A petição que adoraria assinar

Eis a maior petição registada em peticaopublica.com: Recusamos a presença de José Sócrates como comentador da RTP. Reuniu, até este momento em que escrevo, 136 673 assinaturas, mais de 40 000 acima da petição em segundo lugar, um populismo qualquer, e quase 60 000 acima da petição em terceiro lugar, uma animalidade qualquer. No texto peticionário, lê-se:

Nós, cidadãos e contribuintes portugueses, declaramos por este meio, que recusamos a presença do Ex-Primeiro Ministro José Sócrates em qualquer programa da RTP, televisão essa que é paga com dinheiros públicos dos contribuintes que sofrem do resultado da má gestão deste senhor. Recusamos liminarmente o branqueamento das acções deste senhor através da TV dos actos de despesismo e gestão danosa, que fez com este país andasse para trás, e não para a frente.

Não vamos agora começar a discutir se andar para a frente será assim tão mais melhor bom do que andar para trás, mas lá que há situações em que só os broncos continuam firmes no propósito de dar literalmente um último passo em frente, lá isso há. Nem vamos comentar a qualidade deste português genuinamente passista. O que podemos dizer com certeza absoluta é que a mole das petições elegeu como questão mais gravosa das suas vidas a presença de Sócrates na RTP, aos domingos, durante 20 minutos e sem cobrar nada por isso. E porquê? Por razões do foro moral e judicial. Esta multidão está convencida de que Sócrates é autor de “actos de despesismo e gestão danosa”. Pois bem.

Pois muito bem. Excelente. Pelo menos 136 673 bacanos deram-se ao trabalho de martelar o teclado para a catarse de se imaginarem a calar alguém que odeiam. São gostos. Mas. Isto é. Ora, não seria preferível gastarem as suas energias exactamente para a finalidade contrária, obrigar Sócrates a falar? Não seria do seu mais alto e primeiro interesse que Sócrates fosse obrigado a assumir a sua culpa? Por que razão esta turbamulta de gente séria não fez, nem fará, uma petição a exigir que Sócrates seja obrigado a ir à RTP discutir com representantes sérios da gente todo o seu passado como governante, um passado pelos vistos tão vergonhoso, tão escandaloso, tão asqueroso que até um galfarro acabado de entrar na JSD seria capaz de esmagar o verme nojento, o anticristo, tamanho o caudal das evidências?

Passos Coelho, Marques Mendes, Duarte Marques, por exemplo, já se manifestaram publicamente a favor do julgamento criminal de Sócrates & pandilha. Outras figuras do PSD e CDS, idem. Comentaristas do laranjal, ui. Então, de que estão à espera? Se a Justiça não actua, se os tentáculos socráticos são tão poderosos e perversos que até conseguem dominar um Presidente da República, um Governo, uma maioria parlamentar e uma procuradora-geral da República, os bravos têm de se chegar à frente. Vejamos, não seria possível reunir Marques Mendes, Abreu Amorim, Helena Matos, Medina Carreira e a Moura Guedes para a mãe de todas as discussões na TV, levando a que Sócrates tivesse ou de comparecer perante estes monumentos à inteligência, boa-fé e decência ou de fugir cheio de medo do confronto com a verdade como o cobardolas que é?

Bom povo da direita, que andas a sacrificar o teu precioso tempo para nos salvares do Estado social e da Constituição, se precisares de ajuda para escrever o texto dessa petição que levará Sócrates a ser massacrado na televisão e em directo, conta comigo.

39 thoughts on “A petição que adoraria assinar”

  1. A ideia é boa, mas não sei se resultaria. Numa sociedade onde a iliteracia continua a ser rainha, o populismo leva sempre a melhor. A prova disso é que o discurso, repetido até à náusea, de que Sócrates trouxe esta crise por que passamos, fez caminho seguro. (E o Seguro consentiu no embuste, ao longo de dois anos e meio deste governo e do seu discurso populista). Depois do frente-a-frente Passos-Sócrates, da campanha eleitoral, ouvi a voz da iliteracia: “o Sócrates apanhou uma coça do Passos”. Habitualmente, a linguagem da direita é feita de frases simples, populares e popularuchas, afirmações de generalidades que dão para tudo, mas que entram fácil no ouvido. E, na iliteracia, como faca em manteiga. O Sócrates ia ser triturado com tiradas como esta, para a iliteracia do “país profundo” apaludir de pé:”O que fez a Constituição por 900 mil desempregados?”

  2. eu aposto sempre na verdade e no olhar franco. por isso, posso fazer a revisão do texto e exagerar um pouco a poesia, a verdade é sempre romântica, para contrastar depois com a crueza no ecrã.

    Maria Abril, essa questão é muito básica para sequer ousar triturar alguém: uma mãe só pode proteger os filhos se estiver a ser, e se sentir, protegida. uma mãe em ameaças de potencial desemprego e a sofrer de austeridade aguda tem de reclamar, e lutar, justiça perante os patrões mas não pode ser culpada pela desgraça dos filhos que trabalham na mesma empresa.

  3. “… posso fazer a revisão do texto..”

    a bimba é o máááááximo… a fritar textos, com óleo de raciocínio ficam bués de crunchy.

  4. o santana lopes disse à tvmanhosa que foi ele que descobriu o socras, os cartazes foram para o dar a conhecer, as insinuações para o promover e que ele deveria estar muito grato por tudo o que fez por ele.

  5. ignatz,pareces aquele pide,que agride durante horas a sua vitima,não por que a razaõ lhe assista,mas por puro masoquismo.olinda é uma resistente neste blogue.o que me chateia é que este caralho do ignatz,até presta serviço valioso no aspirina,quando tem piada,quando traz à colaçao documentos interessantes e quando defende os valores da liberdade. e do socialismo democratico.ignatz para com essa obsessaõ, para com uma jovem inteligente,culta e que escreve bem,que por vezes reactiva utiliza uma linguagem pouco propria para quem tem estes atributos.

  6. oh pá, desangana-te! defender os valores da liberdade e a social democracia implica a rejeição do conservadorismo dessa abécula ultra-reaccionária, que debita pensamentos retorcidos sobre coisas que não entende, com uma escrita ilegível, carregada pontuação compreensível.

  7. Val como sabe hoje é possível pagar uns cêntimos ao pessoal do bangladesh para assinar petições ou colocar o “like”. Julgo ser um insulto à inteligência dos portugueses admitir que 130 000 tenham assinado a petição. O laranjal, tem dinheiro, tem organização. Felizmente para nós não tem cabeça. Ou tem, mas está no estado ” a cabeça podre” .

  8. esqueci-me de duas coisas. vai chamar pide a quem te fez as orelhas e essa da “jovem inteligente,culta e que escreve bem”. deves tar a gozar com a malta ou andas à procura de sopeira para te lavar as cuecas e fazer o almoço.

  9. parabens val ,por mais este post.muito gostava que estes” fcp”,se chegassem à frente,para debater com socrates,um de cada vez ou todos juntos,era a mesma coisa,para de uma vez por todas, se acabar com esta narrativa. tenho pena de nunca me cruzar com alguns desses crapulas.para lhes poder dizer algumas coisas sem medo. nesta ultima campanha,fui abordado ao sair de casa por nuno cardoso acompanhado por tres infelizes acompanhantes .virei-me para ele e disse-lhe: “não estou interessado em conversar com gente cospe no prato que andou a comer, para fazer fretes a filipe meneses, para retribuir sem pudor o emprego que arranjou para si e para a sua esposa.voçê só quer é tirar votos ao ps. ficou olhar para mim. só me disse com aquela falta de ar habitual:olhe que o cão fugiu.aqui teve razaõ.

  10. É duma tristeza infinda verificar que 40 após o 25 DE ABRIL Portugal ainda se encontra neste desgraçado estado de iliteracia cívica e política. Disse Portugal, mas a verdade é que esta triste realidade não é um mal só português pois afecta, cada vez mais, todo o mundo, embora variando de país para país em função do estado civilizacional dos seus cidadãos.

    A velha verdade que proclama que uma mentira repetida mil vezes torna-se a mais insofismável verdade, tem aqui a sua mais evidente confirmação. Isto nos conduz ao uso e abuso da Comunicação Social, cada vez mais nas mãos do poder económico e financeiro, que usando técnicas dia para dia mais sofisticadas, consegue manipular de forma tão científica quanto abjeta a cabeça das pessoas.

    Assim sendo, parece-me evidente que ou a democracia engendra formas democráticas de resolver esta questão ou, pura e simplesmente o poder económico e financeiro através dessa sua poderosa arma, acabará por liquidar a democracia.

  11. ignatz,discordo,mas a ser verdade cada um dá o que pode o que é o meu caso.confesso que nunca a vi a defender posiçoes de direita.as mulheres votam muitas das vezes connosco,mas não deixam (talvez por menos envolvidas) de nos questionar o que é bom.

  12. ignatz,se é assim,deixa-a em paz e continua a tua luta.porque será que só tu te preocupas com a escrita da olinda? pareces o do vasco graca moura,armado em provedor da cultura dos portugueses! dou por findo este filme já visto e revisto.

  13. oh espreita! obrigado por me teres mandado foder, que foi a única parte que percebi. quanto a tomar juízo, poderias ser mais específico?

    da câmara! andas a tresler-me, não falei em direita, escrevi “conservadorismo ultra-reaccionário”. caso tenhas dúvidas dá uma vista de olhos no blogues da gaja ou procura aqui nas caixas onde se fale de igv, família, pátria e autoridade.

  14. “as mulheres votam muitas das vezes connosco,mas não deixam (talvez por menos envolvidas) de nos questionar o que é bom.(????????)
    (nuno cm,pleeeeeeaaaaase)

  15. maria abril,quem disse em primeirissima mão, e logo a seguir ao debate de socrates vs passos coelho que socrates apanhou uma coça não foi nenhum analfabeto mas o ilustre miguel sousa tavares.como a memoria por vezes prega-nos umas partidas,este senhor mais tarde no programa “conversas improvaveis” da figueira da foz, com francisco louça,falou do seu livro saido na altura ,para dizer cito:” só podia ser escrito em fim de ciclo”.quem para vender um livro, empurra o pais para os braços de passos coelho e da troika,não tem autoridade moral para criticar o bloco e pcp por terem feito o mesmo, mas com outras motivaçoes.lamento, por este assunto nunca ter sido abordado por ninguem. apetece-me perguntar: quem tem medo de sousa tavares? vejam o debate no youtube, e essa declaraçao de imediato na tv,e digam se este homem de H pequeno não mentiu com claros objectivos privados . a face de sousa tavares nessa declaraçao vista por um especialista confirmava que este homem mentiu despudoradamente.esta é a minha opinião.nota: nem que fosse verdade, conhecendo o caderno de encargos de passos coelho, e dizendo-se um homem de esquerda,não podia fazer o que fez.

  16. edie,conheço dois jovens filhos de dois amigos,que por motivos profissionais,e com a anuência dos professores, fizeram algumas disciplinas do mestrado num domingo com a anuencia dos professores.isto numa universidade publica.manda levar no olho o raposo!

  17. nuno cm, sabes que o casal piroso de maluquinhos invejosos não aguenta muito tempo sem largar as entranhas em mim: o meu conservadorismo intocável que faz corresponder o que sinto e penso e faço, o que é bom, faz-lhes comichão da grossa. a puta da dor de corno é fodida. :-)

    (já agora aproveito para dizer que não existe, para mim, linguagem menos própria – ela é adequada e adaptável às circunstâncias – a língua é viva, ai a língua que a chupo toda!, e vestida de pathos)

  18. edie,grande parte das mulheres não estão tão envolvidas na politica como nós. a vida infelizmente assim o determina.se duvidas houvesse, este blogue demonstra-o embora possa haver homens que saõ mulheres e o contrario.comigo dado o meu envolvimento inicial em partido depois em cts sindical e cooperativo,(habitaçao) é perfeitamente normal que a minha mulher não pudesse ter a mesma actividade,ate´por que tinhamos fihos pequenos pouco depois de abril. ela sempre votou comigo,por convicçao ,mas onde eu tinha certezas ela por vezes tinha duvidas, (em casa não pode haver o direito de tendencia?)mas o voto no partido que sempre defendeu nunca esteve em causa.nestas eleiçoes eu votei no pizarro com conviçao ela votou no rui moreira porque viu que era ele que ia derrotar meneses,mas só mo disse depois da eleiçao.nunca votou nem votará em partidos de direita. edie onde está o problema!

  19. nuno cm, esquece, é que eu não voto COM o meu homem, voto no que quero votar, aliás, como faz a tua mulher, pelos vistos. “Elas votam connosco” ou eles votam com elas não me faz sentido, mas percebo onde queres chegar, deixa.

  20. Nunca como perante o número de portugueses que assinaram esta petição, apetece lembrar a célebre frase de Simão Bolivar:

    “UM POVO IGNORANTE É O INSTRUMENTO CEGO DA SUA PRÓPRIA DESTRUIÇÃO”

    ou ainda

    “JURO PELO DEUS DE MEUS PAIS, JURO PELA MINHA PÁTRIA, JURO PELA MINHA HONRA, QUE NÃO DAREI TRANQUILIDADE À MINHA ALMA, NEM DESCANSO AO MEU BRAÇO, ATÉ VER PARTIDAS AS BARREIRAS QUE OPRIMEM O MEU POVO POR VONTADE DOS PODEROSOS

    Foi esse mesmo o combate em que se empenhou Sócrates com uma determinação e vontade pouco comuns e essa é razão dos ódios que atiçou na porca “direita desta terra.

  21. “nestas eleiçoes eu votei no pizarro com conviçao ela votou no rui moreira porque viu que era ele que ia derrotar meneses…”

    . dois votos de fé, um por convicção e outro por adivinhação

    “… mas só mo disse depois da eleiçao…”

    . se calhar depois de ter servido o jantar e terem anunciado o resultado na televisão

    “nunca votou nem votará em partidos de direita”

    . tu não deixas. pensava que o voto era secreto, pessoal e intransmissível.

    “onde está o problema!”

    se calhar na acentuação, pás de problèmes.

  22. As únicas eleições que deram pica na Invicta foi aquela entre Rui Rio e Pinto da Costa.

    E outras mais antigas entre Yustricht e Hernani, também foram engraçadas.

    Sem os serões da província o que seria daquilo!

  23. ignatz, podia ter dito antes, que não ia mal ao mundo ,mas tentava convence-la a votar pizarro. faço já aqui a minha declarão de interesses.:nunca me casaria com uma mulher de direita ou pcp.não sou santo, para ter paciencia para com determinado tipo de gente.todos vimos que quem ia ganhar (as sondagens o diziam) era rui moreira,portanto foi facil adivinhar.edie,quando digo votou comigo,podia ter dito votou da mesma forma,ou no mesmo partido.não liguem a esse pormenores,pois é ligar o complicador para quem fez coisas na vida privada e publica. quando precisava de escrita eloquente, tinha sempre edies e ignatz para o fazer.quando leio aqui criticas à escrita de determinados politicos e governantes,a maioria com formaçao superior,por que motivo hei-de escrever melhor do que eles.até podia mas isso, é só para saramagos fernandos pessoa e outros com boa escrita no seu adn.com a idade, até algumas palavras nos esqueçemos como se escrevem.nota: acho que atirar este facto à cara é uma atitude elitista de quem teve a universidade à porta de casa,quando muitos de nós tinham o secundario a mais de 60 km.

  24. olha lá, oh cromo! o cinderelo moreira era apoiado pelo cds, o resto são complexos de desgraçadinho. sabes lá quem eu sou, se andei na universidade ou na diversidade. ganha juízo e deixa-te de béculices.

  25. ó nuno cm, tem lá paciência, “as mulheres votam muitas das vezes connosco” não denota nenhum erro de português, mas de perspectiva preconceituosa. Se apontar-te isto é uma atitude elitista, que seja.

    “quando leio aqui criticas à escrita de determinados politicos e governantes,a maioria com formaçao superior,por que motivo hei-de escrever melhor do que eles. até podia…”
    se podias e não queres, estás no teu direito: cada um põe a fasquia onde quiser.

  26. “A Petição Que Adoraria Assinar”,Nunca Acontecerá.Porque A Merda, Continua Sendo Um Bem Imóvel!

    Parabéns Val.

  27. embora polida, a resposta empolada parece uma coisa à angolana. a coisa foi dirigida expressa e claramente ao schauble, não ao país.

  28. tive uma ideia ainda agorinha com a sesta: se a petição fosse escrita com a técnica SEO isso torná-la-ia ainda mais inédita também pelo número de potenciais assinantes. vou já contar à direita. :-)

  29. edie,disse :”até podia” ( era um desejo ) mas isso, é para saramagos e fernandos pessoa foi o que disse.tudo bem contigo,ignatz,ser apoiado pelo cds,não é a mesma coisa do que ser o candidato do cds.olha, agora vai o ps ter mais vereadores a tempo inteiro do que o partido apoiante!não preciso cantar o fado do desgraçadinho, nem persigo mulheres por não dizerem o que eu gostava de ouvir. ficamos por aqui para a conversa não azedar.os meus inimigos são outros! a proposito do ps entrar no executivo de rui moreira.deu-me vontade rir,o comentario critico do candidato do pcp,quando diz cito: ” o ps deu a mão à direita”. esta gente não tem autoridade moral nem politica para fazer criticas deste teor por que o gangue comunista, apoiou durante 15 anos o consulado do paulo valada e mais 5 do primeiro mandato do rr.não foram mais, porque rui rio, como era um homem de “contas certas” acertou-as, quando obteve a maioria absoluta no segundo mandato, e de imediato mandou a muleta do pcp para o caralho! um ingrato este rui rio!

  30. “… agora vai o ps ter mais vereadores a tempo inteiro do que o partido apoiante!”

    ganda negócio, o contrato promessa deve ter sido feito pelo portas. o cinderelo moreira faz de polícia bom e os socialistas ficam com a fama de maus, se correr bem o mérito é do olhem-pra-mim-tão-belo-e-inteligente. os tripeiros são especialistas a enfiar barretes.

  31. se o rui moreira fosse eleito por um partido o teu argumento fazia sentido.como não é o caso, o ps pode recolher os louros com um grande trabalho na area social,o forte de pizarro.quem nos diz que o rui moreira se vai recandidatar? pode pensar noutros voos.

  32. oh da cambra! mete na cabeça que o cinderelo é o candidato de 1/2 psd e cds porto. as hipóteses de fazer trabalho social com cortes, gerir o urbanismo em crise e reabilitar sem dinheiro são promissoras de um belo fiasco e daqui a 4 anos a direcção do psd é o baronato que apoia o moreira. faziam um acordo para viabilizar a governação e dedicavam-se à pesca. tu que sabes todas as cusquices da invicta, deves tar alembrado duma bronca que meteu a laura rodrigues e o moreira, há uns anitos, por causa de uma distribuição de dinheiro, proveniente do amorim ou coisa assim, aos associados da baixa.

  33. Caro Val. Aqui deixo a minha imodesta contribuição para a petição.
    Nem mais nem menos do o título ( a petição pode levar título ou mote, não pode? ).
    Ora cá vão umas hipóteses (absolutamente).

    i) Para trás mija a burra

    ii) Venham daí os bandalhos

    iii) Crónica dos bons malandros

    iv) Os pulhas

    v) Não se esqueçam de avisar o estupor

    E pronto, Val. Vamos começar a escrever o texto.Se estamos à espera da direita, a petição só chega quando o Guião de reforma do Estado for apresentado pelo Gasparinho instantâneo… i.e.’jamais’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.