A terceira maioria, e as três minorias

Nem só de duas maiorias se faz o actual Parlamento; uma que liga os partidos do em vias de extinção “arco da governação” ou da Europa, e a outra que liga os partidos da esquerda ou da anti-austeridade. Também há aquela que, nos idos de 2011, Bagão Félix, num momento de grande seriedade política, alvitrou:

"Há uma solução que é um Governo PSD, CDS e PCP."

Para Bagão Félix "há uma solução que é um governo PSD, CDS, PCP. Uma ideia ‘provocative'. Não estou a dizer que pode vir a acontecer, mas nós precisamos de abanar a cabeça senão morremos atrofiados. É quase impossível chegar a acordo com o PCP, mas, se alguma vez se chegar a acordo, este será cumprido. O PCP é muito respeitador, institucionalista."

"Não me repugnava que, num governo deste tipo, o PCP tivesse uma pasta social ou do trabalho. Jerónimo de Sousa é um homem sincero, um homem autêntico, um político sério. A certa altura sinto-me asfixiado pelas soluções equacionáveis. Precisamos de abrir o horizonte teórico das soluções".

"Sendo absolutamente não comunista, respeito o actual PCP e não o ponho no gueto."

Março, 2011

Cá está. Bagão põe as mãos no lume pelo São Jerónimo. O tal Jerónimo que fez uma campanha onde vendeu os comunistas como “gente séria” e nada mais para não atrapalhar a dialéctica do zeitgeist. Pelo que já só falta vir Pedro&Paulo com a pasta social ou do trabalho numa bandeja, quiçá as duas e mais uns trocos, para se reunir esse magote de gente séria e nascer um Governo da terceira maioria profetizada em 2011. Com a enorme vantagem de ser uma solução que Cavaco iria adorar, dado igualmente adorar o adorável Jerónimo e receber deste igual estima.

Entretanto, e independentemente do que vier a acontecer e de qual seja a origem parlamentar do próximo Governo, constata-se que a tomada do PSD por uma direita radical e decadente levou à formação de três blocos socio-ideológicos como nunca tivemos no sistema partidário com estes fundos antagonismos. Do lado direito, dois partidos que chegaram ao poder através do maior logro eleitoralista da história democrática e que não têm qualquer projecto outro a não ser conservarem-se no Governo. Do lado esquerdo, dois partidos sectários que recebem votos de fanáticos, votos de protesto e votos flutuantes. Ao centro, o partido esteio do regime democrático, o único partido que, neste contexto, consegue ser ecléctico e responsável o suficiente para dar origem às soluções de governação mais criativas, mais sólidas e mais eficazes. O seu eleitorado resiste à pressão de uma comunicação social em constante ataque moral e político contra os líderes socialistas.

Se estas três minorias se mantivessem, e se naturalmente levassem ao desaparecimento do CDS e do PCP ou do Bloco, nada se perderia que nos fizesse falta e poderíamos desfrutar do amadurecimento da fórmula que está, literalmente, a dar os primeiros passos em 40 anos de um parto que ainda se mantém com prognóstico reservado.

46 thoughts on “A terceira maioria, e as três minorias”

  1. É tão bom ser dono da verdade absoluta! É tão bom esconder-se atrás de um pseudónimo para insultar milhares de pessoas só porque estas têm uma opinião diferente do tão preclaro anónimo. Seria excelente viver numa DEMOCRACIA de um só partido , preferencialmente, o PS. O post desta ilustre criatura envergonha qualquer socialista e democrata honrado.

  2. Até a mãe do Portas (ver o blog daquele embaixador vaidoso e de direita, um tal de seixas encosta) gostava de ver o Jerónimo e a Catarina num governo do PS. Foi ela mesmo que o escreveu, a Helena Sacadura Cabral. Acho que ela é mãe do Portas irrevogável, mas não tenho a certeza.
    Quanto ao Bagão, falem-de de gente séria. Ele é um daqueles fala-baratos. Fala tanto, tanto, tanto, que acaba por esquecer que disse isso. Aposto que já nem se lembra.

  3. Começa-me a parecer que o PS vai acabar por ceder ao paf. Estou a ver um tal Eurico Brilhante Dias do PS dizer na TV que Costa não tem legitimidade política para formar governo. Se assim for, se o PS viabilizar a direita podendo liderar um governo de esquerda, a esquerda que não se esqueça quando o PS lhe for pedir votos.

  4. Os pafistas do PS que não se esqueçam que Cavaco mandou informar que não era o número de votos que contava mas o de mandatos, ou seja, ser o mais votado não é mais importante que ter mais mandatos. O PS com o PCP e o BE têm mais mandatos que o paf.

  5. sr. élio de sousa, a dona helena serradura cabral é mãe do paulo (cds) e do miguel (be) que morreu, meios irmãos da catarina (ps) e que apoia costa, portanto qualquer solução serve a esta pantomineira com pretensões a aristocrata popular com caixa de correio sentimental, se bem que o contexto em que proferiu esse desabafo é mau perder de pedante frustrada com a expectativa de ser primeira avó da república, o filho assumiu recentemente em campanha desejar ter um filho.

  6. “Vejam o que é o amochanço do PS à direita – Eurico Brilhante Dias”

    não é de agora e foi por merdas dessas que o costa correu com o seguro da liderança, mas como o ps é um partido aberto e democrata não expulsa militantes, como fazia o dito seguro. a direita e os seus meio de comunicação aproveitam estes trastes e as figuras que fazem para combater o partido socialista e convencer parvos como o joão que confundem o partido socialista com o cintilante dias.

  7. a dona glória deve ser esposa do senhor pimpampolho ou pelo menos comungam a mesma pulsão pidesca com identificação de quem escreve ou comenta. deverias era explicar porque é que o poste “envergonha qualquer socialista e democrata honrado” e onde é que o partido socialista defende ou defendeu partido único. partido único é o bolicoise querer excluir o pcp e o be do solução governativa, o grande consenso nacional do psd+cds+ps da fundação do merceeiro, formar governo e governar em desrespeito da constituição como a direita tem feito e se prepara para fazer.

  8. O Costa não olha a meios para atingir o que pretende: 1º em tudo.

    Portugal só tem novidades se vierem de além mar.

    Vejam que Costa anda sempre acompanhado de um açoreano.

    Que ainda vai ser presidente da Assembleia, da República para manter a tradição açoreana.

    Sempre sorridente.

  9. “escapou-me qualquer coisa. qual é a terceira minoria de que fala o texto, cáspite?”

    é da caspa, lava com pantene que percebes melhor. se não resultar compra duracell para o coelhinho e vai bater pratos para a rua augusta.

  10. A grande eleição de está aí. As Presidenciais, vamos ver se de facto a maioria do Povo é de esquerda ou de direita.

  11. Maria Glória Santos leu mal o texto. Além disso usa umas palas antigas nos olhos que a impedem de ver, e já devia ter deitado fora no seu próprio interesse.

    Olinda, procure lá outra vez, caraças!

  12. És um tipo curioso, Campus.
    Pelo andar da carruagem, vais apanhar com o professor curandeiro logo à primeira volta, p’ra te curares.
    E ainda ficas todo contente!

  13. “Vejam que Costa anda sempre acompanhado de um açoreano.”

    sim e o passólas anda sempre acompanhado da paulette. quem tem motivos para preocupações é a laura e as cabeleiras postiças.

  14. campus,

    “A grande eleição de está aí. As Presidenciais, vamos ver se de facto a maioria do Povo é de esquerda ou de direita.”

    Mas porquê, a Belém é de esquerda?

  15. Está a dizer Teodoro, que a destacada militante e ex Presidente do PS a Maria de Belém não é de esquerda. Como é facil de constatar, muitos militantes e a grande parte dos eleitores do PS não são da sua Esquerda. É verdade a grande maioria dos Portugueses são de direita e isso vamos já confirmar nas Presidenciais.

  16. Para Carlos Zorrinho, eurodeputado eleito pelos socialistas, os “eleitores que confiaram no PS não perdoarão uma troca dos seus votos por cargos de poder”.

  17. ehehheheheheheh. Hum. Que inteligências! Nada originais, though. ehehhehheh, pois é só para dar uma ar mais ….fino e culto ao dispensário. Um espécie de perfume linguístico….ehehheheh

    Não confundam o comuna com São Jerónimo….este sabia, estudava, era meticuloso, não se perdia em contatos com a ralé humana. A ele se deve a bíblia traduzida para o latim ( A Vulgata)…Se ele estivesse aqui já tinha dado dois valentes BERROS ao CEO do dispensário…só para não fazer comparações disparatadas….

  18. «sobejomerda»

    Deves ficar muito frustrado quando te olhas ao espelho…ou então passas o tempo na sanita a olhar para baixo. Ambas as hipóteses são compreensíveis e aceitáveis…

    IGNARALHO. Roto.

  19. uih… tocaram-lhe no paneleirote de estimação que já tinha encomendado mobília nova para o gabinistro do minete e agora vai passar trautear ubber alles de táxi.

  20. campus
    14 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 12:48
    somerda, eu não abro links, podem ser virus, topas ?

    Vejo que também és meu fã…qual é tua dor de cotovelo? Também és moralmente correto, …é?

  21. tinha-te por mais inteligente, mas olha que agora deste uma grande cambalhota…
    Vírus há por aqui…mas no caso é porque…não me dou ao trabalho….

  22. sobejomerda
    14 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 13:01
    fazes bem e se fores de joelhos a fátima afastas as maldições que o norton não filtra.

    Claro…olha, mas não te esqueças que esta coisa de se contraírem débitos, tem que se lhe diga….

  23. “Vírus há por aqui…mas no caso é porque…não me dou ao trabalho….”

    ò panasca! o quéque kéres dizer com esta estrofe? tás a tentar dizer-nos que foste mandatado pela vidaleira para policiar o blogue e a insinuar que tens meios para foder a malta, mas que não te dás ao trabalho. essa merda é mesmo de idiota chapado que não tem nada para dizer, senão inventar ameaças.

  24. SOBEJOMERDA

    CLARO !
    Não é caso para espanto, ESTÁS-TE a VER AO ESPELHO !

    ORDINÁRIO, BANDALHO, ESCROQUE !

    VAI TOMAR A MEDICAÇÃO, JAVARDO RAIVOSO !

  25. Já que aqui estou, sobre que versa o texto do PARVO DO COSTUME ?
    Três maiorias e minorias ?
    Será que se inspirou no meu escrito sobre os três tipos de metrelhadora de tripé ?
    Parafraseando, hum …

  26. ò pimpampeido, esse nick só dá para inspirar linhas de merda. com um clister cerebral fazias corrência à ribeira dos milagres.

  27. sobejomerda
    14 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 14:52

    IGNARALHO, és de tal maneira ROTO, que se dá sempre por ti. Noto, porém, que desta vez, ENCONTRASTE o nick perfeito. ORDINÁRIO.

    o JAFONSO, não quer vir aqui…confessar este pecador…? É que como fala em insultos e se mostrou tão….touché? Hum?

  28. Prontos, queres ir por aí, eu também vou por aí, NO HAY PROBLEMA

    SAI MAIS TRÊS POIOS DE MERDA PRÁ MESA DO CANTO, PRÓ ESCARRO IGNATZ

    ???

  29. sobejomerda
    14 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 16:48
    ò pimpampeido, esse nick só dá para inspirar linhas de merda. com um clister cerebral fazias corrência à ribeira dos milagres.

    O BROCHIGNATZ nunca teve originalidade. Ele é um copiador….
    Mas olha que o PIMPAUMPUM devia era INSPIRAR-TE INTELIGÊNCIA, e não essa porcaria que faz a tua essência. Esta ressalva feita, já percebeste que eu numbejo nada em gajos como tu e os campónios invejosos de serviço.

    AH! Eu NUNCA ameaço. Eu faço. Tudo dentro da legalidade. Agora, vai até ao ZOO onde passaste um tempo por causa do bónus do bilhete – visitavam-te nas traseiras e tu aproveitaste a coisa….assim o disseste. TRAMBOLHO. ESCARRO.

  30. TRÊS POIOS? Aquele gajo vive da trampa, só diz trampa e só gosta de falar de trampa e de paneleiros. O gajo não tem anonimato na bloga. Uma ETAR não seria bastante…

  31. Numbejonada, tem que se dar um desconto ao ESCARRO, que por ser QUADRIPLÉGICO, tecla com os cornos, que segundo lí algures, estão sempre bem oleados .
    Não nota um cheiro a enxofre sempre que o ABORTO assome por aqui ?

    Assome por aqui, equivale por dizer, SEMPRE, já que o MONSTRO, que também é ALEIJADO DA CABEÇA, ou DESMIOLADO, está always de plantão .
    A este propósito, rever declaração de Pacheco Pereira sobre os dois monos encarregues do trabalho de propaganda e de contra-informação pró chucha na Internet .
    A propósito, e desculpem-me a COPROLOGIA, mais um poio, este, a título de bónus, para o ESCARRATZ

    ?

  32. ehehheheheh. O IGNARALHO tecla com o cálcio que lhe cai da cabeça!!! Ehehehheh

    BROCHIGNATZ, tu, de facto, estás sempre aqui, pá…e só bostas o que não deves…
    agora estás a apanhar nesse TROMBIL, ó ESCARRO. Vê lá se gostas, meu TRAMBOLHO com pus.
    Deves pensar que és o REI da piada…ERVA seca…

    Póia! Levas cada traulitada do PIMPAUMPUM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.