25 thoughts on “Avariados do clima”

  1. Está explicado o fenomeno, são as mamas da bimba a pingar suor que estão a foder esta merda toda.

  2. A temperatura média em Dezembro é muito mais baixa do que aquela que temos tido. A pluviosidade muito mais alta. É disso que se fala, do facto de Dezembro ser outonal no calendário e invernoso no clima.

    Quanto ao aquecimento global, e ao facto de se estarem a bater recordes sucessivos de anos com a temperatura mais alta desde que há registos, isso não é sequer discutível, é o que se regista. Estava era curioso a respeito da experiência alheia, pois não tenho memória de se poder andar a passear na rua de camisola de manga curta em Dezembro, como tenho feito nos últimos dias.

  3. «Quanto ao aquecimento global, e ao facto de se estarem a bater recordes sucessivos de anos com a temperatura mais alta desde que há registos, isso não é sequer discutível, é o que se regista.»

    Será mesmo, Valupi ? Ora passa lá os olhos por aqui:

    http://www.ipma.pt/pt/oclima/extremos.clima/

    De passagem, pode ser que encontre interesse em averiguar se a metodologia utilizada na obtenção das temperaturas ( do olhómetro ao terminal digital ) que têm servido de base à inferência da dita tendência de aquecimento e o contexto geográfico ( cidades- ilhas de calor ) em que elas foram obtidas são idênticos.

    Posto isto, convinha que os espíritos críticos desprovidos das motivações que movem os seromenhos deste mundo, percebessem que aquilo que a natureza faz melhor é mudar. Nomeadamente no clima. Entendidos sobre isso poderemos passar para a discussão de muitos absurdos, nomeadamente dos que se relacionam com o aprovisionamento energético. O que não convinha era que se confundisse correlação com causalidade.

  4. JRodrigues, estás a pressupor que os 195 países que acabam de assinar um acordo para tentar reduzir ao máximo o aquecimento global não pescam nada de termómetros. O que fica como uma ideia engraçada, mas só isso. Tem graça.

  5. Valupi, queres dizer que tudo o que possa soar a consensual é verdadeiro ? Parecia-me que esse fosse um argumento esgotado, pelo menos desde Galileu. Enternece-me verificar que ainda funciona para ti, embora só o uses quando te dá jeito. Por exemplo: embora seja consensual que Sócrates é corrupto, mas tu ainda não o tens por verdade, certo ?

  6. Em tempo: quando te referes a 195 paises estás a falar exactamente do quê, Valupi? Será que te referes a 195 equipas técnicas constituidas por profissionais do activismo ambiental, genéro franciscos ferreiras ou seromenhos marques cuja aparente solidez tu escaqueiras com mais facilidade do que revela cavaco a comer bolo rei ? E quem lidera politicamente essas equipas técnicas Valupi ? Será que o Kerry está mesmo mais preocupado com a temperatura em 2100 do que com a liderança geo-estratégica dos EUA ?

  7. JRodrigues, é consensual que Sócrates é corrupto? Tens de me ajudar a perceber o teu mundo pois ele não corresponde ao meu. No meu, há de tudo como na farmácia.

    Se fores ao Pordata , poderás ver a evolução das temperaturas médias em Portugal desde os anos 70. É um exemplo. Agora, multiplica esse exemplo por todos os países onde há registos de temperaturas. Aí descobrirás a unanimidade científica possível.

    Se tens algo de válido para acrescentar nesta questão, terás de usar a linguagem e a metodologia científica. Ficares no castelo do senso comum, onde por observares o Sol a mover-se no céu achas que os cientistas são mentirosos ou estúpidos ao revelarem que é a Terra que se move, não te levará para fora desse perímetro de ignorância.

  8. Valupi, remeteres-me para o Pordata para me informar sobre a evolução do clima seria o mesmo que eu remeter-te para o seromenho para te informares sobre o funcionamento da democracia ateniense. Como não fazes ideia de com quem é que estás a trocar argumentos e pareces mais interessado no fait-divers que na substância, remeto-me à minha condição de ignorante em matérias de clima, apesar dos anos de oficio que tenho na área.

    Uma ultima nota: o consenso sobre o Sócrates pretendeu ser uma ironia. Lamento que não tenha passado como tal.

  9. JRodrigues, não te convidei a consultares o Pordata para estudares o clima, mas sim para verificares os registos da temperatura média numa série longa – algo que em si não chega para definir o clima, como concordarás. E foste tu que começaste por me remeter para um canal de divulgação onde aquela informação do Pordata não consta, por exemplo. Ou seja, convidei-te a seres mais objectivo e menos adjectivo em matéria de temperatura ou outras do foro científico.

    Como alegas ser um especialista em questões climáticas, força nisso. Ilustra os néscios com os teus conhecimentos. Deve ser canja dares aqui uma lição à borla acerca do logro em que caíram 195 países. Ou será que uns tantos se organizaram para enganar os restantes 7 mil milhões de papalvos?

  10. Olha Valupi, um dia que queiras polemizar de boa fé sobre esta matéria, tenho todo o gosto. Polemizar com base nos preconceitos e pesporrências que aqui nos deixas é que me parece uma parece uma pura perda de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.