O sempre escandaloso BPN…

Ontem, apercebi-me de que Mira Amaral percorreu quase todos os canais televisivos para cantar em tom falsamente humilde (mais do que explicar) a sua gloriosa aquisição do tristemente famoso banco. À cabeça, o BIC paga 40 milhões de euros, mas o Estado pagará as indemnizações aos 750 funcionários dispensados. O argumento do senhor era que não podíamos esquecer que a alternativa era o banco fechar portas e toda a gente ir para a rua (repetia isto até à exaustão) e que, quem sabe?, talvez as entrevistas com os potenciais dispensáveis afinal os transformassem em indispensáveis (!), reduzindo o número de dispensados (canta bem, mas não alegra). Ora, há aqui umas coisas que me parecem estranhas: primeiro falou-se no BIC, depois falou-se na desistência do BIC. Depois houve notícia de um grupo de investidores portugueses interessados (e também o Montepio), que pagavam, no mínimo, 100 milhões de euros e não despediam. Por que razão não foi aceite esta proposta bastante mais interessante? Não sabemos. Só sabemos que, de repente, o BIC voltou e com o negócio fantástico fechado. Os 40 milhões nem chegam a sê-lo quando descontadas as indemnizações.
Atendendo às ligações deste senhor com o cavaquismo, é de desconfiar. É possível que não tenha havido melhor oferta mesmo, que os outros se tenham retirado, etc., mas gostaríamos de saber, não era?

21 thoughts on “O sempre escandaloso BPN…”

  1. ora deixa lá ver 40 milhões por 217 balcões, incluíndo sede, dá 184 mil euros mais uns trocados por peça. o mira tem pontaria pró negócio.

  2. Se esta “operação”/extorsão tivesse sido concluída em outros tempos…todos ELES arrancariam as vestes. Chamem o Cantigas, o Duque, Sarsfield, o arrependido da CIP… e já agora o Leite (o de Campos também) que com toda a certeza nos aspergirão com a sua douta sabedoria acerca das supinas vantagens de tão esplêndido NEGÒCIO.

  3. Melhor do que roubar uma vez um banco à descarada, só mesmo conseguir roubá-lo uma segunda saindo pela porta da frente com o dinheiro e a rir, vez sem se ouvir ai nem ui.

    Esta malta do PSD é ladroagem profissional. Está-lhes no gene.

  4. some things never change… e como alguém já disse, não há coincidências neste mundo.
    o banco do cavaquistão vai continuar em mãos seguras…

  5. é agora que a modesta família de professores reformados recupera o que perdeu na bolsa, nota-se até que já andam mais bem dispostos e voltaram a falar para a comunicação social.

  6. Possivelmente o negócio é bom para o BIC, senão pensassem assim não tinham feita a proposta. Mas já agora porque razão o Teixeira dos Santos não vendeu o banco quando estava no poder? Podia ser que o negócio passasse assim a ser visto como sério e não tivéssemos nós, contribuintes nacionais, de continuar a financiar o banco e a tampar os buracos do banco. Já agora anda o sr ex ministro para pagar o restante dos cerca de 5 mi milhoes de euros que o estado investiu no banco… já que me parece que 40 milhões de euros não chega, é que o sr ex-ministro disse que o banco não custaria nada ao contribuinte nacional.

  7. …Então e o sr. ministro das finanças não vem esclarecer porque se ficou por esta “espantosa e riquíssima oferta”, quando os jornais informaram de, pelo menos, mais duas propostas, de montantes 2×1/2 superiores à do “Mira cavaquista ???

    E OS SENHORES COMENTADORES, JORNALEIROS (OU JORNALISTAS), ECONOMISTAS E TUTTI QUANTI – ZELOSOS CRITICOS ATÉ DAS GRAVATAS DO GOVERNO DE SÓCRATES – FICAM CALADOS, SEM AO MENOS PEDIREM MAIS EXPLICAÇÕES???

    Isto a continuar assim, e com o folclore que se vai bailando na Madeira, isto já nem para país das bananas serve – é o país do CAVAQUISTÃO E SLN LDª…!

  8. Quer dizer, com quarenta milhões compram o banco, então e os cinco mil milhões que os palhaços dos portugueses lá meteram foram para quê?

  9. Se o Cavaco fosse o Ali Babá, convidava os quarenta ladrões do BPN para um jantar em Belém, com a Maria na dança do ventre, enquanto o azeite aquecia. Mas ele é o padrinho do gang, que se há-de fazer?

  10. O BPN é a máquina de fazer dinheiro do gang laranja. É só meter os níqueis dos contribuintes por um lado que saem logo as notas nos bolsos dos banqueiros laranja. Maravilha da técnica: tanto dá dinheiro de cu pra baixo como de cu pra cima.

    Comeu o Loureiro, comeu o Costa (ainda não arrotou), comeu o Cadilhe, comeram os outros, agora é hora de o Amaral comer, que só tem aquela reformazeca da Caixa que nem dá para comprar um Audi por mês.

    E o senhor Silva ainda espera receber os juros dos títulos de participação que andam desaparecidos desde 2008 – por causa desse patife desse Sócrates, claro.

  11. Não sei se estão lembrados do camarada Alves Reis, aquele bacano que encomendou com documentos falsos duzentas mil notas de 500 escudos à empresa inglesa que as imprimia para o Banco de Portugal. Coitadinho dele, com o seu roubo de quinhentos milhões de euros em valor actual, ao lado deste giga-burlões do BPN que sacaram dos contribuintes portugueses o quádruplo ou quíntuplo.

    Curioso o elemento angolano das duas histórias: o Alves Reis com o dinheiro roubado criou o Banco Angola e Metrópole; agora o BPN é comprado ao preço da uva mijona pelo clan Dos Santos.

    O Mira Amaral ainda praí a dizer “esqueçam o BPN”. Tem graça o petiz, não tem? “Esqueçam”!

    Tenho uma sugestão para ele: mude o nome do banco. Aqui vai um nome com tradições: Banco Angola e Metrópole. Não cobro nada pela sugestão.

  12. Curiosamente ou não, a comunicação social desvaloriza este assunto! Em qualquer país do mundo, vender por quarenta e arcar com os custos do despedimento de metade de uma população ativa contra uma oferta de cem milhões e manter toda a população a trabalhar mereceria explicações exaustivas e claras.
    Por cá, nem sequer os deputados que dizem ser da oiposição agendam iniciativas sobre o assunto e os respetivos queridos líderes dão conferências de imprensa sobre o assunto!
    Estranho, muito estranho, ou andarão todos de férias?

  13. Osvaldo, não é o PS que está no governo agora, é o PSD-CDS. Concentre-se no que estes andam a fazer, que a olhar assim para o vizinho do lado está aqui está com ele todo metido…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.