que eu sou a tradução de tal coisa… ;)

  2. encontrei agora no google uma historinha deliciosa, a propósito da palavra: a de um menino que depois de matar os pais teve a chutzpah de pedir clemência aos juízes por ser orfão.

  3. olha, já estavas a confirmar. pois não devias, não. e olha que excesso de inteligência, por aí, é mas é burrice. mania de complicar.

  4. Estava a ler um artigo americano quando tropecei na palavra, que ali estava a ser explicada com alguma complexidade. E achei graça ao facto de eles terem ido buscar ao hebraico uma noção que resolvíamos em português, e na perfeição, com o tão plebeu “lata”.

  5. pois. e eu googlei, claro. e obtive uma data de significados, alguns até, de certo modo, incompatíveis. tudo com explicação muito elaborada e profunda. então, toca a ser inventiva… :p

  6. pois, pois é. ainda por cima. mas descaramento também serve. só que a «lata» tem mais coragem, a lata é de quem dá um passo à frente.

  7. “Don’t now what Arkansas is for Chutzpah is difficut to translate yet wonderfully useful,in the case Hillary and Bil Clinton were acused of of having Chuzpah.
    (Nerv,Audacy).Bil meteu em liberdade nesse Estado,145 presioneiros, entre os quais um judeu Yddish, o résto da història eria um pouco longa e ineterinsante para a malta.Ps os yddish é mais ou /menos o equivalente de Bispo na religiâo catolica,

  8. O significado da palavra foi alterado ao corrente dos séculos.Quando os judeus chegaram aos Stats,a mistura das linguas fêz o résto o ingles nort acabou com o résto;mesmo que a cultura yddish proibe as crianças de contactos com crianças d’outras linguas.A bizarraria chegou a que eles impôe a palavra “Saudade” como sendo d’origem Hebraica,tem os seus tribunais para casamentos e pequenas guerras entre eles.Como curiosidade,foi na chegada no século 17 que os judeus Portugueses e Espanhois construiram a primeira Sinagoga no norte da América.
    O grande Spinoza do século 16 éra judeu Portugues.PSjudeu é uma religiâo que nâo retira a nacionalidade dos individuos.

  9. Chutzpah é a AROGÂNCIA (EM ESPANHOL: DESPLANTE) assassina dos nazi-sionistas (e de que eles se orgulham como sua primeira característica)…

    …QUE SE TRANSFORMARÁ EM SORRISO AMARELO E EM ESGAR DE DOR QUANDO CHEGAR A HORA DE LIBERTAR A PALESTINA IRREDENTA DESSAS BESTAS ARMAGGEDÓNICAS.

  10. Chutzpah: desplante, descaramento, arrogância

    Exemplo: cai um kassam no Neguev. Não há vítimas. No dia seguinte colunas blindadas das SS Tsahal entram em GAZA E ASSASSINAM CEM PALESTINIANOS QUE SÓ TÊM PEDRAS e AK47…

    Isto é, talvez a melhor tradução seja arrogância cobarde… que só será curada quando estiverem a dançar na ponta de uma corda fininha…Allah u Akbar

  11. João, essa do “nerve” é bem lembrada, embora tenha um significado que se distingue subtil, mas decisivamente, de “lata”.
    __

    Euroliberal, acabou-se o xarope?

  12. Eu gostei particularmente dos “palestinianos que só têm pedras e AK47”.

    Val, o xarope foi uma observação certeira e judiciosa.

  13. Acabou-se a CHUTZPAH ! Então não é que os nazi-sionistas agora andam a arrastar os pés quanto a atacarem o Irão ? Estão com cagufes ! E também diziam que a guerra no Líbano ia ter um round 2 e agora andam a assobiar para o ar enquento o Hezbollah vai juntando mais de 40.000 mísseis alguns com alcance até Dimona…

    Eu bem dizia que tanta Gay Pride em telavive ainda ia apeneleirar as SS Tsahal…

    Para os naxi-buxeco-sionistas (todos): Vão até ao norte de iSSrael…e assim já podem ser arrebentados pelos leões do Hezbollah (ou preferem, seus gulosos, uma geralzinha com os 10 milhões de pasdaran iranianos ?) que sem marinha, aviação, helis, tanques e artilharia pesada impediram durante um mês que o “melhor exército do mundo” conquistasse UMA SÓ das aldeias fronteiriças…

    Convenhamos que é mais que ridículo, mas que querem, as amélias das SS perderam a virilidade e agora gostam de ser empurradas…

    Quanto aos mercenários tipo Blackwater (pagos pela CIA) do lacaio Hariri, no Líbano, que eram supostos meterem medo aos Hezbolahs, foram aniquilados numa só noite (um pouco menos que os três dias que o Hamas precisou para aniquilar em Gaza os colaboracionistas da OLP armados pelos americanos), com mais de 60 baixas…

    Bush y sus muchachos sionistas só sofrem derrotas ultimamente… parecem o Benfica… É deprimente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.