Nós é que somos os socialistas – Uma nova corrente de ar no Bloco

Andará Louçã descontente, insatisfeito, inconformado, amargurado, ressacado, frustrado, descompensado? A nova direção, deixada em testamento, já não lhe agrada?

Segundo noticia o jornal i, o ex-coordenador do Bloco, do espaço não tão etéreo para onde se remeteu, congeminou e avançou agora com uma nova corrente interna (atenção, maioritária) à qual resolveu dar o nome de «Socialismo» (ler notícia aqui).
E «socialismo» porquê, pergunto eu? Porque Louçã alimenta o grande sonho de capturar o PS e de ser, tudo o indica, o seu líder. O grande sonho de se sobrepor em sua vida a Sócrates, António Costa, Silva Pereira, Correia da Campos, João Galamba e muitos outros de envergadura semelhante na condução do país. E apesar das aterragens forçadas na realidade a que por vezes o têm obrigado – lembro a derrota esplendorosa que Sócrates lhe infligiu num célebre debate eleitoral – o homem não desiste. Tem assim muito de Dom Quixote, mas também há Sanchos Pança em seu redor.

«A solução não passa pelo PS – “o centro morreu” –, mas por um governo de esquerda, do Bloco. “É precisa uma inversão do modo de fazer política: começar na ofensiva. Não fazemos do PS o centro da política à esquerda, pois isso seria desistir.”»

Não sei se ainda iremos a tempo de o ver, daqui a uns anos, a criar uma nova corrente no Bloco chamada «Social-democracia». Anda claramente atrasado.

Nota a propósito: Muitos partidos europeus nascidos como «socialistas» inserem-se, e por muitas e boas razões que não cabe aqui enumerar, na área ideológica da social-democracia. É o caso do português. O termo «socialismo» transporta uma carga histórica, que não tem necessariamente de ser apagada.

24 thoughts on “Nós é que somos os socialistas – Uma nova corrente de ar no Bloco”

  1. “A solução não passa pelo PS mas por um governo do Bloco”

    Sei que o sistema eleitoral português favorece a formação de governos minoritários – mas querer governar com 6% ou 7% é abusar um bocado, não?

    Enfim, a tragédia da esquerda – e da democracia – portuguesa em todo o seu esplendor.

  2. Será que a Penelope percebeu alguma coisa do que o Louçã escreveu ?

    Deveria para começar, assinalar que esta proposta do Louça tem como co-autores João Semedo e José Manuel Pureza.

    É um manifesto de OITO PAGINAS , que vai muito para além do artigo do Jornal i .

    Perante a actual situação que o pais vive, o PS não é socialista nem social-democrata é um cordeirinho amansado pela memorando da Troika.

    E perante tão ilustres nomes , quero lembrar-lhe que Costa , Campos, Pereira, Socrates, SÂO RESPONSÀVEIS pelo o estado em que o País se encontra.

    E quanto ao Galamba fala …fala… mas nos momentos cruciais lá está ao lado do PSD e do CDS.

  3. os responsáveis pelo estado em que o país se encontra são os moços do embuste eleitoral 2011, cavaco & gang psd mais os ex-exequos portas,gerómino e louceiro, este último até meteu licença sem vencimento para ver se a coisa esquece. aí vai link para uma ideia genial que lhe valeu 1/2 dos deputados pela borda fora.
    http://www.youtube.com/watch?v=YF2M_lOFXpI
    havia mais, mas o bloco tem andado a limpar as evidências de que tanto se orgulhava.

  4. Augusto: Quando se põem links para as notícias, presume-se que as pessoas lá vão pelo menos espreitar, pelo que achei desnecessário referir os nomes dos aderentes.
    Mas já que fala nisso, uma corrente que convoca o João Semedo e não a Catarina Martins, que com ele partilha a direção do partido, é um fenómeno curioso. Depois, o lançamento de uma nova corrente já de si revela insatisfação com a situação atual, o que volta a ser curioso, dada a pompa e circunstância com que ainda há tão pouco tempo se aprovou a mais recente estrutura. Depois, ainda duas coisas: 1. o Bloco é corresponsável pela chegada desta corja de incompetentes e fanáticos ao poder, escusa de o iludir; 2. é cegueira absoluta acreditar que o slogan “rasgar o Memorando, correr coma Troika” seduz algum potencial eleitor não ligado ao atual Bloco.

  5. A Penélope deve ser uma pessoa muito crédula ou a ingenuidade invade-lhe a alma.
    Então PS é socialista? Desde há muitos anos que o único partido socialista no Parlamento se chama Bloco de Esquerda!
    Mas pode continuar a negar Cristo e até o vender por 30 moedas que o PS está tão próximo do socialismo quanto Plutão está do Sol!

  6. tima o bloco é socialista? quem disse? é por perseguir o pingo doce,a pt,o socrates?por apoiar tods as medidas que são boas para os trabalhadores, e chumbar todas as que saõ boas para o pais,como a avaliaçao dos professores ou encerramento de postos de saude sem condiçoes nem doentes que justifique por haver alternativas a poucos km.como se pode ser socialista à bloco na europa que rejeitam? felizmente nunca vamos poder provar o que digo, por que o bloco tende a desaparecer da vida politica portuguesa.

  7. eu sendo apartidario nunca votei nem psd nem cds ,mas opiniao e que neste momento dificil para os portugueses em geral , eu por exemplo tenho 6 meses de salarios em atraso! apelo a que os partidos de esquerda se entendam,o ps tem ser convincente nas
    estrategias para o nosso futuro,os cidadaos deste pais nao aguentam mais,esta corja que
    esta no desgoverno de Portugal ! A.J.Seguro tem de se assumir cmo lider da esquerda ou
    entao demitir-se de lider do PS preparar-se para governar Portugal criar um governo
    com a colaboraçao de ex.ministros com conhecimento da governaçao e procurar apoios a
    esquerda de forma a levantar Portugal

  8. Nuno CM
    Tem razão. O Bloco é de direita, conservador e democrata cristão. Não tinha reparado nisso nem nos seu poderes de adivinhação à laia de Medina Carreira com saídas do género “(…)o bloco tende a desaparecer da vida politica portuguesa.”
    Agora repita isso durante o resto da vida até se tornar (se tornar) verdade…

  9. como se pode ser socialista à bloco na europa que rejeitam?
    Oh nunoCm estás porventura a dizer que nao e possivel haver esquerda na europa?

  10. anonimo, pode e há esquerda na UE, mas aquela que entre outras coisas defende a livre iniciativa numa economia de mercado.

  11. O bloco não é nada.começou com numeros de circo e ilusionismo no rossio,para enganar os nativos,e não passa de um partido de protesto.

  12. Tima,o bloco de esquerda que tinha lugar na europa,foi rejeitado na festa da” falsa partida” de louça,quando derrotaram o projecto da tendência liderada por daniel oliveira.

  13. anonimo, pode e há esquerda na UE, mas aquela que entre outras coisas defende a livre iniciativa numa economia de mercado”

    Nuno Cm,qual esquerda é que há na europa? o o bloco nunca disse que não defendia esses principios, nem estão em causa.E o bloco opoe-se á politica austeritária de aumento de impostos e contra reformas neoliberais que tem vigorado na europa pela mão da senhora Merkel.Achas mesmo que há esquerda?
    E como explicas que o spd, o psoe e o Partido Trabalhista de Inglaterra tenham perdido para a direita?
    E o ps é o que? O partido da abstenção violenta, ? Achas mesmo que existe Ps neste momento? Que comédia…
    Concordas com a austeridade estupida que a Alemanha impoe? é isso?

  14. Anonimo,infelizmente para os povos na europa, no poder julgo que só estará um partido caso contrario estavamos bem melhor,mas na oposiçao estão varios, só que no parlamento europeu, tambem não alinham com o bloco e pcp.como vês,não é só o ps, que não atribui importancia a este bloco.

  15. Nuno Cm,mas achas que temos de seguir o receituário da senhora merkel e do passos é?
    Quem disse que não alinhavam han? Aqui ao lado em espanha há governos do psoe e IU.
    Preferes-te alinhar com a direita reacionária é isso?

  16. oh anoRRmal! quem alinhou com com a direita reaccionária no derrube de um governo de esquerda e num embuste eleitoral jamé visto foi a seita comuna do gerómino e o grupo saltibanco do camarada anacleto. dinheiro!!!… pas de probleme, quem imprime avantes e outras barbaridades cromagnosas tamém imprime euros, dollars, o que for preciso.

  17. tou faRRto de olhar, mas só vejo buRRice e a única coisa que me vem à memória é o anacleto todo catita, antevendo pépa xavier, com um aipede…pede samsung nos chispes a aldrabar uns números num debate com o socras. fui à procura do link, mas a inteligência do tijolo de gauche já removeu esta peça histórica do tube.

  18. governos do psoe,só se for nas regioes autonomas,sendo assim o ps tambem está nos açores.rr , já deu para ver mesmo com josé seguro na liderança que o ps não subscreve as politicas de austeridade de merkel,mas subscrevia o pec 4 que nos livrava desta porcaria onde a extrema esquerda nos meteu, ao aliar-se à direita que tanto os” incomoda “.acorda rr e pensa nos cubanos que ao fim de 50 anos “liberdade condicional”,podem sair do pais,mas certamente tendo que ficar lá parte da familia,para quem sai, “ficar de bico calado” quanto a criticas ao regime e, para mandar remessas de dinheiro e já agora de viveres,para satisfazer as necessidade de um pais a morrer de fome e com o regime a apodrecer.rr se és jovem, pensa mais longe do que a distancia do teu nariz,para poderes dar um futuro se possivel melhor, do que aquele que nos temos.Nota. a cerveja sagres é a cerveja da oposiçao não se esqueçam.

  19. Portanto para ti nunocm, quem critica as politicas de austeridade é comunista? O Boaventura Sousa Santos e o José Reis são comunistas é? Achas que a Cuba e a China, ao não terem serviços sociais e leis laborais que desprotegem são comunistas? E o PS não votou os outros pecs e portajou auto-estradas com a ajuda do psd e cds, nunca se aliou com a direita é isso?! Achas que as politicas recessivas de aumentos de impostos e redução da despesa resultam alguma vez? Tem vergonha

  20. Nuno Cm, pensa nas vitimas das medidas de austeridade que teem sido implementadas na Grécia,Irlanda,Espanha e Portugal.Pensa neles bem quietinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.