A inteligência é a melhor vacina

Quase 10 milhões de euros no lixo

__

Esta notícia do Correio da Manhã está intencionalmente redigida para instigar um sentimento de revolta no leitor face ao custo de uma decisão tomada no âmbito da protecção médica à população. O título faz a súmula moral que se pretende espalhar, o corpo do texto demonstra a veracidade da acusação. O estilo é sensacionalista, o público a que se dirige ignorante.

O que tem interesse constatar não é a viabilidade comercial de um jornal que depende da miséria cultural e cívica da sociedade onde se vende. Não, isso terá apenas interesse académico ou trivial. O que releva antes e acima de tudo é a instrumentalização desse formato adentro de um projecto político preciso. O jornal dirigido por Octávio Ribeiro tem sido uma arma contra o PS e a favor do PSD, contra a esquerda democrática e a favor da direita oligárquica. É nesse território que o permanente alimento populista onde se exibe o sórdido, o patológico e o devasso como norma se ilumina na sua eficácia: pão e circo. Ao confirmar diariamente a insalubridade do regime, desde que tomado pelos socialistas, e a selvajaria da comunidade, o jornal pede ao leitor para se afastar da vida política e cívica, faz o apelo mudo para que se barrique nas suas esferas mais concêntricas e assuma que o medo e a raiva, o ódio e o pânico, são as respostas indicadas perante o mundo retratado pelo Correio da Manhã e multiplicado no psicodrama da rua.

Esta notícia da destruição das vacinas que não foram necessárias é apenas mais uma de um caudal que procura a permanente erosão do bom nome de certos grupos e pessoas. Que haja forças políticas que promovam e explorem estas estratégias eis algo para o qual a única vacina conhecida é a da inteligência.

24 thoughts on “A inteligência é a melhor vacina”

  1. Não faço a mínima ideia. Ainda tentei procurar na Wikipedia o seu significado mas não encontrei nada que pudesse relacionar com este texto. Ajudas-me?

  2. Bem, andei a vasculhar em tudo o que era panfleto e “libreto” político mas não encontrei, mais uma vez, tal epistemológica definição. No afã da “procura do conhecimento permanente” encontrei isto. Pode ser um contra-exemplo do que ando à procura, talvez, quem sabe.

  3. val: se o actual ps virar á esquerda, deixar o centrismo e aliar-se ao be e pcp, que pensas disso? Ah e se nalgumas das municipais ganhasse o pcp e precisasse dos votos do pcp, ou o contrário,alguém ai será ranhoso?

  4. quando um regime ditatorial, que assassina milhoes de compatriotas por não concordarem ou com o regime, ou com algumas opçoes como a coletivizacao das terras à custa da
    força das armas, que provocou milhoes de mortos,ou a oposiçao dos ucranianos a sua anexaçao que tem como resultado outros milhoes de mortos. Assassinatos de camaradas dirigentes pela levados a cabo por meras lutas de poder, onde não há eleiçoes,nem a proclamada democracia de base e para segurar as massa tem uma policia politica especializada no terro como a KGB do putin se autoproclama como socialista com os resultados que se viu.quem pretenda criar uma sociedade mais justa fraterna pluripartidadaria e é socialista para distinguir deste socialismo de terror e para ter o povo a aderir só tem que fazer um coisa: à frente da palavra socialismo acrescentar o democratico.Durante anos ouvi os pcs dizerem que socialismo só há um. so que infelizmente onde eles diziam que havia não houve nenhum! As sociedades que mais se aproximarem pelo seu bem estar e pela democracia foram as sociais democracias do norte da europa.Sentimos orgulho nisso e era isso que queriamos e continuamos a quer para portugal.O que é preciso é que aqueles que ainda apoiam a coreia do norte e cuba nos deixem fazer o nosso trabalho com a colaboraçao de todos que estejam de boa fé.em nome da honestidade, tenho que referir que algumas conquistas na europa foram coseguidas graças á propaganda não certificada vida do leste.hoje a mentira não era possivel com a internet.

  5. se o ps virar à esquerda? isso acontecerá quando as condiçoes o permitirem. neste momento pensar à bloco e pcp alem de trair o seu ideario, era eternizar a direita por muitos e muitos anos no poder.Zé com a idade vai compreender.nunca nos coligamos com a direita nas autarquias para camaras,O pcp não tem feito outra coisa ao longo dos anos.A camara do porto por exp.pois há mais, foi governada pelo rui rio graças ao apoio dos pcp no primeiro mandato.nas seguintes, o psd com maioria mandou o rui sá do Pcp às malvas.O pcp nunca quiz uma coligaçao no porto com o Ps. porque será?

  6. 1º,nao só esse zé, nuno,
    Depois:”e o ps virar à esquerda? isso acontecerá quando as condiçoes o permitirem. neste momento pensar à bloco e pcp alem de trair o seu ideario, era eternizar a direita por muitos e muitos anos no poder.”
    Quais condições? Porque é que pensar á bloco é trair o ideario e eternizar a direita.O que o resultados eleitorais dizem é que aonde os ps do mundo governaram ao centro, de seguida perderam as eleicoes.Foi assim na alemanha,portugal,inglaterra e espanha.Trair o ideario do ps, e estou a vontade para deize-lo, porque fui militante, é ceder a politicas como aumento dos impostos e cortes ás classes mais desfavorecidas, e a criminosas liberalizações que enfraquecem o sector publico.Compreenda o seguinte: as pessoas não querem um neoliberalismo de rosto humano, querem politicas diferentes.E o ps terá que ser diferente.Rejeitar toda a austeridade

  7. r,porque será que o ps ganha eleiçoes e quando as perde é com um percentagem no minimo de 28% ? é por cunhas? é por fraude eleitoral? e porque será que pcp só atingiu o valor maximo de 12% nas primeiras eleiçoes, e com tantos anos de historia(triste em muitos aspectos…) e o bloco! que foi fabricado a altas temperaturas… com a seguinte composição. uma dose de udp! outra de psr! e uma pitada açucarada de politica XXI.produzido e realizado… há mais de uma dezena anos, e que agora pelo seu radicalismo de esquerda chegou aos tristes 50% do seu valor maximo? lembra-se dos valores que esses esquerdelhos como eram designados atingiram mesmo no prec? Zé na espanha o Ps é o segundo partido, na frança está no poder e na alemanha nas proximas eleiçoes lutará para a vitoria, que a acontecer, dará certamente uma esperança aos portugueses. quer o ps com essas pecentagens? quem governa depois? a direita meu ex. camarada.politica muito à “esquerda” deram no que deram e tinham todos os meios de produçao na mão. Em portugal existe iniciativa privada.gostava de um sector do estado em empresas fundamentais,mas isso é assunto para outra altura.

  8. “omo eram designados atingiram mesmo no prec? Zé na espanha o Ps é o segundo partido, na frança está no poder e na alemanha nas proximas eleiçoes lutará para a vitoria, que a acontecer, dará certamente uma esperança aos portugueses. quer o ps com essas pecentagens? quem governa depois? a direita meu ex. camarada.politica muito à “esquerda” deram no que deram e tinham todos os meios de produçao na mão. Em portugal existe iniciativa privada.gostava de um sector do estado em empresas fundamentais,mas isso é assunto para outra altura.”
    Nuno, em espanha o psoe sofreu uma enorme derrota em novembro, aqui foi das maiores também, na alemanha, talvez nao porque a senhora merkel está com grande popularidade,e além disso, e o ps de frança só ganhou porque fez um discurso coerente de esquerda.Em espanha nuno, a esquerda que está a progredir é a IU.
    E depois oh nuno, deixe-se lá desse discurso spinolista , esse papão já nao colhe.Eu não sou um comunista, sou um social-democrata clássico percebe?, social-democrata á moda do palme e doutros.Sugiro que leia o livro do Alfredo Barroso.Sim o prec falhou, mas falharam também as politicas liberais de o mercado é tudo, e da desregulação.Em 2008, tudo falhou nuno, 2008

  9. ò r, já vais tarde para assessor do relvas, mas olha que tens por aqui espalhado obras primas que rivalizam em luminosidade com os neo-contemporâneos cricas, lambretas. sô àlbaro do conadá, etc. só para satisfazer a curiosidade, já nasceste assim ou fizeste o mestrado na universidade do frei louçã?

  10. agora fiquei baralhado, afinal és socialista ou social-democrata? se calhar és democrata-cristão e ainda não deste por isso, o portas e o gerómino são o mesmo texto, só diferem na encadernação.

  11. Seria melhor, mais este episódio de como se afunda um país ter passado despercebido, não seria ? Já bastava falarem no aeroporto de Beja e em mais uma autoestrada.

  12. Não vou alimentar muito mais a discussaõ mas tenho que dizer isto.Em espanha o PSOE teve uma grande derrota pergunto:.qual o governo que repetiu a vitoria estando no poder nestes ultimos anos? nenhum. o presidente françes fez um discurso coerente de esquerda,qual era o discurso necessario para ganhar a uma direita que estava no poder há quatro mandatos salvo erro? já viu as sondagens? voçe faz elogios ao presidente françes eu tambem faço,a extrema esquerda francesa faz as criticas ao presidente e ao PSF,que voçe faz ao ps em portugal.como ficamos. Zé argumente como quizer mas não me ponhas rotulos totalmente despropositados.não gosto e nao o fiz consigo. como sabe tambem como eu, isso é a arma de quem não tem argumentos.Andei na extrema esquerda até aos 23 anos,não vou regressar ao passado que rejeitei com mais 30 em cima do corpo, e que os portugueses tambem pouca importancia dão. Ouço-os na assembleia.não perco tempo com partidos de protesto. individualmente leio e ouço daniel oliveira e rui tavares. ambos criticaram a ida a eleiçoes .Pelos discursos que tenho ouvido agora o que está dar é a social democracia que há muitos anos defendo..Um social democrata convicto só pode apoiar algumas reivindicaçoes de um partido que se forma na base de partidos de extrema esquerda.caso contrario algo vai mal no reino da dinamarca.A Espanha, por causa das autonomias a realidade é outra.A esquerda unida, depois de ter descido ao inferno não é possivel descer mais numa crise desta natureza sem paralelo nas nossas vidas, com a europa a ser liderada por partidos de direita a precisar de reformas urgentes.O que o alfredo barroso pensa em termos politicos já conheço há muitos anos .quanto ao livro que agora escreveu,não comento porque não o li. o ano de 2008 que ele fala segundo a sua informaçao não é exemplo para coisa nenhuma por ter sido um desastre . Sobre esta materia pela minha parte esta terminado o debate. para outras sempre disponivel, mas sem perdermos o verniz…

  13. “… sou um socialdemocrata tradicional,de centro-esquerda.”

    não és nada, tu és um artolas que à falta de argumentos passa para o outro lado da discussão e acusa os outros daquilo que defendia anteriormente. há uns meses perguntei-te o que é que estava escrito na pág. 35 do livro que apregoas do barroso, mas ainda não tive resposta, se calhar ainda não tiveste tempo de o comprar.

  14. ignatz, de facto nao li, mas será algum crime por exemplo, eu ter as mesmas posições politicas do mário soares, do alegre,e porque não do stigliz?

  15. nuno: compreendo, mas o mal nao está só naquilo que voce chama de extrema-esquerda, está também nalguns partidos sociais-democratas que tomaram medidas mais próprias de partidos da direita.Isso não os coloca á direita, mas é claro que isso representa um divorcio com o seu eleitorado.O psoe, aumentou impostos e cortou salarios, e do pasok nuno, é melhor nem se falar, é cumplice do estado actual daquele pais.Nuna fui comunista, mas sou da opinião que o actual liberalismo economico reinante é um dos maiores males da sociedade
    Oh nuno, no espectro politico onde se situa? Não acha que há demasiada liberalização e demasiada austeridade?

  16. “… de facto nao li, mas será algum crime por exemplo, eu ter as mesmas posições politicas do mário soares, do alegre,e porque não do stigliz?”

    vai dar no mesmo, se lesses tamém não percebias porque és burro como atestam as teses que aqui publicas. sim até ver não é crime, mas não sei se as novas maternidades com controlo de qualidade certificado pelo método huxley não passarão* a mandar gajos como tu para o lixo.

    * tipo papagaio

  17. A austeridade é fruto da politica de ataque à crise que foi vergonhosa.se tivessem reagido de imediato ao ataque sobre a grecia (pese embora os seus erros) hoje a situaço da UE era totalmente diferente.Esta europa está demasiado liberal, por que a direita no poder na maioria dos paises assim o quiz.não sou militante de nenhum partido,mais não desperdiço o voto votando em partidos que não têm vocaçao de poder e por isso nunca estão abertos a grandes compromissos.Medidas que dêem votos eles vão nessa,as necessarias mas dificeis para o eleitorado já não estão para ai virados.Espero que do congresso das novas esquerdas saia algo de positivo.E aguardo com expectativa a nova liderança do BE.Com Louça não era possivel o dialogo alargado à esquerda,só nas propostas fracturantes. Mudanças no pcp não são possiveis,eles t~em medo das suas consequencias.Leia o artigo de joão galamba no jugular sobre as dividas publicas. e vai ver o que é a europa.

  18. “a situaço da UE era totalmente diferente.Esta europa está demasiado liberal, por que a direita no poder na maioria dos paises assim o quiz.não sou militante de nenhum partido,mais não desperdiço o voto votando em partidos que não têm vocaçao de poder e por isso nunca estão abertos a grandes compromissos.”
    Nuno, ninguém tem medo do poder.O que acontece é que por exemplo, acham que aumentar impostos e fazer cortes como certos partidos socialistas na europa fizeram, prejudica a economia,e que fechar serviços publicos para depois no lugar deles, abrirem sucursais da espirito santo saude e dos mello, prejudica o serviço.E estou de acordo.Eu também acho que tem de haver compromisso nuno.. mas há limites.

    Ignatz:vai dar no mesmo, se lesses tamém não percebias porque és burro como atestam as teses que aqui publicas. sim até ver não é crime, mas não sei se as novas maternidades com controlo de qualidade ”
    Então explica-me lá porque é que sou burro, porque é que estou errado em relação ao barroso..? O que é que é são para ti as ideias do barroso pá? Dedica-te mazé a combater a direita pá

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.