Pergunto se o Ministério Público só investiga o PS

Não há parágrafos para ninguém, agora que o PSD está no Governo. Nem transparência no Ministério Público (Amadeu Guerra não respondeu às perguntas dos jornalistas, já que tem em mãos uma denúncia anónima). E, no entanto, há matéria suspeita, se não provavelmente criminal, na empresa Spinumviva. Que serviços prestava Montenegro? Onde estão os recibos? E prestava mesmo, enquanto líder do PSD e depois primeiro-ministro, violando a exclusividade, ou não prestava serviço nenhum, recebendo avenças em troca de favores políticos?

Que história é esta agora do traçado do futuro TGV ter sido desviado para não afectar a Quinta da Gata, propriedade de um sobrinho do sr. Viola da Solverde? E os dinheiros, e as obras sem autorização nos apartamentos de Lisboa e o alojamento em hotel quando existe a residência gratuita de São Bento? Alguém sabia que Montenegro era empresário e rico?

Não estou aqui a fazer insinuações. Refiro-me a notícias não desmentidas e a dúvidas legítimas que ninguém esclarece. Alguns jornalistas têm trabalhado no assunto (embora seja lamentável que sintam necessidade de lançar veneno mais uma vez sobre o Medina e o Duarte Cordeiro para se mostrarem isentos perante o PSD. Ridículos), mas muitos estão calados, como o Cerejo do Público.

Embora eu saiba que os jornais precisam basicamente de vender e que os menos sérios se armam em cães de caça, é facto que nenhuma dúvida foi desfeita, e as suspeitas adensam-se pelo facto de Montenegro querer a todo o custo escapar à Comissão de Inquérito Parlamentar, preferindo ir para eleições, numa de trumpista, considerando que não tem que prestar contas a ninguém se, com uma campanha demagógica, de insulto ao adversário e de mentiras, «o povo» lhe der o voto. Pode ser que tenha sorte. Mas também pode ser que isto não seja a América.

11 thoughts on “Pergunto se o Ministério Público só investiga o PS”

  1. Não foi por acaso que Amadeu Guerra (AG) foi a primeira e única opção de Montenegro – tanto quanto se sabe já o tinha defendido para a substituição de Joana Marques Vidal, em 2018 – tendo rejeitado agora nome de Norberto Martins, proposto por grupo do PSD do Norte, propondo de novo AG quando já se encontrava reformado (jubilado), o que contraria os artigos 13º e 193º da lei do Estatuto do Ministério Público, que preceituam, respectivamente, que o procurador-geral é magistrado, e que todos os magistrados cessarão funções no dia em que fizerem 70 anos.
    Só para os sem memória, foi no período de 6 anos de AG à frente do DCIAP, que foram arquivados os processos da compra dos submarinos (em que se encontravam implicados dirigentes do CDS como Paulo Portas, Abel Pinheiro, António Pires de Lima e Luís Horta e Costa administrador da ESCOM, do Grupo Espírito Santo, o mesmo processo em que na Alemanha três empresários alemães ligados ao consórcio vencedor do concurso dos submarinos foram condenados por burla qualificada e falsificação de documentos) ou do contra o ex-ministro Dias Loureiro e Oliveira e Costa (ambos do PSD), indiciados pelos crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada relacionados com negócios entre o Grupo BPN/SLN e a venda da sociedade REDAL, de Marrocos, e com a aquisição de uma participação de 25% do capital da sociedade BIOMETRICS, de Porto Rico, com aquele caricato episódio de na busca à casa de Dias Loureiro, os investigadores terem descoberto um anexo com acesso apenas através de uma casa-de-banho, onde aquele guardava documentos relevantes para o processo).
    Ou já, em 2015 pela decisão do DCIAP de não investigar a suspeita levantada na carta rogatória do Ministério Público brasileiro sobre um caso de financiamento indevido da campanha eleitoral do PSD (sempre os partidos da direita (PSD/CDS) na decisão de arquivo ou não investigação de políticos afectos a estes partidos).
    Quem está à espera que a PGR, presidida por AG, instaure um inquérito contra Montenegro por violação do princípio da exclusividade de funções enquanto 1.º ministro – conforme o fez a Mariana Mortágua pelo pagamento de subsídio de exclusividade enquanto deputada do BE quando esta também era remunerada pela sua participação como comentadora na SIC – bem pode esperar sentado!
    É por demais evidente uma ligação entre o PGR AG e o PSD.
    Percebo agora que Montenegro se precaveu a tempo!

  2. Informações da Joaquim de Barros Rodrigues & Filhos

    Morada
    Avenida Padre Júlio Fragata, Nº 109 (Edf. Pronto) 4710-413 Braga
    Braga
    Braga
    Forma Jurídica
    Sociedade por Quotas
    Capital Social
    € 250.000,00

  3. Faltou esta:

    – Montenegro afirma que casa em Espinho está dentro da lei e mostra-se disponível para entregar toda a documentação
    https://expresso.pt/politica/2023-12-30-Montenegro-afirma-que-casa-em-Espinho-esta-dentro-da-lei-e-mostra-se-disponivel-para-entregar-toda-a-documentacao-a3b4e024

    Não houve qualquer reabilitação de imóvel mas sim destruição e construção de novo imóvel, mas o regime tratou de resolver problema absolvendo o Srº. Primeiro-Ministro Luís Esteves.

  4. uma boa pergunta.
    a resposta é: às vezes, com a sofreguidão de caçar um xuxa, investigam associações criminosas, mas quando começam a apanhar direitolos que se financiam a si e ao partido, metem para o lado para não partir mais. quando descobriram que os lena bros eram os maiores financiadores do ppd em leiria, já tinham dado cabo de metade do grupo, vá lá ainda ficaram com a outra metade para atravessar o deserto. há mais exemplos destas cenas de mocinho e bandido nos anais (cu da net), é gorgolar e guardar screenshot enquanto não são varridos pelas milícias de vigilância reaccionária.

  5. Eu também não estou aqui a fazer insinuações, são afirmações mesmo.
    Apesar destas co-incidencias de serviços prestados em forma de favores pulhiticos, no entanto, o frouxo, diz que Portugal precisa de um pm com coragem idoneidade etc, donde trata de pedir ao ppd para não apresentar moção de confiança bla bla bla, onde depois com um bocado de azar ainda lhe calha provar que tem coragem, idoneidade e nem é frouxo.
    Estamos bem servidos.
    PS. tal como vaticinei noutro comentário, já passa em rodapé nos des-informativos que o emplastro tartufo acredita que o láparo se vai chegar á frente, isto apesar de ele se continuar a fazer caro.
    Estamos bem servidos II.

  6. e a resposta é:

    Pergunto ao vento que passa
    Notícias do meu país
    E o vento cala a desgraça
    O vento nada me diz.
    O vento nada me diz.

    La-ra-lai-lai-lai-la, la-ra-lai-lai-lai-la, [refrão]
    La-ra-lai-lai-lai-la, la-ra-lai-lai-lai-la. [bis]
    …………
    Mesmo na noite mais triste
    Em tempo de servidão
    Há sempre alguém que resiste
    Há sempre alguém que diz não.

  7. Enquanto isso, a modos que para comemorar o aperto de mão entre Guterres e Jolani desta semana, prossegue na Síria, o massacre de minorias étnicas, alauítas e cristãos, já com centenas de civis executados, corpos arrastados pelas ruas e outras barbaridades. A UE e a mídia mainstream, os tais defensores da democracia e dos direitos humanos, ainda com as mãos quentes das palmas pela instalação de um regime islâmico, assiste com indiferença e silêncio.

  8. ò maluko de luxo! vai queixar-te ao teu tio pato bravo donaldo, ele que é especialista na resolução de conflitos com minorias étnicas “Grab them by the pussy. You can do anything.”

  9. ” lançar veneno mais uma vez sobre o Medina e o Carneiro ”

    como já passou tanto tempo o cordeiro envelheceu e agora chama-se carneiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *